Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Interação professor/aluno nas pesquisas via internet

 

02/07/2012

Ficha Técnica
Descrição

Nesta coleção composta de 10 aulas, propomos aos professores uma reflexão sobre a interação professor/aluno em momentos específicos de busca de informação via internet. Leia sobre este tema no link http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/micros1.htm O uso do micro nas escolas - Acesso em: 08 de maio de 2012. Foram selecionadas 10 aulas com temas diversificados, sugeridos nos eixos temáticos que compõem os PCN - Ciências Naturais. As aulas de 1 a 6 têm a pesquisa via internet como atividade principal. As aulas de 7 a 10 as pesquisas versam sobre um subtema do assunto que está sendo estudado para complementar as informações relacionadas ao tema. Nas duas situações, o professor define os endereços eletrônicos a serem utilizados com antecedência (links, sites, sítios, software educacional) e os deixam disponíveis para os alunos. A pesquisa é feita sob a orientação do professor, em duplas, trios ou grupos; no laboratório de informática ou utilizando laptops em sala de aula. Em todas as aulas após a pesquisa são sugeridos registros feitos no computador e/ou de forma convencional (listas, cartazes, murais, desenhos, panfletos). De modo geral há uma preocupação em ensinar o leitor a utilizar essa ferramenta com explicações sobre, por exemplo, com inserir imagens em textos, produzir panfletos e folhetos no computador, fazer revisão de português. Questões para reflexão: Quando é proposta uma pesquisa via internet, você seleciona onde e como as informações poderão ser pesquisadas?/Procura saber quais são os melhores sites de busca?/ Orienta os alunos a fazer elaborações pessoais com base no que foi pesquisado? Por quê?/ Existem dificuldades para propor atividades dessa natureza? Que soluções você costuma adotar?/ Ensinar a pesquisar via internet constitui um conteúdo de ensino. Como você ensina seus alunos esse conteúdo? Sugestões de links: Atividades de pesquisa convencional e ou via internet e a interação professor/aluno http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/06/atividades-de-pesquisa-convencional-e.html - Acesso em: 19 de jun. de 2012. Curso prepara professores para uso de mídias http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=370 - Acesso em: 08 de maio de 2012. Novas Tecnologias na Educação http://portaldoprofessor.mec.gov.br/jornal.html?idEdicao=2&x=21&y=11 - Acesso em: 08 de maio de 2012. Blogs na Educação http://portaldoprofessor.mec.gov.br/jornal.html?idEdicao=64&x=27&y=11 - Acesso em: 08 de maio de 2012. A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0025.asp - José Manuel Moran - Acesso em 14/05/2012.

Autoria

Amélia Pereira Batista Porto - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

interação professor/aluno, internet, pesquisa, trabalho em grupo, fauna, lixo, energia elétrica, dengue, água, extinção dos animais, ecologia, classificação dos animais

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Lista de aulas da coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 Animais da Fauna Brasileira em processo de Extinção

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Identificar as principais características da Fauna Brasileira; • Compreender o conceito de extinção e relacionar com os principais animais ameaçados de extinção;

30/09/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 21383 acesso(s)

WESLEY PEREIRA DA SILVA

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Química

2 Lixo: Desenvolvendo atitudes responsáveis

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir o que é lixo, observar os diferentes tipos de lixo, realizar campanhas de conscientização, compreender e conhecer o destino do lixo, bem como construir cartazes com sugestões de como cuidar do lixo.

01/10/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 88472 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 O consumo inteligente de energia elétrica

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

1.Conhecer fontes alternativas de energia elétrica. 2.Calcular o gasto mensal de energia elétrica. 3.Incentivar o consumo consciente da energia.

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 19507 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

4 Dengue: conhecendo seu transmissor

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Através das atividades propostas o aluno poderá investigar sobre o que é a dengue, conhecer as formas de transmissão da doença, desvendar as maneiras como o mosquito se reproduz, bem como compreender o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue.

07/07/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 27296 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 UCA: Dengue: sintomas, tratamento e prevenção da doença

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: - Identificar  as características do mosquito transmissor da Dengue; - Identificar os sintomas da Dengue; - Saber como prevenir-se contra a  Dengue; - Conscientizar e informar a comunidade escolar sobre os cuidados que se deve ...

05/05/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 28632 acesso(s)

claudia vicari zanatta

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE RS

Arte Visual

6 Ler e escrever para informar-se e informar sobre a Dengue

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver a autonomia, progressivamente, na busca e seleção de informações. Utilizar procedimentos de busca e seleção de informações: localizar informações utilizando referências tais como títulos, subtítulos, imagens e selecionar as que são relevantes. Estabelecer relações ...

25/02/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 23033 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

7 Aprendendo sobre a preservação da água

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Compreender a importância da preservação do ambiente aquático; Refletir sobre as conseqüências da poluição das águas dos rios/mares; Aprender o sobre o tempo de decomposição dos lixos na água.

15/06/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 18754 acesso(s)

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL

8 Como conscientizar os alunos sobre a extinção dos animais no Planeta Terra?

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive; Identificar e listar os nomes de alguns dos animais em extinção no Planeta Terra; Identificar dos animais ameaçados de extinção: principais caract...

16/09/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 37729 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 Ecologia – De olho na água do planeta

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

a- Ler um livro de literatura percebendo as questões ecológicas presentes no texto. b-  Elaborar pesquisas e debates a respeito dos assuntos. c- Apresentar suas descobertas por meio de cartazes informativos.

16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 21138 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

10 Entendendo a classificação dos animais

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Estudar a classificação dos animais em: onívoros, carnívoros, herbívoros, ovíparos, vivíparos, vertebrados e invertebrados, por meio de um software educacional, intitulado: “Classificação dos animais” publicado no site do Portal do Professor;  Fazer leitura e interpretação de ...

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 52580 acesso(s)

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 8499 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.