Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 68 - Rádio na Escola
06/03/2012
 
ou
NOTÍCIAS
 

Material produzido por jovens em rádio escolar é rico para a comunidade

O professor Sganzerlla quer criar uma rede radiofônica entre universidades e escolas públicas

O professor Sganzerlla quer criar uma rede radiofônica entre universidades e escolas públicas

Autor: Arquivo pessoal


A experiência obtida no decorrer de sua experiência profissional em São Paulo, Salvador e outras cidades do interior baiano, ao dar palestras, ministrar oficinas e desenvolver projetos com rádios, levou o professor Sergio Sganzerlla a abordar, em seu mestrado em educação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o tema Rádio web e educação: comunicação protagonista na formação do cidadão.

Com licenciatura em artes plásticas, ele é professor de arte-educação e educação e novas tecnologias. Leciona atualmente na Faculdade de Ciências Educacionais (Face), nos municípios de Ituberá, Camamú e Travessão e na Ilha de Itaparica, onde reside. Também dá aula de cibercultura e redes sociais digitais, na pós-graduação em comunicação, marketing e redes sociais da Faculdade Cidade do Salvador, em Salvador.

Durante pesquisa realizada entre 2009 e 2011, para sua dissertação de mestrado, percebeu que os jovens envolvidos no projeto de rádio escolar produziram um material muito rico para a comunidade em que estavam inseridos. “Isto é o principal valor da pesquisa”, destaca Sérgio Sganzerlla. “Como estes meninos e meninas, dentro de suas precariedades, conseguiam, através da tecnologia em mídias, acoplar e divulgar culturas, criando novos conhecimentos, apesar de todas as dificuldades.”

Os dados obtidos pela pesquisa estão disponíveis no Banco de Dissertações e Teses da UFBA. Segundo o professor, eles também estão sendo discutidos e levados adiante, com outras pesquisas relacionadas à sua. “A discussão não para e não pode parar. Estes temas são discutidos em minhas aulas e também em ONGs que trabalham com estas mídias”, revela.

Ele trabalha, atualmente, em um projeto de criação de uma rádio universitária na Faculdade Cidade do Salvador. O objetivo é realizar um trabalho com rádio web que inclua alunos da faculdade e da rede pública da comunidade do entorno da instituição de nível superior. “Estou desenvolvendo, também, um projeto para criar um sistema de rede radiofônica entre as escolas públicas e universidades para desenvolvimento e discussão da mídia radiofônica na educação, com oficinas de capacitação e criações de rádios visando a formação cidadã e geração de dados para futuras pesquisas”, informa o professor.

Criador e coordenador da Juba Rádio Escolar, na Escola Estadual João Ubaldo Ribeiro, em Itaparica, Sérgo Sganzerlla lembra com saudade do projeto que funcionou no período de 2002 a 2005, com a participação de estudantes do ensino médio. “A Juba descobriu uma forma dos jovens se identificarem e vivenciarem valores como a solidariedade social, a realização pessoal, a capacitação crítica, a consciência de seus direitos e deveres, a auto-estima e o respeito”, analisa o professor.

Segundo ele, o desafio dessa proposta foi oferecer aos adolescentes a escolha de suas verdades e seus sonhos de futuro, praticando um processo educativo dentro da sua contemporaneidade e da sua realidade. Sua motivação era no sentido de que, juntos, educadores e estudantes pudessem construir e idealizar valores que permitissem sair da indiferença, da desesperança, da apatia, dos descaminhos, de forma a provocar uma nova atitude, a um olhar crítico da realidade e a uma avaliação de todos os elementos que contribuem para a realização do ser humano e do ser cidadão, ativo e participativo.

Durante o funcionamento da rádio foram desenvolvidas diversas ações, em diferentes linhas e contextos. Um exemplo são as ações de capacitação, quando educadores ou consultores, eram convidados a discutir temas relacionados à rádio, música, educação ou ao universo dos adolescentes, para instrumentalização dos estudantes. Outro exemplo são as ações de multiplicação, os temas discutidos nas ações de capacitação eram multiplicados para outros jovens ou professores. Cidadania, sexualidade, drogas, preconceitos, família, cultura popular, música, discriminação racial, e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foram alguns dos conteúdos mais discutidos nas ações de multiplicação.

Na visão de Sérgio Sganzerlla, a Juba Rádio Escolar “favoreceu significativamente a disciplina dos alunos, proporcionando, aos mesmos, o comprometimento nas atividades, a assimilação das regras de convivência em grupo e o prazer pelo trabalho.” Para ele, a rádio proporcionou aos estudantes um “ambiente favorável para a reflexão política, pressuposto fundamental para a construção de uma cidadania jovem, onde a sensibilidade, a solidariedade e a disponibilidade são valores essenciais”. (Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.