18/07/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Não são necessários conhecimentos prévios por parte do aluno. Porém, o tema desta aula poderá ser mais bem aproveitado se o aluno tiver acesso aos conteúdos trabalhados nas seguintes aulas deste Portal:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49770 (acesso em 17.07.2013);
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49474 (acesso em 17.07.2013);
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49131 (acesso em 17.07.2013);
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49121 (acesso em 17.07.2013).
ATIVIDADE 1: Professor, no laboratório de informática ou com a ajuda de um datashow, projete as seguintes imagens (ou quaisquer outras que contenham o tema a ser trabalhado no texto).
SUGESTÕES:
a) Quem são as pessoas que aparecem nas imagens?
b) Onde elas estão?
c) O que essas pessoas estão fazendo?
d) Qual é o período do dia: manhã, tarde ou noite?
e) Que tipo de atividade as pessoas estão fazendo ou do que estão participando?
f) O que elas carregam? O que está escrito nos cartazes, faixas, imagens?
ATIVIDADE 2: Depois da descrição das imagens e da discussão das perguntas propostas, peça para que os alunos elaborem suas próprias hipóteses sobre o texto (transcrito abaixo) a ser trabalhado na aula,.
ATIVIDADE 3: Em seguida, peça para que os alunos, em grupos ou pares, elaborem uma lista de palavras (em português ou em inglês, dependendo do nível de proficiência de cada turma) que poderão ser encontradas no texto, baseando-se na descrição das imagens da atividade 1 e nas hipóteses levantadas por eles na atividade 2.
ATIVIDADE 4: A fim de que haja uma maior interação entre os alunos, peça para que troquem de grupos e compartilhem sua lista de palavras. Desse maneira, o número de palavras poderá ser maior, uma vez que os grupos poderão levantar palavras diferentes uns dos outros, o que enriquece o vocabulário a ser trabalhado na aula.
ATIVIDADE 2: Distribua para cada aluno uma cópia xercada com o texto completo. O mesmo deverá ser projetado no datashow, facilitando a exposição do conteúdo a ser trabalhado na aula e o acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas pelo professor. Inicialmente, conduza os alunos para a observação da imagem contida no texto e questione:
Observe se cada aluno contribui com a discussão, criando um clima de interação entre os estudantes e de participação de todos.
ATIVIDADE 3: Dispense um tempo de 10 minutos aproximadamente, para a leitura silenciosa do texto. Instrua os alunos a não interromperem a leitura ao encontrarem uma palavra desconhecida.
Tens of thousands of workers across Brazil joined a day of strikes called by trade unions that ended in clashes between police and protesters.
Ports and motorways were blocked, banks and schools stayed closed, and crowds marched through Rio de Janeiro, where riot police deployed tear gas.
The unions want improved working conditions and better public services.
The crowds were smaller than in last month's protests, which brought more than a million people onto the streets.
The June demonstrations were sparked by transport fare rises, but quickly encompassed other issues including the cost of staging the World Cup and corruption.
Those demonstrations often ended in fighting between police and protesters.
Thursday's so-called "National Day of Struggles" was largely peaceful.
Riot police moved in to quell the protests in Rio
However, several thousand protesters clashed with police in Rio and police fired tear gas to disperse the crowds.
The BBC's Julia Carneiro in Rio says Thursday's day of action was much more traditional than the earlier demonstrations, with trade unions and political banners prominent in the crowds.
The protesters' demands included the reduction of working hours, more investment in health and education, and free public transport.
ATIVIDADE 4: Após o tempo determinado para a leitura, peça para que alguns alunos leiam em voz alta e os demais acompanhem. Para alguns alunos, o texto poderá oferecer um grau razoável de dificuldade e, portanto, a leitura precisa ser mediada pelo professor. Fique atento às dificuldades dos alunos, no que se refere ao vocabulário e à compreensão do texto. Para isso, peça que reflitam sobre o assunto do texto, identificando a opinião do escritor sobre os protestos, assim como os aspectos positivos e negativos levantados pelo autor do texto e as demais informações contidas na reportagem.
ATIVIDADE 5: Peça aos aluno que leiam o texto outras vezes, sublinhando as palavras cognatas e circulando as repetidas. Em duplas, os alunos devem socializar o sentido de palavras e expressões conhecidas. Troque as duplas, de modo a favorecer a interação e a difusão do vocabulário introduzido no texto.
ATIVIDADE 1: Nesse momento da aula, os alunos deverão ler novamente o texto e elaborar perguntas sobre ele para os colegas responderem. O professor deverá ajudar com as respostas, que deverão, durante a correção, ser escritas no quadro, esclarecendo possíveis dúvidas. Esse é o momento de o professor retomar alguns pontos estruturais da língua inglesa, tal como trabalhados na aula publicada neste portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49474 (acesso em 17.07.2013)
ATIVIDADE 2: Em duplas, os alunos deverão circular as palavras desconhecidas. Com a ajuda de um dicionário, deverão procurar pelo seu significado. Sugestões de dicionários online:
https://docs.google.com/presentation/d/1l0V0SqEgo-lfhabBwexfS_7bcBbMkMJXP1j5fQ2lxxc/present?pli=1&ueb=true#slide=id.p56 (acesso em 17.07. 2013)
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/EnsFundMedio/CicloII/LerEscrever/CadernoOrientacaoDidatica_Ingles.pdf (acesso em 17.07.2013)
http://www.slideshare.net/libraryyard/reading-strategies-544700?from_search=3 (acesso em 17.07.2013)
http://www.breakingnewsenglish.com/1307/130713-fried_eggs.html (acesso em 17.07.2013)
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!