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As mudanças climáticas e as paisagens terrestres. Iniciação Científica - UCA.

 

06/07/2012

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Entender o que são  mudanças climáticas;
  • Relacionar as mudanças climáticas às alterações nas paisagens terrestres;
  •  Apreender as consequências  das mudanças climáticas para a vida no planeta.
Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em questão será necessário o aluno ter adquirido alguns conhecimentos, como de: Tempo, Clima, Paisagem terrestre.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

Prezado (a) Professor (a),

- Esta aula tem como proposta metodológica o desenvolvimento de uma atividade de pesquisa que instigue os estudantes a entenderem o significado de mudanças climáticas e seus reflexos nas paisagens terrestres. O intuito é propiciar aos alunos a compreensão de que as alterações climáticas podem causar transformações significativas nas paisagens do nosso planeta, afetando diretamente a qualidade de vida humana.

- O aluno será orientado usar os procedimentos básicos da investigação científica para identificarem algumas mudanças ocorridas na paisagem terrestre em decorrência das alterações climáticas. Assim sendo, convide os estudantes a realizarem uma pesquisa com vistas a entender as transformações nas paisagens terrestres decorrentes das mudanças climáticas. 

- Sugerimos que as atividades sejam realizadas tendo como princípio a metodologia de pesquisa científica, incentivando os alunos a construírem seus próprios questionamentos, levantarem suas hipóteses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar coletivamente com os estudantes algumas etapas, descritas a seguir.

Pesquisa Científica
Ponto de partida

Um problema de pesquisa e um tema relevante:

Dimensão da introdução (justificativa e problema)

Onde se deseja chegar

Responder as perguntas (resultados conclusivos ou parciais):

Dimensão dos Objetivos

Qual caminho seguir

Escolha da metodologia (fontes e procedimentos):

Dimensão dos procedimentos metodológicos

Socialização dos Resultados

Organização do processo de construção e escolha de um espaço de socialização:

Dimensão da organização, com os alunos, das etapas, cronograma e divisão dos grupos e socialização das descobertas.

 

- Por se tratar de um Projeto de Iniciação Científica, os estudantes poderão utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como desenvolver Projetos de Pesquisa:

<http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml>. Acesso 07/05/2012.

<http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383>. Acesso 07/05/2012.

 

-  Primeiramente, divida a sala em grupos de 4 a 6 alunos para estimular o trabalho em equipe, incentivando a cooperação e a colaboração entre os estudantes.

- Ressalte aos grupos a importância da organização dos dados no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos resultados da pesquisa. Durante todas as etapas de construção do projeto e desenvolvimento da pesquisa, oriente-os em relação aos registros, tratamento das informações e formas de socialização dos resultados entre todos os alunos.

- Oriente-os a registrarem todas as atividades desenvolvidas em cada etapa em um arquivo Kword.  Informe aos estudantes que a partir da próxima aula, iniciaremos a elaboração do projeto de pesquisa.

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Atividade 01

Elaboração do Projeto de Pesquisa

PASSO A PASSO

 

- Inicie essa temática com os estudantes a partir de alguns questionamentos preliminares, sobre o que eles viram nos noticiários veiculados pela TV, pelos jornais, pela internet, dentre outras mídias sobre mudanças climáticas.

- Todos os alunos devem ter a responsabilidade de, no decorrer da aula, registrar por escrito, utilizando o netbook pessoal (em caso de projetos como o UCA) ou em um caderno comum, suas percepções sobre os relatos dos colegas.

Problematize:

  • Você já ouviu falar em mudanças climáticas?
  • Em caso afirmativo, explique o que você entende por esse assunto?
  • Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?
  • Como elas interferem em nosso cotidiano?
  • O que podemos fazer para diminuir seus efeitos e nos adaptar a eles?

