Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Desenvolvimento da oralidade

 

11/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo proporcionar aos alunos experiências relacionadas à oralidade. O trabalho será realizado por meio de três temas principais: a possibilidade de expressão dos gostos, ideias e argumentos dos alunos por meio da fala, a necessidade de adequação da língua oral aos diversos contextos e o trabalho com diferentes gêneros orais. No que se refere ao primeiro eixo, a aula inicial sugere como realizar um trabalho de estímulo à linguagem oral dos alunos por meio de rodas de conversa, cantigas de roda e reconto de histórias dão continuidade ao trabalho. A percepção do ritmo necessário a uma adequada leitura oral é explorada na 4ª aula. Por fim, um debate acerca dos deveres e direitos das crianças auxilia os alunos na construção de um olhar crítico a respeito dos fatos que os cercam, bem como no desenvolvimento da argumentação. Com relação ao segundo eixo (adequação da linguagem), as aulas procuram explorar as variedades linguísticas que existem, seja em função do meio geográfico em que as pessoas vivem (zona urbana-zona rural), do tempo histórico que vivenciam (alterações na linguagem no passado e no presente) ou dos grupos aos quais pertencem. Assim, o foco é tanto nos regionalismos como nas gírias do presente e do passado. Para finalizar a discussão sobre oralidade, sugere-se um trabalho sistemático com os diversos gêneros orais. Para isso, são trabalhados gêneros presentes no folclore (trava-línguas, provérbios, piadas), narrativas de diferentes tipos (contos, contos populares e histórias sem fim), produções orais acadêmicas e escolares (exposição oral, debate, seminário), gêneros publicitários orais (propagandas, spots e jingles) e poesias.

Autoria

Maria Carolina da Silva - Universidade Federal de Minas Gerais - MG

Palavras-chave

oralidade, gêneros textuais orais, regionalismos, gírias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Lista de aulas da coleção (24 aulas)
# Aula Autoria
1 Roda de Conversa

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno será capaz de exercitar a habilidade expressão oral com entonação, organização coerente da fala, escuta, interpretação e reconto escrito.

30/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16178 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 As cantigas de roda na escola: uma forma de aproximação das crianças com a cultura popular oral

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer e valorizar a cultura popular, em especial, o folclore brasileiro. Ampliar o repertório de cantigas de roda. Identificar as cantigas como brincadeiras.  

14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14509 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 Crianças recontando histórias: um trabalho de linguagem oral

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

           * Ouvir com atenção, compreendendo textos orais.                         * Memorizar os fatos de uma narrativa oral.                        * Manter a sequência lógica de uma narrativa oral.             * Produzir paráfrases orais e escritas.        * Produzir  text...

27/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5248 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

4 Melhorando a Leitura Oral

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

§         Escutar/comparar leituras com finalidades bem diferentes.  §       Tomar contato com a poesia de Cecília Meireles e Manuel Bandeira.  §       Identificar a função de um texto pelo seu ritmo,        -  Ler oralmente , de forma lúdica, textos com ritmos bem diferentes ...

08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11760 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

5 Crianças na escola e seus deveres - um trabalho de linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Aprimorar a linguagem oral a partir de uma discussão sobre os deveres do aluno em relação à escola. Produzir um texto coletivo com os pontos levantados demonstrando conhecimento sobre o tema. Demonstrar  atitudes e hábitos de responsabilidade a partir de estudos solicitados.  ...

13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14997 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

6 Oralidade como caminho alfabetizador

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver a oralidade, tornando o aluno capaz de usar a língua falada em diferentes situações sociais. Instrumentalizar o aluno para que o mesmo seja capaz de reconhecer e empregar a variedade lingüística adequando às diversas situações sociais. Ampliar as habilidades para o...

07/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3342 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

7 Alfabetizando dizendo?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos; Produzir textos, adequando-os à  situação e ao público alvo; Ampliar o vocabulário; Desenvolver a oralidade;

09/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2773 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

8 RESSIGNIFICANDO O ERRO NA LINGUAGEM DOS ALUNOS.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Refletir sobre os conceitos de certo e errado nos diferentes estilos discursivos. Diferenciar o dialeto da “norma culta” presentes nas situações de comunicação oral. Pesquisar sobre as diversas expressões orais, próprias das falas dos alunos e de grupos sociais com os quais co...

02/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5311 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

9 Reconhecendo outras maneiras de falar

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar as variedades linguísticas da nossa língua. Reconhecer qual forma melhor de falar, considerando as características do contexto de comunicação. Produzir uma história em quadrinhos.

