Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como produzir gêneros textuais orais?

 

24/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

As sequências didáticas desta coleção objetivam trabalhar com situações de comunicação que envolvem o uso planejado da fala. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma das habilidades que os alunos necessitam construir refere-se à adequação da linguagem às diversas situações comunicativas. Nesse sentido, nas aulas de 1 a 4 os alunos deverão planejar a fala a fim de explicar determinado tema e apresentar histórias aos colegas e ao professor. Nas aulas 5 e 6, as crianças deverão se preparar para entrevistar colegas e profissionais da escola. Nas sequências didáticas de 7 a 10, os alunos se envolverão em situações comunicativas mais complexas que demandam a participação em debates, o planejamento de assembleia escolar, a apresentação de peça teatral e a declamação de poemas em público. Por fim, nas aulas de 11 a 13, as crianças deverão gravar um jornal falado, apresentar um tema estudado aos pais e debater sobre um assunto de forma mais organizada.

Autoria

Fernanda Maurício Simões - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

gêneros orais, leitura, escrita

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Lista de aulas da coleção (13 aulas)
# Aula Autoria
1 Trabalhando com a oralidade através de fábulas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno se  familiarizará com o gênero textual fábula e desenvolverá a linguagem oral.

02/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 8087 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

2 Trabalhando a dengue através do gênero explicativo

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental a partir de um texto explicativo. Registrar, através de um debate, a responsabilidade que cada um possui no processo de prevenção e combate a dengue. Exercitar a linguagem oral, através da interpretação de um texto explicativo.

07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 70115 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

3 As Histórias sem fim: um tipo de modalidade da literatura oral

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar o que são histórias sem fim.        - Reconhecer as histórias sem fim como uma das modalidades de literatura oral .         -Conhecer vários modelos de histórias sem fim (contadas e cantadas). -Tomar contato com a obra de.Câmara Cascudo e MAlba TAhan (coletadores...

17/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5952 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

4 Exposição oral temática

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno aprenda a: Planejar, realizar e avaliar uma apresentação oral sobre um determinado tema. Ouvir e respeitar as formas de expressão oral manifestadas pelos colegas.  

07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13208 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 E OS NOSSOS COLEGAS? O QUE PENSAM SOBRE A HIGIENE BUCAL?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: ·         Aprenda a elaborar, aplicar e analisar os dados de um questionário. ·         Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e r...

17/12/2009 Duas estrelas 1 comentário(s) 3599 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 ENTREVISTA: os profissionais da minha escola

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

- Realizar, com pertinência, tarefas, cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão. - Respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifestada por colegas, professores e funcionários da escola, bem como pessoas da comunidade extra-escolar. - Planejar a f...

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 18858 acesso(s)

Carla Fernandes Lott Primola

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

7 Produzindo um texto oral: DEBATE sobre convivência.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Incentivar os alunos, a partir de um texto, a discutir sobre o tema convivência.                                                     Verificar os argumentos que os alunos usam para defender as suas ideias.                    Registrar  as dicas mais importantes para um bom con...

26/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6943 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

8 O planejamento e a avaliação de uma assembléia escolar

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:  Compreenda  o modo de organização e a função social dos gêneros textuais: “ata” e “pauta”.    Use a fala adequando-a à situação comunicativa vivenciada.    Leia e compreenda textos.

26/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 12088 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

9 O teatro na sala de aula

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual: “peças teatrais”; Compreenda globalmente o texto lido; Use a língua de acordo com a situação focalizada, empregando os recursos linguísticos adequados.

16/11/2010 Cinco estrelas 10 comentário(s) 167884 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

10 O PRAZER DE LER, PRODUZIR E DECLAMAR POEMAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: ·         Apreciem poesia, percebendo a sonoridade do poema: sua melodia, seu ritmo e os efeitos que produzem: alegria, medo, tristeza, etc. ·         Avancem no processo de aprendizado da escrita de um poema a partir de um ...

30/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13492 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

11 Estratégias e Recursos para o estudo de um tema: “Estudando sobre a água”

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Aprenda estratégias de leitura e de escrita a serem usadas quando se deseja estudar um tema. Avance no aprendizado de apresentação oral em público

17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10936 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

12 Debate – o preconceito

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a- Ler um texto dissertativo sobre o tema preconceito relacionando as descobertas feitas com o texto “Os três astronautas” de  Umberto Eco e Eugenio Carmi. b- Compreender a gravidade de sofrer e praticar preconceitos.  c- Participar de um debate ouvindo e expondo idéias.

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12657 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

13 O jornal falado na escola

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do jornal e do gênero textual: “notícia”;    Avance no domínio do uso da fala em situações formais.  

17/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14776 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 2693 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.