 

- Permita que os alunos expressem suas ideias sobre estas e outras questões que surgirem no momento. Posteriormente, destaque que o tema proposto para este projeto de pesquisa é:

Tema de Pesquisa

As mudanças climáticas e as paisagens terrestres.

- Nesse momento é importante fazer uma roda de conversa entre os grupos procurando esclarecer:

  •   Por qual motivo você gostaria de estudar este tema?

 

- Deixe que os alunos expressem suas intenções a respeito desse estudo. Depois, explique que entender o conceito de mudança climática é muito útil, pois nos permite apreender suas implicações nas paisagens terrestres e, consequentemente, em nossas vidas. Justifique que o desenvolvimento desse projeto de pesquisa é importante, pois:

Justificativa                

É fundamental entender a complexa dinâmica entre as paisagens terrestres e os fenômenos atmosféricos.

- Medie um debate entre os alunos com vistas a fazerem perguntas de interesse próprio, a partir da curiosidade individual sobre o assunto, e a partir de suas perguntas  auxilie-os a definirem a problemática de pesquisa. Converse sobre a possibilidade de surgirem outras questões no decorrer da realização do projeto e poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa.  

- É importante pedir que problematizem o tema a partir de exemplos de paisagens que façam parte do seu espaço de vivência, as quais eles podem imaginar como era antes, quais os agentes (naturais ou humanos) a modificaram, se isso ocorreu de forma lenta ou rápida, etc. Além das questões propostas pelos alunos, problematize: 

Problemática da

pesquisa                     

  • O que são mudanças climáticas?
  • Que alterações as paisagens terrestres podem sofrer em decorrência das mudanças climáticas?
  • Quais as consequências das mudanças climáticas para a vida no planeta?

 - A partir da problemática é importante orientá-los a refletirem sobre as possíveis respostas que sugerem sobre as suas próprias dúvidas. Valorize o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema solicitando, em uma roda de conversa, que cada um que busque responder as questões anteriores e outras propostas, levantando respostas provisórias ao problema, as quais serão validadas ou não no decorrer da Pesquisa. Por exemplo:

     Hipóteses                  

  • Mudanças climáticas são alterações nos climas terrestres ao longo dos tempos.
  • As mudanças climáticas alteram as paisagens terrestres de diversas formas, em decorrências de causa naturais ou antrópicas.
  • A principal consequência das mudanças climáticas é a ocorrência de um fenômeno conhecido como aquecimento global. ...

 - Proponha que os objetivos sejam definidos pelos participantes da investigação, de modo colaborativo. Nesse sentido, converse com os grupos e medie um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre "As mudanças climáticas e as paisagens terrestres". É importante destacar como objetivo, dentre outros, as seguintes ideias: 

Objetivos             

 

  • Entender o que são mudanças climáticas;
  • Relacionar as mudanças climáticas às alterações nas paisagens terrestres;
  •  Apreender as consequências das mudanças climáticas para a vida no planeta.

- Em um trabalho de Iniciação Científica torna-se condição primordial a busca de informações em diferentes  fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas. Auxilie os estudantes a levantarem informações sobre o tema proposto para esse estudo, buscando definir um referencial teórico básico, por meio de um levantamento bibliográfico.

Fontes de pesquisa

  • Jornais
  • Revistas
  • Sites científicos na Internet
  • Banco de imagens
  • Enciclopédias
  • Livros didáticos e científicos                                                                                                                  
  • Vídeos
  • Dicionários
  • Blogs

- Oriente os grupos para realizarem as seguintes etapas:

  • Sugestões de sites com textos sobre o tema:
  • Sugestões de sites de vídeos:
  • Sugestões de sites e blogs:

 

- Cada grupo será responsável por identificar duas fontes de cada uma das modalidades acima, e fazer uma breve apresentação sobre as mesmas na próxima aula. Na aula seguinte, cada grupo deverá fazer uma apresentação das fontes identificadas.

