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Tratamentos estéticos e os tecidos celulares: uma visita ao salão de beleza.

 

19/02/2013

Autor y Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Classificar os tecidos animais;
  • Identificar as características presentes nos tecidos animais: conjuntivo, epitelial, muscular, nervoso e sanguíneo;
  • Conhecer as doenças do tecido animal: Lúpus eritematoso disseminado, polimiosite, câncer de pele e hemofilia A e B;
  • Avaliar de maneira crítica, baseado no conhecimento sobre tecidos celulares, alguns tratamentos estéticos no que se refere aos procedimentos e a sua eficácia: Carboxiterapia, Peeling a Laser de CO2 Fracionado, Drenagem linfática, Eletrolifting, Eletroporação.
Duração das atividades
15 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento sobre a estrutura celular e organelas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – VISUALIZANDO E ANALISANDO TECIDOS ANIMAIS

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Esta atividade será desenvolvida no Laboratório de informática educativa (LIE) e será necessário o uso de computadores que tenham acesso à internet. O professor deverá alertar os alunos quanto aos seguintes pontos:

  • A importância da participação ativa de todos os alunos para o desenvolvimento da atividade;
  • A turma será dividida em 5 grupos;
  • O professor entregará para cada grupo o tema sobre o qual deverá realizar a pesquisa;
  • Os grupos deverão criar uma conta no youtube para a apresentação do trabalho elaborado. (Os alunos denominarão a referida conta de acordo com o tema da aula). O seguinte endereço eletrônico traz algumas orientações para a criação da conta: http://comodesbloquear.blogspot.com.br/2010/04/como-criar-conta-no-youtube.html.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL

O software Laminário Virtual: Células Animais, disponível para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais através do endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14859, simula um microscópio eletrônico possibilitando a observação de lâminas com diferentes tipos de células e tecidos. Os alunos poderão escolher uma lâmina por vez e visualizaram outras do tecido animal, além de obter a descrição do que está sendo observado no resumo da lâmina, como pode ser visto na figura 1.

O computador deverá possuir o programa Flash Player, disponível para download no endereço eletrônico http://www.adobe.com/br/products/flashplayer/

Figura1: Interface do recurso Laminário Virtual: Células Animais mostrando as lâminas para observação e o resumo.

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14859

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Cada tecido animal é formado por células que apresentam a mesma função e origem. Estes tecidos dividem-se nos seguintes grupos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido sanguíneo, tecido muscular e tecido nervoso. A pele é um exemplo de tecido epitelial, que é o maior órgão desse tecido. Já o tecido sanguíneo, em um adulto, corresponde a cerca de 5 a 6 litros de sangue, que por sua vez corresponde de 6 a 11% de seu peso.

Nesta atividade os alunos irão utilizar o software para visualizar, através do microscópio, as lâminas que possuem tecidos de mamíferos, entre estes alguns humanos, e aprender sobre o formato das células do tecido animal e suas características. Os alunos deverão registrar suas observações, inclusive realizando comparações quanto à estrutura dos tecidos, a fim de identificar semelhanças e diferenças.

O professor dirá aos alunos que eles deverão dividir-se em 5 grupos e que através de um sorteio eles irão pesquisar na internet sobre os tecidos celulares e deverão utilizar os registros realizados durante as observações para enriquecer a pesquisa realizada.

Divisão dos temas:

Grupo 1- Tecido epitelial

Grupo 2- Tecido conjuntivo

Grupo 3- Tecido sanguíneo

Grupo 4- Tecido muscular

Grupo 5- Tecido nervoso

Sugere-se ao docente que, ao final da aula, os alunos socializem o conteúdo da pesquisa, bem como suas impressões, a partir de uma apresentação de slides, utilizando um programa para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, por exemplo: Power Point (Windows) ou Impress (Linux).

O professor deverá informar os aspectos a serem observados em cada uma das apresentações, tais como organização do conteúdo, relação com situações do cotidiano, habilidade para aplicar exemplos práticos, sobretudo em relação a possíveis dúvidas da equipe, bem como dos demais alunos.

