Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Cultura Indígena: arte, lutas, rituais e brincadeiras indígenas

 

19/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nesta coleção o(a) professor(a) encontrará uma sequência de aulas que abordam o tema da diversidade cultural dos indígenas brasileiros. As aulas de número 1 a 3 abordam questões sobre a história dos índios brasileiros desde o período da colonização até atualidade. Da 4ª a 9ª aulas estão contemplados temas relacionados à cultura indígena, tais como calendário indígena, expressões artísticas e danças. Por fim, as aulas de número 10 a 15 trabalham algumas práticas corporais indígenas como lutas, jogos, brinquedos e brincadeiras.

Autoria

Luciano Silveira Coelho - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

cultura indígena, índios, etnias, arte, danças, rituais, lutas, jogos, brincadeiras

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Lista de aulas da coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 MODO DE VIDA DOS NATIVOS BRASILEIROS ANTES DA OCUPAÇÃO PORTUGUESA

Ensino Fundamental Inicial | História

Analisar obras de artes e descrevê-las para compreender como os índios vestiam-se, quais atividades desenvolvidas e como eles moravam;     Analisar a formação e organização do povo indígena Analisar em textos a relação política entre as diferentes tribos.

01/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14672 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

2 Sociedade Indígena Do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

• Reconhecer os povos indígenas como primeiros habitantes do Brasil e seus direitos à preservação da identidade cultural e ao território. • Reconhecer, através de exemplos, a diversidade cultural e lingüística dos povos indígenas do Brasil, valorizando-a enquanto elemento cons...

16/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22522 acesso(s)

Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

História

3 A cultura indígena ontem e hoje

Ensino Médio | Artes

Conhecer a cultura indígena e sua influência na cultura brasileira. Como vivem as comunidades indígenas atualmente e seus projetos.

24/09/2008 Quatro estrelas 9 comentário(s) 72818 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

4 CALENDÁRIO INDÍGENA

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Conhecer o calendário indígena e escolar, situando cronologicamente eventos e períodos significativos (dias letivos, férias, festividades etc.).  Identificar, descrever e recuperar as origens das principais festividades e  outras tradições culturais da região.  Expressar-se or...

19/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 37022 acesso(s)

Cristiane Martins Júlio

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

5 CONTOS INDÍGENAS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos indígenas e suas especificidades.

13/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 34998 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

6 ARTE INDÍGENA

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | História

Valorizar os rituais indígenas. Contextualizar a história das máscaras na cultura indígena. Confeccionar máscaras. Desenvolver a sensibilidade artística.

02/06/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 20771 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

7 Arte Indígena e Resistência Cultural

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

O aluno irá aprender sobre a arte indígena, como e de que eram feitos os objetos e adornos dos índios e com que finalidade eram utilizados. Além disso, poderá compreender como as manifestações artísticas contribuem para a preservação da cultura indígena no Brasil.

04/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 53217 acesso(s)

Virna Ligia Fernandes Braga

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

História

8 Grafismos indígenas: trabalhando com texturas

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer melhor os grafismos produzidos pelos índios brasileiros nas pinturas corporais, vasos cerâmicos e outros objetos.  Distinguir o conceito de textura visual de textura tátil na arte Criar padrões gráficos com texturas visuais inspiradas na produção indígena.

15/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 79085 acesso(s)

Andréa Senra Coutinho

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Artes

9 As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem ameríndia, o cateretê e o caiapó.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Identificar algumas danças de origem indígena que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos indígenas; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia a dia; verif...

01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21273 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

10 As origens étnicas do lúdico nacional: as brincadeiras brasileiras originadas dos índios nacionais, a peteca e a briga de galo.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Identificar algumas brincadeiras de origem indígena que foram incorporadas à cultura nacional; identificar quais dessas brincadeiras são muito vivenciadas em nossa região; verificar a origem da peteca e da briga de galo; realizar as brincadeiras peteca e briga de galo.

25/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 20995 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

11 Brincando de índio

Educação Infantil | Movimento

 - Conhecer as diversas práticas lúdicas e as peculiaridades de diversas etnias indígenas do Brasil. - Promover um olhar crítico das crianças desconstruindo o estereótipo sobre os indígenas brasileiros.   - Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas....

17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 42568 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

12 Brincando de Índio II

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Ampliar os conhecimentos trabalhados na primeira aula sobre jogos e brincadeiras indígenas. - Aprender as regras e a dinâmica dos jogos e brincadeiras indígenas que não foram completados na primeira aula. - Aprender a contextualizar as práticas desses jogos com suas etnias i...

27/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37701 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

13 A peteca e suas histórias

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre o surgimento e as origens da Peteca, bem como sua popularização enquanto prática esportiva. - Conhecer as mudanças na forma de se jogar a Peteca desde seu surgimento até os dias de hoje. - Aprender sobre algumas regras e movimentos básicos da Peteca enquanto e...

01/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 25859 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

14 Lutas Indígenas

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre a história e as peculiaridades culturais de algumas etnias indígenas brasileiras. - Aprender sobre os sentidos e significados da lutas corporais de algumas etnias indígenas. - Aprender os movimentos básicos das lutas corporais indígenas de maneira lúdica.  

26/08/2010 Três estrelas 4 comentário(s) 92539 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

15 Jogos dos Povos Indígenas

Educação Escolar Indígena | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | História

Identificar a historia dos Jogos dos Povos Indígenas. Conhecer a cultura dos jogos e brincadeiras indígenas, como também os jogos dos não-índios. Conhecer as modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas.

21/09/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 42275 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 25727 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.