- O objetivo nesse momento é que a turma, com a mediação do professor, selecione as fontes suficientes (em termos de qualitativos e quantitativos) para análises com base no foco da pesquisa: Identificar as mudanças climáticas nas paisagens terrestres. Indique critérios de seleção de fontes com ênfase no objetivo da pesquisa (Ex: Textos de autores conhecidos; sites institucionais, vídeos com censura livre, blogs somente de professores e/ou pesquisadores, etc.).

- Após a definição das fontes, os alunos terão uma semana, como tarefa de casa, para realizar uma redação sobre cada uma delas. No que se referem aos textos, deverão fazer uma abordagem das ideias principais; em relação aos vídeos, fazer uma pequena sinopse; em relação aos sites e blogs os estudantes deverão fazer, por escrito, uma apresentação do autor (ou autores) bem como suas ideias principais.

- Proponha, também, para essa investigação, um levantamento bibliográfico (consulta em fontes publicadas sobre o tema) e uma pesquisa a partir de noticiários veiculados pelas diferentes mídias sobre alguns dos efeitos decorrentes das mudanças climáticas nas paisagens terrestres. Num primeiro momento, os grupos deverão analisar as fontes levantadas buscando entender o que são mudanças climáticas. Em seguida, devem selecionar noticiários veiculados pelas diversas mídias abordando algumas das principais transformações nas paisagens terrestres em decorrência das mudanças climáticas, identificar e analisar suas consequências para a vida no planeta.

 

Procedimentos metodológicos 

  • Levantamento bibliográfico buscando entender a ideia de mudanças climáticas.
  • Análise de algumas das transformações nas paisagens terrestres decorrentes das mudanças climáticas.                                                                                  

 - Construa com os grupos um cronograma para a realização de cada uma das atividades do Projeto. Este cronograma é flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio projeto. Oriente os grupos a atribuírem funções para cada um dos membros, afim de Exemplo:

             Cronograma                  

  • 1º Atividade: Escolher: tema, título, justificativa, traçar objetivos, problematizar o tema/levantar hipóteses e elencar as fontes de Pesquisa. 
  • 2º Atividade: Iniciar o desenvolvimento da Pesquisa com leituras diversas em livros e textos online sobre a ideia de mudanças climáticas.
  • 3ª Atividade: Selecionar noticiários veiculados pelas diversas mídias abordando algumas das principais transformações nas paisagens terrestres em decorrência das mudanças climáticas.
  • 4ª Atividade: Identificar e analisar as consequências das mudanças climáticas para a vida no planeta.
  • 5ª Atividade: Finalizar a pesquisa e apresentar as descobertas do projeto: “As mudanças climáticas e as paisagens terrestres” para a comunidade escolar.                                                                     

- Agora, reforce junto aos alunos a importância da organização das informações, no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos resultados da pesquisa (quais as respostas/descobertas?) . Durante todas as etapas de construção do projeto e desenvolvimento da pesquisa os grupos devem fazer registros, tratamento das informações, produção de textos, de imagens, de vídeos, dentre outras, para socialização e divulgação dos resultados.

 

- Para socializar e divulgar os resultados dessa pesquisa, indicamos a construção de um Chat (ou fórum de discussão on line) para registrar as principais descobertas feitas pelos grupos de pesquisa. Sugerimos a criação de um Chat sobre "As mudanças climáticas e as paisagens terrestres". Para explicar aos alunos o que é um Chat, sugerimos os sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chat, acesso em 18/04/2012.

http://pt.kioskea.net/contents/www/chat.php3, acesso em 18/04/2012.

