Esta aula utiliza como processo metodológico o Método Científico, que consiste em cinco etapas básicas, apresentadas no decorrer do desenvolvimento dessa aula, que são:
Etapa 5: Conclusão.
Esfera de isopor de 15 cm de diâmetro.
Quando nos referimos a distâncias ou tamanhos pequenos, como a distância de nossa casa ao supermercado, ou a área de nossa casa, ou o tamanho de uma bola, é fácil fazermos uma imagem mental da grandeza que os representa. Para dimensões extremamente grandes, já não é tão fácil assim.
Para contemplar a primeira etapa do método científico, que é a observação o professor pode solicitar a turma que observem a Lua em um período de Lua cheia. Se tiver disponibilidade de que observem a Lua através de um telescópio, ou luneta, binóculo ou outro equipamento ótico similar, melhor ainda, pois isso despertará neles muito mais curiosidades. Se não for possível, disponibilizar aos alunos fotos da Lua que mostrem as suas crateras, inclusive, fotos com a Lua em outras fases, como, por exemplo, as Figuras 1 e 2.
Figura 2: Foto da Lua Minguante, obtida em Foz do Iguaçu, no interior do Paraná. Crédito: Tina Andreolla
Segunda etapa: Problematização
Contemplada a etapa de observação, o professor reúne a turma toda e pede para que se organizem em equipes de cinco componentes. Cada equipe pode elaborar no mínimo três perguntas relacionadas ao que observaram e que geraram curiosidade. Esta parte da atividade pode ser desenvolvida no local da realização da primeira etapa e, tem o objetivo de contemplar a segunda etapa do método científico que é a formulação de pergunta (problematização).
O professor pode optar pela dinâmica de que cada equipe fale para a turma quais as perguntas formuladas.
Finalizada essa exposição das perguntas, o professor pode verificar se as seguintes questões foram levantadas.
- Qual a distância Terra-Lua?
- Essa distância é maior ou menor do que a distância para dar uma volta ao redor do Planeta Terra?
- Qual a área da superfície da Lua?
- Essa área é maior ou menor que a área do Brasil?
- O diâmetro da Lua é equivalente a que distância no Brasil?
Terceira etapa: Formulação da hipótese
Em 1969 os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, integrantes da missão Apollo 11, instalaram no Mar da Tranquilidade, um espelho para refletir a luz de um laser emitida da Terra e determinar com precisão a distância média entre os dois astros. O valor médio aceito hoje é cerca de 385.000 km.
E o tamanho da Terra? O astrônomo Erastóstenes ficou muito conhecido por ter calculado o perímetro da Terra (e consequentemente seu raio) com uma precisão surpreendente para a época, 235 AC, e por utilizar um método científico consistente para tal fim.
Seu método consistiu no seguinte: o sábio ficou sabendo que no solstício de verão (dia mais longo – noite mais curta) no dia 21 de junho um gnomon (um estilete vertical fincado no solo na direção perpendicular) não apresentava sombra na cidade de Syene (hoje Asuam – vide mapa), mas na cidade de Alexandria um estilete nas mesmas condições apresentava uma sombra. Ele atribuiu este fato à esfericidade da Terra. Conta a “história” que Erastóstenes mandou um escravo a pé, medir a distância entre as duas cidades.
Ele então mediu, no mesmo dia 21 de junho, o comprimento da sombra em Alexandria verificando um ângulo de 7,2º ao sul do zênite. Com a simples proporção de que a circunferência da Terra está para a distância entre as duas cidades assim como o ângulo da circunferência (360 graus) está para o ângulo medido ele pode determinar a circunferência da Terra (vide figura). A distância nesta época era medida em estádios e Erastóstenes computou 252.520 estádios, o equivalente a 40.000 km. O que resultou para o raio da Terra aproximadamente 6.400 km. O valor hoje é cerca de 6.378 km. Seus cálculos foram apresentados na sua obra “Sobre a medida da Terra” que infelizmente se perdeu. Mas são citados por Cleomedes, Theon de Smyrna e Strabo.
além dessas duas informações os alunos podem pesquisar as áreas das superfícies da Lua e do Brasil. As áreas encontradas serão 37.930.000 km
2 para a Lua e para o Brasil 8.514.876 km
2.
