14/10/2013
Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes a:
- Refletir sobre a dinâmica do tempo e do espaço;
- Conhecer algumas das tradições de famílias sertanejas no Nordeste brasileiro;
- Entender os motivos dos conflitos pela terra no Brasil.
Os estudantes devem ter conhecimentos sobre o processo de ocupação e formação do território brasileiro.
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os estudantes sejam instigados a refletirem sobre a dinâmica do tempo e do espaço em alguns lugares no interior do Brasil, ressaltando aspectos das tradições seguidas por algumas famílias que viveram/vivem no Sertão da região Nordeste do Brasil, bem como entender alguns dos motivos da luta pela terra em nosso país.
Sugerimos que parte destas atividades seja desenvolvida em sala de aula ou, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, em um laboratório de informática. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula utilizando um computador apenas conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01: Vídeo e debate
PASSO A PASSO
Professor (a), inicie a aula comentando com os estudantes sobre as produções cinematográficas no Brasil. Destaque o filme Abril Despedaçado, dirigido por Walter Salles, lançado em 2002. Pergunte:
- Permita que os estudantes exponham seus conhecimentos prévios e, se não tiverem assistido ao filme, convide-os para assistirem sob uma perspectiva geográfica. Planeje um momento para uma apresentação do filme (Figura 01) e explique que o mesmo foi inspirado no livro homônimo do escritor Albanês Ismail Kadaré. Adaptado para o sertão nordestino dos anos 1910/20 e rodado em Ibotirama (BA), o filme narra a rivalidade entre duas famílias locais, cujos membros juram vingança e travam duelos que se perpetuam ao longo de gerações.
- Apresente aos estudantes a sinopse do filme:
Fonte: <http://www.youtube.com/watch?v=4bIIAO26HJo>. Acesso em 02/10/2013.
Figura 01: Capa do filme Abril Despedaçado
Fonte: Disponível em: <http://interfilmes.com/filme_12499_Abril.Despedacado-(Abril.Despedacado).html>. Acesso em 01/09/2013.
Comentário: Informe que este filme foi muito bem avaliado pela crítica, sendo classificado entre os melhores filmes brasileiros. "Abril Despedaçado" recebeu uma indicação ao prêmio de melhor filme em Língua Estrangeira no festival Globo de Ouro. Recebeu também uma indicação ao BAFTA, na categoria "Melhor Filme Estrangeiro", e o diretor Walter Salles foi escolhido como o melhor diretor no Festival de Cinema de Havana (CUBA). Para baixar o filme, acesse o endereço web <http://www.youtube.com/watch?v=wqzx1fWF2cY> (acesso em 28/09/2013).
- Oriente os estudantes a ficarem atentos e a fazerem anotações das cenas que mais lhes despertarem a atenção e, após assistirem ao filme, peça para formarem um círculo e medie uma "roda de conversa" sobre os fatos geográficos mostrados no decorrer do filme, como: as relações tempo e espaço (lugar), condições de vida das pessoas que vivem no Sertão semiárido do Brasil, a diversidade cultural, as principais atividades econômicas mostradas em algumas cenas, os meios de transporte utilizados para circulação das pessoas, as paisagens urbana e rural, dentre outros.
- Auxilie-os a fazerem um quadro-síntese no caderno ou em um arquivo no computador, resumindo os principais aspectos apontados anteriormente. Evidencie a importância do uso de imagens, mapas e documentários como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
Atividade 02: Pesquisa
PASSO A PASSO
- Solicite aos estudantes que formem grupos de 4 a 5 pessoas. Posteriormente, recorde algumas cenas do filme e proponha uma atividade de pesquisa com vistas a refletirem sobre a seguinte problemática,:
- Para responderem a estas questões e a outras que surgirem, oriente os alunos a pesquisarem em livros geográficos e a consultarem sites de busca na internet para acessaram informações e questões que abordem a temática. Sugira a leitura dos textos "Questão Agrária no Brasil", disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/questao-agraria-no-brasil.htm> e "Atlas da Questão Agrária Brasileira", disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/>, (acesso em 16/09/2013).
Comentário: Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online (Figura 02) disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
Figura 02: Página inicial da BRITANNICA ESCOLA ONLINE.
Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 23/09/2013.
- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos por todos os estudantes.
- Ressalte aos grupos que eles deverão entregar um relatório com um quadro-síntese dos resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).
Atividade 03
Socialização dos resultados e considerações finais
- Discuta previamente com os grupos para saber quais recursos serão usados e o tempo que isso poderá tomar em seu planejamento. Acompanhe atentamente as apresentações, intervenha para esclarecer possíveis dúvidas ou equívocos com os quais os estudantes tenham se deparado e permita que cada um exponha seu ponto de vista a partir das fontes de informação que encontrou.
- Faça a mediação do debate entre os grupos, ressaltando as informações mais importantes trazidas pelos debatedores. Nas exposições dos grupos e no debate, deve ser evidenciado, a partir das questões propostas anteriormente, que:
Figura 03: Camisa ao vento
Fonte: <http://omeumundodavida.wordpress.com/2010/06/17/uma-abordagem-dos-aspectos-identitarios-e-simbolicos-presentes-no-filme-abril-despedacado-de-walter-salles/>. Acesso em 28/09/2013.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática e explorar também a literatura, gênero literário e outros; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais que se apropriam do espaço, e como modificam a paisagem; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes dos principais usos do solo; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
A questão agrária brasileira. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42096>. Acesso em 15/08/2013.
A reforma agrária como solução para os problemas sociais brasileiros - UCA. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37213>. Acesso em 15/08/2013.
A reforma agrária e os movimentos sociais no campo. Pesquisa científica para o ensino médio. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41621>. Acesso em 15/08/2013.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/08/2013.
Histórico da questão agrária. <http://www.incra.gov.br/index.php/reforma-agraria-2/questao-agraria/historico-da-questao-agraria>. Acesso em 15/08/2013.
MST: As origens da luta pela terra no Brasil. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28571>. Acesso em 15/08/2013.
Que é a questão agrária atual? Disponível em: <http://www.mst.org.br/node/8382>. Acesso em 15/08/2013.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos estudantes em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar a compreensão de cada um sobre o tema estudado, a partir da participação na apresentação (exposição) e no debate.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
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