Seguem abaixo sugestões de sites para auxiliar os alunos na pesquisa solicitada:

Resumo sobre histologia e classificação do tecido animal:

http://www.brasilescola.com/biologia/histologia-animal.htm

Site contendo informações sobre os tecidos animais:

http://www.algosobre.com.br/biologia/sistema-muscular.html

Slidessobrehistologiaanimalcomascaracterísticasdecadatecidoanimal:

http://www.slideshare.net/jaisonjjc/histologia-animal-5195050

Histologia animal dos tecidos de revestimento:

http://aafronio.vilabol.uol.com.br/epit.html

Site sobre o tecido animal com ilustração.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2261

Site contendo informações sobre a citologia do tecido animal.

http://www.planetabio.com/planetabio.html

(Todos acessados em 24/08/2012).

MOMENTO DO ALUNO

Este será o momento em que os alunos irão realizar a atividade proposta. Poderão surgir algumas dúvidas, tais como: Como o tecido conjuntivo pode nos defender de um agente infeccioso? Como os corantes auxiliam o microscópio eletrônico a visualizar determinadas células? Para minimizar essas dificuldades, o docente poderá auxiliá-los estimulando uma reflexão a partir de situações do cotidiano, tais como: Nosso organismo apresenta uma reação para cada estímulo, se estamos em um local com muita poeira nossos olhos reagem expulsando o que esta incomodando, podemos considerar isso uma forma de defesa? Quando as mulheres pintam as unhas, podemos ver melhor o seu formato?

DISCUSSÃO

Este será o momento em que cada grupo irá fazer a sua apresentação, tanto o professor quanto os outros alunos devem interagir fazendo perguntas ou tirando suas dúvidas. Para estimular uma discussão sobre os aspectos mais curiosos da visualização dos tecidos, o docente perguntará para cada equipe qual das lâminas do microscópio virtual eles acharam mais interessante e pedirá que explique o porquê, mesmo que não esteja relacionada com o tema da equipe.

SISTEMATIZAÇÃO

Neste momento o professor formalizará a atividade fazendo uma retomada sobre o tema discutido na aula. Realizando discussões a partir dos exemplos citados pelos alunos, ao longo das apresentações e esclarecendo possíveis dúvidas quanto ao conteúdo e como podem afetar e em situações do cotidiano, por exemplo, em atletas.  Sugere-se a construção de um painel com desenhos dos tecidos que os alunos viram no microscópio e com o que de mais curioso observaram em cada tecido.

ATIVIDADE 2 –  CONHECENDO DOENÇAS DO TECIDO ANIMAL

INSTRUÇÕES INICIAIS

Esta atividade será desenvolvida no laboratório de informática educativa (LIE). Será necessário o uso de câmera para filmagem (câmera digital ou celular) e de um projetor data-show. A turma deverá ser dividida em 5 grupos.

INTRODUÇÃO

Com o intuito de propor uma reflexão acerca de procedimentos que podem ser realizados para conseguir minimizar os incômodos ou curar uma doença, o docente fará uma breve explanação sobre transplantes de órgãos, ressaltando a dificuldade em encontrar doadores, estimulando os alunos a expressarem o que pensam a respeito do tema. Em seguida, solicitará que os discentes acessem a reportagem sobre o transplante de órgãos e o posicionamento do Vaticano, que se encontra no site: http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/antiga/transplante_animais_vaticano2.asp, onde apresenta a decisão da igreja a respeito dos transplantes e, também, a cena da novela Laços de Família, que se encontra no youtube no endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?v=KFKEEU7cZCQ, onde uma jovem precisa de um transplante e a mãe engravida para poder salvar a filha, pois não encontram doadores compatíveis.

Após os vídeos, o professor deverá solicitar novamente o ponto de vista dos alunos para que sejam verificadas possíveis mudanças de opiniões diante dos posicionamentos expressos nos vídeos. Em seguida, os alunos devem ser convidados a pesquisarem sobre as doenças relacionadas ao tecido animal, explicando como elas se manifestam e podem ser tratadas.

