11/05/2011
Esta coleção tem como objetivo proporcionar aos alunos experiências relacionadas à oralidade. O trabalho será realizado por meio de três temas principais: a possibilidade de expressão dos gostos, ideias e argumentos dos alunos por meio da fala, a necessidade de adequação da língua oral aos diversos contextos e o trabalho com diferentes gêneros orais. No que se refere ao primeiro eixo, a aula inicial sugere como realizar um trabalho de estímulo à linguagem oral dos alunos por meio de rodas de conversa, cantigas de roda e reconto de histórias dão continuidade ao trabalho. A percepção do ritmo necessário a uma adequada leitura oral é explorada na 4ª aula. Por fim, um debate acerca dos deveres e direitos das crianças auxilia os alunos na construção de um olhar crítico a respeito dos fatos que os cercam, bem como no desenvolvimento da argumentação. Com relação ao segundo eixo (adequação da linguagem), as aulas procuram explorar as variedades linguísticas que existem, seja em função do meio geográfico em que as pessoas vivem (zona urbana-zona rural), do tempo histórico que vivenciam (alterações na linguagem no passado e no presente) ou dos grupos aos quais pertencem. Assim, o foco é tanto nos regionalismos como nas gírias do presente e do passado. Para finalizar a discussão sobre oralidade, sugere-se um trabalho sistemático com os diversos gêneros orais. Para isso, são trabalhados gêneros presentes no folclore (trava-línguas, provérbios, piadas), narrativas de diferentes tipos (contos, contos populares e histórias sem fim), produções orais acadêmicas e escolares (exposição oral, debate, seminário), gêneros publicitários orais (propagandas, spots e jingles) e poesias.
Maria Carolina da Silva - Universidade Federal de Minas Gerais - MG
oralidade, gêneros textuais orais, regionalismos, gírias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Roda de Conversa
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno será capaz de exercitar a habilidade expressão oral com entonação, organização coerente da fala, escuta, interpretação e reconto escrito. 30/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16187 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
As cantigas de roda na escola: uma forma de aproximação das crianças com a cultura popular oral
Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer e valorizar a cultura popular, em especial, o folclore brasileiro. Ampliar o repertório de cantigas de roda. Identificar as cantigas como brincadeiras. 14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14522 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
3 |
Crianças recontando histórias: um trabalho de linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa * Ouvir com atenção, compreendendo textos orais. * Memorizar os fatos de uma narrativa oral. * Manter a sequência lógica de uma narrativa oral. * Produzir paráfrases orais e escritas. * Produzir text... 27/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5256 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
4 |
Melhorando a Leitura Oral
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Escutar/comparar leituras com finalidades bem diferentes. § Tomar contato com a poesia de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. § Identificar a função de um texto pelo seu ritmo, - Ler oralmente , de forma lúdica, textos com ritmos bem diferentes ... 08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11773 acesso(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
5 |
Crianças na escola e seus deveres - um trabalho de linguagem oral e escrita
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Aprimorar a linguagem oral a partir de uma discussão sobre os deveres do aluno em relação à escola. Produzir um texto coletivo com os pontos levantados demonstrando conhecimento sobre o tema. Demonstrar atitudes e hábitos de responsabilidade a partir de estudos solicitados. ... 13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15006 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
6 |
Oralidade como caminho alfabetizador
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver a oralidade, tornando o aluno capaz de usar a língua falada em diferentes situações sociais. Instrumentalizar o aluno para que o mesmo seja capaz de reconhecer e empregar a variedade lingüística adequando às diversas situações sociais. Ampliar as habilidades para o... 07/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3354 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
7 |
Alfabetizando dizendo?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos; Produzir textos, adequando-os à situação e ao público alvo; Ampliar o vocabulário; Desenvolver a oralidade; 09/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2785 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
8 |
RESSIGNIFICANDO O ERRO NA LINGUAGEM DOS ALUNOS.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Refletir sobre os conceitos de certo e errado nos diferentes estilos discursivos. Diferenciar o dialeto da “norma culta” presentes nas situações de comunicação oral. Pesquisar sobre as diversas expressões orais, próprias das falas dos alunos e de grupos sociais com os quais co... 02/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5315 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
9 |
Reconhecendo outras maneiras de falar
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar as variedades linguísticas da nossa língua. Reconhecer qual forma melhor de falar, considerando as características do contexto de comunicação. Produzir uma história em quadrinhos. 06/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5401 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
10 |
O bisavô e a dentadura – Sylvia Orthof – linguagem coloquial
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender que a linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a observância total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação. Em contrapartida a linguagem formal ou culta é aquela que carrega consigo a rigide... 26/07/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 36096 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
