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Projeto de Iniciação Científica - Sol: fonte natural de calor - UCA/ Metodologia Científica

 

08/06/2012

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar dados e avaliar atitudes em relação aos cuidados adotados em situações que expõe o corpo ao sol;
  • Desenvolver hábitos saudáveis em relação à exposição ao sol, valorizando os cuidados com o corpo e o uso de protetores, como boné e protetor solar;
  • Identificar doenças causadas pelo excesso de sol;
  • Identificar as ações que colaboram para a preservação da saúde;      
  • Coletar informações por meio de conversa com adultos e consulta em fontes de Pesquisa;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Interagir com os pares;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 960 minutos – 16 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios, trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca das atitudes que devem tomar em relação aos cuidados adotados em situações de exposição ao sol, bem como os benefícios que este traz à saúde.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:

http://www.gper.com.br/noticias/e3ce6a588c0da7276465c3c58480d201.pdf. Como ensinar por meio da Pesquisa. (Texto que aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem os conteúdos do currículo, enquanto se tornam estudantes autônomos. Destaca cinco etapas para realizar uma boa Pesquisa Escolar.).

http://www.webartigos.com/artigos/a-pesquisa-como-ferramenta-de-ensino-e-iniciacao-cientifica-na-educacao-basica/60735/. A Pesquisa como ferramenta de ensino e Iniciação Científica na Educação Básica. (Este texto reúne um conjunto de regras que norteia a elaboração de Projetos de Pesquisa Científica e a redação de relatórios. Tem por objetivo contribuir para que o professor, especialmente o inserido na Educação Básica, permita-se acender o espírito de Investigação Científica.). 

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml. Iniciação Científica nas séries iniciais. (Este texto descreve os caminhos para a Iniciação Científica: observar, registrar e comprovar hipóteses sem simplificar a linguagem e nem infantilizar.).

Para conhecer alguns Projetos que estão sendo desenvolvidos com alunos de diferentes níveis de ensino, você poderá utilizar o sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=419.

Nos sítios abaixo você terá acesso a aulas que trabalham com Iniciação Científica e com tecnologias do Projeto UCA:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40019

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40084

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40115  (Acessados em 27/04/2012).

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “O universo e seus mistérios” o qual conta com um Subprojeto denominado “Sol: fonte natural de calor” que será desenvolvido nesta aula.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SOLFONTENATURAL MOTIVANDO OS ALUNOS

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. (Acesso 30/04/2012).

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre um Projeto de Iniciação Científica. Você poderá inserir algumas indagações:

  • O que é um Projeto?
  • O que é Pesquisa Científica?
  • Qualquer pessoa pode fazer uma Pesquisa Científica?
  • Como se faz uma Pesquisa Científica?
  • Quais são as etapas da Pesquisa Científica?
  • O que podemos pesquisar em uma Pesquisa Científica?
  • Quanto tempo demoramos para fazer uma Pesquisa Científica?
  • Por que devemos fazer uma Pesquisa Científica?

Ouça as respostas e faça novos questionamentos. Ao final do diálogo, mesmo que sejam alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é necessário que eles se conscientizem que a Pesquisa Científica é importante porque nos faz refletir, para que possamos construir novos conhecimentos e por meio dela modificarmos nossas ações.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Alvo de letras  DEFININDO O TEMA DE PESQUISA

Professor, sugerimos que você estimule a curiosidade e o desejo, dos alunos, em realizar um Projeto sobre “Sol: fonte natural de calor” que será desenvolvido nesta aula. Para isto, você poderá introduzir a temática fazendo a seguinte adivinhação:

Dizem que sou rei e não tenho reino.

Dizem que sou loiro e cabelos não tenho.

Dizem que ando, mas pernas não tenho.

Acerto relógios, sem ser relojoeiro.

Quem sou? ___________ (Sol)

Caso os alunos não descubram, deixe a resposta em suspense e continue indagando:

  • De onde vem a luz que, durante o dia, ilumina a maioria dos ambientes?
  • Qual é fonte de luz natural?
  • Vocês preferem brincar num dia de Sol ou de Chuva?
  • Quem gosta de tomar banho de Sol?
  • O que acontece se ficarmos muito tempo expostos ao Sol sem nenhuma proteção?
  • O Sol pode causar prejuízos à saúde do ser humano? Quais?
  • O Sol pode causar benefíciosa à saúde do ser humano? Quais?

