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A liberdade da terra e a paz no campo têm nome: indígenas

 

22/08/2012

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poderá:

  • Conhecer as culturas indígenas, extrapolando a noção de espaço geográfico;
  • Identificar as necessidades culturais e os direitos sociais dos indígenas;
  • Compreender a formação integral dos povos indígenas na atualidade.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

1. A PROPOSTA DE PESQUISA

Professor, no mês de abril de 2012, foi lançado o filme "Xingu", baseado em fatos reais, que apresenta um olhar sobre a história dos irmãos Villas-Bôas em contato com as tribos indígenas dessa região e a criação do Parque Nacional do Xingu.

ATIVIDADE I

a) Leve os alunos para a sala de vídeo de sua escola ou prepare a sala de aula com o data show para que eles possam assistir ao trailer do filme "Xingu" e, posteriormente, uma reportagem exibida no "Fantástico", que apresenta resumidamente a vida dos indígenas dessa região e a exibição pela primeira vez do filme para os índios do Xingu.

TRAILER:

trailer

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YCij6oSq-QM&feature=related

Acesso em: 05/06/2012.

 REPORTAGEM:

reportagem

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NUo7rKul8vM

Acesso em: 05/06/2012.

b) Prosseguindo, solicite aos alunos que relatem suas impressões e opiniões iniciais sobre o trailer do filme "Xingu" e na reportagem do programa "Fantástico". Levante alguns questionamentos a fim de motivar os alunos a participarem, tais como:

  • Você se surpreendeu com algo que viu nos vídeos apresentados? Por quê?
  • Como o trailer do filme "Xingu" retrata o encontro entre os “homens brancos” e os indígenas?
  • A reportagem do "Fantástico" mostrou que atualmente os indígenas têm utilizado, no cotidiano da aldeia, carro, computador, televisão, entre outros aparatos da modernidade. Qual a sua opinião sobre essa mudança no modo de vida do índio?
  • Na reportagem do "Fantástico", o cacique Aritana diz ao repórter: O “branco” não está respeitando, tira madeira (...). Não tem mais aquele protetor que cuida do índio. Como você compreende essas palavras do cacique?

 

c) Depois de ouvir os alunos sobre as questões acima, peça a eles que levantem questões pertinentes que possam ser pesquisadas pela turma. Escolha um aluno da turma para ir anotando as questões que forem surgindo.

 Professor, no processo de elaboração das questões de pesquisa pelos alunos, oriente-os a pensar em questões fundamentais para o aprofundamento da temática. Sugira aos alunos questões que se encaixem nos três eixos de pesquisa abaixo relacionados:

Eixo 1: Quem são e quantos são os índios no Brasil.

Eixo 2: Movimento indígena e as lutas dos índios.

Eixo 3: Cidadania indígena: um desafio à diversidade cultural.

d) Depois de um tempo ouvindo e anotando as sugestões dos alunos, leia para todos da turma as questões que foram levantadas e proponha a eles que escolham aquelas que consideram  mais relevantes para o aprofundamento da temática, dentro dos três eixos propostos. 

 

2. FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA

É preciso explicar aos alunos que as fontes para o desenvolvimento da pesquisa podem ser diversas. Confira, abaixo, uma definição feita na aula “Fontes históricas: diferentes tipos” de Ana Flávia Ribeiro Santana, publicada no Portal do Professor: 

As fontes históricas  nos permitem conhecer, através da sua observação e análise, a história de uma pessoa ou de um acontecimento. Elas podem ser de diversos tipos como:

Fontes Orais: reproduzem em CDs, MP3, DVDs ou anotações escritas, as lembranças que uma pessoa conta sobre um acontecimento ou tempo passado;

Fontes Escritas: são documentos escritos em papéis  ou digitalizados que registram um acontecimento passado;

Fontes Iconográficas ou Imagéticas: são imagens sobre um acontecimento passado registradas em fotos, DVDs, quadros, cartões;

Fontes Materiais: são objetos usados no passado;

Fontes Arquitetônicas: são casas, monumentos e outras construções edificadas no passado.

Linkhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28832 Acesso em 14/04/2012 

Professor, o trabalho com diferentes fontes de pesquisa estimulará o aluno, ao longo do processo de pesquisa, a desenvolver a sua capacidade de descrição, interpretação, explicação, análise e crítica.

