08/06/2012
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Cultura |
A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula o aluno poderá:
Identificar aspectos da herança cultural africana na sociedade brasileira;
Reconhecer a cultura africana como patrimônio social, histórico e cultural da nossa sociedade;
Refletir sobre a importância da valorização da cultura afro-brasileira.
O tráfico de escravos africanos entre os séculos XVI e XIX para o continente americano.
O processo de escravização de africanos no Brasil.
1. A PROPOSTA DA PESQUISA:
Professor, é importante que o aluno compreenda que o Brasil possui a maior população de origem africana fora da África. Contribuíram para a formação da população e da cultura do país o grande número de africanos escravizados que vieram para o Brasil durante o período da colonização, assim como os descendentes desses povos. A forte influência da herança africana pode ser percebida em diversas manifestações culturais brasileiras e foi fundamental na formação da cultura popular e letrada no Brasil.
Inicie a aula comentando sobre a importância da cultura africana na formação do povo brasileiro e pergunte aos alunos se eles conseguem perceber a presença da cultura africana em nossa sociedade, ou até mesmo em nosso dia a dia.
ATIVIDADE 1: 1° MOMENTO
a) Para esta atividade os alunos precisam ter acesso a um computador e à internet.
b) Divida os alunos em duplas.
c) Peça que as duplas acessem o link abaixo do Blog África:
Imagem e blog disponível em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/. Acesso em 14/04/2012
d) Oriente os alunos a explorarem o blog procurando artigos, textos, notícias, entrevistas e curiosidades que estejam relacionadas às manifestações culturais africanas em nossa sociedade e que eles julguem interessantes como possibilidades de temáticas para aprofundamento ao longo do processo de pesquisa.
e) Disponibilize um tempo para as duplas navegarem nesse blog. Aproveite para perguntar às duplas suas impressões iniciais sobre o blog e o seu conteúdo, a fim de motivar as duplas a buscarem mais informações sobre o assunto.
f) Prosseguindo a atividade, sugira aos alunos que criem um mapa conceitual simples, que é uma ferramenta utilizada para organizar e representar o conhecimento. Esse mapa deve conter apenas palavras que ilustrem as informações que os alunos conseguiram encontrar no Blog, relacionadas às manifestações culturais africanas em nossa sociedade.
Exemplo:
Oriente os alunos a colocarem no mínimo dez palavras relacionadas às manifestações culturais africanas em nossa sociedade.
Para essa atividade, as duplas precisarão:
Computador conectado a internet e equipado com o Power Point.
Criar um mapa conceitual simples no Power Point.
Salvar o mapa no computador, com o nome da dupla, para que o professor visualize o trabalho das duplas.
Atenção: para orientar o trabalho das duplas, acesse o link abaixo; ele explica o que é um mapa conceitual e como fazê-lo:
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=642
f) Após disponibilizar um tempo para a conclusão dessa atividade, os alunos deverão apresentar seus mapas conceituais para todos da turma, exibindo-os em projeção através de data-show.
2. PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA:
ATIVIDADE 1: 2° MOMENTO
a) Após a apresentação de todas as duplas, peça aos alunos que sugiram questões pertinentes que possam ser pesquisadas pela turma. Escolha um aluno da turma para ir anotando as questões que forem surgindo.
b) Professor, no processo de elaboração das questões de pesquisa pelos alunos, oriente-os a pensar em questões fundamentais para o aprofundamento da temática, como por exemplo:
c) Depois de um tempo ouvindo e anotando as sugestões dos alunos, leia para todos da turma as questões que foram levantadas e direcione com os alunos as questões mais relevantes para o aprofundamento da temática.
3. FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA:
É preciso explicar aos alunos que as fontes para o desenvolvimento da pesquisa podem ser diversas. Confira, abaixo, uma definição feita na aula “Fontes históricas: diferentes tipos” de Ana Flávia Ribeiro Santana, publicada no Portal do Professor:
As fontes históricas nos permitem conhecer, através da sua observação e análise, a história de uma pessoa ou de um acontecimento. Elas podem ser de diversos tipos como: Fontes Orais: reproduzem em CDs, MP3, DVDs ou anotações escritas as lembranças que uma pessoa conta sobre um acontecimento ou tempo passado; Fontes Escritas: são documentos escritos em papéis ou digitalizados que registram um acontecimento passado; Fontes Iconográficas ou Imagéticas: são imagens sobre um acontecimento passado registradas em fotos, DVDs, quadros, cartões; Fontes Materiais: são objetos usados no passado; Fontes Arquitetônicas: são casas, monumentos e outras construções edificadas no passado. Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28832 Acesso em 14/04/2012 |
Professor, o trabalho com diferentes fontes de pesquisa estimulará o aluno, ao longo do processo de pesquisa, a desenvolver a sua capacidade de descrição, interpretação, explicação, análise e crítica.
