Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 33 - Atividades Extracurriculares
21/01/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Atividades extracurriculares beneficiam alunos e professores

Atividades extracurriculares melhoram desempenho na sala de aula

Atividades extracurriculares melhoram desempenho na sala de aula

Autor: João Bittar


Dança, teatro, culinária, circo e até mesmo robótica. As escolas brasileiras oferecem hoje um leque de atividades extracurriculares. Elas são utilizadas para diversas finalidades. Seja para despertar a criatividade e o talento nos estudantes ou para melhorar seu desempenho em sala de aula. Para a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonatto, essas atividades têm a finalidade de complementar e enriquecer a vivência acadêmica e favorecem o processo de formação do sujeito.

Ela acredita que toda atividade cumprida dentro de um projeto pré-elaborado “quer seja de uma trabalho de estimulação cognitiva nas diferentes áreas, quer seja de atividades que visam o desenvolvimento sócio-afetivo do sujeito”, traz um ganho significativo tanto no desempenho acadêmico como na formação geral deste indivíduo. Fazem parte desses trabalhos aulas de reforço de conteúdo programático, oficinas de artes (teatro, música, artes plásticas, dança), esportes, arte culinária, artesanatos, marcenaria, feiras culturais, entre outros.

Para desenvolvê-las é necessário, segundo Quézia, que o professor, em primeiro lugar, tenha o desejo de desenvolvê-las e acredite que essas atividades farão diferença no desempenho de seus alunos. Contudo, ressalta, que cabe às instituições proporcionar as condições favoráveis para que o professor possa promovê-las. “Sempre devem ser antecipadas por um planejamento, o qual deve ser cumprido no sentido de se obter os resultados e as metas propostas no projeto inicial”, avalia.

A especialista acredita que elas proporcionam, ao professor, um maior comprometimento com sua prática docente. “Ele se sente mais valorizado por seus alunos que ficam mais envolvidos em suas aulas. Elas também favorecem a interdisciplinaridade e, desta forma também, uma aprendizagem mais significativa, possibilitando vivenciar os conceitos teóricos numa prática que lhe traga sentido àqueles estudados em sala de aula”, garante.

Um estudo elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), em 2004, a partir do cruzamento dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2003 (Enem) e das respostas dos participantes ao questionário socioeconômico do Exame, mostra como essas atividades são importantes. De acordo com ele, o acesso a atividades extracurriculares pode representar uma diferença positiva no desempenho escolar. Ele apontou que a média na prova objetiva do Enem dos estudantes que frequentaram cursos de língua estrangeira, informática e pré-vestibular, por exemplo, foi de até 17 pontos acima da atingida por alunos que tiveram pouca ou nenhuma oportunidade de fazer esses cursos. Na escala utilizada de zero a cem, a pontuação média para a primeira situação foi de 62 e, no segundo, 45.

Quézia destaca ainda que esse quadro vai além do desempenho dos alunos e a facilitação do trabalho do professor. Ela lembra que esse tipo de atividade aumenta ainda a auto-estima dos envolvidos no processo além de promover a sociabilização do sujeito.

Visando essas melhorias, em 2008 foi sancionado um projeto de lei que institui o ensino da música nas escolas públicas e particulares de ensino básico. No Rio de Janeiro, o xadrez passou a fazer parte do currículo das unidades escolares estaduais de ensino após a aprovação de uma lei pela Assembléia Legislativa do Estado. “Essas atividades geram e ampliam o trabalho do professor, mas são, certamente, um complemento que enriquece sua proposta pedagógica”, conclui.

(Rafania Almeida)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.