Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estratégias argumentativas e os objetivos do produtor textual

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Identificar estratégias argumentativas.
  • Relacionar estratégias argumentativas à tese de um texto.
  • Produzir um mapa conceitual.
  • Produzir uma crítica.
Duração das atividades
1 aula de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Argumentação.
  • Mapa conceitual.
  • Crítica.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

 

  • xerocópia;
  • trabalho em duplas;
  • discussão coletiva;
  • produção textual coletiva;
  • produção textual em duplas.

Módulo 1

Atividade 1

Nessa atividade, os alunos deverão relacionar algumas estratégias argumentativas e a ocorrência delas no texto.

O professor distribuirá aos alunos a xerocópia do texto de Guilherme Fiuza: "O New York Times também não sabia", disponível na Revista Época, edição 779.

http://colunas.revistaepoca.globo.com/guilhermefiuza/

 

O ‘New York Times’ também não sabia

(ÉPOCA – edição 779)

Lula vai ter uma coluna mensal no “New York Times”. Pelo visto, os americanos estão levando a sério o projeto da decadência do império. Escolheram a dedo o amigo dos fantasmas de Khadafi e Chávez, porta-voz nas Américas de Ahmadinejad, o tarado atômico que quer explodir os EUA. Não se sabe ainda quem vai escrever a coluna de Lula. Possivelmente, algum democrata importado por José Dirceu de Cuba. O “New York Times” vai ver o que é bom pra tosse.

Lula já cansou de dizer a seu povo que ler jornais é perda de tempo. O filho do Brasil vive exortando seus fiéis a não acreditarem no que a imprensa diz. Nesse aspecto, pode-se dizer que o “NYT” chegou à perfeição. Se a vocação da imprensa é mentir, o jornal americano tem agora o maior especialista no assunto.

O gesto do jornal mais influente do mundo, ao contratar um ex-presidente no exato momento em que ele é investigado pela polícia de seu país por corrupção, pode ser entendido de duas formas: ou o “NYT” aderiu à moral petista, ou – mais provável – o jornalão está se lixando para o que acontece no Brasil, e resolveu usar Lula como mais um souvenir da pobreza, desses que a esquerda festiva americana ama. Se o colunista disfarçar bem os ideais parasitários que implantou em seu país, a contratação exótica pode até ajudar a vender jornal. Ficção científica sempre dá ibope.

Dizem que a coluna de Lula tratará de vários assuntos internacionais. Fica aqui, então, uma sugestão de pauta para o texto de estréia: a conquista de Roma por Rosemary. A despachante de Lula e Dilma, investigada por tráfico de influência, foi instalada pelo Itamaraty na elegante embaixada brasileira na Itália, numa viagem de passeio. Não pode haver assunto internacional mais quente para a coluna de Lula no “New York Times”.

Mas o ex-presidente não deve contar tudo de uma vez só. O ideal seria que ele iniciasse uma série – sugestão de título: “Rose’s story” – e a cada coluna fosse detalhando os passos épicos de Rosemary Noronha como representante da Presidência da República em São Paulo, com todas as ações cirúrgicas para implantar picaretas nas agências reguladoras e transformá-las em balcões de cargos e negócios. Seguiria-se a história de como Dilma Rousseff protegeu a lobista no lendário escritório paulista da Presidência, até que a floresta de golpes finalmente vazasse. O leitor americano vai adorar – vai achar que está lendo Agatha Christie, a rainha do crime.

Truman Capote e Gay Talese sumirão na poeira com o realismo pulsante de Lula no “NYT”. Os americanos vão descobrir enfim o verdadeiro thriller da vida como ela é – e as famosas incursões de Capote e Talese pelo submundo vão parecer brincadeira de criança. O colunista brasileiro poderá narrar as peripécias de Waldomiro, Valdebran, Gedimar, Vedoin, Bargas, Valério, Delúbio, Silvinho, Erenice, Rosemary e grande elenco, o que garantirá ao “New York Times”, pelo menos uma vez por mês, uma edição de arrepiar.Os leitores interessados na realidade terceiromundista vão entender enfim o que é miséria (moral).

O público gringo de Lula vai vibrar com a história fantástica do mensalão, o escândalo que levou ao maior julgamento por corrupção da história do seu país, sem sequer arranhar o poder do grupo político que engendrou o golpe. O leitor americano se fascinará com a história da marionete que virou presidente e símbolo feminista sem completar um único raciocínio lógico de autoria própria. Vão achar que é realismo fantástico – e aí caberá ao colunista jurar pela liberdade de Rosemary que é verdade.

