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Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Basquetebol) – Parte 4

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Identificar e diferenciar as relações entre os fundamentos técnicos e táticos.

2. Perceber de que forma os fundamentos técnicos e táticos se materializam durante uma partida de Basquetebol.

3. Identificar e aprimorar técnicas específicas dos jogadores de Basquetebol, assim como os sistemas táticos defensivos e ofensivos mais usados nessa modalidade.

4. Organizar e distribuir os jogadores em quadra e adotar sistemas táticos defensivos e ofensivos durante uma partida de Basquetebol.

5. Interpretar, analisar e relacionar as informações obtidas pelos componentes dos grupos de trabalho e construir propostas de adequações ou mudanças táticas para superar as situações-problema presentes nas partidas de Basquetebol realizadas nas aulas.

Duração das atividades
Aproximadamente onze (11) aulas de 50min cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Capacidade de interpretação, análise e superação de situações-problema.

2. Diálogo entre seus pares e o professor.

3. Noções de jogos e/ou esportes com as mãos.

Estratégias e recursos da aula

 

Este projeto foi dividido em quatro partes e relaciona-se aos fundamentos técnicos e táticos ligados às modalidades de esportes coletivos. Para tanto, o Futebol Society (Futebol Sete Society), o Handebol e o Basquetebol serão utilizados como meio para identificação e diferenciação desses conceitos.

Além desta aula, você pode acessar outras, publicadas no portal com os seguintes títulos:

- Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos de (Futebol Society) – Parte 1

- Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Handebol) – Parte 2

- Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Handebol) – Parte 3

 

AULAS 01 e 02: Noções gerais sobre o Basquete e seus fundamentos técnicos

1º Momento:

Professor informe aos alunos que esta sequência de aulas relaciona-se aos fundamentos técnicos e táticos ligados às modalidades de esportes coletivos e que, para tanto, o Basquete será utilizado como meio para identificação e diferenciação desses conceitos.

OBSERVAÇÃO: O professor pode utilizar outros esportes coletivos, pois os objetivos desta proposta não estão centrados nas modalidades e sim nos fundamentos técnicos e táticos.

 

Ao longo das aulas, os alunos:

- assistirão a vídeos;

- realizarão trabalhos em grupo;

- vivenciarão atividades recreativas e analíticas sobre os fundamentos técnicos do Basquete;

- farão escolhas técnicas e táticas; e

- vivenciarão a modalidade de Basquete a fim de compreenderem melhor as relações entre técnica e tática.

 

Nesse sentido, estas primeiras aulas terão como objetivo relembrar as características gerais e regras mínimas do Basquetebol, reconhecer o espaço físico de jogo e iniciar a identificação dos fundamentos técnicos do Basquetebol.

 

Para tanto, serão utilizados os seguintes vídeos da TV Escola:

Vídeo 01: Basquete 1. Duração 14 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12089. Acesso em 13 de outubro de 2013.

Figura 1: Imagem do Vídeo “Basquete 1”

Video Basquete 1

Imagem retirada pela autora do site: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12089. Acesso em 13 de outubro de 2013.

 

Vídeo 02: Basquete 2. Duração 14 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12093. Acesso em 13 de outubro de 2013.

Figura 2: Imagem do Vídeo “Basquete 2”

Video Basquetebol 2

Imagem retirada pela autora do site: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12093. Acesso em 13 de outubro de 2013.

 

Sinopse: Estes vídeos destacam a saúde do corpo e os benefícios proporcionados por diferentes modalidades esportivas. Enfoca os benefícios do esporte no desenvolvimento dos valores ligados à cidadania, tais como postura ética, inclusão, solidariedade, sociabilidade e convívio com a diversidade.

 

Antes de iniciar o vídeo, divida a turma em grupos, cada qual para realizar uma tarefa (registro por escrito) durante sua reprodução. 

GRUPO 1: Listar as características gerais do Basquetebol comentadas no vídeo e complementá-las com os conhecimentos anteriormente acumulados.

GRUPO 2: Descrever o espaço físico de jogo e suas demarcações.

GRUPO 3: Listar as regras mínimas do Basquetebol comentados no vídeo e complementá-los com os conhecimentos anteriormente acumulados.

GRUPO 4: Listar os fundamentos técnicos comentados no vídeo e complementá-los com os conhecimentos anteriormente acumulados.

GRUPO 5: Listar as posições que podem ser ocupadas pelos jogadores em quadra e suas principais características citadas no vídeo.

