19/08/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Estratégias e recursos:
Obs: Devido às características e aos objetivos propostos, essa proposta de ensino tem apenas um módulo.
Na primeira atividade, por meio do data show, o professor exibirá aos alunos o gênero carta do leitor, preferencialmente, em seu lugar de ocorrência.
Professor, é esperado que, para essa proposta, os alunos já dominem o gênero carta pessoal.
Antes da exibição, o professor questionará: qual a diferença de uma carta pessoal para a carta do leitor?
Professor, a ideia é que os alunos levantem hipóteses para depois checá-las.
Após as hipóteses, o professor pedirá que os alunos atentem-se para a constituição dos textos, de modo a justificar o nome dado ao gênero: carta do leitor, e indicar as características que o diferem da carta simples, em atividade posterior. Abaixo, algumas sugestões.:
Edição 2333, de 07 de ago. 2013.
http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx Acesso em 18 ago. 2013.
http://www.molon.com.br/website/images%5Cimgresumo2511.jpg Acesso em 18 ago. 2013.
http://1.bp.blogspot.com/-dgEM9aP7NvY/UFeQPvi5qgI/AAAAAAAAAW4/WI_BQdlmnt8/s640/Carta+ao+leitor.jpg Acesso em 18 ago. 2013.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000003448/md.0000040584.png Acesso em 18 ago. 2013.
5 de julho de 2009 / 22:53 Respostas à Imprensa
Reafirmamos o que foi divulgado em carta publicada no sábado (4) pela Folha: o conselho do ISE nunca informou que a exclusão da Petrobras ocorreu pela especificação do diesel. A informação foi divulgada pelo então presidente do conselho deliberativo de uma das instituições do conselho do ISE, descumprindo regra de confidencialidade. Pela atitude antiética, a instituição foi afastada por 12 meses do conselho. Faz parte dessa mesma instituição, como conselheiro, o atual presidente do Instituto Akatu, que também é secretário executivo da Coalizão pelo Ar Limpo e integra ainda o Movimento Nossa São Paulo. Trata-se das mesmas pessoas falando através de diferentes instituições e utilizando a bandeira ambiental em uma campanha obscura cujos objetivos escapam à compreensão.
A Petrobrás desconhece a solicitação para sua retirada do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI). A empresa reafirma que nunca descumpriu a Resolução 315 do Conama e lamenta que o debate sobre a qualidade do ar esteja sendo realizado de forma leviana, com inverdades e rasgando-se a ética.
http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2009/07/05/coalizao-pelo-ar-limpo-resposta-a-folha-de-s-paulo/ Acesso em 18 ago. 2013.
Painel do Leitor - Folha de São Paulo.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/acidadeesua/ Acesso em 18 ago. 2013.
http://www.scielo.br/pdf/csp/v6n2/v6n2a13.pdf Acesso em 18 ago. 2013.
Ao final da exibição das cartas do leitor, o professor voltará à questão sobre as diferenças entre esse tipo de carta e a carta pessoal. Nesse momento, os alunos poderão discutir os pontos de aproximação e os pontos de distanciamento entre os gêneros.
Professor, crie uma tabela, conforme sugestão abaixo, em que você complete, no quadro, cada linha com a ajuda dos alunos. Assim, ter-se-á uma tabela construída coletivamente. Peça os alunos para anotarem-na no caderno.
Carta pessoal | Carta do leitor |
data, vocativo, corpo do texto, despedida e assinatura. | corpo do texto, assinatura e local de origem. |
textos mais longos. | textos mais curtos. |
remetente particular. | remetente público (editor da revista). |
não tem predominância de sequência argumentativa a priori. | predominantemente opinativa. |
objetivos diversos. | geralmente, o objetivo é de comentar, criticar ou elogiar edições anteriores da revista. Há também cartas que opinam sobre tema diverso além de sugestionarem algo. |
cumpre sua função quando o destinatário recebe e lê a carta. | cumpre sua função quando o editor da revista para a qual a carta foi endereçada publica-a. |
a carta não é reeditada pelo destinatário. | a carta é reeditada pelo editor da revista, caso este julgue necessário. |
A partir de uma reportagem atual que os alunos selecionarão conforme seu gosto, eles terão de produzir uma carta do leitor. A ideia é que essas cartas sejam endereçadas à revista cuja matéria foi comentada e aguardar para ver se a carta cumprirá sua função social, ou seja, aguardar sua publicação. Caso seja, o professor poderá publicar o link da carta no sítio da escola ou no blogue da sala.
Professor, é importante atentar-se a duas coisas:
1. o aluno tem de ter acesso a matérias de revistas ou jornais atualizadas, porque, caso contrário, não faz sentido a realização do gênero, haja vista que uma de suas características é o comentário sobre edições anteriores às atuais.
2. o aluno tem de escolher a matéria conforme sua preferência, porque não há como comentar algo que não há identificação ou mesmo aversão. O aluno precisa sentir-se, de alguma forma, "interpelado" pela matéria.
Para leitura do professor:
Artigo:
CARDOSO, D. P. Cartas do leitor: atividades para o ensino médio. Disponível em: http://200.17.141.110/periodicos/interdisciplinar/revistas/ARQ_INTER_2/INTER2_Pg_13_20.pdf Acesso em 18 ago. 2013.
CORREIA, Z. T. B.; SILVA, A. E. S. O gênero carta do leitor: análises de exemplares publicados no jornal Folha de São Paulo. Disponível em: http://www.celsul.org.br/Encontros/08/carta_leitor_folha_de_s_paulo.pdf Acesso em 18 ago. 2013.
MEDEIROS, Aline. Carta do leitor. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/vivavoz/data1/arquivos/nosdominiosdosgeneros-v2.pdf#page=30 Acesso em 18 ago. 2013.
Aulas do Portal do Professor:
Carta do leitor: interação pela linguagem. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40564 Acesso em 18 ago. 2013.
Sobre o gênero discursivo carta do leitor. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21283 Acesso em 18 ago. 2013.
Carta do leitor: marcas linguísticas na construção do sentido. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41403 Acesso em 18 ago. 2013.
O diálogo intergêneros: artigo de opinião e cartas de leitor no domínio discursivo jornalístico. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23524 Acesso em 18 ago. 2013.
Os alunos, nessa proposta, serão avaliados com base na compreensão das diferenças entre carta pessoal e carta do leitor. A diferença essencial é que os alunos entendam que o uso da carta do leitor é predominantemente argumentativo e de cunho público enquanto o uso da carta pessoal não necessariamente é argumentativo e tem cunho particular. Isso ficará evidente durante a atividade 2, elaboração do quadro de diferenças entre os gêneros, e durante a elaboração da carta do leitor, em que o aluno terá necessariamente de obedecer às particularidades do gênero.
Quatro estrelas 2 classificações
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24/04/2014
Três estrelasAchei Bom ! Parabéns !!
09/10/2013
Cinco estrelasMuito boa a proposta com diversos textos que possibilita aos alunos analisar, comparar e discutir semelhanças e diferenças dentro do gênero.