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Opinando sobre o "rolezinho"

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o movimento rolezinho.
  • Constatar opiniões divergentes sobre o movimento rolezinho.
  • Argumentar oralmente sobre o movimento por meio de um debate regrado.
  • Opinar sobre o movimento por meio de um artigo de opinião.
Duração das atividades
3 aulas de 100 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gênero discursivo artigo de opinião.
  • Gênero discursivo debate regrado.
  • Argumentação.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • pesquisa;
  • leitura e produção textual;
  • discussão coletiva;
  • projeção;
  • computador e internet.

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo é contextualizar os jovens acerca do movimento rolezinho.

 

O professor iniciará a aula perguntando:

  • Quem gosta de passear no shopping?
  • Geralmente vocês vão sozinhos ou em grupos?

 

Depois de exibir a imagem, abaixo, o professor deverá perguntar aos alunos:

http://obairrista.com/wp-content/uploads/2014/01/rolezinho.jpg Acesso em 18 de maio 2014.

 

  • Já pensaram em estar ou já estiveram em um shopping nessas condições?

 

Após essa sondagem inicial, o professor exibirá, por meio de projeção, quatro notícias e solicitará que os alunos revezem-se para lê-las em voz alta.

 

21/03/2014 19h08 - Atualizado em 21/03/2014 20h57

PM apreende 50 jovens que faziam rolezinho em shopping do DF

Ao todo, 15 policiais e 12 viaturas foram acionados para a operação.
Representantes do shopping dizem que seguranças foram agredidos.

 

Do G1 DF

 
73 comentários

Policiais militares apreenderam na tarde desta sexta-feira (21) 50 jovens que estavam provocando tumulto num shopping localizado na avenida comercial de Taguatinga Sul, no Distrito Federal.

Jovens apreendidos pela Polícia Militar sentados em frente a Delegacia da Criança e do Adolescente II. (Foto: Ricardo Moreira / G1) Jovens apreendidos pela Polícia Militar sentados em frente a Delegacia da Criança e do Adolescente II.
(Foto: Ricardo Moreira / G1)

A denúncia foi feita por representantes do estabelecimento. De acordo com a ocorrência, alguns integrantes do grupo teriam jogado sorvete no rosto de seguranças e ameaçado clientes e lojistas.

Policiais do 2° Batalhão da PM em Taguatinga afirmam que máscaras e uma garrafa de bebida alcólica estavam com menores de idade. (Foto: Ricardo Moreira / G1) Policiais do 2° Batalhão da PM em Taguatinga afirmam que
máscaras e uma garrafa de bebida alcólica estavam com
menores de idade. (Foto: Ricardo Moreira / G1)

No grupo levado para a delegacia, 12 são maiores de idade. Até o fechamento dessa reportagem, a Polícia Civil havia informado que pelo menos um dos adultos tem passagem pela polícia por tráfico de drogas quando menor de idade.

Ao todo, 15 PMs e 12 viaturas foram acionados para atender a ocorrência. Os jovens foram levados dentro de um microonibus da corporação até a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA II), em Taguatinga.

Delegado Amado Pereira (Foto: Ricardo Moreira/G1) Delegado Amado Pereira (Foto: Ricardo Moreira/G1)

Os PMs que atuaram na operação disseram que o encontro dos jovens havia sido marcado pela internet. Os suspeitos pretendiam fazer um rolezinho no estabelecimento, disseram os policiais.

O delegado-chefe da DCA II, Amado Pereira, disse que vai levantar a vida pregressa dos jovens. "A princípio houve apenas perturbação. Não houve nenhum ato infracional em tese. Daqui, os menores serão encaminhados para o conselho tutelar".

Sobre o rolezinho, Pereira afirma que o movimento em si não configura crime. "Transitar em grupo pelo shopping não é crime. O que não pode, o que é imoral e irresponsável é a criança e o adolescente, ao invés de estarem na escola, ficarem conversando e promovendo algazarra no shopping. Se danificar bens, machucar pessoas, aí sim pode caracterizar ato infracional de dano ao patrimônio ou até mesmo lesão corporal".

