Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 14 - Filosofia na Escola
14/02/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Colégio Pedro II tem tradição em filosofia

Professores de filosofia do Colégio Pedro II no ano de 2007

Professores de filosofia do Colégio Pedro II no ano de 2007

Autor: Arquivo do colégio


A disciplina de filosofia faz parte do currículo do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro (RJ), desde que a instituição foi criada, em 1838. Nesse período de 171 anos, que começa no século XIX e chega ao século XXI, Euclides da Cunha, Farias Brito, Gonçalves de Magalhães, e Silvio Romero foram alguns dos professores da disciplina. A filosofia ficou afastada do currículo da instituição apenas durante o período do regime militar, sendo reintroduzida em 1984.

“A filosofia pode atuar de modo importante na escola ao apresentar o pensamento como um processo permanente de construção e reconstrução, ajudando os estudantes a se tornarem autônomos nessa atividade”, diz o chefe do Departamento de Filosofia do Pedro II, Marcelo Senna Guimarães. Professor na escola desde 1997, é formado em filosofia pela Universidade de Brasília (UnB), tendo trabalhado anteriormente em uma escola particular da capital federal.

Ele acredita que há algo como uma "filosofia espontânea" incorporada nos modos de falar e pensar das pessoas, que o professor de filosofia deve ser capaz de reconhecer e relacionar com os temas da tradição. Em sua opinião, a escola deve buscar aproximar a cultura formal, das diversas tradições históricas, da vida dos estudantes e da comunidade, possibilitando a participação e a atuação de uma na outra. “Apropriar-se da cultura é transformá-la. Buscamos fazer com que, através do conhecimento dos textos filosóficos, os alunos sintam-se participantes do grande diálogo da cultura, do debate da humanidade consigo mesma na construção da vida em comum”.

Segundo Guimarães, um exemplo de como isso pode ser feito é através do trabalho com música. “Ao pesquisar como diversas canções abordam temas que são discutidos em filosofia, discutimos com os alunos como as formas culturais que eles conhecem – as canções populares brasileiras – trazem elementos de reflexão e pensamento, e como elas podem ser lidas com uma perspectiva filosófica que leva a repensar nossas próprias opiniões e convicções,” justifica.

O Colégio Pedro II é uma autarquia do governo federal com 12.432 alunos matriculados na educação básica, nos níveis infantil, fundamental e médio. Está situado em seis bairros da cidade do Rio de Janeiro (Centro, São Cristóvão, Humaitá, Tijuca, Engenho Novo e Realengo), e também nos municípios de Niterói e Duque de Caxias.

O Departamento de Filosofia tem 14 professores, que atendem a cerca de quatro mil alunos dos primeiros e segundos anos do ensino médio. Esse número deverá aumentar a partir de 2010, quando a filosofia será implementada também no terceiro ano.

O programa de curso, rediscutido todos os anos, busca contemplar as várias áreas da filosofia, com temas e conceitos gerais considerados importantes, mas professores têm liberdade para abordá-los através dos autores, textos e procedimentos que julgarem mais adequados. Além disso, os professores são estimulados a produzir seu próprio material didático.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.