Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Leitura e produção de textos argumentativos

 

24/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Por meio das 20 aulas que constituem esta coleção, espera- que os alunos aprendam a construir argumentos, assim como tenham contato com diferentes gêneros textuais que trabalham a argumentação. A coleção inicia-se com duas aulas que estimulam a análise crítica de situações e o desenvolvimento de argumentos convincentes diante de situações-problema. As quatro aulas seguintes trabalham com gêneros textuais orais em que a argumentação se faz necessária, como o debate e o seminário. Partindo para os gêneros escritos, o trabalho inicia-se com a leitura e produção de artigos ou textos de opinião sobre assuntos diversos. Nas aulas 10 e 11, procura-se mostrar a importância da argumentação para a cidadania, por meio do trabalho com dois gêneros argumentativos que reivindicam melhorias para a população: a carta de reclamação e o manifesto. Os textos argumentativos presentes em jornais são explorados nas aulas 12, 13 e 14, nas quais se trabalha, principalmente, o editorial. As resenhas são o tema das quatro aulas seguintes, sendo que nas duas primeiras exploram-se resenhas cinematográficas e nas duas últimas são trabalhadas as resenhas de livros. A coleção é encerrada com duas aulas em que se sistematizam os trabalhos com argumentação, realizando comparações entre diferentes gêneros textuais que têm essa característica.

Autoria

Maria Carolina da Silva - Universidade Federal de Minas Gerais - MG

Palavras-chave

argumentação, gêneros textuais argumentativos, dissertação, debate, seminário, editorial, artigo de opinião, resenhas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Lista de aulas da coleção (20 aulas)
# Aula Autoria
1 Construindo a argumentação: falar, ler, viver e escrever da realidade para a ficção

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Professor, espera-se que o aluno torne-se capaz de: 1) identificar o gênero textual argumentativo; 2) apresentar e defender uma tese, assimilando competências básicas, tais como fundamentar, provar, justificar, explicar, demonstrar, convencer e persuadir, em defesa de um ponto...

18/09/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 106335 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

2 Dilema Moral: como você se posicionaria?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Pensar sobre sua conduta e a de outros a partir de situações dilemáticas. Exercitar a capacidade de se posicionar, de fazer escolhas, de argumentar, diante de um dilema moral.

21/08/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3843 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

3 Produzindo um texto oral: DEBATE sobre convivência.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Incentivar os alunos, a partir de um texto, a discutir sobre o tema convivência.                                                     Verificar os argumentos que os alunos usam para defender as suas ideias.                    Registrar  as dicas mais importantes para um bom con...

26/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6875 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

4 Produzindo um texto escrito: regras de convivência

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Realizar uma discussão, a partir de várias situações-problemas, sobre soluções para os conflitos apresentados. Incentivar os alunos a discutirem sobre direitos e deveres na sala de aula.                                         Elaborar regras de convivência para a confecção de...

27/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 30171 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

5 Debate – o preconceito

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a- Ler um texto dissertativo sobre o tema preconceito relacionando as descobertas feitas com o texto “Os três astronautas” de  Umberto Eco e Eugenio Carmi. b- Compreender a gravidade de sofrer e praticar preconceitos.  c- Participar de um debate ouvindo e expondo idéias.

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12468 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

6 Expondo ideias: como se apresentar em um seminário

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Com a sequência de aulas que será sugerida o aluno aprenderá: - a transmitir, em formato de seminário, informações pesquisadas sobre determinado tema, de forma clara e eficaz; - construir um texto formal que garantirá a estrutura de apresentação do seminário; - usar a capacida...

03/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 33731 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

7 Aprendendo a escrever textos de opinião

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: ·Compreenda as funções do gênero texto de opinião e a forma como ele se organiza;  ·Aprenda a produzir textos de opinião, planejando e revisando a escrita de acordo com os seus objetivos, seu destinatário, seu tema central e se...