CONTANDO UMA HISTÓRIA

Nesta atividade, o docente dividirá a turma em 5 grupos e sorteará5temasparaseremabordados. Os alunos terão que criar o roteiro de uma história falando sobre o seu respectivo tema e fazer uma filmagem para apresentar a turma, seguindo os critérios abaixo:

  • Prazo de 15 (quinze) dias para a apresentação do vídeo;
  • Procurar curiosidades sobre o tema, as equipes também podem trabalhar outras doenças, desde que pertençam/ocorram no mesmo tecido que o grupo esta representando;
  • Os alunos devem apresentar ao professor um esboço do roteiro que pretendem adotar na produção objetivando obter orientações ainda no início do trabalho;
  • Também deverão postar o material produzido no canal do youtube;

Temas e sugestões de sites a serem pesquisados, bem como algumas orientações:

1. Doenças do tecido conjuntivo: Lúpus eritematoso disseminado

  • Sites para pesquisa:

Resumo sobre doenças do tecido conjuntivo.

http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=424

Site contendo resumo sobre a doença mista do tecido conjuntivo.

http://www.manualmerck.net/?id=77&cn=776

Informações sobre Lúpus eritematoso sistêmico.

http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=426

http://www.pcd.pt/biblioteca/docs.php?id=484&id_doc=241&id_cat=10

(Todos acessados em 24/08/2012).

Aspectos a serem abordados:

-       Como a doença acontece no tecido conjuntivo;

-        Processo inflamatório;

-        Sintomas mais frequentes;

-        Sintomas inaparentes;

-        Tratamento;

2. Doenças musculares: Polimiosite

Sites para pesquisa:

Sites sobre doenças musculares.

http://www.brasilescola.com/doencas/distrofia-muscular.htm

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/distrofias-musculares-2/

Resumo sobre a polimiosite

http://www.infoescola.com/doencas/polimiosite/

http://www.appforce.net/o-que-e-polimiosite.html

(Todos acessados em 24/08/2012).

Aspectos a serem abordados:

-       Origem da doença;

-        Qual grupo racial é mais afetado;

-        Sintomas e tratamento;

3. Doenças do tecido epitelial:Câncer de pele.

Sites para pesquisa:

Sites comentando sobre os tipos de câncer de pele, sintomas e tratamentos.

http://www.esteticaportoalegre.com.br/cancer-de-pele.html

http://cancerdepele.net.br/cancer-de-pele

Sites sobre câncer de pele.

http://cancer-de-pele.info/

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/cancer/cancer-de-pele/

(Todos acessados em 24/08/2012).

Aspectos a serem abordados:

-        Quais os tipos desse câncer;

-        Explique como reconhecer esses tipos de câncer;

-        Sintomas e tratamentos;

4. Doenças do sangue: Hemofilia A e B

Sites para pesquisa:

Site sobre o sangue.

http://km-stressnet.blogspot.com.br/2007/06/sangue-exames-e-principais-doenas.html

http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/informacao_doacao_sangue.html

Site contendo algumas doenças do sangue.

http://www.vivatranquilo.com.br/saude/colaboradores/ficar_jovem/glossario/doencas_sangue.htm

http://www.ib.usp.br/microgene/files/biblioteca-21-PDF.pdf

Site contendo informações sobre a Hemofilia A e B

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/hemofilia/

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/hemofilia.htm

http://www.fotosantesedepois.com/2010/02/09/hemofilia-a-e-b/

(Todos acessados em 24/08/2012).

Aspectos a serem abordados:

-        Como se adquire a doença;

-        Sintomas e tratamento;

-        Como as pessoas eram tratadas antigamente;

-        Choque hipovolêmico.

5. Doenças que afetam o tecido nervoso: Alzheimer

Sites para pesquisa:

Site sobre a doença de Alzheimer.

