23/07/2014
Esta coleção, composta de 15 aulas, aborda questões relacionadas às Células. As aulas iniciais apresentam atividades que ajudarão os alunos a identificar a estrutura, tipos e as principais diferenças entre as células (aulas 01 a 05), conhecer e identificar os compostos químicos presentes na célula (aula 06), Identificar o processo de divisão celular, diferenciando e compreendendo a mitose de meiose e a constituição do ser vivo (aulas 07 a 09), identificar a organização celular, diferenciando células procarióticas das eucarióticas (aula 10), compreender o que são e onde podem ser encontradas as células-tronco (aula 11), compreender o fenômeno da clonagem em seus diferentes aspectos identificando sua ocorrência natural e sua utilização pelo ser humano (aula 12), definir as particularidades bem como as vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos (aula 13), identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno e relações com o ambiente (aula 14) e, por último, identificar os impactos decorrentes da utilização da biotecnologia (aula 15). Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: Citologia (http://www.planetabio.com/bioquimica.html), Vídeo do DNA (http://migre.me/kiZzL), Meiose (http://migre.me/kiZyv), Meiose II (http://migre.me/kiZxS), Proteínas (http://migre.me/kiZxx) Diferença entre células procarióticas e eucarióticas (http://migre.me/kiZAL), Mitocôndrias e cloroplastos (http://migre.me/kiZwR), Membranas celulares (http://migre.me/kiZF0), Ciclo lítico - bacteriófago (http://migre.me/kiZBX), A célula animal (http://migre.me/kiZsC), Tecidos - Quando as células formam tecidos (http://www.invivo.fiocruz.br/celula/tecidos_01.htm), Osmose e plasmólise (http://migre.me/kiZug), Câncer (http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322), Engenharia genética (http://migre.me/kiZBf).
CRISTIANE HENRIQUE SANTOS - Ministério da Educação - DF
célula, organização celular, divisão celular, biotecnologia, neoplasias, alimentos transgênicos, células-tronco, DNA, clonagem.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
As células do nosso corpo
Ensino Médio | Biologia Compreender que o corpo humano é constituído por células. Conceituar célula e caracterizá-la. Reconhecer determinados tipos de células existentes no corpo humano. Comparação de características de vários tipos celulares do corpo. 30/04/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 28054 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
2 |
Célula: unidade básica dos seres vivos
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Elaborar o conceito de célula. Identificar as estruturas básicas das células. Diferenciar a célula animal da célula vegetal. Pesquisar sobre a história da Citologia. 19/06/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 26914 acesso(s) |
VANESSA FONSECA GONCALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
3 |
Do macro ao micro: o universo das células
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia O aluno aprenderá noções da teoria celular, tipos de células e organelas e organização celular. O objetivo é que os alunos também aprendam a comparar as funções vitais dos seres vivos com os processos que ocorrem em nível celular. 25/03/2009 Quatro estrelas 16 comentário(s) 99526 acesso(s) |
Luciana Cristine de Azevedo Ribeiro Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Biologia |
4 |
Células: Fábrica de Vida
Ensino Médio | Biologia - Identificar as principais diferenças entre as células vegetais, animais e procarióticas (bactérias); - Definir as funções das organelas presentes no interior dos diferentes tipos de células; - Conhecer a utilização da biotecnologia no desenvolvimento de técnicas para o estud... 19/02/2013 Cinco estrelas 2 comentário(s) 33700 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MEIO AMBIENTE 2012 |
5 |
Pesquisando a relação entre Núcleo, Cromossomos e DNA.
Ensino Médio | Biologia Identificar a relação entre núcleo, cromossomos e DNA. Conhecer algumas situações cotidianas que utilizam os conhecimentos de genética. Compreender que o núcleo é o local da célula que abriga a nossa identidade genética. 03/06/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 25841 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
6 |
Composição Química da Célula numa perspectiva de Iniciação Científica.
Ensino Médio | Biologia Conhecer os compostos químicos presentes na célula. Identificar a importância de todas as substâncias que compõem a célula. Associar os nutrientes presentes nos alimentos aos componentes químicos da célula. Aproximar o conhecimento teórico e o conhecimento prático. 24/04/2012 Quatro estrelas 2 comentário(s) 39635 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
7 |
Pesquisando a matemática da Célula: divisão celular
Ensino Médio | Biologia Identificar o processo da divisão celular. Compreender a constituição do Ser vivo. Diferenciar Mitose de Meiose. 10/07/2012 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22631 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
8 |
Meiose: dividir para multiplicar
Educação Escolar Indígena | Ciências Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Médio | Biologia Reconhecer a divisão meiótica Apresentar as fases da meiose Relacionar a divisão meiótica com a produção de gametas Comparar a divisão meiótica com a divisão mitótica Identificar a ocorrência de cada um dos tipos de divisão (mitose e meiose) de acordo com sua função 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17032 acesso(s) |
Ana Cláudia Bastian Machado SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
9 |
Mitose: reprodução e reposição
Educação Escolar Indígena | Ciências Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Médio | Biologia Compreender como ocorre a divisão mitótica Apresentar as fases da mitose Relacionar a divisão mitótica com a reposição celular e com a reprodução Identificar a ocorrência de cada um dos tipos de divisão (mitose e meiose) de acordo com sua função Relacionar a divisão mitótica c... 08/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12886 acesso(s) |
Ana Cláudia Bastian Machado SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
10 |
Pesquisando a organização Celular: O que é que a Célula tem?
Ensino Médio | Biologia Identificar como as células estão organizadas. Diferenciar uma célula procariótica de uma eucariótica. Identificar as organelas citoplasmáticas presentes nos diversos tipos de células e a função que cada uma desempenha dentro da célula. 30/04/2012 Quatro estrelas 6 comentário(s) 77018 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
11 |
Células-tronco: uma discussão
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Filosofia Compreender o que são células-tronco e onde elas podem ser encontradas. Conhecer os diferentes tipos de células-tronco. Conhecer diferentes técnicas para a criação e o uso de células-troncos. Conhecer os aspectos legais brasileiros e éticos relacionados ao uso de células-tronc... 24/05/2013 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14314 acesso(s) |
VANESSA FONSECA GONCALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
12 |
CLONAGEM PRA QUÊ?
Ensino Médio | Biologia Compreender o fenômeno da Clonagem em seus diferentes aspectos identificando sua ocorrência natural e sua utilização pelo ser humano. 20/01/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22702 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
13 |
Biotecnologia: conhecendo os alimentos transgênicos por meio do método científico
Ensino Médio | Biologia Definir as particularidades dos alimentos transgênicos. Identificar as principais vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos. Dimensionar a importância econômica dos alimentos transgênicos no país. Contextualizar o papel do melhoramento genético na produção de animais... 03/07/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 8517 acesso(s) |
Delma Faria Shimamoto ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
14 |
Neoplasias: influência de fatores ambientais - Matriz de referência do ENEM: Ciências da Natureza e suas tecnologias - Habilidades: 2; 4; 7 ; 14; 15; 17; 19; 30
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Associar a solução de problemas de saúde com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno e relações com o ambiente. Avaliar propostas de intervenção no ambi... 24/05/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 16842 acesso(s) |
SELMA GONZAGA SILVA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
15 |
Terapia genética: investigando aspectos éticos e legais
Ensino Médio | Biologia Compreender o que é terapia genética. Identificar os impactos decorrentes da utilização desta biotecnologia. Investigar os aspectos éticos e legais que envolvem a terapia genética. 18/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 12905 acesso(s) |
Ariane de Souza Siqueira Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências |
Sem estrelas 0 classificações - 11584 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!