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Minha opinião vale um editorial.

 

26/11/2012

Autor e Coautor(es)
KEILA VIEIRA DE LIMA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Possibilitar o reconhecimento do gênero discursivo Editorial;
- Produzir textos argumentativos dentro do gênero discursivo editorial;
- Conhecer e utilizar os elementos argumentativos;
- Perceber o veículo no qual circula o editorial;
- Produzir textos escritos por meio de um editorial.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento prévio do gênero discursivo editorial.

Estratégias e recursos da aula

A sugestão é que essa aula seja a partir de um jornal impresso, de preferência que traga notícias que façam sentido aos alunos, aproveite e solicite que os alunos tragam giz de cera, tesoura, jornais, cola e cartolina. Porém, nada impede que a proposta seja adaptada para leitura de jornais e revistas virtuais. Dessa forma, a produção poderá ser realizada por meio de uma apresentação em Power Point ou poderá ainda aproveitar a oportunidade para criar um blog para as turmas que for trabalhar esta atividade. O blog deverá ser administrado pelo professor, e produzido por série, por exemplo, se for trabalhar com os 3º anos, faça um único blog para que as diferentes turmas possam compartilhar as atividades das outras séries. Para esta atividade é necessário selecionar sites de jornais ou revistas virtuais de interesse dos alunos para levá-los ao laboratório de informática, direcionando-os para que leiam e selecionem os textos a serem trabalhados.

Para iniciar esta aula, o professor deverá colocar os alunos em círculo e debater sobre a importância de argumentar e assim, deixar que os alunos deem sua opinião sobre os fatos que circulam na sociedade.

Em seguida, faça uma breve explanação sobre argumentação, os tipos de argumento existentes etc. (Professor, para isso poderá utilizar as aulas indicadas nas referências.)

Durante o debate, o professor poderá perguntar a opinião deles sobre determinados fatos. É possível ainda escolher um fato em destaque no momento para conversarem. Durante a conversa o professor poderá apresentar os tipos de argumento num texto, mostrar exemplos etc.

 

atividade1

Em seguida, pergunte a turma:
Vocês se lembram de ter visto textos em jornais, revistas, televisão, rádio ou internet que trazem o recurso da argumentação, ou seja, que traga uma opinião e a defesa de algum fato? Em que veículo? Qual o assunto abordado nos textos?
 
(Neste momento, deixe que os alunos apresentem sua experiência como leitores. Esta aula pode ser indicada para alunos que estejam se preparando para o ENEM, dessa forma, poderão associar a prova de redação do ENEM no que se refere a argumentação.)

Em seguida, forme grupos de 4 ou 5 alunos, para que juntos leiam, discutam e compartilhem sua opinião sobre os textos que serão trabalhados. Apresente os jornais de qualquer veículo com pelo menos uma coluna de opinião, para que os alunos possam vivenciar o universo jornalístico.

Na leitura do jornal, direcione a pesquisa mostrando a eles as diferenças entre as seções e os gêneros próprios do jornal. Procurem por matérias assinadas e não assinadas, faça com que encontrem os textos opinativos e não opinativos, definindo as informações puras e o que está condicionado a uma visão particular do veículo, etc. Faça com que percebam que o jornal delimita os territórios das matérias opinativas.

Para isso, organize um tempo para que leiam e percebam os textos de cunho argumentativo presentes circulando com o giz de cera. Em seguida, sistematize no quadro quais textos argumentativos os grupos encontraram.

Durante a discussão comente cada gênero encontrado. Dependendo do veículo eles trarão como exemplo: charge, artigo de opinião, carta do leitor, propaganda, notícias, entrevistas, editorias, carta ao leitor, entre outros. O importante nesta atividade é que eles estabeleçam relações entre os gêneros encontrados e os elementos da argumentatividade. (Se preferir poderão trazer revistas ou sites de notícias pela internet, se optarem por outros veículos inclua nas perguntas outros exemplos):
 

Exemplos de gêneros em jornais            Exemplos de gêneros em revistas           Exemplos de gêneros em sites internet (site e gênero) Outros exemplos                     

 

 

 

 

 

     

 

Após tal discussão, direcione os alunos ao laboratório de informática para juntos realizarem os exercícios abaixo:

 

 

 

 

Professor, após assistir suscitar uma discussão sobre quais gêneros argumentativos encontraram e os elementos linguísticos apresentados nas duas atividades. Sistematize no quadro negro as duas discussões e chegou a hora de falar do editorial.