Para esta pesquisa, a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:
A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:
4.DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA:
ATIVIDADE 2:
a) Os alunos deverão se dividir em 4 grupos.
b) Cada grupo ficará com uma das influências africanas em nossa sociedade, abaixo indicadas:
Capoeira
Música
Culinária
Religião
Obs: Os grupos deverão procurar responder às questões da pesquisa dando ênfase à influência cultural específica do seu grupo. Exemplificando, o grupo da capoeira deverá identificar em que momento a capoeira entrou no Brasil, se o significado dessa manifestação cultural no passado é o mesmo do presente e a importância da capoeira para a identidade da sociedade brasileira. E assim sucessivamente. Além disso, de acordo com o número de questões de pesquisa levantadas pelos alunos, faça a divisão das mesmas entre os grupos, de maneira que cada grupo aprofunde os estudos em uma (ou mais) questão específica, diferente dos demais. Posteriormente, os grupos farão a socialização das temáticas trabalhadas, referentes ao objeto central de pesquisa.
c) Os grupos se encarregarão de trazer para a próxima aula materiais jornalísticos, livros didáticos, enciclopédias, jornais, revistas, enfim, diversas fontes de pesquisa que os ajudem a construir, nas aulas seguintes, seu conhecimento sobre a temática pesquisada.
ATIVIDADE 3:
a) Os grupos iniciarão a aula analisando três vídeos de curta duração.
b) Professor, antes da exibição dos vídeos abaixo, oriente os alunos para as seguintes questões que poderão ser observadas nos vídeos:
VÍDEO I:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=auhJXas2Zzw
Acesso em 14/04/2012
VÍDEO II:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ndTHjRPiAyY
Acesso em 14/04/2012
VÍDEO III:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gRAbcqAYkSY&feature=related
Acesso em 14/04/2012
c) Após exibição dos vídeos, oriente os alunos a se separarem nos quatro grupos de pesquisa.
d) Estabeleça um tempo para que os grupos formem uma opinião acerca do que foi assistido e depois todos os grupos deverão redigir um pequeno texto, apresentando sua opinião sobre os vídeos assistidos.
e) Cada grupo deverá escolher um representante para ler o texto do grupo para todos da turma.
ATIVIDADE 4
a) Para esta atividade os alunos precisam ter acesso a um computador e à internet.
b) Divida os alunos em duplas e peça para acessarem o link http://bethccruz.blogspot.com.br/2009/04/fotografias-de-pierre-verger.html. Acesso em 24/04/2012
c) No link indicado acima, os alunos poderão ver fotos de Pierre Verger e ler o texto disponível. Explique a eles que Pierre Verger foi fotógrafo e etnógrafo francês e nasceu em Paris, em 4 de novembro de 1902. O material disponível no link refere-se ao trabalho realizado pelo fotógrafo no Brasil.
Confira um trecho do texto: “Em 1946, Pierre Verger conheceu a cidade de Salvador e ficou apaixonado por seu povo e pela cultura afro-brasileira. (...) A partir desse contato, Verger passou a pesquisar e se aprofundar na cultura baiana e africana, o afrodescendente e o candomblé tornaram-se seu foco de interesse e seus trabalhos fotográficos foram em torno desse tema”. Oriente os alunos a anotarem no caderno as ideias principais do texto.d) As duplas devem escolher duas fotos de Pierre Verger relacionadas à cultura afro-brasileira, como nos exemplos abaixo:
Candomblé da Bahia | A ginga de Iorubá |
e) As duplas deverão salvar essas imagens no computador e deverão criar uma legenda para cada foto.
Na criação da legenda, oriente os alunos a buscarem apreender a mensagem de Pierre Verger em cada fotografia, ou seja, em quais marcas da identidade da cultura afro-brasileira o fotógrafo procurou dar maior ênfase.
f) Todas as fotos deverão ser salvas no pendrive do professor que, posteriormente, fará uma apresentação com todas as fotos, para que os alunos tenham contato com o trabalho de todas as duplas.
Obs: Professor, se desejar, poderá fazer também um mural dessas fotos em sala de aula, para que os alunos visualizem o trabalho de todas as duplas. Junto com as fotos os alunos podem escrever algumas ideias já anotadas no caderno, relativas ao trabalho de Pierre Verger. Esse mural poderá ser feito de papel pardo e afixado na parede da sala de aula.
g) Partindo da proposta de Pierre Verger de fotografar as manifestações culturais de várias sociedades, cada grupo deverá definir espaços da sua cidade, incluindo o seu bairro, que eles percorrerão para fotografar uma manifestação afro-brasileira. Lembrando que cada grupo tem uma temática específica da influência africana para pesquisar: Capoeira/Música/Culinária/Religião e seguindo esses temas é que deverão produzir as suas fotografias.
h) Depois, os grupos selecionarão as suas melhores fotos e montarão uma apresentação em Power Point para todos da turma verem. Nessa apresentação, oriente os alunos a criarem legendas para as fotos, as quais expliquem os momentos e os significados que as fotos podem revelar da referida manifestação afro-brasileira fotografada.
i) Professor, no item f foi sugerido que os alunos elaborem um mural. Sugira aos grupos que escolham três fotos que mais gostaram do seu trabalho e que expressem bem a manifestação afro-brasileira pesquisada e acrescentem ao mural.