11 |
Identificando tribos: as gírias
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa reconhecer e conceituar gírias; conhecer gírias antigas; produzir textos usando gírias; substituir gírias por expressões mais formais em textos; reconhecer as gírias como característica de um grupo social; refletir a respeito da brevidade das gírias. 29/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 24380 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
12 |
Vamos enrolar a língua com os Trava-Língua
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com as atividades propostas o aluno poderá explorar a origem dos Trava-Línguas; brincar com Trava-Línguas; desenvolver a leitura e a escrita; trabalhar a linguagem oral; pronunciar com clareza e rapidez as palavras de músicas trabalhadas no dia a dia da sala de aula; estimular... 19/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18036 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
A expressividade na leitura oral
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -Estabelecer uma relação lúdica com as palavras. - Falar palavras, expressões e provérbios de acordo com diferentes intenções/sentimentos. -Imprimir intenções a palavras sem sentido. 21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3885 acesso(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
14 |
Trabalhando com o gênero Piadas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler e interpretar um texto narrativo sobre piadas. Reconhecer as especificidades do gênero piada, através de atividades relacionadas Exercitar a linguagem oral, através de um campeonato de piadas. 13/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 46493 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
15 |
As Histórias sem fim: um tipo de modalidade da literatura oral
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar o que são histórias sem fim. - Reconhecer as histórias sem fim como uma das modalidades de literatura oral . -Conhecer vários modelos de histórias sem fim (contadas e cantadas). -Tomar contato com a obra de.Câmara Cascudo e MAlba TAhan (coletadores... 17/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5972 acesso(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
16 |
A construção da história a partir do improviso
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Produzir textos individuais orais e escritos. Perceber que as escolhas feitas ao elaborar uma história não são aleatórias, mas decorrentes das condições em que o discurso é realizado. Desenvolver, de forma reflexiva, a capacidade de produção de leitura de textos verbais e não-... 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7549 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
17 |
CONTOS POPULARES
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos populares e suas especificidades. - Conhecer a cultura brasileira. 24/05/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 87584 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
18 |
Produzindo um texto oral: DEBATE sobre convivência.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Incentivar os alunos, a partir de um texto, a discutir sobre o tema convivência. Verificar os argumentos que os alunos usam para defender as suas ideias. Registrar as dicas mais importantes para um bom con... 26/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6951 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
19 |
Exposição oral temática
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno aprenda a: Planejar, realizar e avaliar uma apresentação oral sobre um determinado tema. Ouvir e respeitar as formas de expressão oral manifestadas pelos colegas. 07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13220 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
20 |
Expondo ideias: como se apresentar em um seminário
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Com a sequência de aulas que será sugerida o aluno aprenderá: - a transmitir, em formato de seminário, informações pesquisadas sobre determinado tema, de forma clara e eficaz; - construir um texto formal que garantirá a estrutura de apresentação do seminário; - usar a capacida... 03/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34128 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
21 |
Trabalhando com a oralidade por meio de uma propaganda de brinquedos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Nesta aula, pretendemos que os alunos elaborem uma propaganda para vender determinado produto, com o objetivo de trabalhar a linguagem oral, para isso as crianças deverão: • Usar a língua falada em determinada situação, buscando empregar a variedade lingüística adequada. • Pla... 23/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9684 acesso(s) |
PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
22 |
Spot: anúncio oral
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do spot. Identificar a finalidade do gênero textual spot. Compreender a relação entre os diferentes elementos que compõem um spot (texto escrito/falado, efeitos sonoros, música de fundo...). Conhecer as práticas sociais de... 05/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7833 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
23 |
Jingle
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais do jingle. - Identificar a finalidade do gênero textual jngle. - Trabalhar a linguagem oral. - Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do jingle. 21/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 18612 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
24 |
Lendo poesias: convite à expressão oral e possibilidades de leitura de mundos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Expressar-se oralmente e ler com maior desenvoltura, a partir do contato com poemas, livros e revistas; Escrever com mais propriedade, tendo por base as leituras realizadas; Usar com mais clareza o léxico Português; Compartilhar experiências de leitura de poesias. 13/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 11816 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 30089 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!