Para esta pesquisa, a proposta é o trabalho com as seguintes fontes: 

  • Fontes Escritas – Textos sobre a temática em revistas, jornais, livro e internet.
  • Fontes Imagéticas ou Iconográficas – Fotos de tribos indígenas e da cultura indígena.
  • Fontes Materiais: objetos indígenas

A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Levantamento e análise de matérias/reportagens/textos/artigos.
  •  Análise das fontes recolhidas durante a pesquisa.
  •  Produção de WebQuest, criação de blog

pesquisa

Imagem disponível em: http://pedagogiaufcg.blogspot.com.br/p/pesquisa.html

 

3. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

 

ATIVIDADE II

a) Para esta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet.

b) Em trios, os alunos deverão acessar os links abaixo:

http://www.funai.gov.br/

funai

Professor, explique aos alunos que esse link é da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, que tem como objetivo principal promover políticas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas. Nesse site os alunos poderão encontrar informações como: quem e quantos são os índios no Brasil, leis de proteção aos indígenas, além de mapas e fotos sobre a cultura indígena.

http://www.sitesindigenas.blogspot.com.br/p/indigenas.html

blog

Este site disponibiliza vários links de comunidades indígenas, blogs de índios brasileiros, de ONGs e instituições que lutam pelos direitos pela proteção da cultura indígena.

http://www.indiosonline.net

oca

Esse site apresenta a história atual de várias tribos indígenas do Brasil e apresenta o Projeto "Oco Digital" que permite que vários índios brasileiros tenham acesso à internet.

Todos os sites foram acessados em: 05/06/2012.

 

c) Oriente os alunos a explorarem os sites, procurando artigos, textos, notícias, entrevistas e curiosidades que estejam relacionadas às questões levantadas por eles e selecionadas para a pesquisa. Professor, enquanto os alunos estão explorando os sites, lembre-os dos três eixos da pesquisa para que eles não percam o foco.

d) Disponibilize um tempo para os trios navegarem nesses sites. Depois, peça aos trios que salvem os textos, as imagens e o que mais acharem interessante nos sites pesquisados no Word do computador ou em pendrive. Lembre os alunos de que é importante saber de qual link veio a informação ou imagem que salvaram.

e) Prosseguindo a atividade, sugira aos trios que criem um WebQuest curta, tendo como referência as informações que coletaram nos sites sugeridos acima.

WebQuest é uma metodologia de ensino que visa a promover o bom uso da internet entre alunos com mais de 8 anos. E foi pensada para possibilitar o melhor aproveitamento possível do tempo deles. A ideia é que os alunos não percam horas e horas procurando por informações, mas que façam uso delas da mesma maneira que terão que fazer mais tarde, como cidadãos e profissionais. A WebQuest visa a desenvolver nos alunos a habilidade de, com ajuda da internet, pensar com refinamento.” Bernie Dodge -

Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/webquest-um-recurso-dinamico-otimizando-trabalho-professor-.htm

 

Professor, para entender como trabalhar com WebQuest, acesse o link acima.

A proposta dessa atividade será desenvolver com os alunos uma WebQuest Curta e o objetivo instrucional é a aquisição e integração do conhecimento. No final de uma WebQuest curta, o aprendiz terá entrado em relação com um número significativo de informações, dando sentido a elas.

UMA WEBQUEST DEVE CONTER PELO MENOS SEIS PARTES. A SUGESTÃO ABAIXO FOI EXTRAÍDA DE: http://www.ceeduca.com.br/portal/servicos/webquests/comofazer.asp

Introdução: A Introdução é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.

a. Escreva um texto dirigido ao seu público-alvo.
b. Motive o público-alvo da sua Webquest.
c. Seja breve.
d. Seja direto, instigante, envolvente.
e. Use linguagem clara e compreensível.

webquest

Fonte da imagem: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf

 

Tarefa:  A Tarefa é a alma de uma webquest. Por essa razão, dedique seus melhores esforços para planejar uma Tarefa que seja motivante e desafiadora, que realmente possa ser realizada e que tenha a ver com a vida real. Se possível, evite atividades muito “escolares” como seminários, palestras, questionários.

Exemplos de Tarefas:

• resolver um problema; 

• solucionar um mistério;

• formular e defender uma opinião;

• analisar uma problemática;

• colocar em palavras uma descoberta pessoal; 

• elaborar um resumo; 

• inventar uma mensagem persuasiva; 

• redigir um relato jornalístico, ou qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas.

 

trabalho

Fonte da imagem: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf

 

Processo: O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.

Exemplo:

a. Primeiro, formem grupos de três alunos. 

b. Em seguida, decidam o papel que cada um vai representar. 

c. ...e assim por diante. 

