Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 62 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2011
07/11/2011
 
ou
NOTÍCIAS
 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia continua a crescer

Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos foi o tema da 8ª SNCT

Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos foi o tema da 8ª SNCT

Autor: Fátima Schenini


Desde sua primeira edição, em 2004, quando teve a participação de 257 instituições em 252 municípios e pouco mais de 1.800 atividades cadastradas, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) chega a sua oitava edição, em 2011, com o total contabilizado, até o momento, de 15.520 atividades, 823 instituições e 643 cidades em todo o Brasil.

Criado com a finalidade de mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, a SNCT enfoca, a cada ano, um novo tema. Em 2011 o assunto abordado foi: Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos.

Em Brasília, 62 instituições participaram do evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, de 17 a 23 de outubro, na Esplanada dos Ministérios. Além de exposições e projetos apresentados por alunos e professores de instituições de ensino públicas e particulares, os visitantes tiveram oportunidade de conhecer algumas das realizações dos principais órgãos ligados à ciência e tecnologia no Brasil.

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ibict/MCTI) aproveitou a oportunidade para lançar a Enciclopédia Interativa de Desastres Naturais. É um material lúdico e educativo em CD-ROM, dirigido especialmente para professores e alunos do ensino fundamental e médio. Contém vídeos, fotos, animações e informações sobre furacões, terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, raios e relâmpagos, entre outros eventos naturais.

O material foi produzido pelos Laboratórios de Climatologia Geográfica (LCGea) e de Geoiconografia e de Multimídias (Lagim) do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Ibict. Os professores interessados em receber esse material podem entrar em contato com o Núcleo de Comunicação do Ibict, pelo email: imprensaibict@ibict.br

Outra atração do estande do Ibict foi a aula teatro intitulada A química de John Dalton e a química de hoje, produzida com o objetivo de aproximar a realidade concreta dos conceitos. Durante a dramatização, encenada pela Companhia de Teatro Cia Daqui, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os princípios básicos da teoria atômica de Dalton, as ideias defendidas por Lavoisier, além de conteúdos da química utilizada atualmente.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentou um estande interativo com dois espaços: enquanto um representava a cidade, o outro representava uma floresta com espécies animais e vegetais das diferentes regiões brasileiras.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (Capes/MEC), apresentou uma mostra comemorativa aos seus 60 anos de existência. No estande, o público teve acesso a informações sobre uma de suas mais novas ações – a parceria com a Enciclopédia Britânica que permite o acesso de professores e estudantes do ensino fundamental ao Portal Britannica Escola Online. O conteúdo, em português, possibilita o aprendizado de forma divertida.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.