- Para explicar como criar um Chat, sugira o vídeo com um tutorial de "como fazer" um Chat:

tutorial chat

http://www.youtube.com/watch?v=y6MVZ-XiNPY, acesso em 18/04/2012

 

- Site para criação de Chat <http://www.criarsites.com/crie-um-chat-gratis-para-o-seu-site-com-o-xat/>, acesso em 18/04/2012

- Propõe-se o Chat , pois consideramos uma ferramenta que, nessa atividade investigativa, pode ser trabalhada de duas maneiras:

- Durante o horário da aula, como uma extensão para além da sala de aula. Neste caso, forma-se uma sala virtual para que os estudantes participem do Chat, em horário extraclasse, definido pelos grupos ou pelo professor, de preferência no horário extraturno. Defina um horário em que o professor possa participar, uma vez que o mesmo deve coordenar a discussão. Essa atividade é recomendável para ser desenvolvida em escolas em que os alunos tenham acesso irrestrito a um computador conectado à rede de internet.

- Caso não seja possível garantir  aos alunos o acesso à internet em casa, conduza os alunos ao Laboratório para realizar o Chat. Importante:

  • Explique aos alunos como acessarem o link e se adicionarem ao Chat;
  • Inicie o Chat com uma introdução que reforce o objetivo do mesmo para a pesquisa e, de imediato, faça a pergunta inicial da problemática de pesquisa que provocará toda discussão.
  • Exigir que os alunos apresentem argumentos relacionados com a pesquisa teórica realizada por eles;

 

Socialização dos resultados                
  • Criação de um Chat na internet.                                                                                                                                                                                                                                                                                        

 

- Ressalte ao grupo a importância de buscarem orientações junto aos professores das diversas áreas do saber, caso seja necessário, com vistas à auxiliar no tratamento das informações levantadas  e estabelecer relações entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem a construção de conhecimentos significativos e propositivos, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras.

- Espera-se que essa reflexão promova a construção de conhecimentos por parte dos alunos, pois reconhecemos a pesquisa como sendo um instrumento relevante no processo ensino-aprendizagem, na medida em que estimula a curiosidade e propicia o desenvolvimento da autonomia. A pesquisa sobre essa temática se apresenta como uma oportunidade para que os estudantes reconheçam as mudanças ocorridas na paisagem ao longo dos tempos em decorrência das mudanças climáticas provocadas naturalmente ou em decorrência da ação antrópica.

 

Atividade 02

Entenda o que são mudanças climáticas

PASSO A PASSO

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- Os grupos devem registrar as compreensões das atividades a seguir elaborando um quadro-síntese com uso do laptop e do software Kpresenter. Após a elaboração e o registro do projeto de pesquisa, conforme descrito nas atividades anteriores oriente os alunos a iniciarem o desenvolvimento de cada etapa da pesquisa, a partir da situação-problema:

  • O que são mudanças climáticas?

 

- Para auxiliar os estudantes a explorar essa questão, oriente-os a explorarem as fontes levantadas pelos mesmos anteriormente. O professor pode sugerir livros de Geografia, Ciências, revistas científicas, sites de busca na internet (sugerimos sites de revistas científicas como a Britannica Escola Online <http://escola.britannica.com.br/ >, Revista Escola <http://revistaescola.abril.com.br/>, Revista Ciência Hoje<http://cienciahoje.uol.com.br/>, site Scielo: <www.scielo.br/>, dentre outras) além de livros didáticos, paradidáticos e científicos, etc. 

- Indicamos um vídeo disponível no You Tube <http://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho&feature=related  > (acesso em 12/04/2012), que discute o que são as mudanças climáticas, explica por que devemos nos preocupar com essas mudanças, como elas interferem no nosso dia a dia, além do que podemos fazer para diminuir os seus efeitos e nos adaptar a eles.

- Antes de apresentar esse vídeo, peça aos estudantes para ficarem atentos à apresentação para responderem às seguintes questões:

  • Explique o que são mudanças climáticas?
  • Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?
  • Como elas interferem em nosso cotidiano?
  • O que podemos fazer para diminuir os seus efeitos e nos adaptar a eles?

 

video mudança climática

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho&feature=related. Acesso em 11/04/2012.