Disponível em: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/03/pmdf-apreende-50-jovens-que-faziam-rolezinho-em-shopping.html Acesso em 18 de maio 2014.

Belém já tem três ‘rolezinhos’ confirmados

Sexta-Feira, 24/01/2014, 08:00:54 - Atualizado em 25/01/2014, 16:51:03 31 comentários

 
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Belém já tem três ‘rolezinhos’ confirmados (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A onda dos “rolezinhos”, encontros de jovens em lugares públicos e, principalmente shoppings, marcados pelas redes sociais, tomou conta do país inteiro. Em Belém não está sendo diferente. Ao todo, no Facebook, circulam três eventos relacionados aos encontros promovidos por jovens. Os “rolezinhos” inicialmente começaram com a ideia de passeio, diversão e paquera. Porém, em alguns lugares, houve furtos e correria, o que resultou em ações judiciais para impedir os encontros, gerando polêmica.

Na capital, apenas um deles quer seguir a tendência dos que tomam o país. O “Rolezinho no Shopping Boulevard – Belem (PA)” já tem 820 presenças confirmadas e 277 pessoas que ficaram indecisas e responderam “talvez” ao encontro no shopping na Doca. O evento está programado para este sábado (25), às 16h. A descrição é bem simples: “A gente se encontra na frente do Boulevard e vai dar esse rolê”.

Os outros dois eventos tentam trazer propostas diferentes para o costume que já é alvo de inúmeros debates. Um deles é o “Rolezinho Belém”, com 99 confirmações. Esse está marcado para as 8h30 do dia 29 deste mês, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur) e chama as pessoas a dar um “rolezinho para agregar valor à cultura. Todos à Biblioteca do Centur”.

O terceiro evento na rede social tem menos adeptos e menos confirmações, embora tenha uma proposta solidária: “Rolezinho do Bem – Belém – Hemopa/PA” tem apenas 26 confirmações, marcado para o dia 31, sem horário definido.

Monitoramento

A Polícia Militar afirma que está monitorando o possível rolezinho no Shopping Boulevard. Com o acompanhamento pelas redes sociais, a equipe de inteligência faz um levantamento das informações. “Caso haja a confirmação de um encontro com fim ilícito, como gerar desordem, as medidas cabíveis serão adotadas em trabalho conjunto com a Polícia Civil, com a possibilidade de responsabilização cível e mesmo penal de atos delituosos como a prática de desordem, danos ao patrimônio, ameaça ou agressão”, afirma a PM, em nota.

O criador do evento no Facebook é um perfil com o nome “Rolezinho em Belém”, que posta diversas reportagens sobre o assunto. Sobre a ação da polícia, foi postado que “não possuímos nenhuma espécie de objetivo ilícito ou ilegal, e qualquer pessoa que se diga participante do rolezinho e que ultrapasse os limites da lei não nos representa em absolutamente nada e deverá arcar com as consequências de suas ações. Por isso, já que estamos sendo ‘monitorados pela Polícia’, fica aqui, autoridades legais, o registro escrito de que não há nenhuma intenção ilegal na nossa edição do Rolezinho. Ficamos até mesmo alegres em saber que o policiamento foi reforçado nas intermediações do Shopping Boulevard, pois é essa uma das necessidades da população: segurança pública”.

Direito de ir e vir

Já a assessoria do Boulevard Shopping informou que está adotando as medidas internas cabíveis e reforçando a segurança para que o público tenha o direito de ir e vir preservado, já que o shopping “prioriza o bem-estar de seus frequentadores e que, portanto, jamais atuará de forma repressiva sem que nenhum incidente fora do padrão seja detectado”.

