Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Quais são as características da história em quadrinhos e que tipos de linguagem elas apresentam?

 

26/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo desta coleção é o de fazer com que os alunos reconheçam as características das histórias em quadrinhos e os tipos de linguagem que elas apresentam. Para isso, a aula 1 introduz os conceitos de linguagem por meio de atividades e recursos variados (leitura, grupo, mímica, vídeo). A aula 2 apresenta algumas características das HQs (tipos de balões, interjeições e onomatopeias) e propostas de produção de texto. A aula 3 trata, especificamente, da interjeição e onomatopéia. Apresenta atividades lúdicas e usa diferentes recursos de modo a contribuir na aprendizagem dos alunos. A aula 4 apresenta uma proposta de trabalho na biblioteca da escola e, por meio de atividades em duplas, trabalha a composição estrutural, temática e estilística das HQs. A aula 5 traz uma proposta de atividade que trabalha as estratégias de leitura (hipóteses, inferências, conhecimento de mundo) de uma história em quadrinho. As aulas 5 a 8 apresentam propostas de produção de HQs de temas variados por meio de recursos da internet. A aula 9 apresenta a estrutura da narrativa que está presente nas HQs e propõe a transposição de um texto de linguagem verbal em história em quadrinhos. A aula 10 propõe uma atividade de produção, em dupla, de uma HQ a partir das características da personagem Garfield.

Autoria

Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

história em quadrinhos, gênero textual, tipos de linguagem, interjeição, onomatopeia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Lista de Aulas da Coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 Linguagem verbal, não-verbal e mista

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Reconhecer a dinamicidade da linguagem; diferenciar as linguagens verbal, não-verbal e mista; reconhecer a linguagem não-verbal em trechos do filme “Tempos Modernos”

27/10/2010 Quatro estrelas 24 comentário(s) 62114 acessos

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

2 HISTÓRIA EM QUADRINHOS, UMA PROPOSTA DE LEITURA, UMA POSSIBILIDADE DE ESCRITA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Conhecer este tipo de texto.  Fazer uso deste suporte textual com autonomia.           Utilizar a escrita a partir das suas próprias hipóteses. Construir histórias em quadrinhos de sua própria autoria.

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5866 acessos

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

3 Interjeição e Onomatopeia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conceituar e reconhecer interjeição e onomatopeia; diferenciar interjeição e onomatopeia; identificar interjeição e onomatopeia em história em quadrinhos escrever interjeições e onomatopeias

30/11/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 50850 acessos

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

4 O que é história em quadrinhos?

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Manusear gibis e levantar, preliminar e intuitivamente, características recorrentes no gênero história em quadrinhos; conhecer o gênero histórias em quadrinhos: constituição e funcionamento; conhecer os personagens que fazem sucesso nas histórias em quadrinhos infantis; difere...

04/05/2010 Três estrelas 6 comentário(s) 36940 acessos

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

5 Reconstruindo uma história em quadrinhos - procedimentos de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Colocar os quadrinhos de uma história na sequência correta, utilizando diferentes procedimentos de leitura. Para tanto, o aluno deverá aprender a formular hipóteses a respeito do conteúdo do texto bem como validá-las; validar ou formular hipóteses levantadas a partir de nova...

03/09/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 56843 acessos

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

6 Hora de produzir uma história que diverte: a história em quadrinhos

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Fazer levantamento de características físicas e psicológicas para a criação de personagens; fazer levantamento de enredos que possam ser contados pela história em quadrinhos; criar personagens e enredo para a produção da história; produzir uma história em quadrinhos.

04/05/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 13270 acessos

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

7 História em quadrinhos com Super Heróis

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Aprimorar e desenvolver a capacidade de produzir textos a partir de um tema pré-estabelecido.

05/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11495 acessos

ELAINE CRISTINE GONZAGA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

8 Produzindo histórias de quadrinhos em tirinhas

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Produzir tirinha em quadrinho; Diferenciar as características (quantidade de personagens, tamanho) de uma tirinha para uma história em quadrinho; Perceber as diferenças entre onda, tsunami e pororoca.

06/06/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6070 acessos

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL

9 História em quadrinhos e narrativa: dois gêneros em diálogo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler um texto narrativo com desenvoltura. Interpretar um texto narrativo correlacionando-o com uma história em quadrinhos. Reconhecer a estrutura do gênero História em Quadrinhos através de atividades relacionadas.

18/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 14526 acessos

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

10 Texto descritivo e História em quadrinhos: Elaborando o nosso livro do Garfield

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Conheça o personagem Garfield e as suas características. Compreenda as características do texto descritivo. Compreenda o modo de organização do gênero textual: “histórias em quadrinhos”. Produza um livro, obedecendo o modo de ...

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 22758 acessos

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 5357 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.