19/02/2013
Shara Macedo Fontenelle Teixeira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Conhecimento sobre a estrutura celular e organelas.
ATIVIDADE 1 – VISUALIZANDO E ANALISANDO TECIDOS ANIMAIS
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE
Esta atividade será desenvolvida no Laboratório de informática educativa (LIE) e será necessário o uso de computadores que tenham acesso à internet. O professor deverá alertar os alunos quanto aos seguintes pontos:
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL
O software Laminário Virtual: Células Animais, disponível para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais através do endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14859, simula um microscópio eletrônico possibilitando a observação de lâminas com diferentes tipos de células e tecidos. Os alunos poderão escolher uma lâmina por vez e visualizaram outras do tecido animal, além de obter a descrição do que está sendo observado no resumo da lâmina, como pode ser visto na figura 1.
O computador deverá possuir o programa Flash Player, disponível para download no endereço eletrônico http://www.adobe.com/br/products/flashplayer/
Figura1: Interface do recurso Laminário Virtual: Células Animais mostrando as lâminas para observação e o resumo.
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14859
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Cada tecido animal é formado por células que apresentam a mesma função e origem. Estes tecidos dividem-se nos seguintes grupos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido sanguíneo, tecido muscular e tecido nervoso. A pele é um exemplo de tecido epitelial, que é o maior órgão desse tecido. Já o tecido sanguíneo, em um adulto, corresponde a cerca de 5 a 6 litros de sangue, que por sua vez corresponde de 6 a 11% de seu peso.
Nesta atividade os alunos irão utilizar o software para visualizar, através do microscópio, as lâminas que possuem tecidos de mamíferos, entre estes alguns humanos, e aprender sobre o formato das células do tecido animal e suas características. Os alunos deverão registrar suas observações, inclusive realizando comparações quanto à estrutura dos tecidos, a fim de identificar semelhanças e diferenças.
O professor dirá aos alunos que eles deverão dividir-se em 5 grupos e que através de um sorteio eles irão pesquisar na internet sobre os tecidos celulares e deverão utilizar os registros realizados durante as observações para enriquecer a pesquisa realizada.
Divisão dos temas:
Grupo 1- Tecido epitelial
Grupo 2- Tecido conjuntivo
Grupo 3- Tecido sanguíneo
Grupo 4- Tecido muscular
Grupo 5- Tecido nervoso
Sugere-se ao docente que, ao final da aula, os alunos socializem o conteúdo da pesquisa, bem como suas impressões, a partir de uma apresentação de slides, utilizando um programa para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, por exemplo: Power Point (Windows) ou Impress (Linux).
O professor deverá informar os aspectos a serem observados em cada uma das apresentações, tais como organização do conteúdo, relação com situações do cotidiano, habilidade para aplicar exemplos práticos, sobretudo em relação a possíveis dúvidas da equipe, bem como dos demais alunos.
Seguem abaixo sugestões de sites para auxiliar os alunos na pesquisa solicitada:
Resumo sobre histologia e classificação do tecido animal:
http://www.brasilescola.com/biologia/histologia-animal.htm
Site contendo informações sobre os tecidos animais:
http://www.algosobre.com.br/biologia/sistema-muscular.html
Slidessobrehistologiaanimalcomascaracterísticasdecadatecidoanimal:
http://www.slideshare.net/jaisonjjc/histologia-animal-5195050
Histologia animal dos tecidos de revestimento:
http://aafronio.vilabol.uol.com.br/epit.html
Site sobre o tecido animal com ilustração.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2261
Site contendo informações sobre a citologia do tecido animal.
http://www.planetabio.com/planetabio.html
(Todos acessados em 24/08/2012).
MOMENTO DO ALUNO
Este será o momento em que os alunos irão realizar a atividade proposta. Poderão surgir algumas dúvidas, tais como: Como o tecido conjuntivo pode nos defender de um agente infeccioso? Como os corantes auxiliam o microscópio eletrônico a visualizar determinadas células? Para minimizar essas dificuldades, o docente poderá auxiliá-los estimulando uma reflexão a partir de situações do cotidiano, tais como: Nosso organismo apresenta uma reação para cada estímulo, se estamos em um local com muita poeira nossos olhos reagem expulsando o que esta incomodando, podemos considerar isso uma forma de defesa? Quando as mulheres pintam as unhas, podemos ver melhor o seu formato?
