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Carta do leitor:o que distingue esse gênero da carta pessoal?

 

19/08/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Distinguir carta pessoal e carta do leitor.
  • Produzir uma carta do leitor.
Duração das atividades
1 aula de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Carta pessoal.
  • Argumentação.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • discussão coletiva e oral;
  • comparação entre dois gêneros da mesma família: carta;
  • exibição e leitura de cartas do leitor;
  • produção de cartas do leitor.

 

Obs: Devido às características e aos objetivos propostos, essa proposta de ensino tem apenas um módulo.

Módulo 1

Atividade 1

  • O objetivo dessa atividade é levantar hipóteses sobre as diferenças entre a carta pessoal e a carta do leitor.

 

Na primeira atividade, por meio do data show, o professor exibirá aos alunos o gênero carta do leitor, preferencialmente, em seu lugar de ocorrência.

Professor, é esperado que, para essa proposta, os alunos já dominem o gênero carta pessoal.

Antes da exibição, o professor questionará: qual a diferença de uma carta pessoal para a carta do leitor? 

Professor, a ideia é que os alunos levantem hipóteses para depois checá-las.

Após as hipóteses, o professor pedirá que os alunos atentem-se para a constituição dos textos, de modo a justificar o nome dado ao gênero: carta do leitor, e indicar as características que o diferem da carta simples, em atividade posterior. Abaixo, algumas sugestões.:

 

1

Edição 2333, de 07 de ago. 2013.

http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx  Acesso em 18 ago. 2013. 

 

http://www.molon.com.br/website/images%5Cimgresumo2511.jpg  Acesso em 18 ago. 2013.

 

http://1.bp.blogspot.com/-dgEM9aP7NvY/UFeQPvi5qgI/AAAAAAAAAW4/WI_BQdlmnt8/s640/Carta+ao+leitor.jpg  Acesso em 18 ago. 2013.  

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000003448/md.0000040584.png  Acesso em 18 ago. 2013.

 

Coalizão pelo ar limpo – resposta à Folha de S. Paulo

5 de julho de 2009 / 22:53 Respostas à Imprensa

Sem dúvida, como afirma Gilberto Dimenstein em sua coluna de 5/7 (clique na imagem ao lado), a qualidade do ar envolve vários agentes. Entretanto, a Coalizão pelo Ar Limpo só responsabiliza a Petrobras e as montadoras pela poluição do ar em SP. Por quê? Mesmo chamando atenção para os outros responsáveis, o jornalista dá voz à Coalizão, reproduzindo a informação inverídica de que a Petrobras foi excluída do Índice de Sustentabilidade da Bovespa (ISE) pelo teor de enxofre em seu diesel.

 

Reafirmamos o que foi divulgado em carta publicada no sábado (4) pela Folha: o conselho do ISE nunca informou que a exclusão da Petrobras ocorreu pela especificação do diesel. A informação foi divulgada pelo então presidente do conselho deliberativo de uma das instituições do conselho do ISE, descumprindo regra de confidencialidade. Pela atitude antiética, a instituição foi afastada por 12 meses do conselho. Faz parte dessa mesma instituição, como conselheiro, o atual presidente do Instituto Akatu, que também é secretário executivo da Coalizão pelo Ar Limpo e integra ainda o Movimento Nossa São Paulo. Trata-se das mesmas pessoas falando através de diferentes instituições e utilizando a bandeira ambiental em uma campanha obscura cujos objetivos escapam à compreensão.

A Petrobrás desconhece a solicitação para sua retirada do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI). A empresa reafirma que nunca descumpriu a Resolução 315 do Conama e lamenta que o debate sobre a qualidade do ar esteja sendo realizado de forma leviana, com inverdades e rasgando-se a ética.

http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2009/07/05/coalizao-pelo-ar-limpo-resposta-a-folha-de-s-paulo/ Acesso em 18 ago. 2013.

 

2

Painel do Leitor - Folha de São Paulo.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/acidadeesua/ Acesso em 18 ago. 2013.  

3

http://www.scielo.br/pdf/csp/v6n2/v6n2a13.pdf Acesso em 18 ago. 2013. 

 

Atividade 2

  • A proposta é que os alunos comparem as cartas pessoal e do leitor, formalizando suas diferenças.

 

Ao final da exibição das cartas do leitor, o professor voltará à questão sobre as diferenças entre esse tipo de carta e a carta pessoal. Nesse momento, os alunos poderão discutir os pontos de aproximação e os pontos de distanciamento entre os gêneros.