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?150

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/alzheimer-2/

Site sobre as doenças neurológicas.

http://www.portalbrasil.net/medicina_glossario.htm

http://www.institutoneurologico.com.br/home/neurologia.shtml

Recursos complementares para auxiliar os alunos:

Resumo em pdf sobre o tecido animal:

http://www.edusurfa.pt/mostra_pdf/?pdf=biologia_tecidos_animais_seg.pdf

Slides explicando sobre o tecido animal e suas características:

http://www.slideshare.net/rhbagatini/tecidos-animais-fim1

(Todos acessados em 24/08/2012).

Aspectos a serem abordados:

-        O que é essa doença;

-        Quais suas causas;

-        Sintomas e tratamentos;

-        Por que interditar uma pessoa com essa doença;

Após assistirem aos vídeos de todos os grupos, o professor solicitará que os discentes postem seus comentários no canal youtube a respeito do assunto abordado pelos colegas. Sugere-se que o professor oriente aos alunos sobre a importância de relacionar seus comentários com os debates ocorridos em sala de aula ou mesmo com exemplos acerca do que aprenderam ao longo da atividade.

DISCUTINDO...

O docente deverá finalizar a atividade conversando com os alunos sobre o uso de células tronco no tratamento de algumas doenças. Após uma discussão sobre o assunto, pode-se questionar quem é contra ou a favor e o porquê.

ATIVIDADE 3 - CONHECENDO MELHOR OS TRATAMENTOS ESTÉTICOS

LOCAL E MATERIAIS

Esta atividade deverá ocorrer no laboratório de ciências da escola. Será necessário o uso de máquinas de filmar (câmeras digitais ou celulares) nessa atividade.

INTRODUÇÃO

O ser humano tem buscado tardar o máximo possível os efeitos do envelhecimento. A mídia, principalmente, tem mostrado que para uma pessoa ser feliz, ela deve ter o corpo bem definido, não ter celulite... Hoje em dia existem diversos tratamentos estéticos com os mais variados procedimentos e aplicações de substâncias, e talvez a mais famosa destas substâncias hoje em dia deve ser o Botox. Até quando existirá essa “ditadura da beleza” que muitos acham necessária para se enquadrar na sociedade? O que motiva pessoas a buscar estes tratamentos? Será que estes tratamentos são realmente eficazes? É possível retardar o efeito do tempo no corpo humano? Este será o tema desta atividade.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Inicialmente, o professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem algum tratamento que modifique a aparência humana, podendo ser desde a higienização da pele aos mais sofisticados procedimentos. Sugere-se que o professor comente com os alunos sobre as sessões que os salões de beleza oferecem, dando como exemplo, o peeling de diamante que é um tratamento de renovação celular e é menos agressivo que alguns peelings químicos. O docente informará aos alunos que eles deverão fazer uma matéria jornalística visitando lugares que ofereçam esses tratamentos por pessoas qualificadas. Para cada grupo serão apresentadas sugestões de sites para pesquisa, visando nortear as entrevistas, assim como a construção da reportagem.

Seguem as regras para esta tarefa:

  • Divisão da turma em 5 grupos;
  • Prazo de uma semana para postar o trabalho no youtube;
  • Participação de todos nas visitas aos locais onde esses tratamentos são feitos;

·        Cada grupo deverá comentar, no youtube, a reportagem dos demais grupos.

TEMAS, ORIENTAÇÕES E SITES PARA PESQUISA

GRUPO 1:

Carboxiterapia.

Fonte: http://www.mulherbeleza.com.br/corpo/carboxiterapia-o-que-e-como-funciona-quanto-custa-precos/

Aspectos a serem abordados:

-        Qual o procedimento?

-        Para que serve?

-        Existem malefícios?

-        Quem utiliza mais?

-        O que ocorre com o uso desse procedimento?

-        Como ele modifica o tecido do ser humano?

A equipe deve apresentar uma análise crítica, comparando como deve ocorrer o tratamento estético e a realidade da instituição visitada.