DISCUSSÃO
Este será o momento em que cada grupo irá fazer a sua apresentação, tanto o professor quanto os outros alunos devem interagir fazendo perguntas ou tirando suas dúvidas. Para estimular uma discussão sobre os aspectos mais curiosos da visualização dos tecidos, o docente perguntará para cada equipe qual das lâminas do microscópio virtual eles acharam mais interessante e pedirá que explique o porquê, mesmo que não esteja relacionada com o tema da equipe.
SISTEMATIZAÇÃO
Neste momento o professor formalizará a atividade fazendo uma retomada sobre o tema discutido na aula. Realizando discussões a partir dos exemplos citados pelos alunos, ao longo das apresentações e esclarecendo possíveis dúvidas quanto ao conteúdo e como podem afetar e em situações do cotidiano, por exemplo, em atletas. Sugere-se a construção de um painel com desenhos dos tecidos que os alunos viram no microscópio e com o que de mais curioso observaram em cada tecido.
ATIVIDADE 2 – CONHECENDO DOENÇAS DO TECIDO ANIMAL
INSTRUÇÕES INICIAIS
Esta atividade será desenvolvida no laboratório de informática educativa (LIE). Será necessário o uso de câmera para filmagem (câmera digital ou celular) e de um projetor data-show. A turma deverá ser dividida em 5 grupos.
INTRODUÇÃO
Com o intuito de propor uma reflexão acerca de procedimentos que podem ser realizados para conseguir minimizar os incômodos ou curar uma doença, o docente fará uma breve explanação sobre transplantes de órgãos, ressaltando a dificuldade em encontrar doadores, estimulando os alunos a expressarem o que pensam a respeito do tema. Em seguida, solicitará que os discentes acessem a reportagem sobre o transplante de órgãos e o posicionamento do Vaticano, que se encontra no site: http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/antiga/transplante_animais_vaticano2.asp, onde apresenta a decisão da igreja a respeito dos transplantes e, também, a cena da novela Laços de Família, que se encontra no youtube no endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?v=KFKEEU7cZCQ, onde uma jovem precisa de um transplante e a mãe engravida para poder salvar a filha, pois não encontram doadores compatíveis.
Após os vídeos, o professor deverá solicitar novamente o ponto de vista dos alunos para que sejam verificadas possíveis mudanças de opiniões diante dos posicionamentos expressos nos vídeos. Em seguida, os alunos devem ser convidados a pesquisarem sobre as doenças relacionadas ao tecido animal, explicando como elas se manifestam e podem ser tratadas.
CONTANDO UMA HISTÓRIA
Nesta atividade, o docente dividirá a turma em 5 grupos e sorteará5temasparaseremabordados. Os alunos terão que criar o roteiro de uma história falando sobre o seu respectivo tema e fazer uma filmagem para apresentar a turma, seguindo os critérios abaixo:
1. Doenças do tecido conjuntivo: Lúpus eritematoso disseminado
Resumo sobre doenças do tecido conjuntivo.
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=424
Site contendo resumo sobre a doença mista do tecido conjuntivo.
http://www.manualmerck.net/?id=77&cn=776
Informações sobre Lúpus eritematoso sistêmico.
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=426
http://www.pcd.pt/biblioteca/docs.php?id=484&id_doc=241&id_cat=10
(Todos acessados em 24/08/2012).
Aspectos a serem abordados:
- Como a doença acontece no tecido conjuntivo;
- Processo inflamatório;
- Sintomas mais frequentes;
- Sintomas inaparentes;
- Tratamento;
2. Doenças musculares: Polimiosite
Sites para pesquisa:
Sites sobre doenças musculares.
http://www.brasilescola.com/doencas/distrofia-muscular.htm
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/distrofias-musculares-2/
Resumo sobre a polimiosite
http://www.infoescola.com/doencas/polimiosite/
http://www.appforce.net/o-que-e-polimiosite.html
(Todos acessados em 24/08/2012).
