08/06/2011
Essa coleção reúne aulas referentes ao tema preconceito e discriminação e tem por objetivo trabalhar com os alunos o respeito à diversidade e a importância de se cultivar a justiça e a solidariedade nas relações humanas. Nesse sentido, as aulas de 1 a 5 abordam o tema preconceito de uma maneira geral e auxiliam os alunos a refletirem sobre as diferentes formas de preconceito e as maneiras de se opor a manifestações de discriminação. As aulas de 6 a 15 abordam especificamente o preconceito racial, uma das formas de preconceito mais comuns e presentes em nossa sociedade e que precisam ser combatidas. Por fim, as aulas de 16 a 21 possibilitam a discussão sobre a importância de se respeitar a diversidade humana, conscientizando os alunos para lutarem por uma sociedade justa e igualitária a todos.
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
preconceito, preconceito racial, discriminação, criança, adolescente, diversidade, respeito as diferenças, solidariedade, justiça
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Abaixo o preconceito!
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Os alunos terão acesso à informação acerca do que é o preconceito e quais são seus efeitos às pessoas estigmatizadas. Nesta perspectiva, esta aula busca contribuir para que os alunos compreendam que é natural a existência das diferenças, sejam estas de caráter étnico, de class... 11/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 68846 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
2 |
PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO EM CONTEXTOS GRUPAIS
Ensino Fundamental Inicial | Ética Conceituar e diferenciar os termos preconceito e discriminação. Identificar exemplos de atitudes preconceituosas e discriminatórias no contexto escolar. Reconhecer os prejuízos que as condutas preconceituosas e discriminatórias geram na vida dos alunos e para o convívio grupal... 28/05/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 25267 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
3 |
Ética e Convívio Escolar: Pensando sobre a relação aluno-aluno.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Compreender a escola como espaço de convivência, tendo o respeito mútuo como um dos princípios fundamentais da ética e do convívio democrático. Identificar atitudes de preconceito entre colegas, posicionando-se contra qualquer tipo de discriminação. Reconhecer que todos merece... 09/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 61860 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
4 |
Debate – o preconceito
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética a- Ler um texto dissertativo sobre o tema preconceito relacionando as descobertas feitas com o texto “Os três astronautas” de Umberto Eco e Eugenio Carmi. b- Compreender a gravidade de sofrer e praticar preconceitos. c- Participar de um debate ouvindo e expondo idéias. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12667 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
5 |
Não à discriminação! - Os direitos da criança
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Discutir os direitos da criança, apontando seu cumprimento como garantia de uma vida digna. Perceber que as pessoas são diferentes, mas que isso não muda o que elas sentem ou pensam. Relacionar as diferenças entre as pessoas à possibilidade de uma aprendizagem enriquecedora. 22/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15817 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
6 |
Ética e Preconceito Racial
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1- Identificar e relatar situações de preconceito e discriminação em relação aos negros. 2- Analisar a questão do preconceito, racismo e discriminação e os efeitos produzidos na vida das pessoas, de forma crítica e reflexiva, tendo por referência os relatos, depoimentos e ví... 12/01/2011 Quatro estrelas 9 comentário(s) 131574 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
7 |
Preconceito- Conhecimento vence opressão
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Discutir sobre o preconceito e suas raízes na cultura brasileira partindo da abolição no Brasil; Aprender sobre o que o Código penal diz sobre racismo. Discutir o artigo 5º da Constituição Brasileira. 01/10/2008 Quatro estrelas 7 comentário(s) 41686 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
8 |
ROMPENDO COM O PRECONCEITO RACIAL NA SALA DE AULA
Ensino Fundamental Inicial | Ética Compreender que as diferenças individuais devem ser respeitadas; Valorizar as diferenças presentes na sala de aula e em outros espaços sociais; Refletir acerca de posturas preconceituosas adotadas pelas pessoas de forma não intencional e suas consequências; Participar de ativ... 15/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 43427 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
9 |
PRECONCEITO RACIAL: A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Identificar posturas preconceituosas em colegas de sala ou em pessoas da sociedade de uma maneira geral. b) Respeitar colegas e professores/as que pertencem a diferentes classes sociais, etnias, raças, religiões, dentre outros. c) Conhecer alguns elementos da cultura negra ... 01/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 26164 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
10 |
Combatendo o preconceito racial
