Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 40 - Voluntariado na Escola
08/06/2010
 
o
NOTICIAS
 

Trabalho voluntário nas escolas é importante como exercício da cidadania


As Campanhas de Voluntariado na Escola foi o tema escolhido pela pedagoga Ana Solange Muller para o desenvolvimento de sua dissertação de mestrado em educação, em 2008. A pesquisa foi feita no Instituto de Educação Cenecista General Canabarro, no município de Teutônia (RS). O interesse surgiu devido ao número crescente de convites que a instituição recebia para participar de campanhas, muitas delas visando o voluntariado.

Ela procurou, então, estudar esse movimento, suas implicações na prática escolar, e o que leva a sociedade a estimular as escolas a se envolverem com cidadania e voluntariado organizado. “O estudo está em aberto – as conclusões se dão de acordo com as lentes que usamos para ver”, diz Ana Solange, que se dedica a estudos na área da educação há 15 anos.

Em seu trabalho, ela procurou analisar o discurso dos enunciados que articulam educação, voluntariado e cidadania na escola, fortalecendo o voluntariado organizado. “Para discutir estes conceitos, tomei como ferramentas analíticas a teorização foucaultiana, especialmente os conceitos de discurso, biopoder e biopolítica”, explica Ana Solange, que tem especialização em psicopedagogia institucional e clínica e trabalha atualmente na Escola Básica e Técnica do Colégio Santo Antônio, em Estrela (RS), como coordenadora. Além disso, ela leciona em uma instituição que oferece cursos de pós-graduação na área de psicopedagogia.

Segundo Ana Solange, ao pensar em cidadania ela pensa em voluntariado como conceitos e ações que estão em constituir-se, em fazer-se. Para ela, o trabalho voluntário nas escolas é importante como um exercício à cidadania - seja local ou global. “Viver o exercício de tal cidadania possibilita a professores e alunos estar em uma ordem discursiva pela vida, pelo cuidado à vida, e assim pela sustentabilidade do planeta”, acredita.

Para a realização de sua dissertação, ela pesquisou e estudou o trabalho realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Parceiros Voluntários, que tem uma ação chamada Tribos nas Trilhas da Cidadania, que conta com a adesão de mais de 80 mil alunos da escola básica.

(Fátima Schenini)

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.