Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Plantas: Era uma vez uma semente...

 

02/08/2012

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Identificar e classificar uma semente mediante suas características.

2. Compreender sua função.

Duração das atividades
4 dias, com cerca de 60 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar familiarizado com a anatomia vegetal (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente).

Estratégias e recursos da aula

 

ATIVIDADE 1:

1. O professor iniciará a aula, apresentando a música: Semente, de Armandinho.

SEMENTE

Armandinho

 

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?


Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

De onde veio
De onde apareceu
Porque que o meu destino
É tão parecido com o seu?

Eu sou a terra
Você minha Semente
Na chuva a gente se entende
É na chuva que a gente se entende
Oh Semente!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente eu sei
Tem gente que ainda acredita
E aposta na força da vida
E busca um novo amanhecer
Lá vem o sol
Agora diga que sim
Semente eu sou sua terra
Semente pode entrar em mim...

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?
 

Se conseguir
Aquilo que você quer
E conseguir manter
A nobreza de ser quem tu é
Tenha certeza

Que vai nascer uma planta
Que a flor vai ser de esperança
De amor pro que der e vier
Oh Mulher!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Se conseguir
Aquilo que você quer
E conseguir manter
A nobreza de ser quem tu é
Tenha certeza
Que vai nascer uma planta
Que a flor vai ser de esperança
De amor pro que der e vier
Oh Mulher!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Não mente!

Fonte: http://armandinho.musicas.mus.br/letras/1118593/

 

*O vídeo da música está disponível no seguinte endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=EllilNmvQZc

 

2. Após ouvirem e cantarem a música, o professor realizará com a turma uma discussão sobre a música, questionando-lhes:

- Sobre o que fala a música?

- O que é uma semente? (é parte da planta que dá início a uma nova geração).

- Onde encontramos sementes? (árvores, plantas, frutas etc.).

- Vocês conhecem as partes das plantas?

* Sobre as partes e funções das plantas, o professor poderá consultar a aula:

Plantas: As partes da planta, suas funções e utilidades para os seres vivos.

 

 

 

 

- Em que parte da planta as sementes são encontradas?

- Por que será que algumas sementes ficam guardadas dentro dos frutos? (O fruto é uma espécie de proteção para as sementes).

- Quem gostaria de dizer o nome de um fruto (a) que conhece?

- Ela possui muitas ou poucas sementes?

- Onde ficam as sementes no fruto?

- Vocês conhecem alguma semente que não fica dentro do fruto? (castanha de caju)

- Para que servem as sementes?

- O quea semente dá origem?

- Todas as plantas nascem de sementes?

- Utilizamos sementes em nossa alimentação?

- Todas as sementes são comestíveis?

- Quais sementes são utilizadas em nossa alimentação? (amendoim, castanhas, feijão, semente de girassol, noz etc.).

 

*Para maiores informações, o professor poderá consultar:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7835

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24374

 

3. Ao final da discussão, o professor levará para a classe alguns frutos (como: laranja, maçã, pera, mamão, manga, abacate, mexerica, melancia, melão, tomate, pepino, pimentão etc), para se sejam cortadas e observadas suas sementes.

 

4. Findada a observação dos frutos e suas respectivas sementes, o professor, retirará as sementes do fruto, as lavará e colocará, separadamente, para secar. Distribuirá a classe em grupos de 3 crianças, as quais escolherão uma das frutas para ilustrar em um papel de tamanho A4, pintando-as com tinta guache. A fruta deverá ser ilustrada nos dois momentos: em seu aspecto original (inteira e sem corte) e após seu corte (evidenciando as sementes).  Secas, as sementes deverão ser coladas nas respectivas frutas ilustradas. As ilustrações das frutas e suas respectivas sementes serão recortadas e coladas em um painel coletivo, que será exposto em sala. Junto à turma discutam e escolham coletivamente um nome para o painel.

 

 

ATIVIDADE 2:

1. No dia anterior a realização desta aula, o professor solicitará aos alunos que tragam de casa, algumas sementes, nomeadas e separadas em saquinhos.

* Sugestões de sementes: linhaça, pimentão, abóbora, girassol, fava, feijão (branco, preto, fradinho, carioca etc), milho, grão de bico, ervilha, lentilha, mação, melancia, laranja, pêssego, nectarina, cenoura, salsa, abacate, manga, acerola, jabuticaba, pitanga, caqui etc..

 

2. Na sala de aula, o professor disporá as sementes, trazidas pelos alunos, em uma placa de ovos de papelão, identificando-as por uma plaquinha (construída com palitos de dente e pedacinhos de papel cartão), contendo nome e o desenho do fruto em que é encontrada; de modo a formar cerca de 4 ou 5 mostruários de sementes iguais, que serão distribuídos em grupos, na atividade seguinte.

 

3. Organizada a sala em grupos, cada um receberá um dos mostruários de sementes, para que estas sejam manipuladas e observadas suas características. Se possível, o professor deverá fornecer nesta atividade, lupas para uma melhor visualização das sementes.

 

4. O professor construirá com a classe um cartaz, no qual os alunos deverão: organizar, agrupar e classificar as sementes do mostruário de acordo com sua textura, cor, tamanho, forma.

 

TAMANHO

TEXTURA

COR

FORMA

GRANDES

 

(Colagem de sementes, como a de abacate, manga, pêssego etc.).