Ouça os alunos, faça novos questionamentos a partir das ideias apresentadas. Em seguida, solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate, os sítios sugeridos abaixo, para verem e analisarem imagens que favorecerão o diálogo da turma sobre a temática:

SOLFONTENATURALhttp://gartic.uol.com.br/outronuno/desenho-jogo/1232573234

SOLFONTENATURALhttp://www.obuscar.com/images/sol-8826.htm

SOLFONTENATURALhttp://marliborges.blogspot.com.br/2010/08/meus-haicais.html

 

SOLFONTENATURALhttp://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/seca.html

SOLFONTENATURALhttp://www.cirplasticaestetica.com.br/br/2010/10/excesso-de-sol-causa-rugas-ate-em-jovens/

SOLFONTENATURALhttp://sergionunespersonal.blogspot.com.br/2012/01/corra-no-verao-mas-cuidado.html (Acessados em 04/05/2012).

Após a observação das imagens, a troca de ideias e impressões, incentive os alunos a pensarem sobre a adivinhação feita anteriormente, estimule-os a descobrirem a resposta.  Motive a turma quanto à importância de um estudo mais aprofundado (Projeto de Pesquisa) Sol: fonte natural de calor. Isto poderá ser feito durante alguns dias, porém, diariamente retome a questão.

Quando os alunos estiverem seguros sobre o que você propôs, defina com eles, um título para o Projeto  a ser trabalhado. Por isso, mobilize a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um diálogo. Em seguida, registre este momento. Faça um relatório coletivo contendo os passos seguidos até a definição do título. Para finalizar o texto peça que os alunos escrevam suas opiniões sobre esta escolha.

Eles poderão fazer o registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa  KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto.). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet.  

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Definida a temática e o título do Projeto é o momento da turma fazer a justificativa para o estudo do Sol enquanto fonte de luz natural. Nesta etapa, os alunos deverão expor os motivos pelos quais optaram pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  Produza um texto coletivo desta atividade, registre-o na lousa, os alunos vão expondo as ideias e você vai complementando-as. Ao final, faça a revisão e solicite aos alunos que copiem o texto e façam uma ilustração.

Observação: A cópia poderá ser feita manualmente ou através dos recursos tecnológicos existentes como o tablet e o laptop Classmate. Uma vez concluída e revisada, deve ser impressa e colada no caderno, a fim de que cada aluno tenha o registro completo de todas as atividades desenvolvidas durante o Projeto de Pesquisa.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Espera-se que neste momento os alunos já sejam capazes de determinar o que pretendem alcançar com a Pesquisa. Isto é, já consigam dizer os objetivos, ou seja, a intenção, a meta da Pesquisa.  Então, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo do Sol enquanto fonte de luz natural. É importante explicar para os alunos o que são objetivos, recorrendo a exemplos próximos ao cotidiano deles. Depois, inicie o processo de construção coletiva dos objetivos com a turma.

Após a elaboração dos objetivos, peça que os alunos reflitam sobre o que querem pesquisar. Explique para a turma que para fazermos uma Pesquisa, necessitamos de perguntas e de dúvidas, a serem investigadas e que as mesmas deverão ser desconhecidas. Dê um tempo para que eles possam definir a problemática.

Neste período é importante que você elabore atividades que contemplem sua/s escolha/s. Você poderá levar para sala de aula filmes, músicas, vídeos, obras literárias, imagens ou jogos que versem sobre o assunto, por exemplo: 

http://www.youtube.com/watch?v=awUJeiX5npE. "O Sol". (Vídeo de imagens que mostra a importância do sol em nossas vidas.).

http://www.youtube.com/watch?v=eFmCxnW49g4. "Patati  Patatá- chegou o verão". (Música do DVD fala sala sobre a estação verão, protetor solar, uso do chapéu e boné. Retirada do DVD Volta ao Mundo- 2010.).

http://www.youtube.com/watch?v=IqJ4rTQKXp4  "Mais de 500 cidades estão em situação de emergência no Nordeste".(Esta reportagem fala da falta de chuva que secou rios, prejudicou a lavoura e fez subir o preço de alimentos, como o milho verde  e o feijão.).