 

2º Momento:

Após a reprodução do vídeo, solicite que cada grupo apresente suas tarefas e registre no computador, com a projeção da imagem de modo que todos acompanhem as anotações (Data Show). Caso o professor não possua tais recursos, o registro pode ser feito no quadro. Se algumas informações importantes forem suprimidas por algum grupo, faça questionamentos que favoreçam as complementações.

 

Assim que o grupo cinco fizer sua apresentação, reorganize a turma em dois grandes grupos (azul e laranja, por exemplo), cada qual com uma equipe masculina e outra feminina que pontuarão juntos. O critério para composição das equipes será o de garantir, no mínimo, um jogador com as características de cada posição do basquete, comentada no vídeo e relembrada pelo grupo cinco.

 

3º Momento:

Solicite que cada equipe numere seus jogadores e, seguindo a ordem crescente dos números, façam uma coluna atrás de uma das linhas de fundo da quadra de Basquete.

Tendo as equipes organizadas, explique que os alunos de número 01, após apito, deverão se deslocar para o local indicado pelo professor, driblando a bola de basquete. A equipe feminina disputa com a equipe feminina e a equipe masculina com a equipe masculina, porém os pontos serão computados por grupo (azul ou laranja). Assim que os alunos de número 01 concluírem sua primeira participação, retornam para o final da coluna e a atividade continua com os alunos de número 02; e assim, sucessivamente, até que todos tenham participado. O menino e a menina que chegarem primeiro, pontua para sua equipe.

Figura 3: Quadra de Basquete

Quadra Basquete

Imagem retirada pela autora do site: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2011/educacaofisica/quadra_basquete.jpg. Acesso em 13 de outubro de 2013.

 

Sugestões de desafios para a atividade supracitada:

1. Dirijam-se para local onde uma partida de Basquetebol é iniciada.

2. Supondo que vocês estão no marco zero metro e considerando que esta quadra é oficial, dirijam-se para posição vinte e oito metros.

3. Dirijam-se para linha da meia quadra oposta:

- atrás da qual a cesta convertida vale três pontos.

- atrás da qual é cobrado o lance livre.

4. Dirijam-se para a região da meia quadra oposta:

- conhecida como garrafão;

- onde a cesta convertida vale dois pontos;

- onde a bola é reposta após a conversão de uma cesta.

 

4º Momento:

Em seguida, realize uma partida de Basquete entre as equipes masculinas e outra entre as equipes femininas. As meninas exercerão a função de técnicas da equipe masculina e vice-versa. Nesse sentido, deverão:

- escalar os jogadores e suas posições;

- indicar um sistema tático defensivo e ofensivo para equipe;

- proceder com as substituições durante a partida; e

- solicitar tempo técnico.

 

Cada cesta valerá um ponto que será somado àqueles acumulados na atividade de aquecimento realizada anteriormente. Vence a equipe que somar mais pontos ao final desta sequência de aulas.

 

5º Momento:

Após o encerramento das partidas, reúna a turma e proponha uma conversa sobre os seguintes pontos:

1. Critérios adotados por cada subequipe na distribuição dos jogadores em quadra.

2. Sistemas defensivos e ofensivos escolhidos pelas equipes.

3. Principais erros ou dificuldades técnicas e táticas de cada equipe.

4. Pontos fortes e fracos de cada equipe em relação aos fundamentos técnicos e táticos.

5. Alunos que se destacaram em algum fundamento técnico ou tático específico.

 

AULAS 03 a 06: Atividades recreativas e analíticas sobre os fundamentos técnicos

Figura 4: Exemplo de Fundamento Técnico (Passe)

Fundamento Tecnico Basquete Passe

 

Imagem retirada pela autora do site: http://avaedfisica.pbworks.com/f/imaT1Basq_P5.jpg. Acesso em 13 de outubro de 2013.

1º Momento:

Professor, leia os registros feitos pelo grupo quatro a fim de relembrar quais são os fundamentos técnicos do Basquete e informe que, nas próximas aulas, serão propostas atividades recreativas e analíticas concernentes aos fundamentos técnicos desta modalidade.

Caso a escola possua poucos materiais, faça um revezamento das atividades, utilize outros tipos de bola, divida a quadra em setores e/ou estabeleça o rodízio dos alunos.

Oriente os alunos a reproduzi-las e, em grupos, solicite que os alunos façam adaptação ou as modificações necessárias em cada atividade para atender as necessidades técnicas de cada grupo.