Recursos: Numa webquest, as fontes de informação são geralmente sites, mas não exclusivamente. Podem ser também livros, revistas, jornais, até uma entrevista com um especialista, ou qualquer outra fonte que você julgar conveniente.

Avaliação: O aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.

Conclusão: A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos. A conclusão é também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto.

a. Reafirme aspectos de interesse registrados na Introdução. 
b. Realce a importância daquilo que os alunos exploraram. 
c. Aponte caminhos que possam ajudar os alunos a continuar estudos e investigações sobre o tema.

Fonte da proposta: http://www.ceeduca.com.br/portal/servicos/webquests/comofazer.asp

 

Para saber mais sobre como e onde montar um WebQuest, os alunos poderão acessar os links abaixo, os quais apresentam tutoriais para criar e editar WebQuest com recursos básicos:

http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=90

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=webquest&categoria=&x=23&y=8

Todos os links foram acessados em: 05/06/2012

 

 Após disponibilizar um tempo para a conclusão dessa atividade, os trios deverão apresentar suas Webquests para todos da turma, exibindo-as em projeção através de data show.

 

ATIVIDADE III: AMPLIANDO O CONHECIMENTO

 

a) Os alunos deverão se dividir em 3 grupos.

b) Cada grupo ficará responsável por buscar mais informações sobre os eixos de pesquisa abaixo indicados:

Gupo 1. Eixo 1: Quem são e quantos são os índios no Brasil.

Grupo 2. Eixo 2: Movimento indígena e as lutas dos índios.

Grupo 3. Eixo 3: Cidadania indígena: um desafio à diversidade cultural.

Sugira aos alunos que formem os três grupos de acordo com as informações que coletaram na atividade anterior, ou seja, aquele trio que focou sua pesquisa em mapear quantos índios existem no Brasil deverá fazer parte do grupo relacionado ao eixo 1, aquele que procurou informações sobre os direitos dos indígenas deverá ficar no grupo 2 , aquele que pesquisou os modos de vida dos indígenas na atualidade deverá ficar com o grupo 3.

c) Os grupos se encarregarão de trazer para a próxima aula as informações já coletadas durante a criação da Webquest e trazer mais materiais jornalísticos, livros didáticos, enciclopédias, jornais, revistas, enfim, diversas fontes de pesquisa que os ajudem a ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre a temática a ser pesquisada, nas aulas seguintes.

d) Prosseguindo, em sala os grupos deverão se reunir e cada integrante deverá socializar com os colegas o material que trouxe, para a análise e seleção das informações mais importantes.

e) Analisadas e selecionadas as informações e imagens sobre os três eixos de pesquisa, os grupos deverão criar um blog contendo todas as informações reunidas.

ORIENTAÇÕES:

a) Os grupos criarão o blog em sala de aula e para isso precisarão ter acesso a um computador e à internet

b) Serão necessárias duas aulas para a criação do blog.

c) Para criar o blog os grupos poderão seguir alguns passos como os indicados abaixo:

Criando um nome: Tome cuidado para não criar seu blog com o nome de um que já existe. Você pode ser confundido com outra pessoa. Não utilize os caracteres [,], _, +, &. Apesar de serem aceitos nos sistemas no momento do cadastro, eles podem não funcionar nos browsers, isto é nos programas que permitem a navegação na web, de alguns usuários.
 

Escolhendo um sistema: Você pode escolher entre os seguintes sistemas de Blog disponíveis (sites em português):

BliG (http://blig.ig.com.br)

Blog-se (www.blog-se.com.br)

Blogger.com (www.blogger.com)

Wordpress (www.wordpress.com)

My 1st blog (http://my1blog.com)


Redes sociais: Assim que definir o tema e o nome do blog, registre todas as possibilidades em redes sociais. Comunidade no Orkut, Fan Page no Facebook, Twitter, Flickr, rede Ning, canal no Youtube. Você pode não usar em um primeiro momento, mas é importante registrar o nome para que outros não o utilizem.

Faça um plano com todas as tarefas imprescindíveis:

Identifique-se: Escreva um "Sobre mim" ou "Quem sou": um blog funciona quase como uma coluna de jornal, as pessoas querem saber quem está por trás dos textos.
 

Conteúdo fixo: Escreva uma página com as perguntas mais frequentes, informações sobre como entrar em contato, textos principais e política de comentários são bem vistos.
 

Atualize: Faça um cronograma de atualizações. Ele pode te ajudar a produzir textos antecipadamente.
 