29/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 49179 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

8 PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL: CRIANDO UM LEITOR CRÍTICO.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver habilidade escrita; Interpretar informações implícitas na história; Localizar informações explícitas na história; Identificar traços de humor ou ironia no contexto da história; Produzir texto de opinião; Realizar atividades de ortografia e pontuação a partir da his...

08/12/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 53320 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 Na dissertação, não basta expor as ideias, é preciso convencer!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

·observar a importância da dissertação dentro do cotidiano. ·identificar as características do texto dissertativo-argumentativo. ·identificar e analisar recursos e estratégias de construção de discursos de persuasão. ·identificar e analisar os recursos e estratégias de constru...

28/08/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 53308 acesso(s)

Liliane Gomes Falcão

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 O PASSO A PASSO DA CIDADANIA: COBRANDO RESULTADOS.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Aprender a desenvolver uma pesquisa Desenvolver os conceitos de sociedade e cidadania; Realizar a escrita e leitura de textos com função social definida; Reconhecer a necessidade de planejamento sobre o que se pretende escrever e adequá-la aos objetivos. Conhecer as dificuldad...

31/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3229 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

11 Argumentação pública: a construção de um manifesto

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Professor, a partir desta aula o aluno poderá: - conhecer uma forma de texto argumentativo, o manifesto; - pesquisar sobre distintas temáticas que enriquecerão o seu conhecimento; - melhorar a comunicação e a expressão, tanto escrita quanto oral. - contribuir para a melhoria d...

06/12/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 45263 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

12 Lendo para conhecer as características do texto jornalístico

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

- Desenvolver a linguagem oral e escrita; - Perceber o jornal como meio/veículo de comunicação; - Adquirir conhecimento acerca da organização do jornal em editorial; - Demonstrar Interesse pela leitura do jornal.

21/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5537 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

13 Editorial

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do editorial. Identificar a finalidade do gênero textual editorial. Ler e interpretar editoriais. Produzir textos argumentativos dentro do gênero editorial. Produzir textos argumentativos orais.

17/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 35639 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

14 Estudando o gênero editorial

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

   Compreender as características do gênero;    .     Ler e interpretar o gênero editorial a partir das características estudadas.  

21/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 52620 acesso(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

15 O gênero textual Resenha

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Esta aula tem o objetivo de fazer o aluno conhecer o gênero textual “resenha” tanto nas habilidades de leitura quanto na de produção.

01/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 95766 acesso(s)

Tânia Guedes Magalhães

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

16 Resenhas cinematográficas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer o gênero resenha: constituição e funcionamento. Interpretar resenha cinematográfica. Assistir a um filme para a produção de uma resenha.

25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6064 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

17 Resenha Literária em jogo popular

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O aluno, durante o desenvolvimento desta aula, poderá: .Conhecer e utilizar com autonomia as estratégias de argumentar oralmente e por escrito. . aprimorar a interpretação e a compreensão de textos lidos . produzir resenhas literárias. . compreender a função de uma resenha (gê...

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15417 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

18 Descobrindo os livros com as resenhas de jornais!!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Leitura contextualizada por informações jornalísticas; Produção textual; Reflexão sobre a leitura e a divulgação de livros nos jornais. Contato com o gênero textual resenha. Aspectos cognitivos: Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes; Língua escrita (contato com ...

29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9366 acesso(s)

katia Zanvettor Ferreira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

19 Texto argumentativo: quando é necessário convencer

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

O principal objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a organização de textos cujo propósito principal é convencer o leitor, ou seja, de textos argumentativos. Assim, a partir desta aula, pretende-se que os alunos aprimorem suas habilidades de leitura, de inter...

02/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19915 acesso(s)

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

20 Estudando o texto: perspectiva e argumentos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Esta aula pretende fazer com que os alunos reflitam sobre as estratégias envolvidas na construção de textos informativos com investimento de opinião. Precisamente, tem-se por objetivo fazer com que os alunos compreendam a relação necessária entre a perspectiva apresentada no t...

16/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 27425 acesso(s)

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 18291 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.