Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


As influências culturais africanas no Brasil

 

30/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

O grande número de africanos que aqui vieram durante o período de colonização contribuiu para a formação da população e da cultura do nosso país como podemos perceber na aula de número 1. Os laços entre os africanos e os afro-brasileiros são visíveis através da ginga da capoeira apresentada nas aulas de número 2 a 8. Além disso, nas aulas 9 e 10 percebemos a influência africana no samba e no maracatu e que se estende também a algumas brincadeiras como podemos ver na aula de número 11. Já na aula 12 o aluno aprenderá músicas/gêneros musicais produzidos na África e nas Américas pelos afro-descendentes no século XX. As aulas 13 e 14 apresentam a Congada que tem sua origem no contexto da escravidão e que hoje se constitui como um patrimônio cultural brasileiro. As manifestações culturais afro-brasileiras ainda são apresentadas nas aulas 15 a 17, por meio do sincretismo religioso, mistura da religiosidade africana com o catolicismo e na aula de número 18, por meio de algumas palavras de origem africana inserida em nossa língua portuguesa. Nas aulas de número 19 a 25 os alunos compreenderão a diversidade cultural brasileira visível até em sala de aula e a importância de rever todas as formas de preconceito para a construção de relações respeitosas e tolerantes dentro e fora dos muros das escolas, uma vez que, já existem leis para punir a Discriminação e o Racismo.

Autoria

Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

africanos, afro-brasileiros, cultura, capoeira, congado, preconceito, respeito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Lista de aulas da coleção (25 aulas)
# Aula Autoria
1 Participação africana na construção da sociedade colonial brasileira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Com essa aula os alunos poderão analisar a vida dos escravos no Brasil Colonial, comparar a forma de vida de africanos e portugueses em território colonial e reconhecer o contato entre os grupos étnicos (negros e brancos) através da mediação feminina a luz do clássico texto de...

31/07/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 15236 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

2 Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira.

01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25116 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

3 Raízes Africanas na identidade brasileira - contribuições dos povos angolanos

Ensino Fundamental Final | História

Objetivos:    Conhecer o processo histórico que desencadeou a presença de povos angolanos na formação da sociedade brasileira. Identificar as marcas da cultura angolana em nosso país. Reconhecer a necessidade de valorização das raízes africanas na nação brasileira; Elaborar um...

19/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22589 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

4 A capoeira em debate: esporte, luta ou arte?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá compreender um pouco mais sobre os conceitos de esporte, luta e arte, e conseguirá formar um pensamento crítico a respeito desta manifestação cultural que é a capoeira. Além disso, estará desenvolvendo suas capacidades de argumentação e comunicação.

15/09/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 11680 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

5 CAPOEIRA ANGOLA

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de Capoeira Angola os alunos poderão aprender a organização do ritual de prática da capoeira Angola; aprender os movimentos de capoeira Angola; organizar um grupo que pense em possibilidades de divulgação dessa prática cultural na comunidade escolar.

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15493 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

6 Cartilha de capoeira

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Os alunos poderão aprender sobre a história, as possíveis origens, permissão ou proibição da prática no Brasil, pessoas que marcaram a História da capoeira, sobre as figuras e os instrumentos da capoeira, etc. Essas informações deverão ser trazidas por professores e alunos em ...

21/09/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6233 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

7 Brincando de capoeira como os escravos

Educação Infantil | Movimento

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Os alunos poderão experimentar a roda de capoeira, ao tentar reproduzir as figuras do jogo e refletindo sobre as características dos movimentos. O objetivo principal da aula não é ensinar os movimentos da capoeira com ênfase na técnica de execução, mas fazer com que os alunos ...

15/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14285 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

8 Mini-dicionário da capoeira

Ensino Fundamental Final | Educação Física

O aluno irá compreender um pouco da história, dos golpes e dos instrumentos da capoeira a partir de suas músicas.

01/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 6986 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

9 Entre o samba e a capoeira, tudo na roda

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conhecer as semelhanças entre o samba de roda e capoeira.    Experimentar a brincadeira e a dança do samba de roda.  

17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20928 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

10 As origens étnicas da dança nacional: as danças afro-brasileiras, o samba-de-roda e o maracatu.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Identificar algumas danças de origem africana que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos africanos; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia-a-dia; verif...

01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23504 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

11 As origens étnicas do lúdico nacional: brincadeiras afro-brasileiras, escravos de Jó e pegador.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Identificar algumas brincadeiras de origem africana que foram incorporadas à cultura brasileira; identificar quais dessas brincadeiras são muito vivenciadas em nossa região; reconhecer a importância desse aprendizado na nossa cultura; verificar a origem do “escravos de Jó” e d...

01/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 64728 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

12 Pensando musicalmente a África na América

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Analisar músicas/gêneros musicais produzidos na África e nas Américas pelos afrodescendentes, durante o século XX. Valorizar a cultura africana como elemento formador do patrimônio histórico e cultural nas Américas.

