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Uma proposta de abordagem interdisciplinar de números e códigos numéricos presentes na organização da vida das pessoas

 

26/11/2013

Autor e Coautor(es)
EDERSON DE OLIVEIRA PASSOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio História Memória
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final História Tempo cronológico
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, conforme competência da área 1 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais, conforme habilidade H1 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação, conforme habilidade H1 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM;
  • Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos, conforme habilidade H18 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM;
  • Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação, conforme habilidade H27 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM;
  • Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social, conforme habilidade H16 da matriz de referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social, conforme habilidade H21 da matriz de referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

 

Duração das atividades
2 a 3 horas/aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Navegar e utilizar recursos da Internet.

Estratégias e recursos da aula

Recursos materiais:

  • Computadores com acesso à Internet;
  • Recursos multimídias para exibição de vídeo com áudio.

 

Inicialmente, vale ressaltar a potencialidade de exploração da presente proposta de aula de forma interdisciplinar pelas áreas de Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia.

Para iniciar a aula, instigue os alunos com os seguintes questionamentos:

 

- Para que os números são usados?

- Onde os números são usados?

- Como você percebe o uso dos conhecimentos matemáticos na organização da vida das pessoas?

 

Comentário: Professor, permita que os alunos discutam entre si e exponham suas considerações. As respostas aos questionamentos são pessoais, pois espera-se conhecer as percepções dos alunos em quais situações reais e cotidianas, eles percebem a necessidade de aplicação dos conhecimentos numéricos.

 

Após ouvir os alunos, aconselha-se exibir o vídeo disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=15497>. Acesso em: 05 nov. 2013.  O referido vídeo tem uma duração de, aproximadamente, 12 minutos, mas para a presente proposta, os 6 minutos iniciais são suficientes. Antes da sua exibição, oriente os alunos a anotarem os conhecimentos matemáticos relatados no vídeo.

Posteriormente, questione os alunos:

 

- Segundo o vídeo, como os números estão presentes na organização das nossas cidades?

- De que forma os números são importantes para o funcionamento da logística de nossas correspondências?

 

Comentário: A expectativa é que os alunos consigam anotar, conforme abordado no vídeo, que os números são usados como códigos, medida de tempo, massa, distância percorrida, entre outras formas de aplicação que ajudam a organizar a vida das pessoas.

 

Em seguida, instigue os alunos com os seguintes questionamentos:

 

- Em sua opinião, a teoria dos grafos realmente ajuda a entrega de cartas mais rápida? Ou seria mais fácil ir de um lado a outro aproveitando a passagem pela rua?

 

Comentário: Professor, permita que os alunos discutam entre si e exponham suas considerações. Vale lembrar que as respostas a estes questionamentos são pessoais.

 

Questione também:

 

- Vocês costumam escrever cartas para alguém e enviá-las pelo correio?

- As cartas foram ou ainda são um importante meio de comunicação entre as pessoas?

- Qual o papel que as cartas desempenharam na História da humanidade?

- Qual/is carta/s você conhece pelo papel desempenhado na História das civilizações?

 

Comentário: Professor, permita que os alunos discutam entre si e exponham suas considerações. Vale lembrar que as respostas a estes questionamentos são pessoais.

 

A seguir, solicite que os alunos leiam o texto explicativo em que os Correios explicam e demonstram a estrutura do Código de Endereçamento Postal (CEP), conforme ilustração a seguir (Figura 1).

Figura 1: Estrutura do CEP
Estrutura do CEP

 

No texto disponível no site dos Correios é possível conhecer, brevemente, seu processo histórico, definição e finalidade, disponível em: <http://www.correios.com.br/servicos/cep/cep_estrutura.cfm>. Acesso em: 05 nov. 2013.

Após a leitura do texto, solicite que os alunos identifiquem, conforme a região em que mora, qual o algarismo que representa a sua região geográfica.

Em seguida, sugere-se que o professor apresente alguns CEP e solicite aos alunos que localizem a região a que correspondem, como por exemplo: 57313-100 (Região Nordeste - Alagoas) ou 70089-000 (Centro-Oeste – Brasília). Solicite, ainda, que os alunos pesquisem e anotem o CEP de algum parente, ponto turístico, local importante, tanto de sua cidade quanto de uma localidade distante.

Para uma exploração matemática, aconselha-se ao professor questionar os alunos:

 

- Quais outros códigos numéricos você conhece que são aplicados cotidianamente?

 

Comentário: Professor, permita que os alunos discutam entre si e exponham suas considerações. A expectativa é que os alunos apontem, por exemplo: placas dos carros, números telefônicos, códigos de barras.

 

Dessa forma, o professor de Matemática pode explorar atividades envolvendo situações problema, tais como:

 

- Considerando a estrutura atual de composição numérica do CEP, em quantas sub-regiões o território brasileiro pode ser dividido?

- Considerando a estrutura atual de composição numérica do CEP, em quantos setores o território brasileiro pode ser dividido?

 

Comentário: Professor, permita que os alunos discutam entre si e exponham suas considerações. A expectativa é que os alunos reconheçam que como os dois primeiros dígitos do CEP correspondem às sub-regiões, assim, para calcular o número possível de sub-regiões do território brasileiro, tem-se a possibilidade de dividir o território em 10 regiões e cada uma dessas, em 10 sub-regiões, assim o número de códigos possíveis é dado por 10 x 10, ou seja, teoricamente são possíveis 100 sub-regiões. E para o número de setores, seria: 10 x 10 x 10, num total de 1 000 setores possíveis.

