30/05/2011
O grande número de africanos que aqui vieram durante o período de colonização contribuiu para a formação da população e da cultura do nosso país como podemos perceber na aula de número 1. Os laços entre os africanos e os afro-brasileiros são visíveis através da ginga da capoeira apresentada nas aulas de número 2 a 8. Além disso, nas aulas 9 e 10 percebemos a influência africana no samba e no maracatu e que se estende também a algumas brincadeiras como podemos ver na aula de número 11. Já na aula 12 o aluno aprenderá músicas/gêneros musicais produzidos na África e nas Américas pelos afro-descendentes no século XX. As aulas 13 e 14 apresentam a Congada que tem sua origem no contexto da escravidão e que hoje se constitui como um patrimônio cultural brasileiro. As manifestações culturais afro-brasileiras ainda são apresentadas nas aulas 15 a 17, por meio do sincretismo religioso, mistura da religiosidade africana com o catolicismo e na aula de número 18, por meio de algumas palavras de origem africana inserida em nossa língua portuguesa. Nas aulas de número 19 a 25 os alunos compreenderão a diversidade cultural brasileira visível até em sala de aula e a importância de rever todas as formas de preconceito para a construção de relações respeitosas e tolerantes dentro e fora dos muros das escolas, uma vez que, já existem leis para punir a Discriminação e o Racismo.
Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG
africanos, afro-brasileiros, cultura, capoeira, congado, preconceito, respeito
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Participação africana na construção da sociedade colonial brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Com essa aula os alunos poderão analisar a vida dos escravos no Brasil Colonial, comparar a forma de vida de africanos e portugueses em território colonial e reconhecer o contato entre os grupos étnicos (negros e brancos) através da mediação feminina a luz do clássico texto de... 31/07/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 15355 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
2 |
Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira. 01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25278 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
3 |
Raízes Africanas na identidade brasileira - contribuições dos povos angolanos
Ensino Fundamental Final | História Objetivos: Conhecer o processo histórico que desencadeou a presença de povos angolanos na formação da sociedade brasileira. Identificar as marcas da cultura angolana em nosso país. Reconhecer a necessidade de valorização das raízes africanas na nação brasileira; Elaborar um... 19/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22669 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
4 |
A capoeira em debate: esporte, luta ou arte?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá compreender um pouco mais sobre os conceitos de esporte, luta e arte, e conseguirá formar um pensamento crítico a respeito desta manifestação cultural que é a capoeira. Além disso, estará desenvolvendo suas capacidades de argumentação e comunicação. 15/09/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 11753 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
5 |
CAPOEIRA ANGOLA
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de Capoeira Angola os alunos poderão aprender a organização do ritual de prática da capoeira Angola; aprender os movimentos de capoeira Angola; organizar um grupo que pense em possibilidades de divulgação dessa prática cultural na comunidade escolar. 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15578 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
6 |
Cartilha de capoeira
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Os alunos poderão aprender sobre a história, as possíveis origens, permissão ou proibição da prática no Brasil, pessoas que marcaram a História da capoeira, sobre as figuras e os instrumentos da capoeira, etc. Essas informações deverão ser trazidas por professores e alunos em ... 21/09/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6335 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
7 |
Brincando de capoeira como os escravos
Educação Infantil | Movimento Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Os alunos poderão experimentar a roda de capoeira, ao tentar reproduzir as figuras do jogo e refletindo sobre as características dos movimentos. O objetivo principal da aula não é ensinar os movimentos da capoeira com ênfase na técnica de execução, mas fazer com que os alunos ... 15/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14357 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
8 |
Mini-dicionário da capoeira
Ensino Fundamental Final | Educação Física O aluno irá compreender um pouco da história, dos golpes e dos instrumentos da capoeira a partir de suas músicas. 01/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 7094 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
9 |
Entre o samba e a capoeira, tudo na roda
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conhecer as semelhanças entre o samba de roda e capoeira. Experimentar a brincadeira e a dança do samba de roda. 17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21055 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
10 |
As origens étnicas da dança nacional: as danças afro-brasileiras, o samba-de-roda e o maracatu.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Identificar algumas danças de origem africana que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos africanos; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia-a-dia; verif... 01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23635 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
As origens étnicas do lúdico nacional: brincadeiras afro-brasileiras, escravos de Jó e pegador.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Identificar algumas brincadeiras de origem africana que foram incorporadas à cultura brasileira; identificar quais dessas brincadeiras são muito vivenciadas em nossa região; reconhecer a importância desse aprendizado na nossa cultura; verificar a origem do “escravos de Jó” e d... 01/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 65031 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
12 |
Pensando musicalmente a África na América
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Analisar músicas/gêneros musicais produzidos na África e nas Américas pelos afrodescendentes, durante o século XX. Valorizar a cultura africana como elemento formador do patrimônio histórico e cultural nas Américas. 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11416 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
13 |
A Congada é folclore?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Diferenciar folclore e tradição cultural Compreender a Congada não como algo exótico ou como folclore, mas sim como uma manifestação cultural dos afro-descendentes. Respeitar e valorizar a diversidade cultural. 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 34786 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
14 |
A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Construir o conceito de patrimônio cultural imaterial. Entender a Congada enquanto uma manifestação histórica e cultural e patrimônio cultural imaterial. Compreender que a Congada tem suas origens no contexto da escravidão no Brasil. Analisar o papel da religião na festa da Co... 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12702 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
15 |
As manifestações culturais afro-brasileiras.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História - Compreender o que é uma manifestação cultural. - Conhecer algumas das manifestações culturais afro-brasileiras. - Analisar e localizar as regiões brasileiras em que as manifestações culturais afro-brasileiras mais se destacam e são preservadas pela população local. - Compree... 01/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 78114 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
16 |
África e Brasil - laços através da religiosidade
Ensino Fundamental Final | História Reconhecer a forte influência da herança africana nas diversas manifestações culturais dos brasileiros. Apresentar as religiões afro-brasileiras: candomblé e umbanda, com suas semelhanças e diferenças. Pesquisar outras influências da cultura africana em nosso país. Conhece... 19/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 35966 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
17 |
Oxalá, Axé, Olorum e Candomblé... Você sabe qual religião é?
