Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 40 - Voluntariado na Escola
08/06/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Voluntariado na escola colabora para reintegrar detentos


Tudo começou durante uma aula de física, quando um aluno estourou uma caixa de leite tetrapak. O professor aproveitou a oportunidade para estimular os estudantes a analisarem o material da caixa e estudarem a possibilidade de sua utilização como isolante térmico. A partir desses estudos, os alunos do Colégio do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Londrina, no Paraná, produziram mantas que foram instaladas nos tetos de casas localizadas na periferia da cidade, reduzindo em cerca de 50% a temperatura do ambiente.

Segundo a coordenadora da escola, Mari Clair Moro Nascimento, a intenção do projeto não estava só na montagem das mantas, mas também no estímulo aos alunos para que tomassem conhecimento de outras realidades. Com os ótimos resultados obtidos, os pedidos de mantas começaram a aumentar e foi feita uma parceria com o Centro de Detenção e Ressocialização de Londrina. Com isso, os detentos aprenderam a confeccionar as mantas para serem instaladas nas casas de famílias carentes. Assim, além de possibilitar o contato dos alunos com a realidade carcerária, o projeto ajuda a promover a reintegração dos detentos na sociedade.

O trabalho foi desenvolvido apenas por alunos voluntários, pois não houve nenhum vínculo com notas ou qualquer outro reforço, a não ser a vontade de fazer. Cerca de 18 alunos do ensino médio estiveram envolvidos diretamente na montagem das mantas. A arrecadação das caixas de leite foi feita por aproximadamente 400 estudantes da educação infantil e do ensino fundamental.

Participar de outras realidades permitiu a esses alunos conhecerem situações diferentes do que estão acostumados a viver na escola. O que possibilitou a análise crítica, a conscientização e o desenvolvimento da criatividade nos estudantes.

Na opinião de Mari Clair, é preciso que os professores estimulem os alunos a serem voluntários. Para isso, é preciso que eles estejam envolvidos e se sintam parte do assunto que está sendo estudado. De acordo com ela, envolver o estudante é uma das formas que possibilita a sua conscientização a fim de que o professor e os alunos possam propor soluções para modificar uma situação ou realidade. “Para ser voluntário não se deve esperar um retorno. O aluno participa do projeto porque acha interessante e quer ajudar”, acredita.

(Assessoria de Imprensa da Seed/MEC)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.