Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Preconceito e Discriminação

 

08/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Essa coleção reúne aulas referentes ao tema preconceito e discriminação e tem por objetivo trabalhar com os alunos o respeito à diversidade e a importância de se cultivar a justiça e a solidariedade nas relações humanas. Nesse sentido, as aulas de 1 a 5 abordam o tema preconceito de uma maneira geral e auxiliam os alunos a refletirem sobre as diferentes formas de preconceito e as maneiras de se opor a manifestações de discriminação. As aulas de 6 a 15 abordam especificamente o preconceito racial, uma das formas de preconceito mais comuns e presentes em nossa sociedade e que precisam ser combatidas. Por fim, as aulas de 16 a 21 possibilitam a discussão sobre a importância de se respeitar a diversidade humana, conscientizando os alunos para lutarem por uma sociedade justa e igualitária a todos.

Autoria

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

preconceito, preconceito racial, discriminação, criança, adolescente, diversidade, respeito as diferenças, solidariedade, justiça

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Lista de aulas da coleção (21 aulas)
# Aula Autoria
1 Abaixo o preconceito!

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Os alunos terão acesso à informação acerca do que é o preconceito e quais são seus efeitos às pessoas estigmatizadas. Nesta perspectiva, esta aula busca contribuir para que os alunos compreendam que é natural a existência das diferenças, sejam estas de caráter étnico, de class...

11/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 42711 acesso(s)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

2 PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO EM CONTEXTOS GRUPAIS

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conceituar e diferenciar os termos preconceito e discriminação. Identificar exemplos de atitudes preconceituosas e discriminatórias no contexto escolar. Reconhecer os prejuízos que as condutas preconceituosas e discriminatórias geram na vida dos alunos e para o convívio grupal...

28/05/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 10302 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

3 Ética e Convívio Escolar: Pensando sobre a relação aluno-aluno.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Compreender a escola como espaço de convivência, tendo o respeito mútuo como um dos princípios fundamentais da ética e do convívio democrático. Identificar atitudes de preconceito entre colegas, posicionando-se contra qualquer tipo de discriminação. Reconhecer que todos merece...

09/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 24582 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

4 Debate – o preconceito

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a- Ler um texto dissertativo sobre o tema preconceito relacionando as descobertas feitas com o texto “Os três astronautas” de  Umberto Eco e Eugenio Carmi. b- Compreender a gravidade de sofrer e praticar preconceitos.  c- Participar de um debate ouvindo e expondo idéias.

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4223 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

5 Não à discriminação! - Os direitos da criança

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Discutir os direitos da criança, apontando seu cumprimento como garantia de uma vida digna.    Perceber que as pessoas são diferentes, mas que isso não muda o que elas sentem ou pensam. Relacionar as diferenças entre as pessoas à possibilidade de uma aprendizagem enriquecedora.

22/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8100 acesso(s)

Sandra Maria Rocha de Arruda

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

6 Ética e Preconceito Racial

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1- Identificar e relatar situações de preconceito e discriminação em relação aos negros.   2- Analisar a questão do preconceito, racismo e discriminação e os efeitos produzidos na vida das pessoas, de forma crítica e reflexiva, tendo por referência os relatos, depoimentos e ví...

12/01/2011 Quatro estrelas 9 comentário(s) 31350 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

7 Preconceito- Conhecimento vence opressão

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Discutir sobre o preconceito e suas raízes na cultura brasileira partindo da abolição no Brasil; Aprender sobre o que o Código penal diz sobre racismo. Discutir o artigo 5º da Constituição Brasileira.

01/10/2008 Quatro estrelas 7 comentário(s) 20693 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

8 ROMPENDO COM O PRECONCEITO RACIAL NA SALA DE AULA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Compreender que as diferenças individuais devem ser respeitadas; Valorizar as diferenças presentes na sala de aula e em outros espaços sociais;  Refletir acerca de posturas preconceituosas adotadas pelas pessoas de forma não intencional e suas consequências; Participar de ativ...

15/09/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 16318 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

9 PRECONCEITO RACIAL: A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Identificar posturas preconceituosas em colegas de sala ou em pessoas da sociedade de uma maneira geral. b) Respeitar colegas e professores/as que pertencem a diferentes classes sociais, etnias, raças, religiões, dentre outros. c) Conhecer alguns elementos da cultura negra ...

