Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 112 - Mestrado para Professores
14/04/2015
 
ou
NOTÍCIAS
 

Esforço resulta em profissionais confiantes no ensino de matemática

O prof. Júlio Cezar diz que o ensino de matemática em Parintins está evoluindo

O prof. Júlio Cezar diz que o ensino de matemática em Parintins está evoluindo

Autor: Arquivo pessoal


Curioso para aprender mais sobre teoria e prática e tornar-se melhor professor em sala de aula, Júlio Cezar Marinho da Fonseca tinha a distância como a grande dificuldade. O polo do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) para as aulas presenciais, no Amazonas, fica em Manaus. Parintins está a cerca de 350 quilômetros da capital. Na famosa cidade turística e da dança folclórica dos bois-bumbás, Júlio Cezar ainda mora e trabalha.

“Foram dois anos cansativos, mas que valeram cada suor e sono perdido”, diz ele, que viu no ProfMat a oportunidade que esperava para “fazer a diferença no ensino” em sua cidade. Para chegar a Manaus a tempo de assistir às aulas do sábado, o professor do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) chegou, no início do curso, a viajar 20 horas de barco, dia e noite, às sextas-feiras, pelos rios Amazonas, Negro e Solimões.

Depois, com a liberação da bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Júlio Cezar conseguiu amenizar a rotina semanal, ainda assim exaustiva. De lancha, a viagem de ida foi reduzida à metade do tempo. A volta, no domingo, levava uma hora de voo. De segunda a quinta, a rotina voltava a ser a de professor, com 40 horas de carga horária a cumprir. O sacrifício de aliar estudos e trabalho valeu a pena, garante o novo mestre em matemática, aluno da primeira turma do programa. “Hoje, na minha cidade, o ensino de matemática está evoluindo. Já conseguimos melhorar os resultados nas olimpíadas nacionais, por exemplo”, afirma o professor, que inspirou outros colegas a percorrer o mesmo caminho da qualificação.

Diferença — O ProfMat foi o primeiro mestrado profissional a ser criado no Brasil, com reconhecimento da Capes, para professores em sala de aula. Desde a primeira turma, em 2011, 5.824 profissionais ingressaram no programa — 1.527 concluíram o curso e receberam o título de mestre. Júlio Cezar faz parte dessa estatística. Ele defendeu, em 2013, estudo sobre os números perplexos, numa abordagem para o ensino médio. “Todo professor que exerce sua profissão na educação básica deveria passar pela experiência de um mestrado, como o ProfMat. Posso dizer que existe uma grande diferença entre a forma de ensinar que eu usava antes para a metodologia que adoto atualmente”, relata. “Consigo trabalhar os conteúdos de forma mais diversificada e embasada matematicamente, o que possibilita maior clareza na explicação e desperta a curiosidade para o conhecimento matemático e sua aplicações.”

Atualmente, 2.559 docentes fazem o curso, que tem duração de dois anos. Até agora, o maior grupo de participantes do programa tem entre 28 e 32 anos de idade e de cinco a nove de exercício da profissão. Cerca de 20% são mulheres.

Credibilidade — Ana Luiza Kessler, professora na rede pública de Santa Maria (RS), que defende a dissertação neste mês de abril, também não teve trajetória fácil. Ela conta que se interessou pelo mestrado em razão da credibilidade do curso, coordenado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). “Instituições renomadas na área de matemática, além de ter livros e professores dessas instituições participando ativamente do curso.”

Apesar da motivação, a distância, a dura rotina de conciliar os estudos com a carga de 40 horas semanais como professora de escola pública e problemas pessoais a impediram de concluir o curso no prazo de dois anos. Ainda assim, não desistiu. Em 2013, fez novamente a seleção e reingressou. A rotina do mestrado permitiu a ela participar de eventos acadêmicos, conhecer professores renomados da área — entre eles, os autores dos livros que leu — e renovar o entusiasmo pela pesquisa. “Reencontrar colegas do mestrado e que tiveram outras oportunidades após a conclusão do ProfMat era o estímulo que eu precisava para não desistir e terminar o curso”, diz Ana Luiza, que está na fase da redação final da dissertação.

A partir de análise de gráficos e o uso do software GeoGebra, a pesquisa da professora inova ao versar sobre a aplicação de conhecimentos matemáticos de funções em outras disciplinas, como física, química e biologia. No dia a dia da sala de aula, ela já nota a diferença. “Hoje, sinto-me mais segura em relação aos conteúdos ensinados e tenho mais domínio sobre o que estou passando para os alunos.”

Graças ao ProfMat, Ana Luiza tornou-se representante da Região Sul na Associação Nacional de Professores de Matemática na Educação Básica (Anpmat), que tem entre os objetivos apoiar ações para formação e valorização profissional dos docentes de matemática. “Todos nós, profissionais, precisamos nos reciclar e estar sempre em busca de mais conhecimento, de mais saberes, de inovações, de ideias para aprimorar nossas aulas e nossas práticas docentes”, afirma. (Rovênia Amorim)

Saiba mais sobre o ProfMat

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.