Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 20 - Educação Integral
27/05/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

É preciso pensar na educação completa

Autor: Arquivo da escola


Educação não consiste apenas em passar conhecimento. É aprender sobre a cultura, a sociedade e se desenvolver. Esses são alguns dos preceitos da escola em tempo integral, idealizada pelo educador Anísio Teixeira, em 1950. Na época, ele revolucionou a educação brasileira ao criar, na Bahia, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro.

Conhecida como Escola Parque, a instituição trazia uma proposta de educação profissionalizante em tempo integral, voltada para a população mais carente. Além das matérias básicas do ensino, a escola oferecia atividades de corte e costura, marcenaria e oficinas de arte. Inclusão social e aplicação da educação em sua forma plena são os principais objetivos do método, que não consiste apenas em deixar o aluno mais tempo na sala de aula.

De acordo com o doutor em educação, Vitor Henrique Paro, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae), apenas aumentar o tempo de aula de quatro para oito horas diárias, como é proposto por alguma instituições, significa somente dobrar o sacrifício. Para ele, é preciso pensar na educação completa. “Antes de aumentar o tempo, é preciso ter educação. Deve-se pensar na personalidade integral das crianças. A educação verdadeira consiste na passagem da cultura, naquilo que faz do ser humano, cidadão”, ressalta.

Segundo Paro, a educação consiste também em se apropriar de valores, da arte, da filosofia, do direito, das crenças e da ciência. “Para construir personalidades é preciso educação no sentido integral, aquela que começa dentro de casa e termina na escola. O adulto pode não aprender brincando, mas com a criança funciona assim”, destaca o professor, que embora aposentado pela Faculdade de Educação da USP continua exercendo a pesquisa, a docência e a orientação de discípulos em nível de pós-graduação. “O currículo não é apenas matemática, geografia e história. O professor, para aplicar a educação, deve ter conhecimento de psicologia, sociologia, história da educação, antropologia e filosofia”, defende.

Em sua opinião, canto e dança fazem parte das atividades que devem ser usadas para o desenvolvimento total do aluno. “O objetivo é formar um cidadão, com personalidades integrais, que se apropriem da cultura a sua volta”, destaca. “A capoeira, por exemplo, deveria ser obrigatória nas escolas. Além de nossas origens, ela é uma aula de arte, companheirismo e respeito para com o próximo”.

Mais Educação – Diversas experiências de educação em tempo integral têm surgido no Brasil, ultimamente. Muitas delas são apoiadas pelo Programa Mais Educação, do Governo Federal, que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando diferentes ações, projetos e programas nos estados, Distrito Federal e municípios, de acordo com o projeto pedagógico da escola.

Ampliar espaços, tempos e oportunidades educativas; ofertar novas atividades educacionais, reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer são alguns dos objetivos do Mais Educação, que é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC). O programa, iniciado em 2008, conta com a parceria de 81 secretarias de educação, sendo 55 municipais e 25 estaduais, além da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

(Rafania Almeida)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.