Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O mundo africano – dos grandes reinos a escravidão

 

12/12/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nessa coleção o aluno descobrirá, nas aulas de número 1 ao número 5, que a África, antes da colonização dos europeus, foi um continente habitado por uma grande diversidade de povos, abrigando, durante muitos séculos, vários reinos e impérios, e que, portanto, possui uma rica história. No entanto, nos séculos XV e XVI, com a expansão comercial marítima e com a colonização da América, a escravidão negra entra em cena e o aluno identificará, nas aulas de número 6 ao número 10, as principais rotas de escravos para o Brasil, a quantidade de mortes e tragédias que marcaram a história de milhões de africanos que vieram para o continente americano. Nas aulas de número 11 ao número16, o aluno compreenderá a participação africana na construção da sociedade colonial brasileira através do trabalho escravo e também das formas de luta e resistência praticadas pelos trabalhadores africanos no Brasil. Além da luta contra a escravidão e do sincretismo religioso, o aluno perceberá, nas aulas de número 17 ao número 25, que a presença dos afrodescendentes foi fundamental na formação da cultura popular brasileira. E, por isso, refletirá na aula de número 26, sobre a necessidade de construirmos relações de respeito à herança africana em diversas manifestações culturais do povo brasileiro.

Autoria

Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

África, africanos, escravidão, herança cultural

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Lista de aulas da coleção (26 aulas)
# Aula Autoria
1 A descoberta da África!

Ensino Fundamental Final | História

  Localizar o continente africano no mapa mundi. Analisar textos com olhares diferentes sobre a importância do estudo da História do continente africano. Reconhecer a importância histórica dos estudos relacionados à História da África. Conhecer e valorizar a história de difere...

09/02/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 53015 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

2 África: a importância de conhecê-la??

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com estas aulas os alunos poderão aprender como a África foi e ainda é importante para a humanidade, por ser uma das civilizações mais antigas. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos geográficos e históricos sobre o continente Africano, por meio de: - Leitura e inter...

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 25416 acesso(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

3 Explorando a África antes dos europeus

Ensino Fundamental Final | História

Conhecer a diversidade política e cultural do continente africano entre os séculos X e XIV.  Caracterizar o modo de vida de comunidades tribais na África.  Identificar os reinos africanos que se destacaram entre os séculos X e XIV. Comparar as características econômicas, socia...

19/11/2010 Cinco estrelas 11 comentário(s) 115617 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

4 África: muitas memórias, várias histórias

Ensino Fundamental Final | História

 Compreender a importância da tradição oral nas sociedades africanas.  Identificar quem são os “griots” e sua importância como guardiões da memória histórica;  Refletir sobre algumas histórias contadas pelos “griots”.  

19/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 31071 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

5 Contos Africanos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Discutir sobre a diversidade da literatura com foco na literatura dos contos Africanos. Fazer uma coletânea de contos africanos. Reconhecer a relevância de estudar a História da África como parte do currículo escolar. Valorizar a leitura como fonte de formação, informação e vi...

24/10/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 17691 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

6 Escravidão em cena

Ensino Fundamental Final | História

O aluno refletirá, utilizando o teatro, sobre a situação dos escravos nos primeiros anos do Brasil Colônia, avaliando a situação dos escravos desde sua captura e vinda da África, até os trabalhos realizados no Brasil, seja nas fazendas de açúcar, nas minas ou nas cidades.

23/03/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14323 acesso(s)

Doglas Wendll Sorgatto

EE HERCULES MAYMONE

CAMPO GRANDE MS

Filosofia

7 A escravidão no Brasil - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Descrever as condições de vida dos escravos africanos que trabalhavam nos engenhos de açúcar no Brasil; Caracterizar as formas de desumanização a que os escravos eram submetidos nas senzalas; Identificar formas de luta e resistência à escravidão praticadas pelos escravos afric...

20/05/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 33687 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

8 O tráfico de escravos africanos e a lógica mercantilista - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Compreender o conceito de escravidão; Descrever as condições em que os escravos eram transportados do continente africano para a América; Entender a escravidão no contexto da política mercantilista;

23/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13049 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

9 O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas.

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 53534 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

10 Resistência durante o tráfico de escravos entre os séculos XVI e XIX - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Perceber os africanos como sujeitos históricos no tráfico de escravos. Entender as formas de resistência a bordo do navio negreiro. Refletir sobre a necessidade de combate às heranças do tráfico.  

06/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9768 acesso(s)

GETULIO RIBEIRO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

11 Relações sociais no Brasil Colônia- UCA

Ensino Fundamental Final | História

Entender as diferentes trocas culturais entre brancos e escravos na sociedade colonial brasileira;   Compreender como se deu a miscigenação da população brasileira; Identificar o sincretismo religioso na cultura de origem africana.