 

2º Momento:

Atividade 1: Macaco Simão

Alunos distribuídos pela quadra, cada um com uma bola. Um aluno será o macaco Simão e os demais farão uma fila atrás dele e imitarão seus movimentos. O aluno que representar o macaco Simão comandará a brincadeira, fazendo exercícios de drible em linha reta, ziguezague, deitado, saltitando etc. Pedir para ele explore todas as regiões da quadra – à medida que os alunos passarem por cada parte da quadra os alunos que estão aguardando bola devem gritar o nome da região da quadra que estão passando.

 

Atividade 02: Desafios de Manejo de Bola

Desafiar os alunos a executarem os exercícios a seguir:

a) circundar a bola no corpo (em pé na região da cintura e agachado em volta das pernas);

b) circundar a perna direita e esquerda;

c) fazer o 8 entre as pernas;

d) passar por baixo das pernas;

e) girar usando o pé de apoio;

f) driblar baixo e alto, sem parar a bola.

 

Atividade 03: Arremesso

Definir quatro posições da quadra (linha de lance livre, linha de 3 pontos, lado direito e esquerdo do garrafão) para que os alunos efetuem o arremesso. Fazer uma sequência de arremessos garantindo a troca de posição dos alunos.

 

Atividade 04: Jogo das 10 bandejas

Alunos no centro da quadra de basquetebol, formando duas colunas. Cada equipe de frente para uma das tabelas. O professor dará uma bola para cada equipe. Os alunos deverão tentar fazer 10 cestas o mais rápido possível. Ganhará o jogo a equipe que fizer 10 bandejas primeiro.

 

Atividade 05: Competição dos 10 lances-livres

Alunos divididos em equipes com o mesmo número de participantes. Cada grupo organizado em fila, em frente a uma tabela. Um aluno por vez deverá tentar um arremesso. Toda vez que um arremesso for convertido os alunos da equipe deverão contar em voz alta o número do lance-livre (1,2,3...) até chegar ao décimo. A equipe que fizer primeiro os 10 lances livres será a vencedora.

 

Atividade 06: Número chamado faz a bandeja

Alunos divididos em duas equipes. Os alunos de cada equipe sentados na linha lateral da quadra de basquete, posicionados lado a lado. Todos os alunos terão um número, que corresponderá ao número do aluno da equipe adversária. A bola ficará no centro da quadra. O professor dirá um número e os alunos correspondentes a esse número irão atrás da bola e tentarão converter a cesta, utilizando os fundamentos já aprendidos. O aluno que não pegar a bola marca e tenta recuperá-la para fazer a cesta no outro lado da quadra.

 

Atividade 07: Mãe-pega passa bola

Alunos espalhados pela quadra de basquetebol. Um dos alunos será o fugitivo. Ele poderá correr em todas as direções da quadra. Os outros deverão tentar pegá-lo encostando (e não jogando) a bola de basquete em qualquer parte do seu corpo. Os alunos não poderão driblar nem andar com a bola nas mãos. Eles deverão movimentar a bola através de passes. O aluno que conseguir encostar a bola no fugitivo passará a ser o fugitivo.

 

Atividade 08: Drible

Competição: utilizar as equipes laranja e azul. Elas ficarão em fila indiana, de frente para um bambolê situado no chão. Ao sonar o apito, o primeiro da fila deve driblar a bola o mais rápido possível até chegar ao bambolê, quicar a bola 2 vezes dentro do bambolê, voltar para fila e entregar a bola ao segundo da fila que deverá seguir o jogo da mesma forma até que todos os integrantes tenham participado. Fazer melhor de 3 vezes para se ter um equipe vencedora.

 

Atividade 09: Atividades Analíticas

Em duplas, um de frente para outra, desafiar os alunos a executarem os exercícios a seguir:

a) Driblar a bola até a metade da quadra, executar 05 dribles baixos e continuar driblando a bola até chegar no companheiro da frente. O próximo colega faz o mesmo. Fazer com as duas mãos.

b) Driblar a bola até a metade da quadra, executar um giro para fora, trocar a mão que estava driblando a bola e continuar até o próximo companheiro.

c) Idem, porém giro para dentro.

d) Idem, porém tentar passar a bola entre as pernas (por dentro). Fazer com as duas mãos.

e) Idem, porém tentar passar a bola entre as pernas (por fora).

f) Aumentar a velocidade e driblar a bola trocando de mãos.

 

Atividade 10:

Jogar “bobinho” ou ”peruzinho” para treinar os tipos de passes e recepção. Ir variando os tipos de passe.

