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HERANÇAS CULTURAIS DA ÁFRICA ANTIGA

 

08/06/2012

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula o aluno poderá:

Identificar aspectos da herança cultural africana na sociedade brasileira;

Reconhecer a cultura africana como patrimônio social, histórico e cultural da nossa sociedade;

Refletir sobre a importância da valorização da cultura afro-brasileira.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O tráfico de escravos africanos entre os séculos XVI e XIX para o continente americano.

O processo de escravização de africanos no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

1. A PROPOSTA DA PESQUISA:

Professor, é importante que o aluno compreenda que o Brasil possui a maior população de origem africana fora da África. Contribuíram para a formação da população e da cultura do país o grande número de africanos escravizados que vieram para o Brasil durante o período da colonização, assim como os descendentes desses povos. A forte influência da herança africana pode ser percebida em diversas manifestações culturais brasileiras e foi fundamental na formação da cultura popular e letrada no Brasil.

Inicie a aula comentando sobre a importância da cultura africana na formação do povo brasileiro e pergunte aos alunos se eles conseguem perceber a presença da cultura africana em nossa sociedade, ou até mesmo em nosso dia a dia.

 

ATIVIDADE 1: 1° MOMENTO

 

a) Para esta atividade os alunos precisam ter acesso a um computador e à internet.

b) Divida os alunos em duplas.

c) Peça que as duplas acessem o link abaixo do Blog África:

Blog

Imagem e blog disponível em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/. Acesso em 14/04/2012

 

d) Oriente os alunos a explorarem o blog procurando artigos, textos, notícias, entrevistas e curiosidades que estejam relacionadas às manifestações culturais africanas em nossa sociedade e que eles julguem interessantes como possibilidades de temáticas para aprofundamento ao longo do processo de pesquisa.

e) Disponibilize um tempo para as duplas navegarem nesse blog. Aproveite para perguntar às duplas suas impressões iniciais sobre o blog e o seu conteúdo, a fim de motivar as duplas a buscarem mais informações sobre o assunto.

f) Prosseguindo a atividade, sugira aos alunos que criem um mapa conceitual simples, que é uma ferramenta utilizada para organizar e representar o conhecimento. Esse mapa deve conter apenas palavras que ilustrem as informações que os alunos conseguiram encontrar no Blog, relacionadas às manifestações culturais africanas em nossa sociedade.

Exemplo:

MAPA

Oriente os alunos a colocarem no mínimo dez palavras relacionadas às manifestações culturais africanas em nossa sociedade.

Para essa atividade, as duplas precisarão:

Computador conectado a internet e equipado com o Power Point.

Criar um mapa conceitual simples no Power Point.

Salvar o mapa no computador, com o nome da dupla, para que o professor visualize o trabalho das duplas.

mapa conceitual

 

Atenção: para orientar o trabalho das duplas, acesse o link abaixo; ele explica o que é um mapa conceitual e como fazê-lo:

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=642

 

 

f) Após disponibilizar um tempo para a conclusão dessa atividade, os alunos deverão apresentar seus mapas conceituais para todos da turma, exibindo-os em projeção através de data-show.

 

2. PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA:

ATIVIDADE 1: 2° MOMENTO

 

a) Após a apresentação de todas as duplas, peça aos alunos que sugiram questões pertinentes que possam ser pesquisadas pela turma. Escolha um aluno da turma para ir anotando as questões que forem surgindo.

b) Professor, no processo de elaboração das questões de pesquisa pelos alunos, oriente-os a pensar em questões fundamentais para o aprofundamento da temática, como por exemplo:

  • O momento histórico em que foi possível a “entrada” e a interação da cultura africana com a cultura brasileira.
  • Os significados das manifestações culturais africanas no Brasil e a preservação, no presente, de seus sentidos do passado.
  • A importância da interação cultural entre africanos e brasileiros para a identidade da sociedade brasileira.

c) Depois de um tempo ouvindo e anotando as sugestões dos alunos, leia para todos da turma as questões que foram levantadas e direcione com os alunos as questões mais relevantes para o aprofundamento da temática. 

