Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Abril Despedaçado" - Aspectos geográficos

 

14/10/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes a:

- Refletir sobre a dinâmica do tempo e do espaço;

- Conhecer algumas das tradições de famílias sertanejas no Nordeste brasileiro;

- Entender os motivos dos conflitos pela terra no Brasil.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem ter conhecimentos sobre o processo de ocupação e formação do território brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os estudantes sejam instigados a refletirem sobre a dinâmica do tempo e do espaço em alguns lugares no interior do Brasil, ressaltando aspectos das tradições seguidas por algumas famílias que viveram/vivem no Sertão da região Nordeste do Brasil, bem como entender alguns dos motivos da luta pela terra em nosso país.

 hhh

Sugerimos que parte destas atividades seja desenvolvida em sala de aula ou, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, em um laboratório de informática. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

hh

Atividade 01: Vídeo e debate

 

"Abril Despedaçado"... Uma leitura geográfica 

 PASSO A PASSO

Professor (a), inicie a aula comentando com os estudantes sobre as produções cinematográficas no Brasil. Destaque o filme Abril Despedaçado, dirigido por Walter Salles, lançado em 2002. Pergunte:

  • Você já assistiu ao filme Abril Despedaçado?
  • Quem é o diretor deste filme?
  • Quem são os personagens principais que atuam neste filme?
  • Em qual ano/década a história acontece? 
  • Qual é a história narrada? Onde e como tudo acontece?

 

- Permita que os estudantes exponham seus conhecimentos prévios e, se não tiverem assistido ao filme, convide-os para assistirem sob uma perspectiva geográfica. Planeje um momento para uma apresentação do filme (Figura 01) e explique que o mesmo foi inspirado no livro homônimo do escritor Albanês Ismail Kadaré. Adaptado para o sertão nordestino dos anos 1910/20 e rodado em Ibotirama (BA), o filme narra a rivalidade entre duas famílias locais, cujos membros juram vingança e travam duelos que se perpetuam ao longo de gerações.

- Apresente aos estudantes a sinopse do filme:

  • SinopseAbril 1910 - Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho (Rodrigo Santoro), filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai (José Dumont) a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra. Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois: os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu (Ravi Ramos Lacerda), Tonho começa a questionar a lógica da violência e da traição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho...

Fonte: <http://www.youtube.com/watch?v=4bIIAO26HJo>. Acesso em 02/10/2013.

 

 

Figura 01: Capa do filme Abril Despedaçado

hhh

Fonte: Disponível em: <http://interfilmes.com/filme_12499_Abril.Despedacado-(Abril.Despedacado).html>. Acesso em 01/09/2013.

 

Comentário: Informe que este filme foi muito bem avaliado pela crítica, sendo classificado entre os melhores filmes brasileiros. "Abril Despedaçado" recebeu uma indicação ao prêmio de melhor filme em Língua Estrangeira no festival Globo de Ouro. Recebeu também uma indicação ao BAFTA, na categoria "Melhor Filme Estrangeiro", e o diretor Walter Salles foi escolhido como o melhor diretor no Festival de Cinema de Havana (CUBA). Para baixar o filme, acesse o endereço web <http://www.youtube.com/watch?v=wqzx1fWF2cY> (acesso em 28/09/2013).

Oriente os estudantes a ficarem atentos e a fazerem anotações das cenas que mais lhes despertarem a atenção e, após assistirem ao filme, peça para formarem um círculo e medie uma "roda de conversa" sobre os fatos geográficos mostrados no decorrer do filme, como: as relações tempo e espaço (lugar), condições de vida das pessoas que vivem no Sertão semiárido do Brasil, a diversidade cultural, as principais atividades econômicas mostradas em algumas cenas, os meios de transporte utilizados para circulação das pessoas, as paisagens urbana e rural, dentre outros.

- Auxilie-os a fazerem um quadro-síntese no caderno ou em um arquivo no computador, resumindo os principais aspectos apontados anteriormente. Evidencie a importância do uso de imagens, mapas e documentários como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

Atividade 02: Pesquisa

"Abril Despedaçado"... Conflitos relacionados à posse da Terra no Brasil contemporâneo

PASSO A PASSO

hhh
 
 

 

 

 

 

 

 

 

- Solicite aos estudantes que formem grupos de 4 a 5 pessoas. Posteriormente, recorde algumas cenas do filme e proponha uma atividade de pesquisa com vistas a refletirem sobre a seguinte problemática,:

  • Quem eram as pessoas que viviam no "Riacho das Almas"? Em que região do Brasil se localiza este lugar?
  • Qual o nível de escolaridade dessas pessoas?
  • Como era a relação dessas pessoas com o "tempo" e com o "espaço"? Que cenas do filme expressam essas relações?
  • Será que essas relações ainda são as mesmas nos dias de hoje?
  • Quais eram as técnicas utilizadas para produzir as atividades econômicas? Os modos de produzir atualmente ainda são os mesmos?
  • Quais as características naturais desse lugar (clima, vegetação, relevo...)?
  • Quais sentimentos regiam a vida das pessoas das duas famílias?
  • Por que essas pessoas viviam em conflito?
  • Quais são os principais conflitos relacionados à posse de Terra no Brasil, na atualidade? Explique por que eles ocorrem.
  • Que projetos têm sido desenvolvidos para minimizar esta questão?