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/verao-epoca-de-cuidados/ "Verão: época de cuidados" (Texto que registra por que os pais se preocupam em proteger os filhos  do Sol.). ( Acessados em 05/05/2012).

Sílabas  EXPLORANDO OS VÍDEOS

Professor, o trabalho a ser realizado após cada vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma após cada vídeo. Como eles têm curta duração será possível analisá-los e também compará-los. Tenha como base os seguintes aspectos para permear a conversa:

  • O que cada aluno achou do vídeo;
  • Quais foram os sentimentos em relação as cenas vistas;
  • O que mais chamou a atenção;
  • Que ações podem ser realizadas para reduzir os efeitos nocivos do Sol.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Depois do tempo destinado às reflexões sobre a temática, registre as perguntas elaboradas pelos alunos, as quais poderão ser digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Caso os alunos possuam tablets também poderão utilizá-lo.

Observação: É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e serem incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a Pesquisa.

SÍLABAS UTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS

Professor,atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informações significativas, organizar as memórias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados nos sítios abaixo, e defina algum/uns  recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes ferramentas de ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. “Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem.” (Acesso 28/04/2012)

http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. “Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades didáticas pra um ensino construtivista.” (Acesso 28/04/2012)

Sugerimos a construção de um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, à toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “Sol: fonte natural de calor”. Sendo assim, convide a turma para criar um Blog, utilizando para isso, uma das atividades postadas no Portal do professor:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391 “Vamos criar um Blog da turma?”

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278  "Criando um Blog." (Acessados em 04/05/2012).

Você também poderá utilizar os vídeos aulas postados nos sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. Curso de Blogs - Aula 1 (Curso básico de criação de Blogs, esta aula é sobre os conceitos básicos: Blogs, Flogs e Vlogs.). 

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY.Curso de Blogs - Aula 2 (Criação da conta no Blogger passo a passo, veja como criar o seu Blog.). (Acessadas em 04/05/2012).

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que eles percebam a função do Blog e a sua relevância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que a turma deverá acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observação que você professor necessita desempenhar.

Observação: Se você quiser, poderá selecionar outras ferramentas da Web, como wikis, fóruns, podcast, comunidades, entre outras, para trabalhar com seus alunos. Veja instruções de como utilizá-las nos registros do sítio http://igovexplica.wiki.zoho.com/. (Acesso 30/04/2012)

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Numa roda de conversa dialogue com os alunos sobre o que já foi decidido, ou seja, eles já definiram o título, justificaram sua escolha, registraram os objetivos e a problematização. Agora é necessário que elaborem as hipóteses para cada uma das questões determinadas. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Eles deverão registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. O registro deverá ser feito no caderno de Projeto. Ao final dos registros, dê oportunidade para que os alunos divulguem aos demais colegas suas hipóteses.

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Decididas as questões e as hipóteses é hora de definir quais serão as fontes de Pesquisa. Converse com os alunos sobre onde poderão buscar informações sobre o Projeto. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicionário, fotografias, entrevistas, vídeos, músicas, dentre outros. Caso eles não digam algo que você pensou exponha suas ideias. Em seguida, utilize o caderno de Projeto para fazer o registro.

Importante: Ressaltamos que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Destacamos como estratégias metodológicas, que podem enriquecer o trabalho com a turma: trabalho de campo; entrevista; palestras; trabalhos individuais e em grupos; observações.

Agora, construa com a turma um cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Porém, o planejamento deverá ser constante, após e durante as pesquisas, as reflexões, debates, tomadas de posição em grupo, ou seja, a flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re)orientações sempre que for necessário. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de tornar possível o curso da investigação.

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, informe aos alunos que o Sol é uma fonte natural de calor. Expor o corpo ao Sol diariamente, por períodos curtos, contribui para o fortalecimento dos ossos de crianças e adultos. Há períodos do dia, entretanto, em que é preciso evitar essa exposição. (Dê oportunidade para que os alunos citem exemplos que contemplem esta informação.).

