Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Classe de palavras: Artigo

 

06/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo possibilitar ao aluno identificar, classificar e reconhecer os artigos em textos. Para isso, as aulas foram organizadas considerando a conexão que existe entre artigo, substantivo e adjetivo e suas variações de concordância. As atividades apresentam textos variados como música, história em quadrinhos, imagens diversas, além de recursos de áudio e vídeo. Além disso, os alunos compreenderão o uso estilístico do artigo e as diferentes variações de sentido que este apresenta nos textos que lemos/ouvimos no cotidiano.

Autoria

Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

artigo, classe de palavras, substantivo, adjetivo, concordância nominal

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Lista de Aulas da Coleção (8 aulas)
# Aula Autoria
1 Estudando gêneros do substantivo: masculino e feminino

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar os gêneros do substantivo em textos e frases; Inserir masculino e feminino ao vocabulário ativo; Identificar e classificar os substantivos quanto ao gênero; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender o significado das palavras; Utilizar a linguagem par...

07/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 35219 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 Artigos: identificação, função e conceito, classificação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os determinantes dos substantivos;                                    Analisar a função dos artigos na construção do texto;    Elaborar o conceito de artigo; Classificar artigo em definido e indefinido.     

22/05/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13511 acessos

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 “O acompanhante do nome: o artigo”

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

 ler e selecionar informações sobre o uso do artigo em gramáticas diversas;  usar adequadamente o artigo em textos diversos; conhecer as características dos artigos.

05/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5585 acessos

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

4 O uso estilístico do artigo

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

reconhecer o valor estilístico do artigo em textos; localizar artigos com valor estilístico em textos jornalísticos.

05/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2344 acessos

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

5 Quais são as palavras que podem determinar um nome?

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

reconhecer o significado de determinação de um nome; relacionar artigo e o pronome como determinantes (à esquerda) de nomes; identificar efeitos de sentido diversos para usos de determinantes variados.

13/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3339 acessos

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

6 Concordância Nominal

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Esta aula contribuirá para que o aluno reconheça a importância da Concordância Nominal na produção oral e escrita. Contribuirá, também, para a apropriação de procedimentos de revisão de textos escritos, conforme as regras da norma culta relativas à Concordância Nominal.

20/11/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 64024 acessos

Isabella Fernandes Pessoa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

7 Adjetivo: estudo introdutório

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar o adjetivo em diferentes gêneros textuais;    - Elaborar o conceito de adjetivo;     - Saber que o adjetivo flexiona em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere;     - Empregar adequadamente o adjetivo.  - Conhecer o contexto de uso do adjetivo...

27/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 38022 acessos

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

8 A concordância na construção do texto

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

observar e empregar aspectos discursivos semânticos relacionados ao princípio da concordância; verificar, por meio de análise textual, a função semântica das concordâncias verbal e nominal na construção do texto.

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12588 acessos

Lazuita Goretti de Oliveira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 3382 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.