 

- Após assistirem ao vídeo, aguarde até que os grupos conversem sobre as questões anteriores e outras que surgirem a partir da curiosidade dos estudantes. Posteriormente, após expressarem suas ideias, oriente-os a explorarem novamente as fontes de pesquisa levantadas anteriormente. O objetivo neste momento é mediar o entendimento, por parte dos estudantes, de que as alterações climáticas podem ser causadas por processos internos ao sistema Terra-atmosfera, por forças externas em decorrência da ação antrópica, ou seja, causadas pelo homem. Problematize:

  • Qual a diferença entre mudanças climáticas causadas por processos naturais e antropogênicos?

 

 - Oriente os grupos a pesquisarem sobre o assunto com vistas a compreenderem a questão anterior. Para auxiliá-los, indique algumas animações, como por exemplo, Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Naturais, disponível no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9130 (acesso em 19/06/2012). Antes de assistirem à animação, problematize:

  • O que são mudanças climáticas naturais?

  • Destaque as principais causas das mudanças climáticas naturais.

 

 

 

 

 

- Indique também a animação "Mudanças ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas", disponível no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9134 (acesso em 19/06/2012), que ressalta a expansão industrial, aumento de poluentes, intensificação do efeito estufa e o aumento de temperatura no planeta. Antes de assistirem à animação, problematize:

  • O que são mudanças climáticas antropogênicas?

  • Destaque as principais causas das mudanças climáticas antropogênicas.

  • Desde quando as atividades humanas começaram a contribuir de forma decisiva para a ocorrência das mudanças climáticas?

  • Quais são os principais países poluidores do planeta Terra?

 


 

 

 

- Após assistirem às animações, medie um debate entre os grupos buscando refletir sobre as questões abordadas. Valorize e incentive a produção escrita por meio de textos. Oriente-os na elaboração de um quadro-síntese com as principais ideias discutidas nesta etapa da pesquisa. Exemplo:

 

Quadro-Síntese
Mudanças climáticas

 Qualquer mudança no clima ao longo dos anos, devido a variabilidade natural ou como resultado das atividades humanas.

Mudanças climáticas Naturais

 
Mudanças climáticas Antropogênicas

                                                                                                                                  

Como as mudanças climáticas interferem em nosso cotidiano?

 

O que podemos fazer para diminuir os seus efeitos e nos adaptar a eles?

 

 

- Os grupos devem expor os conhecimentos adquiridos e promoverem a interação e a troca de informações entre todos os alunos, através da produção de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma síntese explicativa e ilustrativa e disponibilizar no Chat na internet, bem como fazer comentários individuais sobre suas percepções sobre esta etapa da pesquisa. Auxilie os estudantes a selecionarem as informações mais relevantes relacionadas ao problema e aos objetivos da pesquisa. 

 

Atividade 03

Algumas das alterações nas paisagens terrestres em decorrência das mudanças climáticas

PASSO A PASSO

  

- O objetivo, nesse momento, é mediar a compreensão, por parte dos estudantes, de que algumas transformações nas paisagens decorrentes das mudanças climáticas podem ocorrer de forma rápida e outras podem acontecer de forma mais lenta, afetando diretamente a qualidade de vida no planeta.

- Para instigar a curiosidade dos estudantes para construírem essa compreensão, problematize:

  • Que alterações as paisagens terrestres podem sofrer em decorrência das mudanças climáticas?

 

 - Para responderem esta questão e outras a ela inerentes, oriente-os a recorrerem novamente às fontes levantas anteriormente, e listarem alguns dos principais efeitos decorrentes das mudanças climáticas nas paisagens terrestres. Destaque:

  • O aquecimento global se suas consequências para as paisagens terrestres

 

- Problematize:

  • Quais as principais causas do aquecimento global?
  • Que consequências o aquecimento global pode causar às paisagens terrestres?