06/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5386 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

10 O bisavô e a dentadura – Sylvia Orthof – linguagem coloquial

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Compreender que a linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a observância total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação. Em contrapartida a linguagem formal ou culta é aquela que carrega consigo a rigide...

26/07/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 36077 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

11 Identificando tribos: as gírias

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

reconhecer e conceituar gírias; conhecer gírias antigas; produzir textos usando gírias; substituir gírias por expressões mais formais em textos; reconhecer as gírias como característica de um grupo social; refletir a respeito da brevidade das gírias.

29/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 24372 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

12 Vamos enrolar a língua com os Trava-Língua

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com as atividades propostas o aluno poderá explorar a origem dos Trava-Línguas; brincar com Trava-Línguas; desenvolver a leitura e a escrita; trabalhar a linguagem oral; pronunciar com clareza e rapidez as palavras de músicas trabalhadas no dia a dia da sala de aula; estimular...

19/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18021 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 A expressividade na leitura oral

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-Estabelecer uma relação lúdica com as palavras. - Falar palavras, expressões e provérbios de acordo com diferentes intenções/sentimentos.   -Imprimir intenções a palavras sem sentido.

21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3878 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

14 Trabalhando com o gênero Piadas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler e interpretar um texto narrativo sobre piadas. Reconhecer as especificidades do gênero piada, através de atividades relacionadas Exercitar a linguagem oral, através de um campeonato de piadas.

13/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 46397 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

15 As Histórias sem fim: um tipo de modalidade da literatura oral

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar o que são histórias sem fim.        - Reconhecer as histórias sem fim como uma das modalidades de literatura oral .         -Conhecer vários modelos de histórias sem fim (contadas e cantadas). -Tomar contato com a obra de.Câmara Cascudo e MAlba TAhan (coletadores...

17/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5952 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

16 A construção da história a partir do improviso

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Produzir textos individuais orais e escritos. Perceber que as escolhas feitas ao elaborar uma história não são aleatórias, mas decorrentes das condições em que o discurso é realizado. Desenvolver, de forma reflexiva, a capacidade de produção de leitura de textos verbais e não-...

16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7537 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

17 CONTOS POPULARES

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos populares e suas especificidades. - Conhecer a cultura brasileira.

24/05/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 87560 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

18 Produzindo um texto oral: DEBATE sobre convivência.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Incentivar os alunos, a partir de um texto, a discutir sobre o tema convivência.                                                     Verificar os argumentos que os alunos usam para defender as suas ideias.                    Registrar  as dicas mais importantes para um bom con...

26/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6943 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

19 Exposição oral temática

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno aprenda a: Planejar, realizar e avaliar uma apresentação oral sobre um determinado tema. Ouvir e respeitar as formas de expressão oral manifestadas pelos colegas.  

07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13208 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

20 Expondo ideias: como se apresentar em um seminário

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Com a sequência de aulas que será sugerida o aluno aprenderá: - a transmitir, em formato de seminário, informações pesquisadas sobre determinado tema, de forma clara e eficaz; - construir um texto formal que garantirá a estrutura de apresentação do seminário; - usar a capacida...

03/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34087 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

21 Trabalhando com a oralidade por meio de uma propaganda de brinquedos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Nesta aula, pretendemos que os alunos elaborem uma propaganda para vender determinado produto, com o objetivo de trabalhar a linguagem oral, para isso as crianças deverão: • Usar a língua falada em determinada situação, buscando empregar a variedade lingüística adequada. • Pla...

23/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9676 acesso(s)

PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

22 Spot: anúncio oral

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do spot. Identificar a finalidade do gênero textual spot. Compreender a relação entre os diferentes elementos que compõem um spot (texto escrito/falado, efeitos sonoros, música de fundo...). Conhecer as práticas sociais de...

05/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7827 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

23 Jingle

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais do jingle. - Identificar a finalidade do gênero textual jngle. - Trabalhar a linguagem oral. - Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do jingle.

21/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 18600 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

24 Lendo poesias: convite à expressão oral e possibilidades de leitura de mundos

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Expressar-se oralmente e ler com maior desenvoltura, a partir do contato com poemas, livros e revistas; Escrever com mais propriedade, tendo por base as leituras realizadas; Usar com mais clareza o léxico Português; Compartilhar experiências de leitura de poesias.

13/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 11803 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 30078 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.