A coluna de Lula será um sucesso, basta ele colocar lá suas memórias dos últimos dez anos. Líderes do mundo todo ficarão magnetizados com o final feliz petista – a tecnologia de eternização no poder sem governar, apenas torrando as riquezas nacionais em propaganda “progressista” e aliciamento de cúmplices. Um governo que chama a inflação de volta com seu show de populismo, fisiologismo e negligência, e consegue recordes de aprovação… O mundo descobrirá que Paulo Coelho não é o maior mago brasileiro.

Enquanto a revolução bolivariana não acaba com a imprensa burguesa, o companheiro Lula pode contar tudo o que não sabia – basta mandar Dilma proibir a Polícia Federal de ler o “New York Times”.

 

Com o texto em mãos, os alunos, em duplas, sortearão para si a identificação de uma estratégia argumentativa utilizada no presente texto. Cada dupla, de posse de sua estratégia, deverá identificá-la na produção de Fiuza, destacando o trecho no qual ela aparece. Seguem algumas estratégias que deverão ser identificadas bem como exemplos de ocorrência delas no texto.

 

Estratégias argumentativas:

reprodução de discurso;

"Lula já cansou de dizer a seu povo que ler jornais é perda de tempo."

 

uso de ditado popular;

"O 'New York Times' vai ver o que é bom pra tosse.

 

ironia;

"Se o colunista disfarçar bem os ideais parasitários que implantou em seu país, a contratação exótica pode até ajudar a vender jornal. Ficção científica sempre dá ibope."

 

"frase feita";

"e resolveu usar Lula como mais um souvenir da pobreza"

 

"aumentativo pejorativo";

"o jornalão está se lixando para o que acontece no Brasil"

 

metáfora;

"O ideal seria que ele iniciasse uma série – sugestão de título: “Rose’s story” – e a cada coluna fosse detalhando os passos épicos de Rosemary Noronha como representante da Presidência da República em São Paulo, com todas as ações cirúrgicas para implantar picaretas nas agências reguladoras e transformá-las em balcões de cargos e negócios. Seguiria-se a história de como Dilma Rousseff protegeu a lobista no lendário escritório paulista da Presidência, até que a floresta de golpes finalmente vazasse."

 

exemplificação.

"O colunista brasileiro poderá narrar as peripécias de Waldomiro, Valdebran, Gedimar, Vedoin, Bargas, Valério, Delúbio, Silvinho, Erenice, Rosemary e grande elenco, o que garantirá ao “New York Times”, pelo menos uma vez por mês, uma edição de arrepiar." e "O público gringo de Lula vai vibrar com a história fantástica do mensalão, o escândalo que levou ao maior julgamento por corrupção da história do seu país, sem sequer arranhar o poder do grupo político que engendrou o golpe."

 

Professor, essas não são as únicas possibilidades para as estratégias argumentativas. 

 

Após a correlação entre as estratégias argumentativas e o texto, os alunos deverão dizer oralmente suas respostas à turma para que seja avaliada a pertinência delas, pelos colegas e pelo professor. Logo, uma discussão coletiva será empreendida para a verificação da relação entre as estratégias argumentativas e o texto.

 

 

Atividade 2

Nessa atividade, os alunos deverão relacionar as estratégias argumentativas à tese que o texto defende.

http://inovabrasil.blogspot.com.br/2011/06/tese-sobre-icps-propoe-reflexoes-que.html

 

O professor demandará dos alunos, ainda em duplas, a leitura de alguns textos do mesmo autor disponíveis em: http://colunas.revistaepoca.globo.com/guilhermefiuza/. Isso permitirá que os alunos reconheçam um estilo temático que conduz as produções de Guilherme Fiuza.

Professor, geralmente, Fiuza escreve sobre o cenário político e o faz de modo bem irreverente, utilizando-se sobremaneira da ironia. Essa conclusão é facilitada, caso os alunos tenham conhecimento do suporte no qual os textos do referido autor circulam: Revista Época - revista cujo perfil das matérias remete prioritariamente à política.  