 

3. FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

É preciso explicar aos alunos que as fontes para o desenvolvimento da pesquisa podem ser diversas. Confira, abaixo, uma definição feita na aula “Fontes históricas: diferentes tipos” de Ana Flávia Ribeiro Santana, publicada no Portal do Professor: 

As fontes históricas  nos permitem conhecer, através da sua observação e análise, a história de uma pessoa ou de um acontecimento. Elas podem ser de diversos tipos como:

Fontes Orais: reproduzem em CDs, MP3, DVDs ou anotações escritas as lembranças que uma pessoa conta sobre um acontecimento ou tempo passado;

Fontes Escritas: são documentos escritos em papéis  ou digitalizados que registram um acontecimento passado;

Fontes Iconográficas ou Imagéticas: são imagens sobre um acontecimento passado registradas em fotos, DVDs, quadros, cartões;

Fontes Materiais: são objetos usados no passado;

Fontes Arquitetônicas: são casas, monumentos e outras construções edificadas no passado. 

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28832  Acesso em 14/04/2012    14/0414

 

Professor, o trabalho com diferentes fontes de pesquisa estimulará o aluno, ao longo do processo de pesquisa, a desenvolver a sua capacidade de descrição, interpretação, explicação, análise e crítica.

Para esta pesquisa, a proposta é o trabalho com as seguintes fontes: 

 

  •  Fontes Orais – Entrevista com representantes da cultura afro-brasileira na cidade onde os alunos moram.
  •  Fontes Escritas – Textos sobre a temática.
  • Fontes Imagéticas ou Iconográficas – Fotos do francês Pierre Verger.

 

A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Levantamento e análise de matérias/reportagens/textos/artigos.
  • Análise das fontes recolhidas durante a pesquisa.
  • Reprodução de vídeo/debate sobre o tema.
  • Produção de vídeos, fotografias, exposição e museu digital.

 

pesquisa

 

4.DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA:  

ATIVIDADE 2:

a) Os alunos deverão se dividir em 4 grupos.

b) Cada grupo ficará com uma das influências africanas em nossa sociedade, abaixo indicadas:

Capoeira

Música

Culinária

Religião

Obs: Os grupos deverão procurar responder às questões da pesquisa dando ênfase à influência cultural específica do seu grupo. Exemplificando, o grupo da capoeira deverá identificar em que momento a capoeira entrou no Brasil, se o significado dessa manifestação cultural no passado é o mesmo do presente e a importância da capoeira para a identidade da sociedade brasileira. E assim sucessivamente.  Além disso, de acordo com o número de questões de pesquisa levantadas pelos alunos, faça a divisão das mesmas entre os grupos, de maneira que cada grupo aprofunde os estudos em uma (ou mais) questão específica, diferente dos demais. Posteriormente, os grupos farão a socialização das temáticas trabalhadas, referentes ao objeto central de pesquisa.

c) Os grupos se encarregarão de trazer para a próxima aula materiais jornalísticos, livros didáticos, enciclopédias, jornais, revistas, enfim, diversas fontes de pesquisa que os ajudem a construir, nas aulas seguintes, seu conhecimento sobre a temática pesquisada.

 

ATIVIDADE 3:

 

a) Os grupos iniciarão a aula analisando três vídeos de curta duração.

b) Professor, antes da exibição dos vídeos abaixo, oriente os alunos para as seguintes questões que poderão ser observadas nos vídeos:  

  • No vídeo I o antropólogo Marlon Marcos afirma: “que a África não é essa coisa primitiva que as pessoas vincularam tanto”. Oriente os alunos a observarem atentamente quais os argumentos utilizados pelo antropólogo para fundamentar a sua afirmação, para que, posteriormente, no debate, eles possam expor as suas considerações acerca da questão.

 

  • Nos vídeos I e II os alunos deverão identificar as contribuições que o museu e as fotografias de Pierre Verger deixaram para a preservação da cultura afro-brasileira, além de perceber quais os aspectos da cultura africana Pierre Verger gostava de destacar em suas fotografias. Posteriormente, os alunos poderão se inspirar no trabalho do fotógrafo para produzir as suas próprias fotografias acerca da cultura afro-brasileira.

 

  • No vídeo III, os alunos observarão a importância, para a cultura afro-brasileira, do reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural do Brasil. Posteriormente, durante a pesquisa, os alunos poderão expor suas considerações a respeito da possibilidade de que outras manifestações afro-brasileiras tenham o mesmo reconhecimento.