 

- Sobre esse assunto, além das fontes levantadas pelo estudante, sugira o site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), disponível em: <http://www.ccst.inpe.br/> (acesso em 20/06/2012). Esse site institucional dispõe de diversas informações por meio de textos e vídeos sobre as mudanças climáticas e suas consequências para a vida no planeta.

-  Indique o vídeo "Mudanças ambientais Globais' produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), disponível em <http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.shtml> (acesso em 20/06/2012). Antes de assistirem ao vídeo, problematize:

  • Quais as causas das mudanças ambientais globais?
  • Destaque as mudanças nas atividades humanas nas últimas décadas que colaboraram para o agravamento das mudanças ambientais globais.

  • Qual é o principal responsável pelas mudanças ambientais globais?

  • Quais são os indicativos destacados no vídeo para sinalizar que o clima está sofrendo mudanças?

  • Quais as previsões apontadas para a temperatura do planeta nos próximos 100 anos?

 

Mudanças Ambientais Globais

Disponível em: <http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.shtml>. Acesso em 20/06/2012.

- Além desse vídeo, vários outros elaborados por órgãos institucionais podem ser encontrados no You Tube <http://www.youtube.com/> ou no Portal do Professor <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html?busca=mudan%C3%A7as+clim%C3%A1ticas> (acesso em 20/06/2012), abordando a temática sob diferentes perspectivas.

- Como orientador da pesquisa, acompanhe os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática pesquisada. Nesse momento é importante destacar que, segundo o relatório do Painel Intergovernamental em Alterações Climáticas-IPCC (AR-4, 2007), alguns dos efeitos do aquecimento global pode ser:

  • Até o fim deste século, a temperatura média da Terra pode subir de 1,8ºC até 4ºC. Na pior das previsões, essa alta pode chegar a 6,4ºC.
  • O nível dos oceanos vai aumentar de 18 a 59 centímetros até 2100.
  • As chuvas devem aumentar em cerca de 20%.
  • O gelo do Polo Norte poderá ser completamente derretido no verão, por volta de 2100.
  • O aquecimento da Terra não será homogêneo e será mais sentido nos continentes que no oceano.

 

- Para socializar os dados desta etapa da pesquisa oriente os grupos a organizarem uma apresentação em forma de seminário. Solicite aos grupos que confeccionem slides com as principais ideias e enviem previamente para o email do professor, que deverá avaliar as informações disponíveis e encaminhá-los novamente para o email dos grupos. No dia das apresentações todos os estudantes deverão ter acessado os trabalhos dos grupos, o que possibilita maior compreensão uma melhor das apresentações.

- Para auxiliar na organização dos seminários, os grupos podem fazer um quadro-síntese elencando as principais ideias estudadas, como a sugestão a seguir:

 

Quadro-Síntese
Efeitos das Mudanças climáticas

 Alterações nas paisagens terrestres

   

 

                                                                                                               

   

- Instrua os grupos a exporem os conhecimentos adquiridos e promoverem a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos através do Chat na internet, onde cada um deverá fazer comentários individuais sobre suas percepções em relação a esta etapa da pesquisa. Auxilie os estudantes a selecionarem as informações mais relevantes relacionados ao problema e aos objetivos da pesquisa.

 

 

Atividade 04

Consequências das mudanças climáticas para a vida no planeta

PASSO A PASSO

  

- Nesta etapa da pesquisa é importante destacar que as mudanças climáticas podem afetar diretamente a qualidade de vida no planeta. Assim sendo, problematize:

  • Quais as consequências das mudanças climáticas para a vida no planeta?