01/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 9173 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

10 Combatendo o preconceito racial

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Desenvolver a leitura e interpretação. Compreender a realidade sócio-histórica e cultural na qual o negro está inserido. Despertar para a necessidade de conscientização sobre a igualdade de raças. Desenvolver a oralidade através de conversas informais sobre o assunto em foco. ...

23/07/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 34929 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

11 Preconceito à brasileira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

Reconhecer a existência do preconceito e da discriminação em relação aos negros na sociedade brasileira, conscientizando-se da necessidade de transformar esta realidade. Propor ações para a denúncia e o impedimento de práticas de discriminação geradas pelo preconceito em relaç...

05/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 20961 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

12 Educar para a igualdade racial: rompendo preconceitos, estereótipos e ações discriminatórias

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

• Conscientizar que a luta contra o preconceito racial é responsabilidade de todos; • Identificar alguns instrumentos de desnaturalização das desigualdades raciais; • Reduzir as desigualdades e promover a igualdade étnico-racial.

02/12/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 17942 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

13 O preconceito racial: um problema que atravessa gerações

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

 Refletir e discutir sobre o assunto proposto a partir dos textos lidos;      Comparar textos buscando semelhanças e diferenças quanto ao gênero e época;     Aprimorar a interpretação escrita.  

27/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4630 acesso(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

14 Rompendo o silêncio: Superando o racismo no cotidiano escolar

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

• Refletir sobre as atitudes discriminatórias praticadas pelos outros e por si mesmo. • Praticar atitudes cotidianas mais conscientes em relação a manifestações de racismo, preconceito e discriminação. • Conhecer o negro como sujeito histórico com desejos e vontades rompendo c...

21/03/2010 Cinco estrelas 9 comentário(s) 11653 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

15 Ética, direito à igualdade e à diferença: Comemorando o Dia da Consciência Negra na escola.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira. 2. Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional.     3. Respeitar os direitos à igualdade e à diferença entre as pessoas. 4.Conhecer a História do Dia da Con...

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 27016 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

16 Estudando a diversidade cultural da sociedade brasileira

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Reconhecer o caráter multiétnico e a diversidade cultural da sociedade brasileira, adotando perante tal pluralidade atitudes isentas de preconceitos. Reconhecer, através de exemplos, a diversidade cultural e linguística dos povos indígenas do Brasil, valorizando-a enquanto ele...

18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7215 acesso(s)

Ana Paula Campos Cavalcanti Soares

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

17 A RIQUEZA DA DIVERSIDADE

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Conhecer culturas diferentes e ampliar sua percepção sobre a diversidade presente no mundo. 2) Identificar em livros e revistas imagens ou mensagens que reforçam a idéia de que o normal é ser igual. 3) Exercitar a criticidade em torno de questões impostas pela sociedade, co...

03/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6091 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

18 DESIGUALDADE X DIVERSIDADE: O OUTRO LADO DA MOEDA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Perceber que a comunidade escolar tem uma população formada por grupos com características físicas e psicológicas diversas, os quais devem ser respeitados. 2) Identificar situações na sala de aula ou mesmo na comunidade em que não é considerada a diversidade das pessoas, pr...

17/09/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 15999 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

19 A DIVERSIDADE E O AMBIENTE ESCOLAR

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Compreender o significado da palavra diversidade e a aplicabilidade da mesma no contexto escolar. 2) Perceber que conviver em sociedade significa lidar com a diversidade. 3) Romper com modelos previamente estabelecidos pela sociedade. 4) Refletir sobre as diferenças present...

03/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7583 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

20 Entendendo a diversidade em sala de aula

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Nesta aula será trabalhado o conceito da diversidade (cultural, étnica, social e religiosa), e discutida a inclusão de alunos com necessidades especiais no contexto de sala de aula. Além disso, esta aula tem como objetivo favorecer que os alunos percebam que, mesmo sendo difer...

03/07/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 30016 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

21 O que seria uma sociedade para todos?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Aprender sobre o conceito de sociedade igualitária: o que é, suas características e importância; Aprender sobre o que é uma sociedade inclusiva; Aprender sobre o que é necessário fazer para construirmos uma sociedade inclusiva.

17/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 27654 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 12181 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.