20/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Estratégias e recursos:
O objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos identifiquem posturas corporais inadequadas aos objetivos comunicacionais em dada situação.
O professor deve começar a aula apresentando o tema de forma bastante sugestiva para incitar os alunos à reflexão: deve se posicionar corporalmente de maneira não adequada.
http://blogs.jovempan.uol.com.br/carreira/files/2012/03/postura3-150x150.jpg Acesso em 19 jun. 2013.
A ideia é que o professor mantenha essa postura inadequada até os alunos questionarem o porquê da posição. Quando do questionamento, o professor deverá, então, voltar à sua postura normal e dizer à turma o tema da aula: importância da postura corporal para a realização de gêneros orais formais públicos. Em seguida, deverá exibir o vídeo abaixo e pedir que os alunos comentem especificamente a postura corporal do orador: o que é ou não recomendável e por quê.
http://www.youtube.com/watch?v=gbc37Ut42yg Acesso em 19 jun. 2013.
O professor deverá chamar a atenção quanto ao:
Depois dos destaques, o professor deverá questionar:
A ideia é fomentar, inicialmente, a relação estreita entre postura corporal e força argumentativa, que será trabalhada na próxima atividade.
Essa atividade pretende esclarecer o aluno sobre a existência de uma relação entre a postura corporal e a persuasão.
O professor deverá exibir vídeos, aos alunos, que ilustram trechos da realização do gênero seminário. Durante a exibição, os alunos terão de anotar o que julgarem adequado e inadequado à situação, para posterior socialização com os colegas.
Professor, conforme foi indicado nos conhecimentos prévios dessa proposta, é imprescindível o aluno ter noção do que seja um seminário, para julgar adequadas ou inadequadas as posturas corporais.
1)
http://www.youtube.com/watch?v=98cBOmWsc3U Acesso em 19 jun. 2013.
2)
Professor, esse vídeo apresenta algumas informações sobre o gênero seminário, inclusive, ilustrando o gênero aos 4 minutos - tempo a partir do qual o vídeo deve ser exibido aos alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=UOEvxhbJlHc Acesso em 19 jun. 2013.
3)
http://www.youtube.com/watch?v=qesaCVtjHKY Acesso em 19 jun. 2013.
4)
http://www.youtube.com/watch?v=IZTdpnK8Jds Acesso em 19 jun. 2013.
Após a exibição, o professor questionará:
Essa pergunta será mote para discussões a partir das anotações dos alunos quanto às posturas observadas que, por sua vez, contribuirão para a reflexão que segue:
A intenção é que os alunos concluam que a posição corporal é crucial para o teor persuasivo do que se fala. Em outras palavras, os alunos devem ter clareza de que uma postura corporal adequada à situação de uso da língua oral confere maior credibilidade a quem fala por parte de quem escuta. Isso significa que a postura corporal argumenta em favor ou não do assunto ou do tema que são eleitos na e para a realização dos gêneros orais.
A formalização dessa conclusão pode se dar por meio de um vídeo gravado coletivamente em que cada aluno apresente seu ponto de vista sobre as perguntas orientadoras da discussão. Esse vídeo servirá, inclusive, para que os alunos, em outro momento, façam uma autoavaliação de sua postura corporal.
Nessa atividade, o objetivo é os alunos serem capazes de relacionar descritores de meios não linguísticos de comunicação oral a fotos de apresentações de seminários.
O professor projetará aos alunos a seguinte tabela:
Dessa tabela, o professor pedirá aos alunos para observarem as fotos abaixo e comentarem oral e coletivamente, a partir dos descritores da tabela, o que está adequado ou não ao seminário.
Professor, exiba uma foto por vez para que sejam esgotadas as descrições e discussões sobre os descritores em cada foto.
Todas as fotos foram retiradas da apresentação disponível publicamente no Youtube, por meio do endereço: http://www.youtube.com/watch?v=lIS4vurk3Ec Acesso em 19 jun. 2013.
Essa atividade demandará dos alunos a criação de um vídeo sobre dicas posturais para a realização de gêneros orais formais públicos.
Os alunos assistirão a alguns vídeos (modelos) que tratam sobre dicas de como apresentar ou não apresentar um seminário ou uma apresentação de trabalho.
Vídeo: 10 coisas que não se pode fazer na apresentação de trabalho
http://www.youtube.com/watch?v=h2rQnnsafvE Acesso em 19 jun. 2013.
Vídeo: O que não fazer em um seminário de publicidade
http://www.youtube.com/watch?v=OFaaLQb2f4c Acesso em 19 jun. 2013.
Após a visualização, os discentes terão de criar por meio do Movie Maker um vídeo para apresentarem à turma. Deverão apresentar o que, na visão deles, colabora ou não, em geral, para uma boa postura corporal na realização de gêneros orais formais públicos, como o seminário, a palestra, a entrevista, a comunicação oral.
Professor, a intenção desse vídeo é reunir dicas gerais sobre como proceder ou não durante a realização de gêneros orais formais públicos.
Para leitura do professor:
GOULART, C. As Práticas orais na escola: o seminário como objeto de ensino. Dissertação (Mestrado). Instituto de Estudos da Linguagem/IEL. Campinas, SP: [s.n.], 2005. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000374639&fd=y Acesso em 19 jun. 2013.
Projeto de Iniciação Científica - Gêneros orais: entrevista. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40208 Acesso em 19 jun.
Projeto de Iniciação Científica - Gêneros orais: debate regrado. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40209 Acesso em 19 jun.
Língua Oral: exposição oral em Seminário. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5420 Acesso em 19 jun.
Coleção de aulas: Como produzir gêneros textuais orais? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=655 Acesso em 19 jun.
Coleção de aulas: Desenvolvimento da oralidade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=165 Acesso em 19 jun.
Vídeo
Entrevista com Sérgio Senna. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pnN6KFVGamw Acesso em 19 jun.
Nessa proposta, a avaliação deve ocorrer por meio da discussão oral e coletiva dos alunos orientados pelo professor, bem como por meio da produção de um vídeo sobre dicas em relação à postura corporal na realização de gêneros orais formais públicos. Há também uma indicação de autoavaliação dos alunos no momento em que são gravados, respondendo às perguntas - motes da discussão promovida em sala de aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!