 

- Está é uma questão fundamental para mediar o entendimento, por parte dos estudantes, de que as mudanças climáticas, especialmente em decorrência das ações humanas, não somente interferem nas paisagens terrestres como afeta diretamente a nossa vida. Para elaborarem essa apreensão, oriente os alunos a consultarem novamente as fontes de pesquisa que abordam essa temática (sugerimos a leitura do artigo "Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos na saúde: cenários e incertezas para o Brasil", disponível em <http://observasaude.fundap.sp.gov.br/saude2/Acervo%20de%20Sade%20e%20Ambiente/mudancas_cimaticas.pdf >, acesso em 20/06/2012. Reforce a importância se buscar informações em fontes institucionais de caráter científico, onde as informações disponibilizadas são resultados de pesquisas desenvolvidas por especialistas no assunto.

- Nesse momento é importante além de uma consulta em fontes textuais, buscar informações disponíveis em representações cartográficas como mapas, gráficos, tabelas, etc., com vista a realizar análises significativas sobre os dados apresentados pelos institutos de pesquisa especializados na temática, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE <http://mudancasclimaticas.cptec.inpe.br/ >), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE <http://www.ibge.com.br/7a12/especiais/mudancas/mudancas.htm> e <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mudancas/>), ANDI <http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/ >, dentre outros.

- Oriente-os, também, para que realizem uma pesquisa a partir de noticiários veiculados pelas diferentes mídias sobre alguns dos efeitos decorrentes das mudanças climáticas nas paisagens terrestres, identificando e analisando suas consequências para a vida no planeta.  planeta

- Solicite, novamente, que elaborem um quadro-síntese elencando as principais considerações:

Quadro-Síntese
Mudanças Climáticas

 Consequências para a vida no planeta

   

 

                                                                                                               

 

 

- Além isso, problematize:

  • Quais os efeitos das mudanças climáticas para a vida em nosso país?

 

- Oriente os grupos para levantarem informações sobre essa questão. Os estudantes devem levantar informações acerca das consequências das mudanças climáticas em nosso país, buscando entender  a interrelação entre a população e o meio ambiente.

- O objetivo neste momento é que os estudantes, por meio da pesquisa apreendam como os diferentes estilos de vida, padrões de produção e consumo e escolhas individuais e coletivas articula-se e desdobram-se em mudanças globais.

- Evidencie que as alterações climáticas nos últimos anos provocadas pelo aumento demográfico e o crescimento da urbanização-industrialização tornam-se uma das dimensões mais importantes do ambiente cotidiano, pois interferem diretamente na dinâmica da atmosfera.

 - A apresentação dos resultados desta etapa da pesquisa deve ser feita em forma de uma apresentação em Power Point. Nesse momento é importante orientar os grupos a utilizarem além da linguagem textual, recorrem a outras linguagens, como imagens e representações cartográficas tipo mapas, gráficos, tabelas, etc., com vista a realizar análises significativas sobre os dados apresentados pelos institutos de pesquisa específicos sobre o tema.

 

Atividade 05

Socialização dos resultados da pesquisa e considerações finais

PASSO A PASSO

Fonte: Clip-Art.

 

- Após os estudantes terem vivenciado diferentes momentos no processo de investigação científica, oriente-os a retomarem as questões levantadas no início da pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O propósito, neste momento, é possibilitar que avaliem o que mudou em relação aos seus saberes sobre a temática desde o início do projeto até o momento atual de conclusão do mesmo.

- Os grupos, nesta etapa, devem expressar o que concluíram ao longo de todo o processo de investigação. Lembre-os que a apresentação dos resultados do projeto de pesquisa deve ser em forma de um Chat na internet. Assim, os alunos devem apresentar os resultados buscando responder às questões-problemas:

 

  • O que são mudanças climáticas?
  • Que alterações as paisagens terrestres podem sofrer em decorrência das mudanças climáticas?
  • Quais as consequências das mudanças climáticas para a vida no planeta?

 

- Medie um momento de diálogo entre os grupos sobre "As mudanças climáticas e as paisagens terrestres", para que possam expor suas hipóteses iniciais e o que mudou após a realização da pesquisa. Ao final dos debates, cada grupo deve elaborar um quadro-síntese com os principais pontos discutidos e organizar suas análises/considerações em forma de um texto, em um arquivo do software Kword.