Sites para pesquisa:

Sites sobre a Carboxiterapia:

http://www.esteticabrasil.com.br/carboxiterapia.htm

http://www.brasilcirurgiaplastica.com.br/conteudo/index.php?option=com_content&task=view&id=10

http://www.jaesteticaeplastica.com/carboxiterapia/

Sites de como a carboxiterapia ocorre no corpo:

http://www.teucorpo.com.br/carboxiterapia/

http://www.leandrorosorio.com.br/index.php/Site/tratamento/15

Site comentando sobre quem pode fazer a carboxiterapia

http://extra.globo.com/noticias/rio/carboxiterapia-so-pode-ser-feita-por-medico-380160.html

(Todos acessados em 31/08/12).

GRUPO 2:

Peeling a Laser de CO2 Fracionado.

Fonte: http://www.lasergoiania.com.br/veja-as-fotos-de-antes-e-depois-da-aplicacao-do-laser-de-co2-fracionado/

Aspectos a serem abordados:

-        O que é?

-        É indicado para que?

-        Comente sobre as aplicações desse peeling.

-        Quais os cuidados que se tem que ter após o uso desse procedimento?

-        Comente como afeta os nossos tecidos?

A equipe deve apresentar uma análise crítica, comparando como deve ocorrer o tratamento estético e a realidade da instituição visitada.

Sites para pesquisa:

Sites sobre Peeling:

http://www.naturale.med.br/laser_fracionado_co2_.html

http://peelings.com.br/o-que-e-peeling

http://www.denisesteiner.com.br/derma_cirurgica/peeling_livro.htm

Sites sobre o tratamento com o peeling a laser de CO2 fracionado:

http://www.dermatologia.net/novo/base/estetica/co2_fracionado.shtml

http://www.medstetica.com.br/laser-fracionado-co2-bh/

Sites comentando o porquê de o laser ser o melhor tratamento:

http://lumineslaser.com.br/lasers/laser-erbium-yag-e-laser-co2-fracionado/

http://clinicawulkan.com.br/aplicacao-laser-dermatologista-osasco-alphaville-sao-paulo/lasers-fracionados-laser-na-dermatologia-saopaulo/cuidados-laser-fracionado-co2-sao-paul/

(Todos acessados em 31/08/12).

GRUPO 3:

Drenagem linfática.

Fontes: http://www.emagrecercalorias.com.br/drenagem-linfatica-emagrece.html  e http://www.mundodastribos.com/produtos-para-drenagem-linfatica-vitaderm.html

              Drenagem manual                                                               Drenagem com aparelho

Aspectos a serem abordados:

-        Como é feita a drenagem linfática?

-        Existem diferenças entre o procedimento manual e o uso do aparelho de endermologia?

-        Quais os benefícios?

-        Ela é indicada para qualquer pessoa?

        -       Quais tecidos são afetados nesse procedimento?

A equipe deve apresentar uma análise crítica, comparando como deve ocorrer o tratamento estético e a realidade da instituição visitada.

Sites para pesquisa:

Sites sobre Drenagem linfática:

http://vilamulher.terra.com.br/tudo-sobre-drenagem-linfatica-2-1-13-32.html

http://www.brasilescola.com/saude/drenagem-linfatica.htm

Sites com matéria sobre a drenagem linfática:

http://blogbulledebeaute.com/uncategorized/drenagem-linfatica-o-que-e-como-funciona-e-quando-e-indicada.html

http://www.drenagemrj.com/reportagem.html

Sites sobre os benefícios da drenagem linfática manual:

http://vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=269

http://www.esteticare.com.br/drenagem-linfatica-manual

http://www.nutricionistamr.com.br/index.php/component/k2/item/84-drenagem-linf%C3%A1tica

(Todos acessados em 31/08/12).

GRUPO 4:

Eletrolifting:

Fonte: http://www.belezain.com.br/estetica/eletrolifting.asp

Aspectos a serem abordados:

-        Qual tecido é estimulado?