 

2º Momento:

Professor proponha que os alunos realizem uma tarefa de casa: pesquisar e trazer o registro sobre os sistemas táticos defensivos e ofensivos do Basquete para a próxima aula. Esta tarefa pode ser feita em grupo e os alunos podem pesquisar nos sites a seguir:

 

Material de Apoio para o professor e o aluno:

BASQUETEBOL. ASPECTOS TÉCNICOS, TÁTICOS E METABÓLICOS. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd175/basquetebol-aspectos-tecnicos-taticos-e-metabolicos.htm. Acesso em 13 de outubro de 2013.

FUNDAMENTOS TÁTICOS. Disponível em: http://basqueteufvjm.wordpress.com/fundamentos-taticos/. Acesso em: 13 out. 2013.

TÁTICAS. Disponível em: http://www.bolar.com.br/basquete_taticas.html. Acesso em 13 de outubro de 2013.

TÁTICAS BÁSICAS DE BASQUETEBOL. Disponível em: http://educacaofisicanamente.blogspot.com.br/2012/02/taticas-de-basquetebol.html. Acesso em 13 de outubro de 2013.

 

AULAS 07 e 08: Sistemas táticos defensivos e ofensivos

1º Momento:

Prepare uma apresentação sobre as características de cada jogador/posição típica do Basquetebol. Fale sobre o biotipo físico, características técnicas e táticas dos jogadores de cada posição.

Figura 5: Posicionamentos dos Jogadores no Ataque

Esquema Basquetebol

Imagem disponível em: http://celticsbrasil.com.br/wp-content/uploads/Posicoes-Basquete.jpg.Acesso em 13 de outubro de 2013.

 

Material de Apoio para o professor:

Entenda as posições do basquete. Disponível em: http://celticsbrasil.com.br/entenda-as-posicoes-do-basquete/. Acesso em 13 de outubro de 2013.

Basquetebol. Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=168. Acesso em 13 de outubro de 2013.

K1X Jogadores e Posições. Disponível em: http://www.k1xbrasil.com.br/2011/09/k1x-basquete-jogadores-posicoes/. Acesso em 13 de outubro de 2013.

Jogadores e Posições. Disponível em: http://www.nba.com/brasil/jogadores.html. Acesso em 13 de outubro de 2013.

 

 

Em seguida, pergunte para cada aluno em qual perfil ele se encaixa e solicite que cada grupo organize as posições de suas equipes feminina e masculina.

 

2º Momento:

Apresentação da tarefa de casa com complementações do professor.

Diante das possibilidades de organização na defesa e ataque, solicite que cada equipe escolha o sistema defensivo e ofensivo que adotará na partida do dia.

 

3º Momento:

Professor realize uma partida de Basquete entre as equipes masculinas e outra entre as equipes femininas. Não haverá a função de técnicos, pois os próprios jogadores de cada equipe terão que conversar, orientar e analisar se as escolhas feitas em sala de aula foram assertivas e, caso necessário, proceder as mudanças. O professor fará dois intervalos técnicos para cada partida. Assim, será possível que as equipes que não estão jogando, comparem a sua análise com as ponderações das próprias equipes que estão jogando.

Cada equipe que não estiver jogando, receberá um instrumental de registro a ser preenchido coletivamente.

 

Quadro 1: Sugestão de Instrumental

Identifique as posições de cada jogador da equipe

LARANJA:

AZUL:

Liste as principais dificuldades técnicas da equipe

LARANJA:

AZUL:

Se fôssemos técnicos das equipes, o que teríamos feito ou falado durante o intervalo de tempo técnico para equipe

LARANJA:

AZUL:

 Qual o sistema defensivo está sendo utilizado pela equipe

LARANJA:

AZUL:

Qual o sistema ofensivo está sendo utilizado pela equipe

LARANJA:

AZUL:

Quais as principais dificuldades táticas da equipe

LARANJA:

AZUL:

Identifique as posições de cada jogador da equipe

LARANJA:

AZUL:

Liste as principais dificuldades técnicas da equipe

LARANJA:

AZUL:

Se fôssemos técnicos das equipes, o que teríamos feito ou falado durante o intervalo de tempo técnico para cada uma das equipes

LARANJA:

AZUL:

Faça uma análise do resultado da partida

 

Quadro elaborado pela própria autora

 

Ao final, proponha uma roda de diálogo e reflexão a partir dos registros feitos no instrumental e a vivência enquanto jogadores sem a figura do técnico. E, questione:

1. As escolhas feitas para a posição de cada aluno foram adequadas?

2. Quais as mudanças foram necessárias?

3. Os registros feitos no instrumental e a vivência enquanto jogadores sem a figura do técnico auxiliarão nas tomadas de decisões das estratégias táticas de sua equipe?