- Ao participarem dos debates no Chat discutindo os conhecimentos produzidos por cada grupo, é importante que os estudantes tenham apreendido e consigam explicar através da postagem de textos, imagens, mapas, gráficos, tabelas, etc., ilustrando algumas das transformações nas paisagens decorrentes das mudanças climáticas. Por exemplo:

 "Você considero que o efeito estufa pode afetar a vida humana, causando alguns tipos de doenças?"

- Oriente os grupos que elaborem uma Enquete para ser postada no Chat, sobre um dos temas mais polêmicos (Ex. Efeito Estufa e Saúde humana), para a busca rápida da representação da comunidade escolar. Em seguida, os estudantes envolvidos na pesquisa deverão divulgar e convidar os demais alunos e professores da escola, que não fazem parte do grupo de pesquisa, para acessar e participar da Enquete.

- Os grupos devem estabelecer um prazo (máximo 01 semana) para todos convidados a participar da Enquete terem tempo de votarem. Encerrada a votação, o professor convidará os alunos a refletirem sobre o resultado da enquete, à luz dos referenciais teóricos usados na pesquisa.

- Sugira a criação de um espaço no Chat para que os participantes possam opinar sobre:

  • Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?
  • O que podemos fazer para diminuir seus efeitos e nos adaptar a eles?
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Naturais Animação/simulação
Recursos Complementares

Aulas com orientações de pesquisa sobre o tema Paisagem, direcionadas ao Ensino Médio, disponíveis no Portal do Professor:

 

Afinal, o que são as mudanças climáticas. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1130>. Acesso em: 12/06/2012.

Mudanças climáticas globais. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=510>. Acesso em: 12/06/2012.

Discutindo as mudanças climáticas. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32939>. Acesso em: 12/06/2012.

Astronomia, Astronáutica e Mudanças Climáticas. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=121>. Acesso em: 12/06/2012.
 

Outras referências:

 

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/04/2012.

O projeto de pesquisa. <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm>. Acesso em 23/03/2012.

 

IBGE. Mudanças Climáticas. <http://www.ibge.com.br/7a12/especiais/mudancas/mudancas.htm>. Acesso em 20/06/2012.

Mudanças Climáticas. < http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/content/fatores-climaticos>. Acesso em 11/04/2012.

Elementos e Fatores Climáticos. < http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/geografia/geografia_geral/clima/clima_fatores_elementos>. Acesso em 11/04/2012.

Clima e Tempo. < http://climasdomundo.blogspot.com.br/>. Acesso em 11/04/2012.

 

ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico dos fóruns. Professor Digital, SBO, 08 jun. 2009. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>. Acesso em: 12/04/2012.

BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. Vol. único, Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2004. 

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000.

 

- Para saber mais sobre a importância de um fórum de debates, acesse o endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/#comment-169>, (acesso em 12/04/2012).

- Para saber mais sobre os elementos que compõem um Projeto de Pesquisa, acesse o endereço web <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm> (acesso em 23/03/2012) e leia o artigo "O projeto de pesquisa".

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo de Iniciação Científica, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Conhecimento sobre tema estudado;
  • Envolvimento e dedicação nas diversas etapas da pesquisa;
  • Participação propositiva nas atividades propostas;
  • Compreensão sobre o processo de pesquisa;

O professor poderá abrir um último tópico de comentários no Chat, intitulado "Considerações Finais", para que os estudantes socializem as suas considerações em relação à pesquisa. Os comentários devem ser feitos de maneira resumida, clara e objetiva.

É importante destacar, ainda, que o significado de um trabalho de pesquisa não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. Por isso, o professor deve ficar atento ao envolvimento, à participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Por meio do dosenvolvimento de um projeto de pesquisa o professor poderá perceber o interesse do aluno em a relação à temática, bem como o comprometimento e o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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