 

atividade2

 

Para o início da atividade separe um editorial retirado dos exemplos trazidos pelos grupos. Primeiramente pergunte se alguém conhece o editorial. Em seguida, explique alguns elementos desse gênero perguntando aos alunos:

O que é o editorial? Quem já leu um editorial? Qual o assunto abordado? Havia uma assinatura?

Comente com os alunos que o editorial é um gênero discursivo jornalístico, e que são textos que expressam a opinião oficial do veículo em que estão inseridos, ou seja, é a opinião e valores que o veículo defende, sendo produzido pelo seu editor e equipe de redação, sem conter assinatura pelo fato dele se tratar da opinião do jornal e muitas vezes não de quem edita.

Explique que o assunto do editorial é relacionado aos fatos de maior repercussão daquele determinado momento e do direcionamento do veículo, por exemplo, se for uma revista de esporte, o editorial irá trazer alguma notícia de esporte que será abordada naquela edição da revista, é como se fosse uma nota do editor para os leitores da revista. Para isso, o editorial se apresenta como um texto curto, conciso, sem obrigatoriedade com a imparcialidade, seu objetivo é aconselhar e ao mesmo tempo dirigir a opinião dos seus leitores.

A maioria dos grandes jornais e revistas tem um espaço específico reservado para tal texto, com a difícil tarefa de se posicionar diante dos fatos do cotidiano conciliando os interesses dos mais diferentes leitores.

O interlocutor do editorial são os leitores de determinado veículo, quando os veículos são diários, os editoriais assumem um papel de guia para o público, uma vez que direciona e se relaciona com as notícias que são veiculadas naquele dia.

(Tais explicações poderão ser exemplificadas a partir de um editorial entregue aos alunos ou até mesmo projetado no quadro.)

Professor, em seguida, apresente as classificações do gênero opinativo editorial de acordo com José Marques de Melo, em seu livro: A opinião do jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.


Mostre quatro principais características do editorial de acordo com este autor: impessoalidade, topicalidade, condensabilidade e plasticidade. Explique que:

 

Impessoalidade: É próprio do editorial, pois se trata de uma matéria não assinada, é escrito na terceira pessoa do singular ou na primeira pessoa do plural.

Topicalidade: Éuma exigência desta nova estrutura editorial das empresas brasileiras, pois abandonaram o conceito de um único editorial que continha vários assuntos (o que dava a ideia contraditória de um editorial que dizia muito, mas, ao mesmo tempo, não se detinha em nada). Dessa forma, cada um deles tratando especificamente de uma questão, ele se torna mais preciso e objetivo na expressão da opinião.

Condensabilidade: Devido ao cotidiano dos tempos modernos, a rotina apressada transformou o leitor, dos grandes centros urbanos, em um público que exige rapidez na sua leitura. Dessa maneira, a clareza e ser breve claro virou uma necessidade do editorial para ser lido.

Plasticidade: Considerando que os fatos jornalísticos são acontecimentos do dia a dia, essa característica de não ser estático decorreu desse fenômeno jornalístico. E para acompanhar tais acontecimentos deve-se seguir o ritmo dos fatos e apreendê-los nos seus desdobramentos, nas suas variações.

Neste momento, peça que os grupos de alunos selecionem os editoriais a partir dos veículos que foram distribuídos. (Espera-se que consigam encontrar os editoriais, solicite que cada grupo selecione um editorial.)

Em seguida, peça que realizem a leitura e pontuem alguns aspectos apresentados no texto escolhido: (Peça que respondam as questões abaixo no caderno para em seguida, apresentar ao restante da turma).
 
Durante a leitura dos editoriais selecionados pelos grupos é importante chamar atenção para outros elementos, peça que observem e registre nos cadernos:

Qual o pano de fundo selecionado para o texto (acontecimento)? Qual é o assunto principal abordado pelo texto? Tal assunto é atual ou ultrapassado em relação à data de publicação? O assunto está relacionado a alguma notícia do mesmo período? O fato selecionado é da atualidade? O que ocorreu? O editorial apresentou alguma antecipação em relação aos fatos ao leitor? Peça que encontrem também nos textos como o conteúdo se apresenta: é informativo (esclarecedor), normativo ou educativo. Responda qual importância as informações apresentadas podem ter para o leitor? Com que finalidade esse assunto é abordado?

Para construir argumentos a favor ou contra um ponto de vista, o autor utilizou recursos linguísticos, chamados de conectores. Sua tarefa é encontrar 5 (cinco) conectores, e a partir deles elaborar 5 orações dando sentido a estas palavras. (Professor, espera-se que os alunos encontre os conectores: como, mas, porém, todavia, também, apesar disso, entre muitos outros e produza frases dando sentido a eles.)