 

Professor, não deixe de tecer as relações entre os fundamentos técnicos e táticos, ou seja, da importância dos jogadores desempenharem bem suas funções individuais e respeitar as estratégias de defesa e ataque para o sucesso da equipe. Além disso, não basta adotar sistemas táticos ofensivos e defensivos que os jogadores não conseguirão implementar por falta de domínio técnico dos jogadores.

 

AULAS 09 e 10: Sistemas táticos defensivos e ofensivos

Figura 6: Exemplo de Sistema Tático Defensivo e Ofensivo

Sistema Tatico - Defesa e Ataque - Basquete

 

Imagem disponível em: http://www.efdeportes.com/efd175/basquetebol-aspectos-tecnicos-taticos-e-metabolicos-08.jpg. Acesso em 13 de outubro de 2013.

 

1º Momento:

Professor proponha que a equipe masculina e feminina do grupo laranja se reúna, assim como o grupo azul. A tarefa proposta será:

·         organizar as posições dos jogadores; e

·         escolher um sistema defensivo e ofensivo.

Deve-se tomar como referência:

·         o material estudo;

·         a vivência e as discussões da última partida de Baquete;

·         as características das equipes adversárias, já que não haverá mudança em sua composição;

·         as explicações fornecidas nas aulas anteriores.

2º Momento:

Em seguida, realize uma partida de Basquete entre as equipes masculinas e outra entre as equipes femininas, agora com as meninas exercendo novamente a função de técnicas da equipe masculina e vice-versa. Nesse sentido, deverão:

- solicitar tempo técnico;

- realizar mudanças de posicionamento durante a partida;

- mudar o sistema tático defensivo e ofensivo durante a partida, caso necessário;

- proceder as substituições durante a partida;

- orientar técnica e taticamente sua equipe.

 

Cada cesta valerá pontos para equipe laranja ou azul. Vence a equipe que somar mais pontos durante todo o processo.

 

3º Momento:

Após o encerramento das partidas, reúna a turma e proponha uma conversa sobre os seguintes pontos:

1. melhorias em relação às partidas anteriores;

2. dificuldades e dúvidas que ainda restaram sobre os fundamentos técnicos e táticos relacionados ao Basquetebol;

3. a capacidade dos alunos transcenderam o aprendizado acumulado para outras modalidades esportivas, principalmente coletivas, para o Basquetebol e também para o dia a dia.

 

AULA 11: Os fundamentos técnicos e táticos no meu cotidiano

Solicite que os alunos respondam por escrito o seguinte questionamento:

Qual a relação do estudo sobre os fundamentos técnicos e táticos com a minha vida? De que forma todo o processo vivenciado se relaciona com o meu cotidiano?

 

Na sequência, coloque as respostas em um caixa, proponha aos alunos que leiam algumas respostas e façam um debate sobre o tema.

Recursos Complementares

 

Material de Apoio para o (a) professor(a): 

REIS, Adriano de Paiva. Organização tática coletiva no basquetebol. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28317. Acesso em 13 de outubro de 2013.

REIS, Adriano de Paiva. Tipos de marcação no basquetebol. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28262. Acesso em 13 de outubro de 2013.

ROCHA, Ricardo Lucas da. O Arremesso e o Passe no Basquetebol. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18776. Acesso em 13 de outubro de 2013.

ROCHA, Ricardo Lucas da. O Drible, Lance Livre e o Rebote. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18828. Acesso em 13 de outubro de 2013.

REIS, Adriano de Paiva. Basqueteando. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28056. Acesso em 13 de outubro de 2013.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tendo como referência o cumprimento, a participação do aluno nas tarefas, nas dinâmicas propostas em sala de aula e durante as partidas de Basquete. A partir das falas, dos registros, dos questionamentos, do envolvimento, dos debates e da tarefa de casa, será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre os fundamentos técnicos e táticos.  

Avalie também se os alunos conseguiram:

·         Identificar e organizar os jogadores em posições ofensivas e defensivas estabelecidas coletivamente.

·         Organizar e adotar algum tipo de sistema tático ofensivo e defensivo para as partidas realizadas.

·         Nos grupos de trabalho, interpretar, analisar e avaliar as informações sobre os posicionamentos e sistemas táticos e relacioná-los com as tomadas de decisões para adequar ou propor mudanças táticas na tentativa de superar as situações problemas que estiveram presentes durante a realização da partida de sua equipe.

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