 

LISAS

 

(Colagem de sementes, como a de feijão, abóbora etc.).

BRANCAS

 

(Colagem de sementes, como a de arroz, feijão branco etc.).

ARREDONDADAS

 

(Colagem de sementes, como a de mamão, laranja, grão de bico etc.).

MÉDIAS

 

 

(Colagem de sementes como favas, abóbora, caqui etc.).

 

ÁSPERAS OU ENRUGADAS

 

(Colagem de sementes como pêssego, ameixa, grão de bico etc.).

 

 

PRETAS

 

 

(Colagem de sementes, como a de feijão preto, mamão etc.).

ACHATADAS

 

(Colagem de sementes, como a de abóbora, girassol, maçã etc.).

PEQUENAS

 

(Colagem de sementes como salsa, linhaça, pimentão, couve, uva etc.).

 

 

AMARELAS

 

(Colagem de sementes, como a de milho etc.).

ALONGADAS

 

(Colagem de sementes, como a de arroz, linhaça etc.).

 

 

CASTANHAS

 

(Colagem de sementes, como a de castanhas, feijão carioca etc.).

 

 

 

 

*Para maiores informações, o professor poderá consultar:

 

 

 

ATIVIDADE 3:

1. Neste terceiro momento, o professor realizará com a classe uma aula passeio a um pomar ou horta, de modo que possam:

a) observar árvores e plantas, seus respectivos frutos e sementes, sementerias, plantio, germinação, cultivo, rega, instrumentos e cuidados no cultivo etc;

b) entrevistar o pomareiro/horticultor sobre curiosidades e interesses suscitados pelo tema da aula etc.;

c) colher a fruta/legume do pé, cortá-lo, experimentá-lo e observá-lo.

* É importante que esta atividade seja registrada por meio de fotos ou vídeos para que, posteriormente possa ser retomada pelo professor com as crianças. Estes recursos podem, ainda, servir para a organização de uma exposição sobre o tema.

 

2. No retorno da aula passeio, as crianças poderão:

a) construir uma maquete do pomar visitado, utilizando massa de modelar. Organizados em grupos, serão responsáveis pela representação das árvores e frutos, instrumentos de plantio, organização das sementeiras e mudas etc.

b) Ou mesmo, se a escola tiver um local disponível, organizar e construir um pomar ou horta com os alunos.

 

3. O professor também apresentará à classe a música: Pomar, CD Canções de Brincar (Palavra Cantada).

Fonte: http://www.palavracantada.com.br/products/index/page:5

 

* Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=QRh7Do562Y8

http://www.youtube.com/watch?v=eBDSLpJRVRs&feature=related

 

4. Construirá com a classe um mural com as árvores, frutos e sementes.

 

ÁRVORE

FRUTO

NOME

SEMENTE

(Colagem da figura)

(Colagem da figura)

Árvore:

Fruto:

 

 

(Colagem da respectiva semente)

 

 

 

5. Para a finalização da aula, sugerimos a leitura e discussão do livro: Era uma vez uma semente, de Judith Anderson e Mike Gordon. Coleção Milagres da Natureza. Ed. Scipione.

 

Fonte: Editora Scipione

 

E a apresentação de alguns vídeos e músicas sobre o tema:

Sou a menina semente.

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=QhGt-TtlgUI&feature=fvsr

Cuide bem da árvore.

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=OKKfMF62g7w

As árvores (Arnaldo Antunes)

Disponível em: http://letras.mus.br/arnaldo-antunes/91402/

Dona árvore (Bia Bedran)

Disponível em: http://www.4shared.com/file/lzRez5Eu/Bia_Bedran_-_1999_-_Dona_rvore.html

 

*Para maiores informações, o professor poderá consultar:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24150

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21404

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24004

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Plantas - atividade 4: O que é o que é? Experimento prático
Sementes Experimento prático
Recursos Complementares

Livros sobre o Ensino de Ciências para Educação Infantil:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

Sites e experimentos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23998

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23999

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-10

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25675

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35384

http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/

http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/capa_plantas.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24158

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24375

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24371

 

Livros sobre o tema:

- BÉDOYÈRE, Camilla de la (2009).Ciclo de vida: de semente a girassol. São Paulo: Zastras.

- GRINBERG, Delphine (2008). Experiências: vamos plantar. São Paulo: Moderna, Coleção Primeira Ciência.

- AZUL, Anabela M.; REIS, Catarina S. e PIMENTA, Maria C.(2007). Da semente ao fruto: à descoberta do mundo das plantas. Portugal: Sersilito: Empresa Gráfica.

- ARLON, Penelope (2006). Árvores. São Paulo: Caramelo, Coleção Primeiras Descobertas.

- ARLON, Penelope (2006). Plantas. São Paulo: Caramelo, Coleção Primeiras Descobertas.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar as ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- BURKE, Lisa. Pequenos cientistas no Jardim. Ed. Publifolha.

- ALVES, Rubens.O medo da sementinha.

- LOUREIRO, Maria Isabel. A viagem da sementinha.

- KENNEY, Patrícia;  MCFADDEN, Richard. A sementinha que não queria nascer.

- SANTOS, Antonio Carlos Affonso dos.A sementinha.

- CASTRO, Andreia; GOMES, Karina. A sementinha.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aEzt_S455yk&feature=related

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo; bem como as falas, as observações e as conclusões individuais realizadas pelos alunos após cada uma das atividades.

 

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.