-        O que é utilizado nesse tratamento?

-        Como é feito o eletrolifting?

-        Quais os resultados desse tratamento?

-        Qualquer pessoa pode fazer?

A equipe deve apresentar a sua visão crítica sobre a eficácia do tratamento.

Sites para pesquisa:

Sites sobre Eletrolifting:

http://www.onodera.com.br/tratamentos/eletrolifting

http://www.toquedapele.com/2010/02/eletro-lifting.html

http://www.clinicacorpare.com.br/tratamentos_esteticos/tratamento_facial.php?link=eletrolifting_facial

Site comentando sobre o uso de agulhas no eletrolifting:

http://tudoestetica.lojavirtualfc.com.br/ListaProdutos.asp?IDLoja=14217&IDProduto=3023160

Site sobre os efeitos fisiológicos do eletrolifting:

http://www.datamed.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=44&Itemid=34

(Todos acessados em 31/08/12).

GRUPO 5:

Eletroporação:

Fonte: http://posop.com.br/site/?page_id=77

Aspectos a serem abordados:

-        O que é a eletroporação?

-        Qual a relação dela com o tecido animal?

-        Para que ela é utilizada?

-        Pode ser aplicada em qualquer parte do corpo?

-        Fale sobre os aparelhos utilizados nesse tratamento.

A equipe deve apresentar uma análise crítica, comparando como deve ocorrer o tratamento estético e a realidade da instituição visitada.

Ø  Sites para pesquisa:

Sites sobre a eletroporação:

http://www.mundomulher.com.br/?pg=17&sec=22&sub=47&idtexto=4834&keys=Eletroporacao

http://www.byreginatorres.com/2011/08/eletroporacao.html

http://www.vigore.com.br/eletroporacao.asp

Site contendo uma matéria sobre a eletroporação:

http://www.jornalmexa-se.com.br/edicao/0124/_estetica_4.asp

(Todos acessados em 31/08/12).

VAMOS CONVERSAR?

Antes dos alunos postarem suas atividades no youtube, sugere-se que o professor realize um momento de conversa para socialização das experiências de visita e construção da reportagem. Este será um momento onde os alunos possam expor suas dificuldades e momentos positivos da atividade em grupo.

Em seguida, é importante que o professor oriente os alunos quanto à participação nas postagens de análise da reportagem dos colegas, este momento de apreciação dos trabalhos é fundamental, não só para a aprendizagem dos conteúdos abordados por todas as equipes, mas também para possibilitar um momento de interação e avaliação da atividade.

 
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Hemofilia – Brasil escola

http://www.brasilescola.com/biologia/hemofilia.htm

Câncer de Pele

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-pele

Tratamentos Estéticos

http://www.minhavida.com.br/temas/tratamentos-est%C3%A9ticos

Sugestões de links para professores:

Câncer de Pele – Sociedade Brasileira de Dermatologia

http://www.sbd.org.br/doenca/cancerpele.aspx

Livreto sobre doenças do sangue

http://www.hemobras.gov.br/site/downloads/livreto_doencas_sangue.pdf

Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Tecido Epitelial - Cuidados com a pele.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1965

Cosméticos: a química da beleza

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18258

O câncer de pele e a química

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13439

Doença de Alzheimer

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7252

A, B, AB ou O? Que tipo de sangue é o seu?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40216

Sangue: investigando mitos e verdades

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40752

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos conseguiram diferenciar os tecidos animais a partir do conteúdo exposto nas apresentações dos grupos.Na atividade 2,o docente poderá averiguar se os alunos compreenderam os aspectos envolvidos em doenças do tecido animal a partir das informações apresentadas nos vídeos produzidos pelas equipes. Na última atividade,o professor poderá verificar se os alunos conseguiram conhecer e avaliar a diversidade de técnicas que podem ser utilizadas nos variados tratamentos estéticos a partir do material produzido pelos alunos através das entrevistas realizadas, assim como do conteúdo exposto na conversa de socialização das pesquisas.

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