Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 33 - Atividades Extracurriculares
21/01/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Música e teatro auxiliam na superação de desafios

Coral auxilia alunos a descobrirem seu talento

Coral auxilia alunos a descobrirem seu talento

Autor: Arquivo da Escola


Transformar realidades, enfrentar novos desafios e adquirir mais conteúdo. Essas propostas estão previstas em unidades de uma escola que promove atividades extracurriculares. O Centro Pedagógico Porto Seguro desenvolveu programas com cursos extraclasse para alunos do colégio particular da rede e para a Escola da Comunidade, que atende crianças e adolescentes carente de Paraisópolis (SP). Coral, banda, culinária, teatro, alemão e robótica fazem parte do currículo da instituição, no intuito de valorizar os estudantes e lhes proporcionar uma formação mais completa, além de mais oportunidades.

As atividades da banda e do coral da Escola da Comunidade se destacam. Os alunos que não tinham contato com a cultura e nem oportunidades descobriram seus talentos, ganharam respeito na comunidade e mais atenção dos professores, por começarem a se destacar na escola após ingressarem nesses grupos. A coordenadora da Escola da Comunidade Rachel Braun conta que os trabalhos desenvolvidos contribuem para a melhoria da auto-estima tanto de alunos quanto de professores, ampliam os vínculos com a escola e retiram o jovem dessas comunidades carentes, das ruas. “Eles passam a representar o colégio em comemorações internas e externas. Isso aumenta o senso de responsabilidade e liderança e lhes dá a oportunidade de mostrar outras habilidades”, diz.

De acordo com Rachel, os professores ganham mais que alunos satisfeitos, ganham parceiros na sala de aula. Isso porque eles adquirem responsabilidade, os mais velhos cuidam dos mais novos. “Eles são vistos como ídolos e tornam-se exemplos. O aluno se sente valorizado pelo professor e por toda a comunidade escolar e isso estreita os vínculos entre professor e aluno”, afirma. A coordenadora avalia que o professor passa a olhar o aluno sob uma nova perspectiva fora da sala de aula. Da banda, participam 82 alunos e do coral, 62. As atividades são realizadas em horários diferentes das aulas.

Na escola particular, as atividades extracurriculares também são usadas para despertar as habilidades dos alunos, mas principalmente para auxiliar na comunicação e na relação entre professor e aluno. Um dos destaques é o grupo de teatro em alemão. Como o currículo é bilíngüe, eles são alfabetizados na língua portuguesa e na alemã. No teatro, vivenciam o que aprendem em sala de aula.

A coordenadora de integração de currículos da escola diz que a atividade desenvolve habilidades como a retórica, expressão corporal, desenvoltura, memória e trabalhos em grupo. Nela, o aluno escolhe textos, monta falas e cenário, no decorrer do ano. “Ele é co-autor, perde o medo de colocar a sua opinião e aprende a utilizar outros recursos para a resolução de problemas”, explica. O curso é ministrado para crianças do 4º e 5º ano.

Ela conta que as atividades mudaram o comportamento inclusive de alunos tímidos, que não conseguiam se posicionar em um trabalho em sala de aula. “Este ano tivemos o caso de um aluno que sofria de mutismo seletivo, que acontece quando se cria um bloqueio para fala e compreensão em determinadas situações sociais. No teatro ele se expôs, falou e superou o desafio”, relata a coordenadora. Na avaliação dela, as crianças aprendem a perder o medo de colocar a sua opinião e a utilizar outros recursos para a resolução de problemas.

(Rafania Almeida)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.