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11274 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

13 A Congada é folclore?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

Diferenciar folclore e tradição cultural Compreender a Congada não como algo exótico ou como folclore, mas sim como uma manifestação cultural dos afro-descendentes. Respeitar e valorizar a diversidade cultural.

01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 34673 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

14 A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

Construir o conceito de patrimônio cultural imaterial. Entender a Congada enquanto uma manifestação histórica e cultural e patrimônio cultural imaterial. Compreender que a Congada tem suas origens no contexto da escravidão no Brasil. Analisar o papel da religião na festa da Co...

07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12560 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

15 As manifestações culturais afro-brasileiras.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

- Compreender o que é uma manifestação cultural. - Conhecer algumas das manifestações culturais afro-brasileiras. - Analisar e localizar as regiões brasileiras em que as manifestações culturais afro-brasileiras mais se destacam e são preservadas pela população local. - Compree...

01/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 76288 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

16 África e Brasil - laços através da religiosidade

Ensino Fundamental Final | História

Reconhecer a forte influência da herança africana nas diversas manifestações culturais dos brasileiros. Apresentar  as religiões afro-brasileiras: candomblé e umbanda, com suas semelhanças e diferenças. Pesquisar outras influências da cultura africana em nosso país.    Conhece...

19/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 35835 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

17 Oxalá, Axé, Olorum e Candomblé... Você sabe qual religião é?

Educação Profissional | Produção Cultural e Design

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

Aprender os costumes, lendas, crendices da cultura afro-brasileira, os santos, festas e orações religiosas e a influência na cultura brasileira.

09/03/2009 Três estrelas 6 comentário(s) 15525 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

18 Palavras Africanas na Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Compreender a intervenção de outras culturas na formação da própria cultura brasileira. Conhecer as palavras africanas incorporadas por nossa língua em várias áreas culturais.

17/12/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 90784 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

19 Vivendo e convivendo com as contribuições da cultura negra

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Valorizar a cultura negra Valorizar as lutas e as  resistências  históricas dos negros Descobrir os valores que os africanos  trouxeram para o Brasil Identificar  palavras de origem africana no português do Brasil Conviver  com pessoas de pele negra sem preconceito Aceitar  ne...

10/05/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 12877 acesso(s)

FRANCISCO FERREIRA DE DEUS HENRIQUE

CE GOVERNADOR ARCHER

IMPERATRIZ MA

Língua Portuguesa

20 A diversidade cultural no Brasil: revendo preconceitos e construindo relações de tolerância

Ensino Fundamental Final | História

Analisar e discutir criticamente as questões do preconceito no Brasil atual. Refletir sobre o processo histórico que desencadeou os problemas sociais relacionados ao preconceito na sociedade brasileira.  Reconhecer a necessidade de medidas que promovam o respeito e a tolerânci...

19/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 32014 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

21 Preconceito à brasileira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

Reconhecer a existência do preconceito e da discriminação em relação aos negros na sociedade brasileira, conscientizando-se da necessidade de transformar esta realidade. Propor ações para a denúncia e o impedimento de práticas de discriminação geradas pelo preconceito em relaç...

05/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 52418 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

22 A Consciência Negra – Imagem e identidade

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Sociologia

Discutir a questão racial, o preconceito e a discriminação racial em nossa sociedade, bem como as relações que existem entre as classes sociais. Valorizar a diversidade cultural considerando critérios éticos. Desenvolver atividades curriculares a respeito da temática estudada ...

20/02/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 20401 acesso(s)

JOSE EMERSON BRANDAO VASCONCELOS

JOSE TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE EEFM

JIJOCA DE JERICOACOARA CE

História

23 Entendendo a diversidade em sala de aula

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Nesta aula será trabalhado o conceito da diversidade (cultural, étnica, social e religiosa), e discutida a inclusão de alunos com necessidades especiais no contexto de sala de aula. Além disso, esta aula tem como objetivo favorecer que os alunos percebam que, mesmo sendo difer...

03/07/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 139628 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

24 Discriminação e Racismo

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

O aluno deve compreender que a discriminação e o racismo, presentes em nosso cotidiano, trazem consequências gravíssimas para a sociedade. No caso do Brasil, é preciso que o aluno perceba como o preconceito racial contra os negros afeta nossa sociedade.

29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10946 acesso(s)

Virna Ligia Fernandes Braga

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

História

25 Ações afirmativas - sistema de cotas raciais

Ensino Fundamental Final | História

Esta ação tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o sistema de cotas nas unidades públicas, levando em consideração todo o passado de exploração que nossos irmãos afro viveram, analisando o sistema de cotas com todos seus aspectos positivos e negativos e fazer uma enquete l...

25/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5786 acesso(s)

FERNANDO ALVES ZULIANI

COLEGIO ESTADUAL DR ONERIO PEREIRA VIEIRA

QUIRINOPOLIS GO

História

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 11465 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.