 

Como atividade final, sugere-se a escrita de uma carta para alguém que se considera especial. Depois, pode-se socializar a produção dos alunos por meio da leitura da carta para a turma, inclusive com o professor de Língua Portuguesa sugerindo as devidas correções linguísticas. Em seguida, os alunos preencham um envelope com o endereço e o CEP do destinatário/a, se necessário, recorrer ao endereço dos Correios para pesquisa do CEP. Disponível em: <http://www.buscacep.correios.com.br/>. Acesso em: 05 nov. 2013. Posteriormente, motive os alunos a enviarem a carta.

 

Comentário: Aponta-se para a possibilidade de um trabalho interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Geografia:

(A) Em - História, o professor pode discutir a importância das cartas. Para isso, aconselha-se a abordagem de cartas históricas como a “Carta Magna” ou a “Carta de Pero Vaz de Caminha”. Para subsidiar o trabalho do professor, aconselha-se a leitura do texto “Carta de Pero Vaz de Caminha: História e análise do texto”. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/carta-de-pero-vaz-de-caminha-historia-e-analise-do-texto.htm>. Acesso em: 05 nov. 2013. Ou o texto “Professor de história explica a importância da Carta Magna”, disponível em: <http://www.nataliabarroca.com.br/2010/10/professor-de-historia-explica.html>. Acesso em: 05 nov. 2013. Ou ainda, pode-se explorar a sequência didática “A carta de Pero Vaz de Caminha: como interpretar nosso primeiro documento”, disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/carta-pero-vaz-caminha-como-interpretar-nosso-primeiro-documento-702761.shtml>. Acesso em: 06 nov. 2013.

(B) Em Língua Portuguesa, sugere-se ao professor que explore, concomitantemente, as estruturas e os tipos do gênero textual: cartas. Para subsidiar o trabalho do professor de Língua Portuguesa, aconselha-se a exploração de propostas de aulas disponíveis no Portal do Professor, tais como: “Elaboração textual e adequação linguística: da carta pessoal ao torpedo”, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21466>. Acesso em: 05 nov. 2013 ou “Cartas e suas características”, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27658>. Acesso em: 06 nov. 2013.

(C) Em Geografia, o professor pode explorar as regiões político-administrativas brasileiras, sua formação e suas características socioeconômicas. Para subsidiar o trabalho do professor aconselha-se a exploração de propostas de aulas publicadas no Portal do Professor, tais como: “Os estados e as regiões brasileiras: conhecer e identificar”, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52241>. Acesso em: 05 nov. 2013; “Conhecendo o Brasil e a minha cidade”, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31798>. Acesso em: 05 nov. 2013 e/ou “O Brasil e os ‘Brasis’: As Diferentes Regiões Brasileiras”, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1087>. Acesso em: 05 nov. 2013. O professor pode, ainda, explorar o texto “Regiões Brasileiras”, disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/regioes-brasileiras.htm>. Acesso em: 06 nov. 2013. Nesse site, logo após o texto, é possível acessar textos que caracterizam cada uma das regiões político-administrativas brasileiras por meio dos links, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 2).

Figura 2: Acesso a textos sobre as regiões brasileiras
Acesso a textos sobre as regiões brasileiras
Fonte: < http://www.brasilescola.com/brasil/regioes-brasileiras.htm> ( adaptado). Acesso em: 06 nov. 2013.

  

ENRIQUEÇA SUA AULA

 

Como recurso enriquecedor desta proposta de aula, indica-se uma abordagem matemática da composição do código de barras dos produtos. Para isso, recomenda-se a leitura do artigo “Explorando o código de barras no ensino da matemática através do tratamento da informação”, disponível em: <http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/3012_1244_ID.pdf>. Acesso em: 06 nov. 2013. O referido artigo trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas com a temática sugerida no título. Outro texto que pode complementar a presente proposta e aborda a Matemática presente nos códigos de barras dos produtos é intitulado de “Código de barras – Pura Matemática”, disponível em: <http://oprofessorweb.wordpress.com/2013/07/31/codigo-de-barras-pura-matematica/>. Acesso em 06 nov. 2013.

Recursos Complementares

Como recurso enriquecedor desta proposta de aula, indica-se uma abordagem matemática da composição do código de barras dos produtos. Para isso, recomenda-se a leitura do artigo “Explorando o código de barras no ensino da matemática através do tratamento da informação”, disponível em: <http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/3012_1244_ID.pdf>. Acesso em: 06 nov. 2013. O referido artigo trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas com a temática sugerida no título. Outro texto que pode complementar a presente proposta e aborda a Matemática presente nos códigos de barras dos produtos é intitulado de “Código de barras – Pura Matemática”, disponível em: <http://oprofessorweb.wordpress.com/2013/07/31/codigo-de-barras-pura-matematica/>. Acesso em: 06 nov. 2013.

Avaliação

Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante os questionamentos propostos.

O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a produção textual da carta, inclusive observando se os objetivos pretendidos foram alcançados.

É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes.

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