Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 33 - Atividades Extracurriculares
21/01/2010
 
ou

Possibilidades oferecidas por recursos tecnológicos apaixonam professora do Pará

Jamille Galvão trabalha no Nied e no NTE, em Belém, no Pará

Jamille Galvão trabalha no Nied e no NTE, em Belém, no Pará

Autor:Arquivo pessoal


Formada em geografia, com especialização em informática educativa, Jamille Galvão dos Santos trabalha no Núcleo de Informática Educativa de Belém (Nied) e no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Belém 2, no Pará.

Com experiência de 15 anos no magistério como professora de geografia nos níveis fundamental e médio, Jamille passou a trabalhar como multiplicadora nos NTEs, há cerca de um ano e meio. Ela ministra os cursos do Proinfo Integrado - Introdução à Educação Digital e Tecnologias e Educação: ensinando e aprendendo com as TICs.

“Procuramos levar o professor a se apropriar das ferramentas básicas do computador e utilizar as TICs na prática pedagógica, adequando o currículo às propostas de uso das tecnologias”, conta. Além disso, ministra várias oficinas de blogs, google docs, JClick, história em quadrinhos, Navegatube etc .

Ela diz que se apaixonou pelas possibilidades que os recursos tecnológicos oferecem para trabalhar com os alunos, tornar o ensino mais dinâmico e o aluno ainda mais ativo no processo de aprendizagem. “Ainda não tinha visto um recurso pedagógico que trouxesse tanta contribuição para desenvolver a autonomia, a busca reflexiva de informações e, consequentemente, a melhoria da aprendizagem dos alunos como os recursos tecnológicos oferecem”, destaca.

Uma de suas maiores alegrias no trabalho é acompanhar o progresso de seus alunos: é ver “quando um professor que chegou ao curso morrendo de medo de tocar no computador, com o passar das aulas começa a criar textos, formatações, apresentações de slides com criatividade e autonomia, sem brigas com o computador”. Outro grande motivo de satisfação é ver os blogs dos professores e das escolas se multiplicando pelo Pará.

Ela criou seu blog em outubro de 2008, pensando em passar pela experiência de trabalhar com os blogs de forma pedagógica. “Seria um espaço para trabalhar questões relacionadas ao uso das TICs na educação - para que eu pudesse passar isso para os professores cursistas”, explica. Muito de sua vivência com as tecnologias são repassadas durante os cursos. “Percebo que tem sido uma fórmula excelente”, finaliza Jamille.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.