ATIVIDADE 5:
a) Oriente os grupos a se reunirem em sala de aula para analisar os vídeos e a experiência que tiveram na pesquisa de campo e produção de fotografias.
b) Proponha aos grupos que aprofundem as questões de pesquisa, utilizando também os recursos bibliográficos sugeridos nos links abaixo:
A INFLUÊNCIA DO NEGRO NA CULTURA BRASILEIRA
Nesse texto, os alunos conhecerão as influências e contribuições da cultura africana na sociedade brasileira.
Disponível em: http://www.colegiolacordaire.conexaopitagoras.com.br/CF//antenado/especiais/cultura_afro/cultura.html . Acesso em 14/04/2012
Blog África: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/
Sites:
Casa das Áfricas: site que promove e incentiva a cultura, estudos e atividades sobre as sociedades africanas.
Disponível em: www.casadasafricas.org.br .Acesso em 14/04/2012
Fundação Cultural Palmares:
Fundação vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por programas e projetos voltados para o reconhecimento e a preservação da cultura africana na sociedade brasileira.
Disponível em: www.palmares.gov.br . Acesso em 14/04/2012
Professor, oriente os grupos a acrescentarem à pesquisa os materiais que coletarão durante a atividade 2 e a buscarem também fontes materiais como roupas, instrumentos musicais, imagens, entre outros objetos, para enriquecer ainda mais a pesquisa.
URL da imagem original: http://www.effectreform.com.br/home/images/stories/trabalho-equipe.gif
5. RESULTADOS DA PESQUISA
1. Os grupos, a partir de todo o material selecionado, analisado e produzido, deverão montar uma EXPOSIÇÃO em sua escola. Para o sucesso dessa atividade, sugira aos alunos que acessem o link abaixo, para entenderem como é a organização e o objetivo de uma exposição.
Atenção! Para essa atividade, os alunos poderão também contar com o apoio dos professores de Artes e Português.
Link: "Como montar uma exposição"
Disponível em: http://arquivo.ese.ips.pt/ese/destaques/historico/exposicao/m_expo/m_esposicao.html
Acesso 14/04/2012
2. A partir da leitura do conteúdo do link, oriente os grupos a organizarem uma exposição em sua escola, que poderá ter como título: Manifestações culturais afro-brasileiras.
Essa exposição ficará sob a responsabilidade dos quatro grupos que deverão fazer um rodízio de quatro alunos (um de cada grupo), diariamente.
Os alunos escolhidos deverão apresentar o material da exposição para os visitantes e esclarecer possíveis dúvidas. Para isso, o horário da exposição poderá ser no recreio e também poderá funcionar durante uma semana no horário de contra turno da turma.
Sugestão de link para alunos:
Vídeo: Influência Africana no Brasil http://www.youtube.com/watch?v=19FSHZvzs8s
A descoberta da África!: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24935
Todos os links foram acessados em 14/04/2012.
Outras referências para pesquisa sobre a temática:
Revista Africanidades: http://www.africaeafricanidades.com/index.html
Todos os links foram acessados em 14/04/2012.
Livros:
Cultura em movimento: Matrizes africanas e ativismo negro no Brasil – Coleção Sankofa – Volume 2. Livro de Elisa Larkin Nascimento. Editora Selo Negro.
Nossos colonizadores africanos: presença e tradição negra na Bahia (2ª edição) de ldásio Tavares. Editora: EDUFBA
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação em todo o processo de pesquisa e, principalmente, ao colocar em prática os resultados das informações coletadas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/11/2012
Cinco estrelasMuito interessante a proposta de pesquisa utilizando mídias variadas, além de incentivar ao aluno na busca de material para realização do trabalho, pois costumam reclamar que não têm tempo ou disponibilidade de recursos, quando podem pesquisar em poucas horas na internet ou outras fontes bem próximas a eles. A valorização da cultura africana e das diversas etnias que compoem nossa população é materia importante na escola porque também é algo que precisa ser ensinado aprendido e exercitado.
06/08/2012
Cinco estrelasDileta colega, Muito pertinente o tema tratado, visto que o povo brasileiro, de origem relativamente recente, ainda está a descobrir a sua própria cultura, a qual é inerente à África desde sua formação inicial. É importante que os alunos possam observar a multiculturalidade tanto da África quanto do próprio Brasil. Sou especialista em História da África e Cultura afro-brasileira e faço questão de parabenizar-lhe pela iniciativa. Um forte abraço, Caroline Taianan