Observado brevemente o acervo de textos do blogue de Fiuza, os alunos terão maior conhecimento quanto ao estilo da escrita do autor. Isso facilitará a identificação dos objetivos de Fiuza ao escrever o texto trabalhado nessa aula: convencer o leitor da impossibilidade de Lula ser colunista mensal do jornal New York Times. Assim, os alunos terão condições de identificar a tese de Guilherme Fiuza.

TESE: Lula é incapaz de escrever uma coluna mensal no New York Times

Cada dupla discente deverá redigir sua tese para, depois, em discussão oral coletiva, eles verificarem, junto com o professor, a pertinência do que propuseram.

Professor, é importante lembrar que a tese de um texto é a proposição que o autor sustenta e defende sobre o que se propõe a comunicar. Essa tese é defendida por meio de argumentos que, por sua vez, são organizados textualmente em forma de estratégias, que visam ao convencimento do interlocutor sobre o que se comunica. Caso queira trabalhar mais atividades sobre identificação de tese, acessar: http://pvscampos.wordpress.com/2011/04/14/material-de-estudo-identificacao-no-texto-de-tese-e-argumentos/ Acesso em: 19 maio 2013.

 

Atividade 3

Produção de um mapa conceitual coletivo.
 
Junto com os alunos, o professor deverá, no quadro, produzir um mapa conceitual coletivo acerca das intenções comunicativas de Fiuza e as estratégias argumentativas por ele utilizadas.
 
Exemplo do início de um possível mapa conceitual do texto de Fiuza:
 
1
 
Para saber mais sobre mapas conceituais e sua utilização na educação, o professor pode acessar:  http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/utilizamapasconceituais.html
 
 

Atividade 4

Produção de uma crítica.
 
Descoberta a tese, os alunos em duplas terão de produzir uma crítica (gênero que já deve ser de conhecimento dos alunos) acerca do texto de Fiuza. Essa crítica deverá contemplar a opinião discente quanto ao texto escrito pelo autor. Alguns embasamentos a partir dos quais os alunos podem basear sua crítica:
 
1. Vocês concordam com a tese defendida por Fiuza? Por quê?
2. Independente da concordância com a tese de Fiuza, o texto é bem articulado? É possível perceber início, meio e fim?
3. Os argumentos propostos por Fiuza foram utilizados, na sua opinião, de maneira coesa e coerente? As estratégias foram bem elaboradas e bem relacionadas?
4. O que de diferente fariam em relação ao texto de Fiuza? Comente o porquê.
 
Ao final da produção textual e após correção e reescritas, a ideia é que o texto seja submetido ao próprio Guilherme Fiuza por meio do endereço eletrônico: gfiuza@edglobo.com.br. Esse envio possibilitará circulação social do gênero produzido.
 
  • Professor, para essa submissão, é importante um breve relato de todo trabalho com os alunos, para que o autor compreenda o motivo para o envio das críticas. 
Recursos Complementares

 

Para leitura do professor:

"O texto argumentativo e suas estratégias de produção: explicitando os 'andaimes' dessa construção". Disponível em: http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/rosanemiranda.pdf Acesso em: 19 maio 2013.

"Um estudo das estratégias argumentativas na reconstrução da imagem". Disponível em:  http://www.fflch.usp.br/dlcv/enil/pdf/102_Bruna_W.pdf ACesso em: 19 maio 2013.
 
"Estratégias argumentativas no 'Tratado da Argumentação'".Disponível em:  http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/estrategias-argumentativas-no-tratado-da-argumentacao-1386786.html Acesso em: 19 maio 2013.

 

Aulas no Portal do Professor:

"Provérbio: um recurso argumentativo". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25512 Acesso em: 19 maio 2013.

"UCA - O peso das palavras: analisando discursos". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38783 Acesso em: 19 maio 2013.

"A estrutura argumentativa do texto de opinião". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9971 Acesso em: 19 maio 2013.

"Na dissertação, não basta expor as ideias, é preciso convencer!". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18887 Acesso em: 19 maio 2013.

Avaliação

Nessa proposta, os alunos serão avaliados em quatro momentos distintos: o primeiro deles diz respeito à capacidade de os alunos identificarem estratégias argumentativas no texto trabalhado; o segundo se refere à capacidade de identificarem a tese do texto; o terceiro relaciona-se à habilidade de relacionarem argumentos no texto de modo a construírem, coletivamente, um mapa conceitual; o quarto equivale à competência de os alunos criticarem uma produção textual, justificando sua crítica por meio do texto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.