Em seguida, proponha para a turma uma “Tarefa de Casa” que tem como objetivo desenvolver hábitos saudáveis em relação à exposição ao Sol, valorizando os cuidados com o corpo e incentivando o uso de acessórios protetores. Esta atividade poderá ser registrada no caderno ou se os alunos possuírem o laptop do Projeto UCA, poderão digitalizar utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Os alunos, se tiverem, também poderão utilizar seus tablets.

Alvo de Letras     Atividade de Casa

ENTREVISTA

1-        Entreviste um adulto para descobrir que cuidados ele toma quando se expõe ao Sol.

a-      Qual é o seu nome e sua idade?___________________

b-      Qual é a sua profissão? ________________________

c-      Você sabe em que período do dia não é adequado ficar exposto ao Sol?

(   ) Sim  (   ) Não

Em qual? _________________________________________

d-     Que cuidados você toma, ao longo do dia, quando fica muito tempo no Sol? _____________________________________________________________________________________________________________________

e-      Você é responsável por alguma criança?  (   ) Sim   (   ) Não

Como você a protege quando ela fica muito tempo exposta ao Sol? _____________________________________________________________________________________________________________________

f-       Que cuidados devemos ter para brincar ao Sol?

  2-      Agora, é com você.

  Dê sua opinião:

  A pessoa que você entrevistou estava consciente dos cuidados necessários para se proteger dos efeitos dos raios solares?Justifique sua resposta.

               __________________________________________________________________________________________________________________

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com a turma a atividade realizada em casa. Converse a respeito das entrevistas. Por exemplo, pergunte aos alunos: os adultos que vocês entrevistaram se preocupam com os cuidados que devemos ter quando nos expomos ao Sol? Como vocês chegaram a essa conclusão? Quais informações da entrevista permitiram essa dedução?

Depois, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA peça que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos a seguir, por meio dele será possível ler textos para ampliar os conhecimentos sobre a temática em questão. Esses sítios também poderão ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso ao mesmo. (Professsor, é importante que você já tenha conhecimento do texto para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados.). 

http://ciencia.hsw.uol.com.br/sol.htm. "Como funciona o Sol". (Neste artigo, é possível aprender sobre o mundo fascinante da nossa estrela mais próxima, e quais são as partes do Sol, a forma surpreendente como produz luz e calor e suas principais características. Nele também será possível acessar links sobre: as partes do Sol; o interior do Sol; o destino do Sol, dentre outros.).

http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/sol.htm ."Astronomia: Sol, luz e vida". (Texto que insere como o Sol é formado e a radiação emitida por ele.).

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2403. "Os perigos do Sol no verão". (Atividade educativa que explica como os raios ultravioletas podem causar danos sem suspeitas.).

http://www.smartkids.com.br/especiais/estacoes-do-ano-dicas-verao.html. "Dicas de verão". (Especial Dicas de Verão para crianças. Leitura fácil e divertida para ensinar as crianças.).

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u131583.shtml. "Brasil ignora alerta sobre os riscos causados pelo Sol". (Este texto registra que apesar de o câncer mais frequente no Brasil ser o da pele, o país não utiliza em estratégias de saúde pública o índice ultravioleta (IUV), desenvolvido e validado há mais de dez anos pela Organização Mundial da Saúde em parceria com outras agências como uma estratégia de prevenção à doença.).

Observação: Para informações sobre radiação, ultravioleta, camada de ozônio e saúde humana, você poderá utilizar o sítio http://www.cptec.inpe.br/. Centro de previsão de Tempo e Estudos Climáticos. (Acessados em 03/05/2012).

SOLFONTENATURALEXPLORANDO O TEXTO ONLINE

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. (Acesso 30/04/2012)

Professor, o trabalho com textos online em sala de aula, é um excelente recurso pedagógico. Oriente que os alunos façam leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados. A atividade a ser realizada após a leitura pelos alunos é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • O que foi possível descobrir?
  • O que gostariam de descobrir mais?

 

Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação dos textos.