 

VÍDEO I:

  

afro

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=auhJXas2Zzw

Acesso em 14/04/2012

VÍDEO II:

 

afro2

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ndTHjRPiAyY

Acesso em 14/04/2012

VÍDEO III:

afro3

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gRAbcqAYkSY&feature=related

Acesso em 14/04/2012

 

 

c) Após exibição dos vídeos, oriente os alunos a se separarem nos quatro grupos de pesquisa.

d) Estabeleça um tempo para que os grupos formem uma opinião acerca do que foi assistido e depois todos os grupos deverão redigir um pequeno texto, apresentando sua opinião sobre os vídeos assistidos.

e) Cada grupo deverá escolher um representante para ler o texto do grupo para todos da turma.

 

ATIVIDADE 4

 

a) Para esta atividade os alunos precisam ter acesso a um computador e à internet.

b)  Divida os alunos em duplas e peça para acessarem o link http://bethccruz.blogspot.com.br/2009/04/fotografias-de-pierre-verger.html. Acesso em 24/04/2012

c) No link indicado acima, os alunos poderão ver fotos de Pierre Verger e ler o texto disponível. Explique a eles que Pierre Verger foi fotógrafo e etnógrafo francês  e nasceu em Paris, em 4 de novembro de 1902. O material disponível no link refere-se ao trabalho realizado pelo fotógrafo no Brasil.  Confira um trecho do texto: “Em 1946, Pierre Verger conheceu a cidade de Salvador e ficou apaixonado por seu povo e pela cultura afro-brasileira. (...) A partir desse contato, Verger passou a pesquisar e se aprofundar na cultura baiana e africana, o afrodescendente e o candomblé tornaram-se seu foco de interesse e seus trabalhos fotográficos foram em torno desse tema”. Oriente os alunos a anotarem no caderno as ideias principais do texto.

d) As duplas devem escolher duas fotos de Pierre Verger relacionadas à cultura afro-brasileira, como nos exemplos abaixo:

FOTO 2 FOTO3
Candomblé da Bahia A ginga de Iorubá

 

e) As duplas deverão salvar essas imagens no computador e deverão criar uma legenda para cada foto.

Na criação da legenda, oriente os alunos a buscarem apreender a mensagem de Pierre Verger em cada fotografia, ou seja, em quais marcas da identidade da cultura afro-brasileira o fotógrafo procurou dar maior ênfase.

f) Todas as fotos deverão ser salvas no pendrive do professor que, posteriormente, fará uma apresentação com todas as fotos, para que os alunos tenham contato com o trabalho de todas as duplas.

Obs: Professor, se desejar, poderá fazer também um mural dessas fotos em sala de aula, para que os alunos visualizem o trabalho de todas as duplas. Junto com as fotos os alunos podem escrever algumas ideias já anotadas no caderno, relativas ao trabalho de Pierre Verger. Esse mural poderá ser feito de papel pardo e afixado na parede da sala de aula.

g) Partindo da proposta de Pierre Verger de fotografar as manifestações culturais de várias sociedades, cada grupo deverá definir espaços da sua cidade, incluindo o seu bairro, que eles percorrerão para fotografar uma manifestação afro-brasileira. Lembrando que cada grupo tem uma temática específica da influência africana para pesquisar: Capoeira/Música/Culinária/Religião e seguindo esses temas é que deverão produzir as suas fotografias.

h) Depois, os grupos selecionarão as suas melhores fotos e montarão uma apresentação em Power Point para todos da turma verem. Nessa apresentação, oriente os alunos a criarem legendas para as fotos, as quais expliquem os momentos e os significados que as fotos podem revelar da referida manifestação afro-brasileira fotografada.

i) Professor, no item f foi sugerido que os alunos elaborem um mural. Sugira aos grupos que escolham três fotos que mais gostaram do seu trabalho e que expressem bem a manifestação afro-brasileira pesquisada e acrescentem ao mural.

 

ATIVIDADE 5:

 

a) Oriente os grupos a se reunirem em sala de aula para analisar os vídeos e a experiência que tiveram na pesquisa de campo e produção de fotografias.

b) Proponha aos grupos que aprofundem as questões de pesquisa, utilizando também os recursos bibliográficos sugeridos nos links abaixo:

 

A INFLUÊNCIA DO NEGRO NA CULTURA BRASILEIRA

Nesse texto, os alunos conhecerão as influências e contribuições da cultura africana na sociedade brasileira.

Disponível em: http://www.colegiolacordaire.conexaopitagoras.com.br/CF//antenado/especiais/cultura_afro/cultura.html . Acesso em 14/04/2012

Blog África: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/

Sites:

Casa das Áfricas: site que promove e incentiva a cultura, estudos e atividades sobre as sociedades africanas.