Aspectos a serem abordados:
- Origem da doença;
- Qual grupo racial é mais afetado;
- Sintomas e tratamento;
3. Doenças do tecido epitelial:Câncer de pele.
Sites para pesquisa:
Sites comentando sobre os tipos de câncer de pele, sintomas e tratamentos.
http://www.esteticaportoalegre.com.br/cancer-de-pele.html
http://cancerdepele.net.br/cancer-de-pele
Sites sobre câncer de pele.
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/cancer/cancer-de-pele/
(Todos acessados em 24/08/2012).
Aspectos a serem abordados:
- Quais os tipos desse câncer;
- Explique como reconhecer esses tipos de câncer;
- Sintomas e tratamentos;
4. Doenças do sangue: Hemofilia A e B
Sites para pesquisa:
Site sobre o sangue.
http://km-stressnet.blogspot.com.br/2007/06/sangue-exames-e-principais-doenas.html
http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/informacao_doacao_sangue.html
Site contendo algumas doenças do sangue.
http://www.vivatranquilo.com.br/saude/colaboradores/ficar_jovem/glossario/doencas_sangue.htm
http://www.ib.usp.br/microgene/files/biblioteca-21-PDF.pdf
Site contendo informações sobre a Hemofilia A e B
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/hemofilia/
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/hemofilia.htm
http://www.fotosantesedepois.com/2010/02/09/hemofilia-a-e-b/
(Todos acessados em 24/08/2012).
Aspectos a serem abordados:
- Como se adquire a doença;
- Sintomas e tratamento;
- Como as pessoas eram tratadas antigamente;
- Choque hipovolêmico.
5. Doenças que afetam o tecido nervoso: Alzheimer
Sites para pesquisa:
Site sobre a doença de Alzheimer.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?150
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/alzheimer-2/
Site sobre as doenças neurológicas.
http://www.portalbrasil.net/medicina_glossario.htm
http://www.institutoneurologico.com.br/home/neurologia.shtml
Recursos complementares para auxiliar os alunos:
Resumo em pdf sobre o tecido animal:
http://www.edusurfa.pt/mostra_pdf/?pdf=biologia_tecidos_animais_seg.pdf
Slides explicando sobre o tecido animal e suas características:
http://www.slideshare.net/rhbagatini/tecidos-animais-fim1
(Todos acessados em 24/08/2012).
Aspectos a serem abordados:
- O que é essa doença;
- Quais suas causas;
- Sintomas e tratamentos;
- Por que interditar uma pessoa com essa doença;
Após assistirem aos vídeos de todos os grupos, o professor solicitará que os discentes postem seus comentários no canal youtube a respeito do assunto abordado pelos colegas. Sugere-se que o professor oriente aos alunos sobre a importância de relacionar seus comentários com os debates ocorridos em sala de aula ou mesmo com exemplos acerca do que aprenderam ao longo da atividade.
DISCUTINDO...
O docente deverá finalizar a atividade conversando com os alunos sobre o uso de células tronco no tratamento de algumas doenças. Após uma discussão sobre o assunto, pode-se questionar quem é contra ou a favor e o porquê.
ATIVIDADE 3 - CONHECENDO MELHOR OS TRATAMENTOS ESTÉTICOS
LOCAL E MATERIAIS
Esta atividade deverá ocorrer no laboratório de ciências da escola. Será necessário o uso de máquinas de filmar (câmeras digitais ou celulares) nessa atividade.
INTRODUÇÃO
O ser humano tem buscado tardar o máximo possível os efeitos do envelhecimento. A mídia, principalmente, tem mostrado que para uma pessoa ser feliz, ela deve ter o corpo bem definido, não ter celulite... Hoje em dia existem diversos tratamentos estéticos com os mais variados procedimentos e aplicações de substâncias, e talvez a mais famosa destas substâncias hoje em dia deve ser o Botox. Até quando existirá essa “ditadura da beleza” que muitos acham necessária para se enquadrar na sociedade? O que motiva pessoas a buscar estes tratamentos? Será que estes tratamentos são realmente eficazes? É possível retardar o efeito do tempo no corpo humano? Este será o tema desta atividade.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Inicialmente, o professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem algum tratamento que modifique a aparência humana, podendo ser desde a higienização da pele aos mais sofisticados procedimentos. Sugere-se que o professor comente com os alunos sobre as sessões que os salões de beleza oferecem, dando como exemplo, o peeling de diamante que é um tratamento de renovação celular e é menos agressivo que alguns peelings químicos. O docente informará aos alunos que eles deverão fazer uma matéria jornalística visitando lugares que ofereçam esses tratamentos por pessoas qualificadas. Para cada grupo serão apresentadas sugestões de sites para pesquisa, visando nortear as entrevistas, assim como a construção da reportagem.