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente outras fontes de Pesquisa: jornais, revistas, fotografias, livros, dicionários, dentre outras para que os alunos possam continuar investigando as questões levantadas no início da Pesquisa. (Você deverá providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poderá utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que é fundamental organizar com a turma uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto.).

Se possível, convide um médico ou algum agente de saúde para conversar com os alunos sobre os benefícios e os malefícios da exposição ao Sol. Informe o que os alunos já sabem e o que ainda desejam descobrir, assim o entrevistado poderá apresentar informações complementares à Pesquisa.

Antes da entrevista deve ser feito, coletivamente, um roteiro. É importante esclarecer a forma como os alunos deverão tomar nota durante a palestra. Explique à turma que não é preciso registrar todas as falas do convidado, mas apenas as informações que interessam à Pesquisa que está sendo realizada. Oriente os alunos que ainda não escrevem com autonomia para que fiquem atentos a fala para ajudarem a completar as anotações daqueles que ficaram responsáveis em registrar a palestra. (Professor, também faça suas anotações.).

Se for possível, e com o consentimento do palestrante grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA, por meio da Webcam utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). Se não tiver o laptop, utilize outros recursos tecnológicos disponíveis.

Ao final da atividade, organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar as informações que anotaram e/ou apenas ouviram, socializando os dados que julgaram mais relevantes. Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada.

11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SÍLABASUTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS

Professor, depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, você poderá construir com eles, um panfleto com algumas descobertas e dicas de cuidados que devemos ter para brincar ao Sol.

Mostre alguns panfletos para que os alunos entendam a proposta. Você poderá levar os panfletos impressos ou utilizar os sítios: http://www.megaimpressoes.com.br/panfletos.php

http://cmdcampu.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-e-para-que-serve-o-conselho.html

http://projetovidaplena.webnode.com.br/sobre-nos/. (Acessados em 16/03/2012)

Depois que os alunos observaram os panfletos, faça um “rascunho” registrando na lousa suas opiniões quanto à sequência dos itens a serem registrados no folheto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa.

Para aprender como criar um panfleto acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=0lc7u6sFdXQ&feature=related . Criar Folheto no Word para Fundamental 1.mp4 (Este vídeo mostra como criar um folheto simples no Microsoft Word 2007.).

http://mediugorie.wordpress.com/2006/09/29/panfletos-folders-livretos-convites-flyers-como-fazer-no-word/. (Texto que traz informações de como criar um panfleto utilizando Word.).

http://portuguese.eazel.com/lv/group/view/kl46468/Microsoft_Office_Publisher.htm. Microsoft Office Publisher (É um programa com o qual você irá desenhar e dispor todo o tipo de documentos. Poderá utilizar este programa para criar panfletos, emails e todo o tipo de produtos focados na comunicação.).

Professor, o Panfleto poderá ser produzido individualmente ou de forma colaborativa.

Auxilie os alunos ao elaborarem as dicas. Faça intervenções que possibilitem a reflexão dos alunos acerca das descobertas feitas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários. 

DICAS

ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER PARA BRINCAR AO SOL.

  • Proteja a cabeça dos raios solares. Use chapéu ou boné.    
  • O calor do Sol provoca perda de água no corpo. Beba muita água para compensar a que  perdeu.
  • Use protetor solar e protetor labial.
  • Não olhe diretamente para o Sol, nem mesmo com óculos escuros. Os raios solares podem prejudicar a visão.
  • Procure tomar Sol antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas.
  • Evite sempre excesso de Sol.

Fonte: Acervo da Autora.

12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, é importante que durante a Pesquisa os alunos percebam que o calor do Sol pode danificar objetos e construções, ressecando-os e modificando suas cores e que em alguns lugares o calor solar pode ressecar e matar as plantas.

Converse com a turma apresentando algumas imagens nas quais o calor do Sol e a escassez de água contribuíram para que elas estejam da forma que ficaram. Aproveite para conversar sobre quais ações do ser humano contribuíram para que isto acontecesse e de que forma podemos amenizar essas situações.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2012/01/10/mais-de-620-mil-ja-foram-afetados-pela-estiagem-no-rs.htm. Açude totalmente seco em Cristal do Sul (RS), devido à estiagem que atingiu aquela região.

http://www.jornaldebeltrao.com.br/geral/agricultura/estiagem-provoca-prejuizos-de-115-na-safra-70494/. Plantas não crescem por falta de chuva.