Educação Profissional | Produção Cultural e Design Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Aprender os costumes, lendas, crendices da cultura afro-brasileira, os santos, festas e orações religiosas e a influência na cultura brasileira. 09/03/2009 Três estrelas 6 comentário(s) 15687 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
18 |
Palavras Africanas na Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Compreender a intervenção de outras culturas na formação da própria cultura brasileira. Conhecer as palavras africanas incorporadas por nossa língua em várias áreas culturais. 17/12/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 91051 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
19 |
Vivendo e convivendo com as contribuições da cultura negra
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Portuguesa Valorizar a cultura negra Valorizar as lutas e as resistências históricas dos negros Descobrir os valores que os africanos trouxeram para o Brasil Identificar palavras de origem africana no português do Brasil Conviver com pessoas de pele negra sem preconceito Aceitar ne... 10/05/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 12997 acesso(s) |
FRANCISCO FERREIRA DE DEUS HENRIQUE CE GOVERNADOR ARCHER IMPERATRIZ MA Língua Portuguesa |
20 |
A diversidade cultural no Brasil: revendo preconceitos e construindo relações de tolerância
Ensino Fundamental Final | História Analisar e discutir criticamente as questões do preconceito no Brasil atual. Refletir sobre o processo histórico que desencadeou os problemas sociais relacionados ao preconceito na sociedade brasileira. Reconhecer a necessidade de medidas que promovam o respeito e a tolerânci... 19/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 32180 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
21 |
Preconceito à brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Reconhecer a existência do preconceito e da discriminação em relação aos negros na sociedade brasileira, conscientizando-se da necessidade de transformar esta realidade. Propor ações para a denúncia e o impedimento de práticas de discriminação geradas pelo preconceito em relaç... 05/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 52548 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
22 |
A Consciência Negra – Imagem e identidade
Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia Discutir a questão racial, o preconceito e a discriminação racial em nossa sociedade, bem como as relações que existem entre as classes sociais. Valorizar a diversidade cultural considerando critérios éticos. Desenvolver atividades curriculares a respeito da temática estudada ... 20/02/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 20495 acesso(s) |
JOSE EMERSON BRANDAO VASCONCELOS JOSE TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE EEFM JIJOCA DE JERICOACOARA CE História |
23 |
Entendendo a diversidade em sala de aula
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Nesta aula será trabalhado o conceito da diversidade (cultural, étnica, social e religiosa), e discutida a inclusão de alunos com necessidades especiais no contexto de sala de aula. Além disso, esta aula tem como objetivo favorecer que os alunos percebam que, mesmo sendo difer... 03/07/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 140561 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
24 |
Discriminação e Racismo
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural O aluno deve compreender que a discriminação e o racismo, presentes em nosso cotidiano, trazem consequências gravíssimas para a sociedade. No caso do Brasil, é preciso que o aluno perceba como o preconceito racial contra os negros afeta nossa sociedade. 29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11090 acesso(s) |
Virna Ligia Fernandes Braga COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG História |
25 |
Ações afirmativas - sistema de cotas raciais
Ensino Fundamental Final | História Esta ação tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o sistema de cotas nas unidades públicas, levando em consideração todo o passado de exploração que nossos irmãos afro viveram, analisando o sistema de cotas com todos seus aspectos positivos e negativos e fazer uma enquete l... 25/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5880 acesso(s) |
FERNANDO ALVES ZULIANI COLEGIO ESTADUAL DR ONERIO PEREIRA VIEIRA QUIRINOPOLIS GO História |
Sem estrelas 0 classificações - 11509 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!