24/11/2011
As sequências didáticas desta coleção objetivam trabalhar com situações de comunicação que envolvem o uso planejado da fala. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma das habilidades que os alunos necessitam construir refere-se à adequação da linguagem às diversas situações comunicativas. Nesse sentido, nas aulas de 1 a 4 os alunos deverão planejar a fala a fim de explicar determinado tema e apresentar histórias aos colegas e ao professor. Nas aulas 5 e 6, as crianças deverão se preparar para entrevistar colegas e profissionais da escola. Nas sequências didáticas de 7 a 10, os alunos se envolverão em situações comunicativas mais complexas que demandam a participação em debates, o planejamento de assembleia escolar, a apresentação de peça teatral e a declamação de poemas em público. Por fim, nas aulas de 11 a 13, as crianças deverão gravar um jornal falado, apresentar um tema estudado aos pais e debater sobre um assunto de forma mais organizada.
Fernanda Maurício Simões - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
gêneros orais, leitura, escrita
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Trabalhando com a oralidade através de fábulas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno se familiarizará com o gênero textual fábula e desenvolverá a linguagem oral. 02/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 8106 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
2 |
Trabalhando a dengue através do gênero explicativo
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental a partir de um texto explicativo. Registrar, através de um debate, a responsabilidade que cada um possui no processo de prevenção e combate a dengue. Exercitar a linguagem oral, através da interpretação de um texto explicativo. 07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 70211 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
3 |
As Histórias sem fim: um tipo de modalidade da literatura oral
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar o que são histórias sem fim. - Reconhecer as histórias sem fim como uma das modalidades de literatura oral . -Conhecer vários modelos de histórias sem fim (contadas e cantadas). -Tomar contato com a obra de.Câmara Cascudo e MAlba TAhan (coletadores... 17/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5973 acesso(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
Exposição oral temática
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno aprenda a: Planejar, realizar e avaliar uma apresentação oral sobre um determinado tema. Ouvir e respeitar as formas de expressão oral manifestadas pelos colegas. 07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13220 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
E OS NOSSOS COLEGAS? O QUE PENSAM SOBRE A HIGIENE BUCAL?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: · Aprenda a elaborar, aplicar e analisar os dados de um questionário. · Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e r... 17/12/2009 Duas estrelas 1 comentário(s) 3613 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
ENTREVISTA: os profissionais da minha escola
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização - Realizar, com pertinência, tarefas, cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão. - Respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifestada por colegas, professores e funcionários da escola, bem como pessoas da comunidade extra-escolar. - Planejar a f... 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 18909 acesso(s) |
Carla Fernandes Lott Primola ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
7 |
Produzindo um texto oral: DEBATE sobre convivência.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Incentivar os alunos, a partir de um texto, a discutir sobre o tema convivência. Verificar os argumentos que os alunos usam para defender as suas ideias. Registrar as dicas mais importantes para um bom con... 26/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6951 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
8 |
O planejamento e a avaliação de uma assembléia escolar
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social dos gêneros textuais: “ata” e “pauta”. Use a fala adequando-a à situação comunicativa vivenciada. Leia e compreenda textos. 26/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 12107 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
9 |
O teatro na sala de aula
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual: “peças teatrais”; Compreenda globalmente o texto lido; Use a língua de acordo com a situação focalizada, empregando os recursos linguísticos adequados. 16/11/2010 Cinco estrelas 10 comentário(s) 167907 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
10 |
O PRAZER DE LER, PRODUZIR E DECLAMAR POEMAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: · Apreciem poesia, percebendo a sonoridade do poema: sua melodia, seu ritmo e os efeitos que produzem: alegria, medo, tristeza, etc. · Avancem no processo de aprendizado da escrita de um poema a partir de um ... 30/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13502 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
11 |
Estratégias e Recursos para o estudo de um tema: “Estudando sobre a água”
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Aprenda estratégias de leitura e de escrita a serem usadas quando se deseja estudar um tema. Avance no aprendizado de apresentação oral em público 17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10946 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
12 |
Debate – o preconceito
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética a- Ler um texto dissertativo sobre o tema preconceito relacionando as descobertas feitas com o texto “Os três astronautas” de Umberto Eco e Eugenio Carmi. b- Compreender a gravidade de sofrer e praticar preconceitos. c- Participar de um debate ouvindo e expondo idéias. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12667 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
13 |
O jornal falado na escola
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do jornal e do gênero textual: “notícia”; Avance no domínio do uso da fala em situações formais. 17/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14791 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 2703 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!