Em seguida, peça que no laboratório de informática os alunos façam a atividade abaixo:

Viagem ao Cérebro: Escrever e Argumentar:  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/17813/files/ativ3.html

 

atividade3

Apresente o vídeo aos alunos:

 

Em seguida, peça que respondam:

O vídeo fala sobre argumentação, o que você pode entender por argumentação partir do programa apresentado?

Durante a conversa os atores colocaram alguns exemplos de um determinado gênero, sobre qual gênero se referiram?

No vídeo conhecemos alguns editoriais, qual tema eles escolheram para o programa?

A partir do vídeo, em que ano foi criado o editorial, ele é um gênero novo? No que isso implica?

(Nesta questão comente que sempre nos utilizamos dos gêneros para escrever e nos expressar, e que dessa forma, o editorial é um texto bem antigo, porém muito atual.)

Em seguida, complemente comentando que o estilo também é imprescindível, muitas vezes escolhem um estilo emocional, trazendo aspectos que sensibilize o leitor, outras vezes um tom intelectual e um pouco mais racional. Comente que seus objetivos também podem variar, algumas vezes tem a iniciativa de promover alguma sessão da empresa, outras aparecem como provocadoras, contestadoras ou polêmicos.

 

Professor, comente que é hora de produzirmos, direcione os alunos ao laboratório de informática para que produzam um texto a partir desta atividade:

 

Professor, toda a pesquisa e produção realizada nesta aula irá compor um blog que será o veículo que trará todo o estudo realizado a partir desta aula.

Dessa forma, solicite que cada grupo elabore uma nota do editor, ou seja, uma carta editorial aos leitores deste blog. Este blog deverá ter uma sessão de notícias onde serão postadas informações sobre as novidades que o blog irá trazer.
O texto a ser elaborado deve ter a opinião do grupo sobre os assuntos que serão abordados no blog, mobilizando os leitores para que o acompanhem. Peça que considerem tudo que aprenderam nesta aula para produção. Não esqueça de orientar os alunos para que produzam um texto curto e objetivo, mas com fortes elementos de argumentação.
Após as correções organize para que a cada mês um texto seja o editorial do Blog.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Viagem ao cérebro - Escrever e argumentar Animação/simulação
Vozes da cidade - Implícito Animação/simulação
Qual a sua opinião? Episódio IX - Capítulo I - Artigo de opinião Vídeo
Imagens do Brasil - Argumentação Animação/simulação
Recursos Complementares

Referências bibliográficas:

MELO, José Marques de. A opinião do jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.

Aulas sugeridas:
Leitura e produção de textos argumentativos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=281

O debate: argumentação e contra-argumentação orais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20527

Oralidade e escrita: elaboração de argumentos
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28640

Para subsídio teórico-prático sobre argumentação indico o material da Olimpíada de Língua Portuguesa do CENPEC, há um fascículo inteiro sobre o gênero artigo de opinião e nele são apresentados os tipos de argumento.
http://escrevendo.cenpec.org.br/caderno_virtual/book43/InterativeBook.html

Editorial x Artigo de Opinião:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37887

Recursos sugeridos para o trabalho com o implícito no texto:
Implícitos no texto:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=33515

Vozes da cidade – Implícito
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/17678/intro.html
 

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente em relação aos aspectos trabalhados no gênero opinativo editorial.

O professor deverá também considerar a participação dos alunos durante as atividades realizadas em grupo, verificando se conseguiram identificar a estrutura formal do texto argumentativo presente nos gêneros encontrados no jornal, apontando suas semelhanças e diferenças.

A avaliação consistirá na observação do empenho da turma para a realização das atividades propostas e nas atividades realizadas no laboratório de informática.

Os alunos deverão ser avaliados tanto pela organização das apresentações, se respeitam os turnos de fala, a consistência dos argumentos elaborados, e também poderá considerar o capricho na elaboração do blog ou cartaz.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
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Opiniões

  • Valéria Piccin, E.E Daury Riva , Mato Grosso - disse:
    valeri.api@hotmail.com

    27/11/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns Keila e Suelen, muito interessante e completo este plano de aula intitulado "nos bastidores da propaganda". Havia trabalhado algo parecido com meus alunos porém com menos recursos audio visuais, Mais com propagandas impressas em revistas de grande circulação nacional à exemplo da "VEJA". Com certeza estes recuros empregados neste plano de aula a aula torna-se muito mais significativa.


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