24/06/2011
Por meio das 20 aulas que constituem esta coleção, espera- que os alunos aprendam a construir argumentos, assim como tenham contato com diferentes gêneros textuais que trabalham a argumentação. A coleção inicia-se com duas aulas que estimulam a análise crítica de situações e o desenvolvimento de argumentos convincentes diante de situações-problema. As quatro aulas seguintes trabalham com gêneros textuais orais em que a argumentação se faz necessária, como o debate e o seminário. Partindo para os gêneros escritos, o trabalho inicia-se com a leitura e produção de artigos ou textos de opinião sobre assuntos diversos. Nas aulas 10 e 11, procura-se mostrar a importância da argumentação para a cidadania, por meio do trabalho com dois gêneros argumentativos que reivindicam melhorias para a população: a carta de reclamação e o manifesto. Os textos argumentativos presentes em jornais são explorados nas aulas 12, 13 e 14, nas quais se trabalha, principalmente, o editorial. As resenhas são o tema das quatro aulas seguintes, sendo que nas duas primeiras exploram-se resenhas cinematográficas e nas duas últimas são trabalhadas as resenhas de livros. A coleção é encerrada com duas aulas em que se sistematizam os trabalhos com argumentação, realizando comparações entre diferentes gêneros textuais que têm essa característica.
Maria Carolina da Silva - Universidade Federal de Minas Gerais - MG
argumentação, gêneros textuais argumentativos, dissertação, debate, seminário, editorial, artigo de opinião, resenhas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Construindo a argumentação: falar, ler, viver e escrever da realidade para a ficção
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Professor, espera-se que o aluno torne-se capaz de: 1) identificar o gênero textual argumentativo; 2) apresentar e defender uma tese, assimilando competências básicas, tais como fundamentar, provar, justificar, explicar, demonstrar, convencer e persuadir, em defesa de um ponto... 18/09/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 106859 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
2 |
Dilema Moral: como você se posicionaria?
Ensino Fundamental Inicial | Ética Pensar sobre sua conduta e a de outros a partir de situações dilemáticas. Exercitar a capacidade de se posicionar, de fazer escolhas, de argumentar, diante de um dilema moral. 21/08/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3988 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
3 |
Produzindo um texto oral: DEBATE sobre convivência.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Incentivar os alunos, a partir de um texto, a discutir sobre o tema convivência. Verificar os argumentos que os alunos usam para defender as suas ideias. Registrar as dicas mais importantes para um bom con... 26/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6945 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
4 |
Produzindo um texto escrito: regras de convivência
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Realizar uma discussão, a partir de várias situações-problemas, sobre soluções para os conflitos apresentados. Incentivar os alunos a discutirem sobre direitos e deveres na sala de aula. Elaborar regras de convivência para a confecção de... 27/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 30426 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
5 |
Debate – o preconceito
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética a- Ler um texto dissertativo sobre o tema preconceito relacionando as descobertas feitas com o texto “Os três astronautas” de Umberto Eco e Eugenio Carmi. b- Compreender a gravidade de sofrer e praticar preconceitos. c- Participar de um debate ouvindo e expondo idéias. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12662 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
6 |
Expondo ideias: como se apresentar em um seminário
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Com a sequência de aulas que será sugerida o aluno aprenderá: - a transmitir, em formato de seminário, informações pesquisadas sobre determinado tema, de forma clara e eficaz; - construir um texto formal que garantirá a estrutura de apresentação do seminário; - usar a capacida... 03/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34098 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
7 |
Aprendendo a escrever textos de opinião
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: ·Compreenda as funções do gênero texto de opinião e a forma como ele se organiza; ·Aprenda a produzir textos de opinião, planejando e revisando a escrita de acordo com os seus objetivos, seu destinatário, seu tema central e se... 29/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 49485 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
8 |
PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL: CRIANDO UM LEITOR CRÍTICO.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver habilidade escrita; Interpretar informações implícitas na história; Localizar informações explícitas na história; Identificar traços de humor ou ironia no contexto da história; Produzir texto de opinião; Realizar atividades de ortografia e pontuação a partir da his... 08/12/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 53628 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