Seguem as regras para esta tarefa:
· Cada grupo deverá comentar, no youtube, a reportagem dos demais grupos.
TEMAS, ORIENTAÇÕES E SITES PARA PESQUISA
GRUPO 1:
Carboxiterapia.
Fonte: http://www.mulherbeleza.com.br/corpo/carboxiterapia-o-que-e-como-funciona-quanto-custa-precos/
Aspectos a serem abordados:
- Qual o procedimento?
- Para que serve?
- Existem malefícios?
- Quem utiliza mais?
- O que ocorre com o uso desse procedimento?
- Como ele modifica o tecido do ser humano?
A equipe deve apresentar uma análise crítica, comparando como deve ocorrer o tratamento estético e a realidade da instituição visitada.
Sites para pesquisa:
Sites sobre a Carboxiterapia:
http://www.esteticabrasil.com.br/carboxiterapia.htm
http://www.brasilcirurgiaplastica.com.br/conteudo/index.php?option=com_content&task=view&id=10
http://www.jaesteticaeplastica.com/carboxiterapia/
Sites de como a carboxiterapia ocorre no corpo:
http://www.teucorpo.com.br/carboxiterapia/
http://www.leandrorosorio.com.br/index.php/Site/tratamento/15
Site comentando sobre quem pode fazer a carboxiterapia
http://extra.globo.com/noticias/rio/carboxiterapia-so-pode-ser-feita-por-medico-380160.html
(Todos acessados em 31/08/12).
GRUPO 2:
Peeling a Laser de CO2 Fracionado.
Aspectos a serem abordados:
- O que é?
- É indicado para que?
- Comente sobre as aplicações desse peeling.
- Quais os cuidados que se tem que ter após o uso desse procedimento?
- Comente como afeta os nossos tecidos?
A equipe deve apresentar uma análise crítica, comparando como deve ocorrer o tratamento estético e a realidade da instituição visitada.
Sites para pesquisa:
Sites sobre Peeling:
http://www.naturale.med.br/laser_fracionado_co2_.html
http://peelings.com.br/o-que-e-peeling
http://www.denisesteiner.com.br/derma_cirurgica/peeling_livro.htm
Sites sobre o tratamento com o peeling a laser de CO2 fracionado:
http://www.dermatologia.net/novo/base/estetica/co2_fracionado.shtml
http://www.medstetica.com.br/laser-fracionado-co2-bh/
Sites comentando o porquê de o laser ser o melhor tratamento:
http://lumineslaser.com.br/lasers/laser-erbium-yag-e-laser-co2-fracionado/
(Todos acessados em 31/08/12).
GRUPO 3:
Drenagem linfática.
Fontes: http://www.emagrecercalorias.com.br/drenagem-linfatica-emagrece.html e http://www.mundodastribos.com/produtos-para-drenagem-linfatica-vitaderm.html
Drenagem manual Drenagem com aparelho
Aspectos a serem abordados:
- Como é feita a drenagem linfática?
- Existem diferenças entre o procedimento manual e o uso do aparelho de endermologia?
- Quais os benefícios?
- Ela é indicada para qualquer pessoa?
- Quais tecidos são afetados nesse procedimento?
A equipe deve apresentar uma análise crítica, comparando como deve ocorrer o tratamento estético e a realidade da instituição visitada.
Sites para pesquisa:
Sites sobre Drenagem linfática:
http://vilamulher.terra.com.br/tudo-sobre-drenagem-linfatica-2-1-13-32.html
http://www.brasilescola.com/saude/drenagem-linfatica.htm
Sites com matéria sobre a drenagem linfática:
http://www.drenagemrj.com/reportagem.html
Sites sobre os benefícios da drenagem linfática manual:
http://vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=269
http://www.esteticare.com.br/drenagem-linfatica-manual
http://www.nutricionistamr.com.br/index.php/component/k2/item/84-drenagem-linf%C3%A1tica
(Todos acessados em 31/08/12).
