Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Medidinha Certa” na escola: qual é sua meta? – Parte 2

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Refletir sobre o próprio estilo de vida e de sua família a partir do conhecimento relativo aos perigos da má alimentação e do sedentarismo.

2. Calcular o seu próprio Índice de Massa Corporal (IMC) e de seus familiares.

3. Avaliar a necessidade de mudanças de hábitos a partir do resultado do IMC, da construção de um Diário Semanal sobre alimentação e atividade física, além da análise e orientação profissional.

4. Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências e analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.

5. Propor soluções para os problemas/inadequações diagnosticadas sobre a alimentação e nível de atividade física individual e dos familiares, fora e na escola.

Duração das atividades
03 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Ter vivenciado a aula do Portal do Professor intitulada “Medidinha certa: qual é sua meta? – Parte 1”

2. Noções sobre alimentação e prática de atividade física.

3. Noções sobre a construção textual e utilização da Língua Portuguesa.

4. Conhecimento matemático sobre multiplicação e divisão.

5. Capacidade de interpretação, manipulação e relação entre informações, assim como enfrentamento de situações-problema.

6. Estabelecimento da razão e/ou regra de três e/ou propriedade fundamental da proporção.

7. Utilização de régua, compasso e transferidor.

8. Construção de quadro ou tabela e círculo.

Estratégias e recursos da aula

 

Após a vivência da aula do Portal do Professor “Medidinha certa: qual é sua meta? – Parte 1”, estabeleça uma pareceria com o(a) professor(a) de Matemática e peça-lhe que desenvolva com os alunos as seguintes aulas disponíveis no Portal do Professor:

- Medidas do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos: subsídio para a construção de gráficos de setor – parte 1.

Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50410>. Acesso em 14 de ago. de 2013.

- Medidas do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos: subsídio para a construção de gráficos de setor – parte 2.

Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50446>. Acesso em 14 de ago. de 2013.

 

A partir dessas aulas os alunos conhecerão seu próprio Índice de Massa Corporal (IMC), como calculá-lo, refletir sobre os valores de toda turma e os riscos da Obesidade Infantil.

 

PRIMEIRO MOMENTO: Discussão sobre o IMC e reflexão sobre alimentação e prática regular de atividade física

Com base nos dados coletados, faça uma discussão sobre os resultados gerais da turma, e solicite aos alunos que reflitam sobre sua alimentação e a prática regular de atividade física. Instigue-o a calcular o IMC de seus familiares e incentive os pais ou responsáveis a levá-lo ao pediatra para uma avaliação médica mais detalhada.

 

Em seguida, sugira aos alunos que façam um DIÁRIO SEMANAL constando:

1.  O número de refeições, horário, quantidade e tipo de alimento ingerido.

2. O dia, duração e tipo de atividade física realizada.

 

SEGUNDO MOMENTO: Relato dos alunos

Professor(a), com a presença de um(a) nutricionista e/ou profissional de Educação Física especializado em Nutrição e/ou outro profissional (merendeiros[as], professores de Ciências, etc), destine parte do tempo de sua aula para os alunos, resumidamente, apresentarem seus DIÁRIOS SEMANAIS que envolveram registros, tanto sobre alimentação quanto a prática de atividade física.

 

TERCEIRO MOMENTO: Avaliação Nutricional

Em seguida, permita que o profissional convidado(a) faça uma palestra, mesa-redonda ou bate-papo sobre os hábitos alimentares relatados pelos alunos e aborde outras temáticas que julgar necessário, como por exemplo:

- Pirâmide alimentar

- Leis da alimentação (Lei da Unidade, Lei da Quantidade, Lei da Qualidade e Lei da Adequação)

- Como calcular o valor calórico dos alimentos

- Alimentação escolar

- Importância do acompanhamento profissional

- Principais causas e consequências da Obesidade

 

Como fomento de ideias para este momento, sugerimos que o(a) professor(a) assista o vídeo da TV Escola intitulado “Aula lá fora – EPS. 06 - Alimentação”. Trata-se de um vídeo de aproximadamente 27 minutos que mostra o trabalho de uma professora sobre o tema alimentação equilibrada.

Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4959>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

Ao final da aula professor(a), recolha o DIÁRIO SEMANAL de cada aluno para análise extraclasse, mais detalhada, que servirá de subsídio para as discussões da próxima aula.

 

QUARTO MOMENTO: Avaliação sobre a prática regular de atividade física

Retomando a apresentação da aula anterior e recorrendo aos registros feitos no DIÁRIO SEMANAL entregue pelos alunos, o(a) professor deverá tecer uma avaliação sobre o nível (tempo) médio de atividade física semanal de cada aluno, sua relação com os IMC dos alunos e a obesidade infantil.

 

Na tentativa de despertar uma mudança de hábito nos alunos e em seus familiares, proponha aos alunos que façam, por escrito, uma avaliação sobre os seus hábitos alimentares e de atividade física, assim como de seus familiares. Diante do exposto, no mesmo documento, peça-o para registrar uma meta individual e para os membros da família. Oriente-o a estipular um tempo para esta meta e como pretende alcançá-la.

Professor(a), não esqueça de combinar as datas em que a metas parciais serão socializadas entre o grupo.

 

QUINTO MOMENTO: Projeto Atividade Lúdica no Recreio

Como uma forma de ajudar as crianças, o(a) professor(a) pode propor um mês de atividades lúdicas orientadas na hora do recreio. Para tanto, pode solicitar os alunos que listem no quadro, atividades lúdicas que gostariam de praticar na hora do recreio e que são viáveis, considerando o espaço físico, tempo, número de crianças envolvidas e pessoal envolvido.

Em seguida, pode dividir a sala em grupos, cada qual com a função de propor, por escrito e depois oralmente, uma atividade orientada para o recreio. Essas atividades podem ser vivenciadas durante as aulas de Educação Física antes de serem implementadas, a fim de o professor auxiliar nas adequações necessárias, dando autonomia para os alunos dirigirem/organizarem as atividades autonomamente durante o recreio.

Dependendo do número de locais disponíveis no recreio para oferta dessas atividades, podem ser realizadas várias ao mesmo tempo, ou com revezamento diário ou semanal, por exemplo. Fica a cargo do(a) professor(a) avaliar periodicamente o planejamento e desenvolvimento do projeto. 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência principalmente o cumprimento, participação nas tarefas e dinâmicas propostas em sala de aula ou como tarefa de casa. A partir das falas, das perguntas, da produção escrita individual e coletiva, da análise e propostas de solução produzidas pelos alunos e mediadas pelo(a) professor(a), será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre a alimentação e prática regular de atividade física. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.