(Diário do Pará)

 

Disponível em: http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-271418-belem-ja-tem-tres-%E2%80%98rolezinhos%E2%80%99-confirmados.html Acesso em 18 de maio 2014. 

Ideia de "rolezinho" surgiu para que ídolos da periferia encontrassem seus fãs

15/01/201411h02

do BOL, em São Paulo

  • Bruno Poletti/Folhapress

    11.jan.2014 - Lucas Lima, 17, organizador do "rolezinho" que aconteceu no último sábado (11) no Shopping Metrô Itaquera, que acabou em confusão com a PM

    11.jan.2014 - Lucas Lima, 17, organizador do "rolezinho" que aconteceu no último sábado (11) no Shopping Metrô Itaquera, que acabou em confusão com a PM

"Rolezinhos" são encontros marcados por redes sociais que atraem centenas de jovens a shoppings. Segundo a Folha de S.Paulo, eles se reúnem em grupos, entram pacificamente nos locais, entoam batidas de funk e formam o que se chama de "bonde". No entanto, alguns eventos do gênero acabaram contando com uma correria que assustou lojistas e frequentadores.

O formato de encontro dos "rolês" acontece desde 2012, mas antes levava o nome de "encontro de fãs" e tinham como objetivo promover permitir que os ídolos com seguidores. Mas se engana quem pensa haver artistas envolvidos.

Os ídolos, na verdade, são jovens da periferia donos de perfis famosos nas redes sociais. Um deles, apontado em reportagem da Folha de S.Paulo, é o adolescente Juan Carlos Silvestre, 16, ou "Don Juan", como é conhecido na internet desde 2012. O jovem tem mais de 50 mil seguidores.

Com fãs ávidos por conhecerem seus ídolos e com a impossibilidade de receber um a um, surgiu a ideia desses encontros em shoppings. "Tem que ser em um lugar onde dê para zoar e tirar foto com o ídolo", contou Jhenifer, 17, em entrevista à Folha. A jovem tem como ídolo preferido o "Don Juan" e já foi a sete "encontros de fãs". Ela passou a frequentar os "rolezinhos" em 7 de dezembro, data do primeiro rolê de que se tem notícia. Desde então, outros cinco já encontros já foram realizados, quase todos com registro de correria.

Estagiária de uma empresa no centro de São Paulo, Jhenifer recebe R$ 700 por mês e desembolsa cerca de R$ 100 em presentes para seus ídolos. A razão? "Eles colocam vídeos no Facebook e nos dão atenção. Quero retribuir e que eles saibam que eu existo", revelou.

Lucas Lima, 17, foi o adolescente que organizou o encontro no shopping Metrô Itaquera no último sábado (11). O evento acabou em confusão, confronto com a Polícia Militar e registros de furtos e roubos. Ele, que não é um dos ídolos, no entanto, só queria se divertir.

Em dois rolês anteriores, ele garante ter beijado "16 ou 17 meninas". Sobre a questão política, ele revelou à Folha: "Não perco meu tempo em manifestações, os políticos vão continuar roubando".

Ele gasta seu dinheiro com roupas de marca e se diverte justamente no shopping. Lucas gosta de promover com os amigos os rolezinhos com o objetivo de se dar bem com as meninas, mas, para o jovem, o saldo do evento marcado em Itaquera no último sábado foi nenhum beijo na boca e uma citação de um oficial de Justiça.

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"Rolezinhos" em shoppings pelo Brasil108 fotos

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14.dez.2013 - "Rolezinho" no shopping Internacional Guarulhos (Grande SP) terminou em tumulto e com mais de 20 detidos. O encontro dos jovens foi marcado nas redes sociais Leia mais  Robson Ventura/Folhapress

(Com informações da Folha de S.Paulo) 

Disponível em: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2014/01/15/ideia-de-rolezinho-surgiu-para-que-idolos-da-periferia-encontrassem-seus-fas.htm Acesso em 18 de maio 2014.