Ensino Médio | Língua Portuguesa Desenvolver a leitura e interpretação. Compreender a realidade sócio-histórica e cultural na qual o negro está inserido. Despertar para a necessidade de conscientização sobre a igualdade de raças. Desenvolver a oralidade através de conversas informais sobre o assunto em foco. ... 23/07/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 110743 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
11 |
Preconceito à brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Reconhecer a existência do preconceito e da discriminação em relação aos negros na sociedade brasileira, conscientizando-se da necessidade de transformar esta realidade. Propor ações para a denúncia e o impedimento de práticas de discriminação geradas pelo preconceito em relaç... 05/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 52559 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
12 |
Educar para a igualdade racial: rompendo preconceitos, estereótipos e ações discriminatórias
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural • Conscientizar que a luta contra o preconceito racial é responsabilidade de todos; • Identificar alguns instrumentos de desnaturalização das desigualdades raciais; • Reduzir as desigualdades e promover a igualdade étnico-racial. 02/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 53503 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
13 |
O preconceito racial: um problema que atravessa gerações
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Refletir e discutir sobre o assunto proposto a partir dos textos lidos; Comparar textos buscando semelhanças e diferenças quanto ao gênero e época; Aprimorar a interpretação escrita. 27/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 12917 acesso(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
14 |
Rompendo o silêncio: Superando o racismo no cotidiano escolar
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia • Refletir sobre as atitudes discriminatórias praticadas pelos outros e por si mesmo. • Praticar atitudes cotidianas mais conscientes em relação a manifestações de racismo, preconceito e discriminação. • Conhecer o negro como sujeito histórico com desejos e vontades rompendo c... 21/03/2010 Cinco estrelas 9 comentário(s) 22227 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
15 |
Ética, direito à igualdade e à diferença: Comemorando o Dia da Consciência Negra na escola.
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira. 2. Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional. 3. Respeitar os direitos à igualdade e à diferença entre as pessoas. 4.Conhecer a História do Dia da Con... 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 82650 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
16 |
Estudando a diversidade cultural da sociedade brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Reconhecer o caráter multiétnico e a diversidade cultural da sociedade brasileira, adotando perante tal pluralidade atitudes isentas de preconceitos. Reconhecer, através de exemplos, a diversidade cultural e linguística dos povos indígenas do Brasil, valorizando-a enquanto ele... 18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17162 acesso(s) |
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
17 |
A RIQUEZA DA DIVERSIDADE
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Conhecer culturas diferentes e ampliar sua percepção sobre a diversidade presente no mundo. 2) Identificar em livros e revistas imagens ou mensagens que reforçam a idéia de que o normal é ser igual. 3) Exercitar a criticidade em torno de questões impostas pela sociedade, co... 03/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15718 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
18 |
DESIGUALDADE X DIVERSIDADE: O OUTRO LADO DA MOEDA
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Perceber que a comunidade escolar tem uma população formada por grupos com características físicas e psicológicas diversas, os quais devem ser respeitados. 2) Identificar situações na sala de aula ou mesmo na comunidade em que não é considerada a diversidade das pessoas, pr... 17/09/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 38551 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
19 |
A DIVERSIDADE E O AMBIENTE ESCOLAR
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Compreender o significado da palavra diversidade e a aplicabilidade da mesma no contexto escolar. 2) Perceber que conviver em sociedade significa lidar com a diversidade. 3) Romper com modelos previamente estabelecidos pela sociedade. 4) Refletir sobre as diferenças present... 03/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17666 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
20 |
Entendendo a diversidade em sala de aula
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Nesta aula será trabalhado o conceito da diversidade (cultural, étnica, social e religiosa), e discutida a inclusão de alunos com necessidades especiais no contexto de sala de aula. Além disso, esta aula tem como objetivo favorecer que os alunos percebam que, mesmo sendo difer... 03/07/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 140667 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
21 |
O que seria uma sociedade para todos?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Aprender sobre o conceito de sociedade igualitária: o que é, suas características e importância; Aprender sobre o que é uma sociedade inclusiva; Aprender sobre o que é necessário fazer para construirmos uma sociedade inclusiva. 17/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 63660 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
Sem estrelas 0 classificações - 51316 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!