02/07/2012
Nesta coleção composta de 10 aulas, propomos aos professores uma reflexão sobre a interação professor/aluno em momentos específicos de busca de informação via internet. Leia sobre este tema no link http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/micros1.htm O uso do micro nas escolas - Acesso em: 08 de maio de 2012. Foram selecionadas 10 aulas com temas diversificados, sugeridos nos eixos temáticos que compõem os PCN - Ciências Naturais. As aulas de 1 a 6 têm a pesquisa via internet como atividade principal. As aulas de 7 a 10 as pesquisas versam sobre um subtema do assunto que está sendo estudado para complementar as informações relacionadas ao tema. Nas duas situações, o professor define os endereços eletrônicos a serem utilizados com antecedência (links, sites, sítios, software educacional) e os deixam disponíveis para os alunos. A pesquisa é feita sob a orientação do professor, em duplas, trios ou grupos; no laboratório de informática ou utilizando laptops em sala de aula. Em todas as aulas após a pesquisa são sugeridos registros feitos no computador e/ou de forma convencional (listas, cartazes, murais, desenhos, panfletos). De modo geral há uma preocupação em ensinar o leitor a utilizar essa ferramenta com explicações sobre, por exemplo, com inserir imagens em textos, produzir panfletos e folhetos no computador, fazer revisão de português. Questões para reflexão: Quando é proposta uma pesquisa via internet, você seleciona onde e como as informações poderão ser pesquisadas?/Procura saber quais são os melhores sites de busca?/ Orienta os alunos a fazer elaborações pessoais com base no que foi pesquisado? Por quê?/ Existem dificuldades para propor atividades dessa natureza? Que soluções você costuma adotar?/ Ensinar a pesquisar via internet constitui um conteúdo de ensino. Como você ensina seus alunos esse conteúdo? Sugestões de links: Atividades de pesquisa convencional e ou via internet e a interação professor/aluno http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/06/atividades-de-pesquisa-convencional-e.html - Acesso em: 19 de jun. de 2012. Curso prepara professores para uso de mídias http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=370 - Acesso em: 08 de maio de 2012. Novas Tecnologias na Educação http://portaldoprofessor.mec.gov.br/jornal.html?idEdicao=2&x=21&y=11 - Acesso em: 08 de maio de 2012. Blogs na Educação http://portaldoprofessor.mec.gov.br/jornal.html?idEdicao=64&x=27&y=11 - Acesso em: 08 de maio de 2012. A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0025.asp - José Manuel Moran - Acesso em 14/05/2012.
Amélia Pereira Batista Porto - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
interação professor/aluno, internet, pesquisa, trabalho em grupo, fauna, lixo, energia elétrica, dengue, água, extinção dos animais, ecologia, classificação dos animais
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Animais da Fauna Brasileira em processo de Extinção
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Identificar as principais características da Fauna Brasileira; • Compreender o conceito de extinção e relacionar com os principais animais ameaçados de extinção; 30/09/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 21515 acesso(s) |
WESLEY PEREIRA DA SILVA Universidade de Brasília BRASILIA DF Química |
2 |
Lixo: Desenvolvendo atitudes responsáveis
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir o que é lixo, observar os diferentes tipos de lixo, realizar campanhas de conscientização, compreender e conhecer o destino do lixo, bem como construir cartazes com sugestões de como cuidar do lixo. 01/10/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 88771 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
O consumo inteligente de energia elétrica
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia 1.Conhecer fontes alternativas de energia elétrica. 2.Calcular o gasto mensal de energia elétrica. 3.Incentivar o consumo consciente da energia. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 19640 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
4 |
Dengue: conhecendo seu transmissor
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Saúde Através das atividades propostas o aluno poderá investigar sobre o que é a dengue, conhecer as formas de transmissão da doença, desvendar as maneiras como o mosquito se reproduz, bem como compreender o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue. 07/07/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 27545 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
UCA: Dengue: sintomas, tratamento e prevenção da doença
Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: - Identificar as características do mosquito transmissor da Dengue; - Identificar os sintomas da Dengue; - Saber como prevenir-se contra a Dengue; - Conscientizar e informar a comunidade escolar sobre os cuidados que se deve ... 05/05/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 28775 acesso(s) |
claudia vicari zanatta Universidade Federal do Rio Grande do Sul PORTO ALEGRE RS Arte Visual |
6 |
Ler e escrever para informar-se e informar sobre a Dengue
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver a autonomia, progressivamente, na busca e seleção de informações. Utilizar procedimentos de busca e seleção de informações: localizar informações utilizando referências tais como títulos, subtítulos, imagens e selecionar as que são relevantes. Estabelecer relações ... 25/02/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 23203 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
7 |
Aprendendo sobre a preservação da água
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Compreender a importância da preservação do ambiente aquático; Refletir sobre as conseqüências da poluição das águas dos rios/mares; Aprender o sobre o tempo de decomposição dos lixos na água. 15/06/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 18997 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL |
8 |
Como conscientizar os alunos sobre a extinção dos animais no Planeta Terra?
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive; Identificar e listar os nomes de alguns dos animais em extinção no Planeta Terra; Identificar dos animais ameaçados de extinção: principais caract... 16/09/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 37940 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
Ecologia – De olho na água do planeta
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais a- Ler um livro de literatura percebendo as questões ecológicas presentes no texto. b- Elaborar pesquisas e debates a respeito dos assuntos. c- Apresentar suas descobertas por meio de cartazes informativos. 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 21325 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
Entendendo a classificação dos animais
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Estudar a classificação dos animais em: onívoros, carnívoros, herbívoros, ovíparos, vivíparos, vertebrados e invertebrados, por meio de um software educacional, intitulado: “Classificação dos animais” publicado no site do Portal do Professor; Fazer leitura e interpretação de ... 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 52755 acesso(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 8607 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!