GRUPO 4:
Eletrolifting:
Fonte: http://www.belezain.com.br/estetica/eletrolifting.asp
Aspectos a serem abordados:
- Qual tecido é estimulado?
- O que é utilizado nesse tratamento?
- Como é feito o eletrolifting?
- Quais os resultados desse tratamento?
- Qualquer pessoa pode fazer?
A equipe deve apresentar a sua visão crítica sobre a eficácia do tratamento.
Sites para pesquisa:
Sites sobre Eletrolifting:
http://www.onodera.com.br/tratamentos/eletrolifting
http://www.toquedapele.com/2010/02/eletro-lifting.html
Site comentando sobre o uso de agulhas no eletrolifting:
http://tudoestetica.lojavirtualfc.com.br/ListaProdutos.asp?IDLoja=14217&IDProduto=3023160
Site sobre os efeitos fisiológicos do eletrolifting:
http://www.datamed.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=44&Itemid=34
(Todos acessados em 31/08/12).
GRUPO 5:
Eletroporação:
Fonte: http://posop.com.br/site/?page_id=77
Aspectos a serem abordados:
- O que é a eletroporação?
- Qual a relação dela com o tecido animal?
- Para que ela é utilizada?
- Pode ser aplicada em qualquer parte do corpo?
- Fale sobre os aparelhos utilizados nesse tratamento.
A equipe deve apresentar uma análise crítica, comparando como deve ocorrer o tratamento estético e a realidade da instituição visitada.
Ø Sites para pesquisa:
Sites sobre a eletroporação:
http://www.mundomulher.com.br/?pg=17&sec=22&sub=47&idtexto=4834&keys=Eletroporacao
http://www.byreginatorres.com/2011/08/eletroporacao.html
http://www.vigore.com.br/eletroporacao.asp
Site contendo uma matéria sobre a eletroporação:
http://www.jornalmexa-se.com.br/edicao/0124/_estetica_4.asp
(Todos acessados em 31/08/12).
VAMOS CONVERSAR?
Antes dos alunos postarem suas atividades no youtube, sugere-se que o professor realize um momento de conversa para socialização das experiências de visita e construção da reportagem. Este será um momento onde os alunos possam expor suas dificuldades e momentos positivos da atividade em grupo.
Em seguida, é importante que o professor oriente os alunos quanto à participação nas postagens de análise da reportagem dos colegas, este momento de apreciação dos trabalhos é fundamental, não só para a aprendizagem dos conteúdos abordados por todas as equipes, mas também para possibilitar um momento de interação e avaliação da atividade.
Sugestões de links para alunos:
Hemofilia – Brasil escola
http://www.brasilescola.com/biologia/hemofilia.htm
Câncer de Pele
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-pele
Tratamentos Estéticos
http://www.minhavida.com.br/temas/tratamentos-est%C3%A9ticos
Sugestões de links para professores:
Câncer de Pele – Sociedade Brasileira de Dermatologia
http://www.sbd.org.br/doenca/cancerpele.aspx
Livreto sobre doenças do sangue
http://www.hemobras.gov.br/site/downloads/livreto_doencas_sangue.pdf
Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Tecido Epitelial - Cuidados com a pele.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1965
Cosméticos: a química da beleza
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18258
O câncer de pele e a química
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13439
Doença de Alzheimer
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7252
A, B, AB ou O? Que tipo de sangue é o seu?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40216
Sangue: investigando mitos e verdades
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40752
Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos conseguiram diferenciar os tecidos animais a partir do conteúdo exposto nas apresentações dos grupos.Na atividade 2,o docente poderá averiguar se os alunos compreenderam os aspectos envolvidos em doenças do tecido animal a partir das informações apresentadas nos vídeos produzidos pelas equipes. Na última atividade,o professor poderá verificar se os alunos conseguiram conhecer e avaliar a diversidade de técnicas que podem ser utilizadas nos variados tratamentos estéticos a partir do material produzido pelos alunos através das entrevistas realizadas, assim como do conteúdo exposto na conversa de socialização das pesquisas.
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