Barrados no shopping09/05/2014 | 20h06

Royal Plaza Shopping implanta medida para prevenir rolezinhos

Desde esta sexta-feira, quem tem entre 12 e 17 anos só pode entrar no shopping com um adulto

Royal Plaza Shopping implanta medida para prevenir rolezinhos Ronald Mendes/Especial
Foto: Ronald Mendes / Especial

A partir desta sexta-feira, jovens entre 12 e 17 anos só podem entrar no Royal Plaza Shopping se estiverem acompanhados de seus pais ou de um responsável legal e têm de apresentar um documento de identificação. O que levou o local a endurecer as regras de entrada foi a combinação, pela internet, para a realização de um rolezinho no local nesta sexta-feira. A direção do Santa Maria Shopping está consultando sua assessoria jurídica para também adotar a medida.

Nas redes sociais, trocas de mensagens dos jovens que estavam combinando o rolezinho tinham frases como: "No rolezinho, ocorre assalto entre os amigos ou só assaltam os outros?".
_  O que estamos fazendo é tomar uma atitude preventiva no sentido de garantir a segurança dos clientes. Afinal, as famílias vêm ao shopping para se divertir _ afirma o administrador do Royal, Ruy Giffoni.

Segundo Giffoni, há relatos de pessoas que reclamaram de bullying, de corridas desenfreadas pelos corredores, de xingamentos e até de serem cuspidos pelos jovens. 
A administradora do Santa Maria Shopping, Oneide Serro, diz que há tempos vem pensado em adotar a mesma medida. 
_ No dia 3, quando não conseguiram entrar no Royal, eles vieram para a frente do nosso shopping, mas não chegaram a entrar, acredito que porque temos um bom esquema de segurança _ afirma Oneide.

Para o comandante do 1º RPMon, tenente coronel Sidenir Cardoso, haverá uma filtragem da entrada dos jovens que têm intenção de cometer delitos e arranjar brigas, mas é provável que eles elejam outro local para os rolezinhos.
_ Estamos precavidos em relação a isso. Por enquanto, os eventos deste tipo que foram programados não tiveram a força esperada pela repercussão que tiveram nas redes sociais _ afirma Cardoso.

 

Disponível em: http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2014/05/royal-plaza-shopping-implanta-medida-para-prevenir-rolezinhos-4496568.html

 

Depois da leitura coletiva das notícias, o professor questionará:

 

  • O que vocês conhecem sobre o rolezinho?
  • É um movimento que existe apenas em determinadas localidades do país?
  • Já participaram de algum?
  • Como a sociedade tem compreendido esse movimento?
  • Vocês apoiam a ideia?

 

Atividade 2

O objetivo é formalizar com os alunos o conceito e os objetivos dos rolezinhos.

 

Depois do resgate do conhecimento prévio dos alunos, por meio da apresentação de notícias sobre o rolezinho, o professor formalizará o conceito, os objetivos e os números do movimento, apresentando dois infográficos e uma reportagem televisiva:

 

Disponível em: http://f.i.uol.com.br/folha/cotidiano/images/14014807.jpeg  Acesso em: 18 de maio 2014.  

 

Disponível em: http://ideas.scup.com/pt/index/infografico-o-rolezinho-nas-redes-sociais/  Acesso em 18 de maio 2014. 

 

Professor, antes de exibir a reportagem televisiva, incite os alunos a pensarem, durante a exibição, nas perguntas:

  • O rolezinho é um movimento organizado?
  • Como e onde se origina?
  • Qual o poder dos mais badalados/curtidos jovens das redes sociais?
  • Qual o perfil dos adeptos dos rolezinhos?

As respostas devem ser discutidas coletivamente logo após a exibição.

Reportagem televisiva exibida pelo Profissão Repórter:

http://www.youtube.com/watch?v=m-ra8K0Hadc Acesso em 18 de maio 2014.