Na dissertação, não basta expor as ideias, é preciso convencer!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa ·observar a importância da dissertação dentro do cotidiano. ·identificar as características do texto dissertativo-argumentativo. ·identificar e analisar recursos e estratégias de construção de discursos de persuasão. ·identificar e analisar os recursos e estratégias de constru... 28/08/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 53517 acesso(s) |
Liliane Gomes Falcão ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
O PASSO A PASSO DA CIDADANIA: COBRANDO RESULTADOS.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Aprender a desenvolver uma pesquisa Desenvolver os conceitos de sociedade e cidadania; Realizar a escrita e leitura de textos com função social definida; Reconhecer a necessidade de planejamento sobre o que se pretende escrever e adequá-la aos objetivos. Conhecer as dificuldad... 31/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3314 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
11 |
Argumentação pública: a construção de um manifesto
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Professor, a partir desta aula o aluno poderá: - conhecer uma forma de texto argumentativo, o manifesto; - pesquisar sobre distintas temáticas que enriquecerão o seu conhecimento; - melhorar a comunicação e a expressão, tanto escrita quanto oral. - contribuir para a melhoria d... 06/12/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 45580 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
12 |
Lendo para conhecer as características do texto jornalístico
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita - Desenvolver a linguagem oral e escrita; - Perceber o jornal como meio/veículo de comunicação; - Adquirir conhecimento acerca da organização do jornal em editorial; - Demonstrar Interesse pela leitura do jornal. 21/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5627 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
13 |
Editorial
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do editorial. Identificar a finalidade do gênero textual editorial. Ler e interpretar editoriais. Produzir textos argumentativos dentro do gênero editorial. Produzir textos argumentativos orais. 17/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 35957 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
14 |
Estudando o gênero editorial
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Compreender as características do gênero; . Ler e interpretar o gênero editorial a partir das características estudadas. 21/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 53137 acesso(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
15 |
O gênero textual Resenha
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Esta aula tem o objetivo de fazer o aluno conhecer o gênero textual “resenha” tanto nas habilidades de leitura quanto na de produção. 01/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 96126 acesso(s) |
Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
16 |
Resenhas cinematográficas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer o gênero resenha: constituição e funcionamento. Interpretar resenha cinematográfica. Assistir a um filme para a produção de uma resenha. 25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6158 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
17 |
Resenha Literária em jogo popular
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno, durante o desenvolvimento desta aula, poderá: .Conhecer e utilizar com autonomia as estratégias de argumentar oralmente e por escrito. . aprimorar a interpretação e a compreensão de textos lidos . produzir resenhas literárias. . compreender a função de uma resenha (gê... 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15643 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
18 |
Descobrindo os livros com as resenhas de jornais!!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Leitura contextualizada por informações jornalísticas; Produção textual; Reflexão sobre a leitura e a divulgação de livros nos jornais. Contato com o gênero textual resenha. Aspectos cognitivos: Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes; Língua escrita (contato com ... 29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9524 acesso(s) |
katia Zanvettor Ferreira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
19 |
Texto argumentativo: quando é necessário convencer
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa O principal objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a organização de textos cujo propósito principal é convencer o leitor, ou seja, de textos argumentativos. Assim, a partir desta aula, pretende-se que os alunos aprimorem suas habilidades de leitura, de inter... 02/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20177 acesso(s) |
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
20 |
Estudando o texto: perspectiva e argumentos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Esta aula pretende fazer com que os alunos reflitam sobre as estratégias envolvidas na construção de textos informativos com investimento de opinião. Precisamente, tem-se por objetivo fazer com que os alunos compreendam a relação necessária entre a perspectiva apresentada no t... 16/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 27604 acesso(s) |
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 18466 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!