23/05/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 10691 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

12 Participação africana na construção da sociedade colonial brasileira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Com essa aula os alunos poderão analisar a vida dos escravos no Brasil Colonial, comparar a forma de vida de africanos e portugueses em território colonial e reconhecer o contato entre os grupos étnicos (negros e brancos) através da mediação feminina a luz do clássico texto de...

31/07/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 14537 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

13 As marcas da escravidão africana no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Relacionar o racismo do presente ao passado escravista do Brasil. Analisar exemplos da desigualdade racial visíveis na atualidade. Debater as chamadas “ações afirmativas”, pensando a igualdade racial no Brasil.

07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26641 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

14 Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira.

01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23976 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

15 Os quilombos, a Capoeira e a resistência ao regime escravista no Brasil - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Compreender a importância dos quilombos na resistência à escravidão no Brasil. Entender estratégias negras para resistir e preservar elementos de sua cultura. Respeitar as manifestações culturais afrodescendentes.

06/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 36528 acesso(s)

GETULIO RIBEIRO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

16 As comunidades quilombolas hoje - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Compreender a formação histórica e os direitos das comunidades quilombolas espalhadas pelo Brasil Entender problemas enfrentados por essas comunidades atualmente Valorizar as comunidades quilombolas, tal como constituintes da nação brasileira

06/10/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 16247 acesso(s)

GETULIO RIBEIRO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

17 As manifestações culturais afro-brasileiras.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

- Compreender o que é uma manifestação cultural. - Conhecer algumas das manifestações culturais afro-brasileiras. - Analisar e localizar as regiões brasileiras em que as manifestações culturais afro-brasileiras mais se destacam e são preservadas pela população local. - Compree...

01/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 69572 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

18 Raízes Africanas na identidade brasileira - contribuições dos povos angolanos

Ensino Fundamental Final | História

Objetivos:    Conhecer o processo histórico que desencadeou a presença de povos angolanos na formação da sociedade brasileira. Identificar as marcas da cultura angolana em nosso país. Reconhecer a necessidade de valorização das raízes africanas na nação brasileira; Elaborar um...

19/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21991 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

19 Os laços culturais entre africanos e afro-brasileiros- UCA

Ensino Fundamental Final | História

Identificar contribuições da cultura africana para a cultura brasileira; Destacar a importância do combate a toda forma de  preconceito e discriminação; Refletir sobre a necessidade de valorização das diferenças culturais.

23/05/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20855 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

20 Pensando musicalmente a África na América

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Analisar músicas/gêneros musicais produzidos na África e nas Américas pelos afrodescendentes, durante o século XX. Valorizar a cultura africana como elemento formador do patrimônio histórico e cultural nas Américas.

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10639 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

21 A cultura Africana nos sambas brasileiros

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

pesquisar e anotar elementos que constituem o gênero samba, bem como seus intérpretes; apresentar a pesquisa empreendida; interpretar elementos de sentido que constituem letras de sambas que versam acerca da cultura africana; produzir um texto dissertativo sobre a cultura afri...

09/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17399 acesso(s)

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

22 Palavras Africanas na Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Compreender a intervenção de outras culturas na formação da própria cultura brasileira. Conhecer as palavras africanas incorporadas por nossa língua em várias áreas culturais.

17/12/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 87040 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

23 África e Brasil - laços através da religiosidade

Ensino Fundamental Final | História

Reconhecer a forte influência da herança africana nas diversas manifestações culturais dos brasileiros. Apresentar  as religiões afro-brasileiras: candomblé e umbanda, com suas semelhanças e diferenças. Pesquisar outras influências da cultura africana em nosso país.    Conhece...

19/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 34961 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

24 Oxalá, Axé, Olorum e Candomblé... Você sabe qual religião é?

Educação Profissional | Produção Cultural e Design

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

Aprender os costumes, lendas, crendices da cultura afro-brasileira, os santos, festas e orações religiosas e a influência na cultura brasileira.

09/03/2009 Três estrelas 6 comentário(s) 14940 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

25 A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

Construir o conceito de patrimônio cultural imaterial. Entender a Congada enquanto uma manifestação histórica e cultural e patrimônio cultural imaterial. Compreender que a Congada tem suas origens no contexto da escravidão no Brasil. Analisar o papel da religião na festa da Co...

07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11982 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

26 A diversidade cultural no Brasil: revendo preconceitos e construindo relações de tolerância

Ensino Fundamental Final | História

Analisar e discutir criticamente as questões do preconceito no Brasil atual. Refletir sobre o processo histórico que desencadeou os problemas sociais relacionados ao preconceito na sociedade brasileira.  Reconhecer a necessidade de medidas que promovam o respeito e a tolerânci...

19/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 31037 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 1 classificações - 9015 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 1/1 - 100%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cleonice Lima de Jesus, UNIDADE ESCOLAR BUCAR NETO , Piauí - disse:
    c.limadejesus@hotmail.com

    08/09/2012

    Duas estrelas

    muito bom,serve como ponte a interagir professor,em conjunto c/tc comunidade escola.ok.bjs


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.