1

 

Professor, a reportagem televisiva tem duração de, em média, 30 minutos. O interessante é que os alunos tenham contato com toda a reportagem, mas caso não seja possível, o professor pode deixar apenas os minutos iniciais, que contextualiza o movimento.

 

O professor verificará a compreensão dos alunos quanto à formalização do movimento, pedindo a eles que  comentem oralmente sobre o rolezinho: o que é, onde acontece, quem está envolvido, por quê, de que forma, para quê.

Professor, essa contextualização do movimento serve para checar o grau de informação do aluno quanto ao que está sendo apresentado.

 

Módulo 2

Atividade 1

O objetivo é evidenciar opiniões divergentes sobre o movimento rolezinho, por meio de um debate regrado.

 

Depois de contextualizados acerca dos rolezinhos, os alunos depararão com textos que mostram opiniões divergentes sobre o movimento. A finalidade é a produção de um debate regrado sobre o tema.

Para o debate acontecer, o professor dividirá a turma em dois grupos, um a favor do movimento e outro contrário.

 

Professor, para o debate ser exitoso, é importante que o gênero já tenha sido trabalhado com os alunos. Para esclarecimentos sobre o debate, acesse aula de minha autoria: "O debate regrado e o bullying", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22729 Acesso em: 18 de maio de 2014.

Além disso, para a divisão dos grupos, a primeira tentativa é que eles  ocorram naturalmente, conforme opinião dos alunos sobre o tema. Caso não seja possível, a sugestão é que os alunos sejam sorteados para a defesa ou acusação dos rolezinhos.

 

Para fundamentar a opinião dos alunos, a fim de que possam melhor performar no debate, é fundamental que eles munam-se de argumentos. Assim, após dividir a sala em dois grupos, o professor enviará links para os e-mails dos alunos para que eles possam acessar textos que apresentem posicionamentos sobre a discussão. Os alunos poderão ter liberdade de procurar  outros textos, por isso, seria interessante que tivessem um tempo de pesquisa no laboratório de tecnologia da escola, acessando a internet.

Sugestões:

Texto de Leonardo Boff: http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/128399/Os-rolezinhos-nos-acusam-somos-uma-sociedade-injusta-e-segregacionista.htm Acesso em:18 de maio 2014.

Texto de Renam Brandão e Olavo Carneiro: http://mariafro.com/2014/01/27/os-rolezinhos-como-fenomeno-social-e-manifestacao-publica/ Acesso em: 18 de maio 2014. 

Texto de Bruno Gracia: http://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/29763/10-pontos-que-explicam-o-rolezinho-sob-a-otica-do-consumo.html Acesso em:18 de maio 2014. 

Texto de Wagner Iglecias e Rafael Alcadipani:  http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/01/os-rolezinhos-um-apartheid-a-brasileira/ Acesso em: 18 de maio 2014. 

Texto de Samuel Braun: http://arquivo.geledes.org.br/em-debate/22937-o-rolezinho-entre-a-elite-sem-vergonha-e-a-vanguarda-do-racismo-por-samuel-braun Acesso em: 18 de maio 2014. 

Texto de Luiz Henrique Campos: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2014/01/25/noticiasjornalopiniao,3196373/rejeicao-aos-rolezinhos.shtml Acesso em 18 de maio 2014. 

Texto de Jacy Afonso: http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/139807/Discrimina%C3%A7%C3%A3o-e-nojo-at%C3%A9-quando-vamos-ignorar-o-que-vemos-e-vivemos.htm Acesso em: 18 de maio 2014. 

Texto de Abdom Baretto Filho: http://www.arazao.com.br/2014/01/opiniao-rolezinho-um-tipo-de-consumo-do-tempo-livre/ Acesso em: 18 de maio 2014. 

Texto de Caio Sarack: http://www.cartamaior.com.br/?/Opiniao/Rolezinho-e-o-problema-da-critica/30043 Acesso em: 18 de maio 2014. 

