Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 62 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2011
07/11/2011
 
ou
NOTÍCIAS
 

Estudantes fazem experiência no DF sobre a qualidade do ar

Os alunos gostam de ciência, assegura o professor de biologia Armando Teixeira

Os alunos gostam de ciência, assegura o professor de biologia Armando Teixeira

Autor: Fátima Schenini


Estudantes de quatro turmas do primeiro ano do ensino médio do Colégio Galois, de Brasília, participaram de experiência para medir a qualidade do ar no Distrito Federal por meio da concentração de partículas de poeira. Filtros para coar café foram os instrumentos utilizados no experimento, apresentado pela escola, entre outros projetos, na oitava edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada de 17 a 23 de outubro último na capital federal.

Cada aluno ficou encarregado da distribuição de três filtros em diferentes pontos da cidade – no trabalho do pai, na casa da tia, na casa de um amigo etc. Depois de duas semanas, os filtros foram retirados e lavados. A comparação da cor da água após a lavagem possibilitou a mensuração dos resultados. A conclusão, segundo o professor Armando Teixeira, coordenador do projeto, é de que o ar no Distrito Federal tem distribuição desigual de partículas e concentração nas regiões que sofreram queimadas no fim da época de estiagem.

Para reunião e modelagem dos dados, Armando usou um software livre do sistema de informação geográfica (SIG), o gvSIG, disponível na internet. Professor de biologia, com pós-graduação em geoprocessamento e mestrado em gestão ambiental, ele leciona desde 1998. Nesse período, constatou que os alunos gostam da ciência. “O professor só precisa saber apresentá-la”, ressalta. De acordo com Armando, é necessário mostrar assuntos atuais, interessantes e, a partir dos temas, apresentar os conceitos básicos. “A melhor forma de provocar o interesse do aluno é explicar, de forma que eles entendam, como o conhecimento foi construído e quais as aplicações práticas.”

De modo geral, o que mais estimula o estudante, afirma Armando, é o conhecimento próximo a ele, bem como assuntos como genética e biotecnologia. Além disso, salienta, “quando o professor tem experiências para contar e vivência com o assunto, fica mais fácil de atrair o aluno.”

Os professores do Galois, sempre que possível, promovem passeios com os estudantes. A caminhada no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (Ciab) foi um dos projetos realizados este ano por Armando. Os professores de física e química também participaram da atividade, organizada para mostrar aos alunos uma área na qual o cerrado ainda está preservado. “A saída de campo mostra ao aluno que o conhecimento de sala de aula acontece mesmo no mundo real”, destaca Armando.

Outro ponto ressaltado pelo professor é o fato de os alunos terem oportunidade de ver coisas novas, às quais não teriam acesso com suas famílias, e ao mesmo tempo receber informações e orientações dos professores.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.