Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 62 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2011
07/11/2011
 
ou
NOTÍCIAS
 

Inpa cria jogos e promove oficinas sobre temas ambientais

O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental tem como meta compreender o comportamento humano na relação com o ambiente

O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental tem como meta compreender o comportamento humano na relação com o ambiente

Autor: Fátima Schenini


Jogos que divulgam conhecimentos sobre a questão amazônica – a floresta, fauna, flora, biodiversidade, recursos ambientais, povos e culturas – integrantes das atividades de educação ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), foram apresentados durante a oitava edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Servidora do Inpa há 30 anos, a pedagoga Solange Farias participou da exposição realizada em Brasília. De acordo com ela, os jogos são criados pela equipe do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), a partir de um contexto social que leva em consideração o tema de interesse, o evento e o público. “De maneira geral, os jogos são flexíveis o bastante para se adequarem às diferentes ocasiões e temáticas, tendo sempre como base os critérios psicossociais e culturais dos participantes”, esclarece.

Segundo a coordenadora do Lapsea, Maria Inês Gasparetto Higuchi, os jogos são consequências da atividade com crianças e jovens, uma vez que pesquisas sobre a aprendizagem e análise do processo de envolvimento e participação com esse grupo, mostram que a ludicidade é essencial.

Ela explica que, de maneira geral, os jogos são produzidos numa escala restrita devido à falta de recursos financeiros para maior divulgação. “A socialização desses jogos se dá na divulgação dos procedimentos via exposições e impressos, tais como livros e folhetos que fazem parte do projeto de pesquisa em que estes jogos foram produzidos”, salienta Maria Inês. As escolas interessadas em ter acesso a esse material podem encaminhar suas solicitações diretamente à ela, por meio do email da coordenação do Lapsea - mines@inpa.gov.br .

O Lapsea também promove cursos de capacitação por meio de aulas, oficinas e atividades que devem ser previamente acertadas com a equipe do laboratório. “A capacitação não é remunerada, mas solicita contrapartida dos interessados, tendo em vista que o Lapsea/Inpa não dispõe de orçamento para essas atividades”, adianta a coordenadora. No caso dessas capacitações fazerem parte de um projeto aprovado por alguma agência de fomento, como o CNPq, ou projeto de divulgação científica com apoio de empresas, não há custo aos participantes.

O Inpa é um órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Criado há cerca de 60 anos para a realização de estudos científicos sobre o meio físico e as condições de vida da região, tem como missão gerar e disseminar conhecimentos e tecnologia e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.