Professor, crie uma tabela, conforme sugestão abaixo, em que você complete, no quadro, cada linha com a ajuda dos alunos. Assim, ter-se-á uma tabela construída coletivamente. Peça os alunos para anotarem-na no caderno.

Carta pessoal Carta do leitor
data, vocativo, corpo do texto, despedida e assinatura.  corpo do texto, assinatura e local de origem.
textos mais longos. textos mais curtos.
remetente particular. remetente público (editor da revista).
não tem predominância de sequência argumentativa a priori. predominantemente opinativa.
objetivos diversos. geralmente, o objetivo é de comentar, criticar ou elogiar edições anteriores da revista. Há também cartas que opinam sobre tema diverso além de sugestionarem algo.
cumpre sua função quando o destinatário recebe e lê a carta. cumpre sua função quando o editor da revista para a qual a carta foi endereçada publica-a.
a carta não é reeditada pelo destinatário. a carta é reeditada pelo editor da revista, caso este julgue necessário.

 

Atividade 3

  • Momento de produção do gênero.

 

A partir de uma reportagem atual que os alunos selecionarão conforme seu gosto, eles terão de produzir uma carta do leitor. A ideia é que essas cartas sejam endereçadas à revista cuja matéria foi comentada e aguardar para ver se a carta cumprirá sua função social, ou seja, aguardar sua publicação. Caso seja, o professor poderá publicar o link da carta no sítio da escola ou no blogue da sala.

Professor, é importante atentar-se a duas coisas:

1. o aluno tem de ter acesso a matérias de revistas ou jornais atualizadas, porque, caso contrário, não faz sentido a realização do gênero, haja vista que uma de suas características é o comentário sobre edições anteriores às atuais.

2. o aluno tem de escolher a matéria conforme sua preferência, porque não há como comentar algo que não há identificação ou mesmo aversão. O aluno precisa sentir-se, de alguma forma, "interpelado" pela matéria.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Artigo:

CARDOSO, D. P. Cartas do leitor: atividades para o ensino médio. Disponível em: http://200.17.141.110/periodicos/interdisciplinar/revistas/ARQ_INTER_2/INTER2_Pg_13_20.pdf Acesso em 18 ago. 2013.

CORREIA, Z. T. B.; SILVA, A. E. S. O gênero carta do leitor: análises de exemplares publicados no jornal Folha de São Paulo. Disponível em: http://www.celsul.org.br/Encontros/08/carta_leitor_folha_de_s_paulo.pdf Acesso em 18 ago. 2013.

MEDEIROS, Aline. Carta do leitor. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/vivavoz/data1/arquivos/nosdominiosdosgeneros-v2.pdf#page=30 Acesso em 18 ago. 2013.

Aulas do Portal do Professor:

Carta do leitor: interação pela linguagem. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40564 Acesso em 18 ago. 2013. 

Sobre o gênero discursivo carta do leitor. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21283 Acesso em 18 ago. 2013.

Carta do leitor: marcas linguísticas na construção do sentido. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41403 Acesso em 18 ago. 2013.

O diálogo intergêneros: artigo de opinião e cartas de leitor no domínio discursivo jornalístico. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23524 Acesso em 18 ago. 2013. 

Avaliação

Os alunos, nessa proposta, serão avaliados com base na compreensão das diferenças entre carta pessoal e carta do leitor. A diferença essencial é que os alunos entendam que o uso da carta do leitor é predominantemente argumentativo e de cunho público enquanto o uso da carta pessoal não necessariamente é argumentativo e tem cunho particular. Isso ficará evidente durante a atividade 2, elaboração do quadro de diferenças entre os gêneros, e durante a elaboração da carta do leitor, em que o aluno terá necessariamente de obedecer às particularidades do gênero.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Ana Caroline, Pequeno Principe , Pernambuco - disse:
    carol_lourenco2001@hotmail.com

    24/04/2014

    Três estrelas

    Achei Bom ! Parabéns !!


  • Sheila, EMEB Professora Janete Mally Betti Simões (Fund I) , São Paulo - disse:
    sheila_oliver@yahoo.com.br

    09/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa a proposta com diversos textos que possibilita aos alunos analisar, comparar e discutir semelhanças e diferenças dentro do gênero.


Sem classificação.
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