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/t/jn-no-ar/v/mais-de-500-municipios-sofrem-com-seca-no-nordeste/1918506/. Mais de 500 cidades estão em situação de emergência no Nordeste. (Acessados em 05/05/2012).

É importante que os alunos também tenham pesquisado sobre o fato de que sem o calor do solar não haveria vida em nosso Planeta.

O calor do Sol colabora com a formação das Chuvas. Ele faz com que parte da água dos mares, rios, lagos e seres vivos evapore. O vapor de água sobe para a atmosfera e se transforma em gotículas de água, formando as nuvens. A água contida nessas nuvens volta a cair em forma de Chuva, veja abaixo alguns sítios que mostram o Ciclo da água.

http://angelsecco3302.pbworks.com/w/page/13041876/ciclo%20da%20%C3%A1gua

http://www.agua.bio.br/botao_e_E.htm. (Acessados em 05/05/2012).

Por meio de painéis solares, geralmente colocados nos telhados ou nas laterais das construções, o calor do Sol também é utilizado para aquecer água e produzir energia elétrica.

http://www.akatu.org.br/Temas/Energia/Posts/Painel-solar-de-aquecimento-de-agua-chega-%C3%A0s-construcoes-populares. Painel solar de aquecimento de água chega às construções populares.

Aproveite e questione: vocês conhecem equipamentos que funcionam mediante a presença de luz (principalmente luz solar)? Quais? (Os alunos poderão dizer: calculadoras, relógios, painéis de propagandas, bombas de água, e até mesmo veículos equipados com células solares.).

Informe aos alunos, ou solicite que eles façam uma Pesquisa sobre a fotovoltaica (A energia elétrica gerada é denominada fotovoltaica e faz com que esses equipamentos funcionem dependendo somente da luz solar.). Veja como funciona essa energia por meio dos sítios:

SOLFONTENATURALhttp://www.essaseoutras.com.br/energia-fotovoltaica-celulas-solares-vantagens-modulos-e-video-dica/. Como funciona a energia solar fotovoltaica.

SOLFONTENATURALhttp://dreamenergy11.blogspot.com.br/p/energia-solar-fotovoltaica.htm Energia solar fotovoltaica. (Acessados em 04/05/2012).

13ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SOLFONTENATURALPRODUZINDO TEXTO FINAL...

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. (Acesso 30/04/2012)

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes momentos, supõe-se que eles já estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a Pesquisa.

Estabeleça um diálogo para verificar o que a turma já sabe sobre o Sol: fonte de luz natural. Oriente os alunos a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, retomarem as questões levantadas no início da Pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo.

Logo após, organize um texto coletivo contendo informações a cerca das informações obtidas ao longo da Pesquisa. Retome os registros e questione a turma sobre a sequência da apresentação das informações no texto, que irão produzir: qual dos assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante.

Tomadas as decisões é o momento de produzir o texto. Faça um “rascunho” registrando na lousa as opiniões dos alunos quanto a sequência dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente à Pesquisa.

Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Instrua os alunos sobre como ilustrá-lo.

14ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Para a finalização da Pesquisa é importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Combine com os alunos uma data para divulgar os resultados da Pesquisa. Solicite que se organizem em grupos de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Resolvidas estas questões, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e características.

Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever os bilhetes. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > Processador de textos ). O tablet também poderá ser utilizado para escrever os bilhetes.

Para a apresentação os alunos poderão fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos sítios  http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. Curso de PowerPoint - 1ª Aula (Esta é a primeira vídeo aula de um total de 12 vídeo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.).

http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related Aula 2 - PowerPoint (Como inserir slides.). Acesso 28/04/2012

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Professor, como atividade de conclusão, caso você não queira utilizar apenas slides do PowerPoint, sugira aos alunos que façam um filme utilizando o Movie Maker. O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker . Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm .

Veja como criar um Movie Maker nos sítios: http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related .Como criar um vídeo no Movie Maker do Windows 7.

http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. Passo a passo Windows Movie Maker.

( Acessados em 19/05/2012)

16ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIS

Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm.  (Acesso 19/03/2012)

Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra, pátio, ou até mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados). Aguarde os convidados e realize a apresentação. (Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso você tenha construído.).

Ao final da apresentação convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Também dê oportunidade para que os alunos façam os devidos agradecimentos.

Em dia posterior a apresentação, assista a filmagem da socialização da Pesquisa fazendo análise das posturas e atuações de cada aluno. Por fim, com base nas apreciações feitas pelos alunos, comente suas impressões sobre o envolvimento do grupo.

Logo após, peça que os alunos registrem, no caderno de Projeto, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, qual foi seu empenho e dedicação ao fazer as tarefas, o convívio com os colegas, enfim, quais ações devem realizar para protegerem do Sol e também como preservar sua saúde. Após todos terminarem a atividade, incentive a turma a ler seu texto (Professor, não se esqueça de incentivar os alunos a atualizarem o Blog.).

Recursos Complementares

MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n 241, p. 50- 57, abril/2011. 

Sugestões de links para os alunos:

http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/olho_vivo/cuide_da_pele/outros.htm. Outros problemas causados pelo Sol (Texto que registra problemas causados pelo excesso de exposição ao Sol.).

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2403. Os perigos do sol no verão(Os raios ultravioletas podem causar danos sem suspeitas. Aprenda a se cuidar com essa atividade.).

http://algumashistoriasinfantis.blogspot.com.br/2012/01/o-menino-sol-que-nunca-queria-ir-dormir.html. O menino Sol que nunca queria ir dormir (Texto de literatura infantil sobre o Sol e seus raios ofuscantes.).

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/os-efeitos-beneficos-maleficos-sol.htm .Os efeitos benéficos e maléficos do Sol (Texto sobre os efeitos nocivos do Sol e o investimento na saúde.). (Acessados em 04/05/2012).

Sugestões de links para os professores:

http://astro.if.ufrgs.br/esol/esol.htm. O Sol - a nossa estrela (Texto  que registra sobre oSol, nossa fonte de luz e de vida, estrela mais próxima de nós e a que melhor conhecemos.).

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/cuidados_sol_verao.htm. Mitos e verdades sobre os perigos do sol para a pele. (Texto que escreve sobre os efeitos nocivos do sol, os cuidados com a pele e a quantidade de sol necessária para nosso organismo produzir a vitamina D.).

http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/. Arquivo da categoria: Textos rápidos- Transdisciplinaridade e transformação social (Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu currículo, sua didática, seus mecanismos de avaliação e controle.).

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2403. Os perigos do sol no verão (Os raios ultravioletas podem causar danos sem suspeitas. Aprenda a se cuidar com essa atividade.).

Acessados em 04/05/2012.

Links do portal que poderão ser consultas para o planejamento de suas aulas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5357. Curtindo o Sol numa boa. (Acesso 04/05/2012).

Avaliação

É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Assim, como a Pesquisa supõe a avaliação, em um processo contínuo da realidade cotidiana da sala de aula, deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre o Projeto: “O universo e seus mistérios”, bem como o Subprojeto em questão: “Sol: fonte natural de calor”. Observe se os alunos reconhecem as possíveis doenças causadas pela exposição excessiva ao Sol; os cuidados necessários para se proteger dos efeitos dos raios solares e os benefícios da exposição adequada ao Sol. Também devem ser observados: participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas de Pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em relação às atividades propostas; capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo. Se você utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

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Opiniões

  • Ana Maria, Professora de reforço , Mato Grosso - disse:
    aninhacba@yahoo.com.br

    20/10/2014

    Cinco estrelas

    Sou professora aposentada, 5anos. Mas continuo com aulas de reforços e sempre busco aprender mais. Achei super interessante a aula e já estou ajudando minhas alunas em um trabalho sobre O Sol. Valeu!!! Parabéns!!!


  • inglyd, lindaura martins leitao , Acre - disse:
    inglid.barbie@gmail.com

    21/04/2013

    Cinco estrelas

    excelente


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