Disponível em: www.casadasafricas.org.br .Acesso em 14/04/2012

Fundação Cultural Palmares:

Fundação vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por programas e projetos voltados para o reconhecimento e a preservação da cultura africana na sociedade brasileira.

Disponível em: www.palmares.gov.br . Acesso em 14/04/2012

Professor, oriente os grupos a acrescentarem à pesquisa os materiais que coletarão durante a atividade 2 e a buscarem também fontes materiais como roupas, instrumentos musicais, imagens, entre outros objetos, para enriquecer ainda mais a pesquisa.

trabalho

URL da imagem original: http://www.effectreform.com.br/home/images/stories/trabalho-equipe.gif

 

5. RESULTADOS DA PESQUISA

1. Os grupos, a partir de todo o material selecionado, analisado e produzido, deverão montar uma EXPOSIÇÃO em sua escola. Para o sucesso dessa atividade, sugira aos alunos que acessem o link abaixo, para entenderem como é a organização e o objetivo de uma exposição.

Atenção! Para essa atividade, os alunos poderão também contar com o apoio dos professores de Artes e Português.   

 

Link: "Como montar uma exposição"

exposi

Disponível em:  http://arquivo.ese.ips.pt/ese/destaques/historico/exposicao/m_expo/m_esposicao.html

Acesso 14/04/2012

 

2. A partir da leitura do conteúdo do link, oriente os grupos a organizarem uma exposição em sua escola, que poderá ter como título: Manifestações culturais afro-brasileiras.

Essa exposição ficará sob a responsabilidade dos quatro grupos que deverão fazer um rodízio de quatro alunos (um de cada grupo), diariamente.

Os alunos escolhidos deverão apresentar o material da exposição para os visitantes e esclarecer possíveis dúvidas. Para isso, o horário da exposição poderá ser no recreio e também poderá funcionar durante uma semana no horário de contra turno da turma.

Recursos Complementares

Sugestão de link para alunos:

Vídeo: Influência Africana no Brasil http://www.youtube.com/watch?v=19FSHZvzs8s

 
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:  

A descoberta da África!: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24935

Raízes Africanas na identidade brasileira - contribuições dos povos angolanos:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25225
 
A diversidade cultural no Brasil: revendo preconceitos e construindo relações de tolerância:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25232
 
Coleção:  As influências culturais africanas no Brasil: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=224

Todos os links foram acessados em 14/04/2012.

Outras referências para pesquisa sobre a temática:

Revista Africanidades: http://www.africaeafricanidades.com/index.html

Todos os links foram acessados em 14/04/2012.

Livros:

Cultura em movimento: Matrizes africanas e ativismo negro no Brasil – Coleção Sankofa – Volume 2. Livro de Elisa Larkin Nascimento. Editora Selo Negro.

Nossos colonizadores africanos: presença e tradição negra na Bahia (2ª edição) de ldásio Tavares. Editora: EDUFBA

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação em todo o processo de pesquisa e, principalmente, ao colocar em prática os resultados das informações coletadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Jussara, E. M. Irmã Montedônio , Rio de Janeiro - disse:
    vitorelli18@yahoo.com.br

    13/11/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante a proposta de pesquisa utilizando mídias variadas, além de incentivar ao aluno na busca de material para realização do trabalho, pois costumam reclamar que não têm tempo ou disponibilidade de recursos, quando podem pesquisar em poucas horas na internet ou outras fontes bem próximas a eles. A valorização da cultura africana e das diversas etnias que compoem nossa população é materia importante na escola porque também é algo que precisa ser ensinado aprendido e exercitado.


  • Caroline Taianan Medrado Macêdo, Escola de Referência Professora Osa Santana de Carvalho , Pernambuco - disse:
    taiannanbia@hotmail.com

    06/08/2012

    Cinco estrelas

    Dileta colega, Muito pertinente o tema tratado, visto que o povo brasileiro, de origem relativamente recente, ainda está a descobrir a sua própria cultura, a qual é inerente à África desde sua formação inicial. É importante que os alunos possam observar a multiculturalidade tanto da África quanto do próprio Brasil. Sou especialista em História da África e Cultura afro-brasileira e faço questão de parabenizar-lhe pela iniciativa. Um forte abraço, Caroline Taianan


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