Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 112 - Mestrado para Professores
14/04/2015
 
ou

Guia para Elaboração de Monografias e Projetos de Dissertação de Mestrado e Doutorado

Maria Martha Hübner – Editora Cengage Learning – Brasil

“Escrever uma monografia, um projeto de mestrado ou doutorado é visto pelos alunos, em geral, como uma etapa difícil e quase sempre postergada. Alguns chegam a apelidar essa fase de "terror científico", concebendo a ciência como algo distante e inatingível. O livro busca, justamente, derrubar o mito de que produzir nos moldes científicos seja excessivamente árduo, frio e mecanicista. Através de orientações simples, fundamentadas e de discussões, o livro vai conduzindo, passo a passo, a construção de uma monografia ou projeto, com os pilares básicos e essenciais a todo trabalho científico. Inclui também os pontos polêmicos da lógica científica e de suas regras de apresentação, num toque de atualidade e coerência com o pensamento e a renovação de pesquisadores atuantes. É um forte convite aos alunos do último ano de graduação e pós-graduação a "desencantarem" suas teses e a se integrarem, finalmente, no gratificante mundo da pesquisa e do relato científico.”


Metodologia da Pesquisa

Edivaldo M. Boaventura – Editora Atlas – Brasil – 2004 – 1ª edição

“Como um manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisas enfatiza três elementos fundamentais na proposta de dissertação e tese: definição do problema, fundamentação teórica e metodologia. O livro foi planejado em três partes. Na primeira, enfoca a proposta da dissertação, centrada na definição do problema, revisão da literatura e procedimentos metodológicos. Na segunda, o processo da pesquisa discute algumas metodologias mais usuais, como a bibliografia, documental, método histórico e estudo de caso. Na última, fecha-se o ciclo do processo investigativo com o relatório da monografia, dissertação ou tese, quando se discute o plano da dissertação e sua redação.”


Manual de Trabalhos Monográficos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado

Elizabete Marinho Serra Negra, Carlos Alberto Serra Negra – Editora Atlas – Brasil – 2009 – 4ª edição

“Esta obra pretende abordar os seguintes temas: contextualização acadêmica e profissional da pesquisa; natureza científica da monografia; aspectos normativos da monografia; elementos pré-textuais da monografia; elementos textuais da monografia; elementos pós-textuais da monografia; formatação do trabalho monográfico; anexo A - conjunto de normas da ABNT sobre documentação e informação; anexo B - Glossário.”


Metodologia do Trabalho Científico

Antônio Joaquim Severino – Editora Cortez – Brasil

“Este livro tem por objetivo apresentar aos estudantes e universitários alguns subsídios teóricos e práticos para o enfrentamento das várias tarefas que lhes serão solicitadas ao longo do desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem de sua formação acadêmica. Trata-se, pois, de uma iniciação teórica, metodológica e prática ao trabalho científico a ser desencadeado desde o início de sua vida universitária. Mas, pela sua própria natureza é também eficiente ferramenta para o trabalho docente em sua interface com a aprendizagem dos alunos, podendo configurar-se como um bom roteiro para a intervenção didático-pedagógica dos professores, quaisquer que sejam suas áreas ou matérias de ensino. “


Como Ler Artigos Científicos – da Graduação ao Doutorado

Ítalo de Souza Aquino – Editora Saraiva – Brasil – 2012 – 3ª edição

“Este livro é destinado a estudantes de graduação, mestrado e doutorado e até mesmo para aqueles do ensino médio que já começam seus ensaios direcionados a uma vida de pesquisa. Nesta corrida saltitante, na 'escada do conhecimento, em busca de maiores investimentos nos estudos, muitas vezes deixamos alguns degraus sem serem 'pisados' e, esses degraus podem, em algum momento na vida profissional, fazer falta. Enquanto você está sentado no banco de universidade, pública ou privada, aproveite esse tempo precioso (de aluno) e domine a leitura de artigos científicos. Você verá que esse tipo de leitura pode ser prazeroso, desmistificando qualquer paradigma que diga o contrário, além de levá-lo muito à frente de quem apenas cumpre tabela nos bancos da academia. Saber ler artigos científicos é um grande investimento para o sucesso de escrever artigos e falar em encontros científicos. Este livro é uma ferramenta para capacitá-lo a viver o mundo científico de forma mais confiante.”


Artigos Científicos – Como redigir, publicar e avaliar

Maurício Gomes Pereira – Editora Guanabara-Koogan – Brasil – 2011

“Existem muitas publicações sobre como elaborar o trabalho científico, mas são escassos os livros exclusivos a respeito de como produzir metodicamente relatos científicos destinados à publicação. Esta obra, redigida em texto claro, didático e abrangente, aborda minuciosamente esse tema. Nela, o leitor encontra reunida ampla gama de tópicos que, frequentemente, só teria acesso em várias fontes dispersas. Há um capítulo sobre título de artigos, um sobre como relatar os autores, outro sobre introdução e, enfim, um sobre cada item de um texto científico. Além de particularidades e ilustrações das diversas seções de um artigo, há sugestões que visam ao aperfeiçoamento da comunicabilidade, comentários acerca do que não fazer – a antítese da boa redação – e orientações para material adicional de leitura.”

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.