Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 68 - Rádio na Escola
06/03/2012
 
ou
NOTÍCIAS
 

Rádio de alunos informa e diverte na hora do recreio


Uma rádio voltada à divulgação de informações e ao entretenimento da comunidade escolar, na hora do recreio, é a tônica da RadioAção, no Distrito Federal. Com a participação de alunos do ensino fundamental, integrantes do programa Escola Integral, a emissora funcionou no Centro de Ensino nº 03 do Guará (Centrão), no período de 2005 a 2010, com bons resultados.

Em datas comemorativas ou para propagar temas da atualidade, os estudantes produziam programas focados em um ou dois assuntos propostos pela escola para serem explorados em cada bimestre. De acordo com o assistente pedagógico do Centrão, Cláudio Marcos Monteiro Valadares, um dos temas passíveis de serem explorados pelos alunos é o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Segundo ele, a data possibilita uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Outro tema de interesse seria, por exemplo, despertar uma consciência ambiental entre os estudantes a fim de que se tornem cada vez mais conscientes de seu papel e de suas atitudes para uma maior preservação da natureza e do planeta. “Com os programas de rádio são repassadas informações importantes sobre o tema em pauta”, destaca Cláudio Marcos.

Ao mesmo tempo em que os alunos se aprofundavam nesses temas, aprendiam a exercer as principais funcões existentes em uma rádio, tais como: locutores, repórteres, e produtores. A tarefa de ensinar os alunos a manusear os equipamentos cabia ao professor ou ao coordenador de ensino.

Para participar da rádio era necessário, primeiramente, se candidatar. Uma vez aceitos, os alunos deveriam seguir um roteiro em que estava determinado o tempo para cada entrevista, enquete ou música a ser apresentada. Também era feita uma triagem das músicas para selecionar quais eram adequadas ou não. A apresentação, como um todo, era avaliada pela professora Gilma Ribeiro dos Santos, coordenadora do programa Escola Integral, ao qual os alunos estavam ligados.

Criada pela diretora Zilda de Melo Soares para proporcionar informação e entretenimento, a RadioAção encontra-se parada, atualmente, para manutenção dos equipamentos. O projeto da rádio teve o apoio da Associação de Pais e Mestres e foi ampliado pelo programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC). Criado em 2007, esse programa aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas, que incluem, entre outras, as seguintes áreas: esporte e lazer; cultura digital; educação científica; prevenção e promoção da saúde; cultura e artes; acompanhamento pedagógico. (Ana Júlia Silva de Souza)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.