 

Para responderem a estas questões e a outras que surgirem, oriente os alunos a pesquisarem em livros geográficos e a consultarem sites de busca na internet para acessaram informações e questões que abordem a temática. Sugira a leitura dos textos "Questão Agrária no Brasil", disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/questao-agraria-no-brasil.htm> e "Atlas da Questão Agrária Brasileira", disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/>, (acesso em 16/09/2013).

Comentário: Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online (Figura 02) disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

Figura 02: Página inicial da BRITANNICA ESCOLA ONLINE.

 vv

Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 23/09/2013.

 

- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos por todos os estudantes.

- Ressalte aos grupos que eles deverão entregar um relatório com um quadro-síntese dos resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

 

Atividade 03

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

- Discuta previamente com os grupos para saber quais recursos serão usados e o tempo que isso poderá tomar em seu planejamento. Acompanhe atentamente as apresentações, intervenha para esclarecer possíveis dúvidas ou equívocos com os quais os estudantes tenham se deparado e permita que cada um exponha seu ponto de vista a partir das fontes de informação que encontrou.

- Faça a mediação do debate entre os grupos, ressaltando as informações mais importantes trazidas pelos debatedores. Nas exposições dos grupos e no debate, deve ser evidenciado, a partir das questões propostas anteriormente, que:

  • O filme Abril Despedaçado apresenta uma realidade brasileira no início do século XX, assinalando, especialmente, as condições de vida de diversas famílias que viviam no interior do país e não possuem terra para promover atividades básicas para sua subsistência;
  • A trama se desenvolve em uma fazenda no interior da região Nordeste do Brasil, num "tempo lento" (ditado pelo balanço da camisa suja de sangue pendurada ao vento - Figura 03), regido pelo ciclo da natureza, e a dinâmica dos "lugares" quase não existe, pois aquele lugar quase se confunde com o mundo, pelo menos para aquelas pessoas que vivem a repetição da vida, mantida pelas tradições que esmagam os sonhos, a esperança, a criação...

Figura 03: Camisa ao vento

Fonte: <http://omeumundodavida.wordpress.com/2010/06/17/uma-abordagem-dos-aspectos-identitarios-e-simbolicos-presentes-no-filme-abril-despedacado-de-walter-salles/>. Acesso em 28/09/2013.

 

  • O Filme enfatiza a vingança, dita pela frase da mãe: "aqui a morte é quem manda nos vivos", sentimento muito comum entre diversos grupos que disputam um pedaço de terra no interior do Brasil, promovendo muitas mortes ainda dias atuais.
  • A trama evidencia um dos grandes problemas vivenciados por inúmeras famílias espalhadas até hoje pelo Brasil afora: a luta ancestral entre famílias pela posse da terra. Em especial, comente a cena do "Menino" quando percebe que não é um boi que "roda, roda e nunca sai do lugar".
  • O filme mostra práticas comuns que se tornam costumes e vice-versa, e confundem-se com a repetição dos eventos ao longo das gerações; essas passam a regular o comportamento dos indivíduos entre si e com as coisas, reproduzindo a sociedade.
  • A questão agrária no Brasil, compreendida como o conjunto de problemas inerentes ao desenvolvimento do sistema capitalista no campo, originou-se no processo de colonização, com a ocupação de terras e escravizações das populações indígenas, e segue nos dias atuais, com os dilemas da política fundiária que rege o nosso país.

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática e explorar também a literatura, gênero literário e outros; com História Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais que se apropriam do espaço, e como modificam a paisagem; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes dos principais usos do solo; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

A questão agrária brasileira. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42096>. Acesso em 15/08/2013.

A reforma agrária como solução para os problemas sociais brasileiros - UCA. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37213>. Acesso em 15/08/2013.

A reforma agrária e os movimentos sociais no campo. Pesquisa científica para o ensino médio. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41621>.  Acesso em 15/08/2013.

BRITANNICA ESCOLA ONLINE<http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/08/2013.

Histórico da questão agrária. <http://www.incra.gov.br/index.php/reforma-agraria-2/questao-agraria/historico-da-questao-agraria>. Acesso em 15/08/2013.

MST: As origens da luta pela terra no Brasil. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28571>. Acesso em 15/08/2013.

Que é a questão agrária atual? Disponível em: <http://www.mst.org.br/node/8382>. Acesso em 15/08/2013.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos estudantes em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar a compreensão de cada um sobre o tema estudado, a partir da participação na apresentação (exposição) e no debate.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.