Atividade 1: Levantamento bibliográfico de dados
Após a observação do céu ou da apresentação de fotos, vídeos outro recurso visual que apresente a Lua, e do vídeo que compara o tamanho da Terra e da Lua, as equipes podem pesquisar a distância Terra-Lua, o diâmetro da Terra, o diâmetro da Lua, a área da superfície lunar e da superfície do Brasil. Os resultados encontrados serão utilizados nas próximas atividades.
Atividade 2: O raio da Terra e a distância Terra-Lua em escala.
Utilizando uma escala de 1:850,4, usaremos para cada 850,4 km uma medida de 1 cm. Ou seja, cada centímetro de comprimento em nossos cálculos equivale a uma distância de 850,4 km.
Usando essa escala, o raio da Terra em escala (x) será obtido fazendo:
Usando a mesma escala, agora os alunos podem encontrar a distância Terra-Lua em escala (y):
Quarta etapa: Experimentação
As atividades a seguir tem como objetivo dar subsídio para que os alunos respondam as perguntas formuladas.
Atividade 3: A distância Terra-Lua corresponde a dar quantas voltas ao redor da Terra?
1- Sabendo que a distância Terra-Lua na escala escolhida é de 4,53 metros, cada equipe pode recortar um pedaço de barbante com essa medida;
2- Como o raio da Terra em escala é de 7,5 cm, o diâmetro do equador terrestre será 15 cm, pois o diâmetro é o dobro do raio. Por isso, usando a esfera de isopor de 15 cm de diâmetro (Figura 3), cada equipe pode enrolar o barbante que corresponde a distância Terra-Lua, em torno do equador da esfera de isopor.
3- Anotar no caderno, quantas voltas foram dadas.
Figura 3: Bola de isopor de 15 cm de diâmetro que será utilizada para representar a Terra: Crédito: Tina Andreolla
Atividade 4: Quantas vezes a superfície da Lua é maior que a superfície do Brasil
Para realizar essa atividade, os alunos podem calcular, quantos mapas do Brasil seriam necessários para “enrolar” a Lua.
Para encontrar essa resposta podem encontrar a proporção entre a área da Lua e a área do Brasil, fazendo o seguinte cálculo.
Ou seja, a área da Lua é 4,5 vezes maior que a área do Brasil e para encobrir a Lua seriam necessários 4,5 mapas do Brasil.
Atividade 5: O diâmetro da Lua corresponde a que distância no Brasil?
Para responder essa atividade os alunos podem:
1)
Pesquisar o raio da Lua, que é de 1737,4 km. Como o diâmetro é o dobro, chegarão a conclusão que o diâmetro da Lua é aproximadamente 3474,4 km.
2)
Para descobrirem a que distância corresponde essa distância no Brasil podem utilizar o
Google earth (Figura 4).
3)
Abrindo o Google earth podem clicar na régua que aparece quase ao centro da parte superior da tela como mostra a flecha na Figura 4.
4)
Clicando em um ponto do mapa do Brasil e arrastando até outro ponto, ao lado vai aparecendo a distância entre esses dois pontos. Os alunos podem encontrar uma distância que seja próxima do raio da Terra, como por exemplo o visualizado na Figura 5.
Quinta etapa: Análise dos resultados
Analisando os dados, a atividade 3, percebe-se que a distância entre a Terra e a Lua corresponde a dar 9,5 voltas ao redor do equador terrestre. Concluindo então que essa distância é bem maior que o comprimento do equador terrestre.
Na atividade 4 encontramos que a área da superfície da Lua é 4,5 vezes maior que a área da superfície do Brasil e para encobri-la seriam necessários 4,5 mapas do Brasil. Concluindo, portanto que a área da Lua é maior que do Brasil.
Na atividade 5, percebe-se que o raio da Lua tem a distância de dois pontos compreendidos no mapa do Brasil.