Divulgue: Quando publicar um texto ou “tweet”, coloque no Orkut, publique uma chamada no Facebook, além de enviar um e-mail para seus amigos avisando sobre o novo projeto.

Monitoramento: Saber o que estão falando a respeito do seu blog parece ser uma tarefa muito complicada, mas não é. Empresas usam programas pagos que são utilizados para mensurar e qualificar os resultados, mas para um blog não há necessidade. Existe uma ferramenta do Google que atende muito bem: o Google Alerts. Você coloca os termos de pesquisa, seleciona em que tipo de lugar ele vai procurar, a taxa de varredura, o número de resultados que ele irá mostrar e opta sobre de que forma deseja receber as informações.

Fonte: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388

d) Outras fontes também podem ser utilizadas para auxiliar os grupos a criarem um blog. Oriente os alunos a analisarem diferentes fontes, antes da realização da atividade. Por exemplo, indique o acesso ao link abaixo:

 

blog

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf

 

 

e) Após criação do blog os grupos deverão socializar o endereço eletrônico do mesmo com todos os alunos da turma, inclusive poderão divulgar para os demais alunos da escola, pedindo que eles postem comentários sobre as informações e imagens ali contidas.

trabalho

 

URL da imagem original: http://www.effectreform.com.br/home/images/stories/trabalho-equipe.gif

 

4. RESULTADOS DA PESQUISA

Comemorando a Cultura Indígena em sua escola.

Tema do evento que poderá  acontecer durante uma semana em sua escola: Todo dia é dia de índio!

O horário do evento: durante os intervalos – Portanto será um intervalo cultural. Esse será um bom momento para socializar com a comunidade escolar as produções dos grupos de pesquisa.

Atividades que os alunos poderão organizar para esses dias:

a) Exposição em mural de algumas informações sobre a cultura indígena:

Algumas sugestões:

  • Mapa mostrando a disposição das tribos indígenas no Brasil.
  • Notícias e leis sobre a luta do índio pela terra e pela preservação da sua cultura.
  • Reportagem e informações sobre o respeito à cultura indígena.

b) Apresentação de músicas com temáticas indígenas

Sugestões:

Todo Dia Era Dia de índio:

Cantora: Baby do Brasil

Composição: Jorge Ben Jor

Disponível em: http://www.vagalume.com.br/baby-do-brasil/todo-dia-era-dia-de-indio.html

 

Somos Todos Índios:

Cantor/Compositor: Fagner

Disponível em: http://letras.terra.com.br/fagner/256810/

 

Índios:

Cantor/Compositor: Farofa Carioca

Disponível em: http://farofa-carioca.musicas.mus.br/letras/268766/

 

c) Os três grupos ainda poderão criar uma peça, paródia ou outra forma de apresentação artística que sintetize os resultados de suas pesquisas.  

d) Ao final, sugira a criação de uma linha do tempo coletivo.

 

  • Os alunos devem apresentar a história do índio brasileiro no passado e no presente, elencando fatos que se espera para o futuro desses sujeitos sociais importantíssimos para a história cultural do nosso país. Para isso, leve para o local que está sendo realizado o intervalo cultural um grande pedaço de papel pardo que deverá ser colocado no chão. Chame todos os alunos para participar, distribua canetas de diversas cores, revistas, jornais, tesoura e cola. Apresente a proposta dessa grande linha do tempo, permitindo que todos contribuam com informações, desenhos, imagens e frases.

Exemplos de linhas do tempo:

1)

linha do tempo1

http://www.receita.fazenda.gov.br/10anos/linhatempo/default.htm

2)

tempo 2

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15236

 

Professor, para saber como fazer uma linha do tempo consulte a aula do Portal: "Criando uma Linha do Tempo com o auxílio das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação)". Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15236

Todos os links foram acessados em 13/08/2012

Recursos Complementares

Sugestão de links para professores e alunos:

Os índios, hoje – Texto de Manoella Oliveira <http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/conteudo_planetinha_449278.shtml>

Em 'Xingu', os irmãos Villas-Bôas são heróis imperfeitos – Texto de Carlos Helí de Almeida <http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/em-xingu-os-irmaos-villas-boas-sao-herois-imperfeitos>

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Coleções sobre a temática indígena:

As influências indígenas na cultura brasileira

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=671

 

Cultura Indígena: arte, lutas, rituais e brincadeiras indígenas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=83

Todos os links foram acessados em: 05/06/212.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação em todo o processo de pesquisa e, principalmente, ao colocar em prática os resultados das informações coletadas.

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