Textos de Rodrigo Constantino: http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/tags/rolezinho/ Acesso em: 18 de maio 2014. 

Reportagem Gazeta do Povo: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1440780 Acesso em: 18 de maio 2014. 

Reportagem da Veja: http://vejasp.abril.com.br/materia/rolezinho-no-shopping Acesso em: 18 de maio 2014. 

Reportagem televisiva: http://www.youtube.com/watch?v=YLUPeLyS4_A  Acesso em: 18 de maio 2014. 

Reportagem televisiva: http://www.youtube.com/watch?v=rkcqOo-_V8M Acesso em:18 de maio 2014. 

Entrevista com Eliane Brum: http://www.inesc.org.br/biblioteca/publicacoes/artigos/rolezinhos-o-que-estes-jovens-estao-201croubando201d-da-classe-media-brasileira-por-eliane-brum Acesso em: 18 de maio 2014. 

Entrevista com Paulo Lins: http://www.brasil247.com/pt/247/favela247/138061/Paulo-Lins-e-a-constru%C3%A7%C3%A3o-da-identidade-negra.htm Acesso em:18 de maio 2014. 

Entrevistas com "rolezeiras": http://www.youtube.com/watch?v=89VyqYA0IUk Acesso em: 18 de maio 2014. 

Entrevista com Clóvis de Barros Filho: http://www.youtube.com/watch?v=Ud4B3Xw59gg Acesso em: 18 de maio 2014. 

Editorial da Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/01/1398810-editorial-sao-so-rolezinhos.shtml Acesso em: 18 de maio 2014. 

Editorial de Opinião e Notícia: http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/rolezinho-nova-forma-de-protesto-ou-baderna/ Acesso em: 18 de maio 2014. 

Enquete Carta Capital: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/proibicao-ao-rolezinho-e-necessaria-dizem-leitores-1094.html Acesso em:18 de maio 2014. 

Debate sobre rolezinhos - Jornal JC: http://www.youtube.com/watch?v=Km3Ehay2ZJw Acesso em:18 de maio 2014. 

 

 

Professor, para a leitura dos textos tornar-se significativa, em razão do levantamento de argumentos favoráveis e contrários aos rolezinhos, é preciso que os alunos, a cada texto lido, selecionem os argumentos que lhes interessam para o debate. Assim, ao final, terão um compilado argumentativo.

 

Munidos argumentativamente para o debate, o professor promoverá sua realização com base nas regras que o gênero pede para sua realização. Ao fim do debate, a ideia é os alunos autoavaliarem-se. Isso proporcionará aumento do senso crítico em relação à tarefa a eles incumbida.

 

Atividade 2

O objetivo é produzir um artigo de opinião com o tema rolezinho.

 

Para essa atividade ser exitosa, os alunos já devem ter conhecimento do gênero.

Individualmente, os alunos terão de produzir um artigo de opinião sobre a temática trabalhada. 

Professor, como a temática foi alvo da sequência didática proposta, os alunos deverão necessariamente apresentar um texto bastante fundamentado argumentativamente, haja vista a vasta discussão sobre o tema.

 

Depois das reescritas necessárias, os textos devem ser socializados com a comunidade escolar, por meio de murais ou afins e postados no blogue da escola. O interessante é que cada aluno publique seu texto no lugar que julgar pertinente, para socialização.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Aulas de orientação para produção de um artigo de opinião:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41461 Acesso em: 18 de maio 2014.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20878 Acesso em: 18 de maio 2014.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43093 Acesso em: 18 de maio 2014.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13681 Acesso em: 18 de maio 2014.

Avaliação

Os alunos serão avaliados qualitativa e quantativamente especialmente no debate regrado, pela defesa da posição que sustentam, e pela produção do artigo de opinião, em que defenderão seu ponto de vista sobre a temática trabalhada.

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