19/05/2011
Nesta coleção o(a) professor(a) encontrará uma sequência de aulas que abordam o tema da diversidade cultural dos indígenas brasileiros. As aulas de número 1 a 3 abordam questões sobre a história dos índios brasileiros desde o período da colonização até atualidade. Da 4ª a 9ª aulas estão contemplados temas relacionados à cultura indígena, tais como calendário indígena, expressões artísticas e danças. Por fim, as aulas de número 10 a 15 trabalham algumas práticas corporais indígenas como lutas, jogos, brinquedos e brincadeiras.
Luciano Silveira Coelho - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
cultura indígena, índios, etnias, arte, danças, rituais, lutas, jogos, brincadeiras
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
MODO DE VIDA DOS NATIVOS BRASILEIROS ANTES DA OCUPAÇÃO PORTUGUESA
Ensino Fundamental Inicial | História Analisar obras de artes e descrevê-las para compreender como os índios vestiam-se, quais atividades desenvolvidas e como eles moravam; Analisar a formação e organização do povo indígena Analisar em textos a relação política entre as diferentes tribos. 01/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14672 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
2 |
Sociedade Indígena Do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História • Reconhecer os povos indígenas como primeiros habitantes do Brasil e seus direitos à preservação da identidade cultural e ao território. • Reconhecer, através de exemplos, a diversidade cultural e lingüística dos povos indígenas do Brasil, valorizando-a enquanto elemento cons... 16/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22522 acesso(s) |
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG História |
3 |
A cultura indígena ontem e hoje
Ensino Médio | Artes Conhecer a cultura indígena e sua influência na cultura brasileira. Como vivem as comunidades indígenas atualmente e seus projetos. 24/09/2008 Quatro estrelas 9 comentário(s) 72818 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
4 |
CALENDÁRIO INDÍGENA
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Conhecer o calendário indígena e escolar, situando cronologicamente eventos e períodos significativos (dias letivos, férias, festividades etc.). Identificar, descrever e recuperar as origens das principais festividades e outras tradições culturais da região. Expressar-se or... 19/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 37022 acesso(s) |
Cristiane Martins Júlio ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
5 |
CONTOS INDÍGENAS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos indígenas e suas especificidades. 13/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 34998 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
6 |
ARTE INDÍGENA
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Valorizar os rituais indígenas. Contextualizar a história das máscaras na cultura indígena. Confeccionar máscaras. Desenvolver a sensibilidade artística. 02/06/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 20771 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
7 |
Arte Indígena e Resistência Cultural
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História O aluno irá aprender sobre a arte indígena, como e de que eram feitos os objetos e adornos dos índios e com que finalidade eram utilizados. Além disso, poderá compreender como as manifestações artísticas contribuem para a preservação da cultura indígena no Brasil. 04/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 53217 acesso(s) |
Virna Ligia Fernandes Braga COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG História |
8 |
Grafismos indígenas: trabalhando com texturas
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer melhor os grafismos produzidos pelos índios brasileiros nas pinturas corporais, vasos cerâmicos e outros objetos. Distinguir o conceito de textura visual de textura tátil na arte Criar padrões gráficos com texturas visuais inspiradas na produção indígena. 15/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 79085 acesso(s) |
Andréa Senra Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Artes |
9 |
As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem ameríndia, o cateretê e o caiapó.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Identificar algumas danças de origem indígena que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos indígenas; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia a dia; verif... 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21273 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
10 |
As origens étnicas do lúdico nacional: as brincadeiras brasileiras originadas dos índios nacionais, a peteca e a briga de galo.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Identificar algumas brincadeiras de origem indígena que foram incorporadas à cultura nacional; identificar quais dessas brincadeiras são muito vivenciadas em nossa região; verificar a origem da peteca e da briga de galo; realizar as brincadeiras peteca e briga de galo. 25/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 20995 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
Brincando de índio
Educação Infantil | Movimento - Conhecer as diversas práticas lúdicas e as peculiaridades de diversas etnias indígenas do Brasil. - Promover um olhar crítico das crianças desconstruindo o estereótipo sobre os indígenas brasileiros. - Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.... 17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 42568 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
12 |
Brincando de Índio II
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Ampliar os conhecimentos trabalhados na primeira aula sobre jogos e brincadeiras indígenas. - Aprender as regras e a dinâmica dos jogos e brincadeiras indígenas que não foram completados na primeira aula. - Aprender a contextualizar as práticas desses jogos com suas etnias i... 27/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37701 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
13 |
A peteca e suas histórias
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre o surgimento e as origens da Peteca, bem como sua popularização enquanto prática esportiva. - Conhecer as mudanças na forma de se jogar a Peteca desde seu surgimento até os dias de hoje. - Aprender sobre algumas regras e movimentos básicos da Peteca enquanto e... 01/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 25859 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
14 |
Lutas Indígenas
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre a história e as peculiaridades culturais de algumas etnias indígenas brasileiras. - Aprender sobre os sentidos e significados da lutas corporais de algumas etnias indígenas. - Aprender os movimentos básicos das lutas corporais indígenas de maneira lúdica. 26/08/2010 Três estrelas 4 comentário(s) 92539 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
15 |
Jogos dos Povos Indígenas
Educação Escolar Indígena | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | História Identificar a historia dos Jogos dos Povos Indígenas. Conhecer a cultura dos jogos e brincadeiras indígenas, como também os jogos dos não-índios. Conhecer as modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas. 21/09/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 42275 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 25727 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!