12/12/2011
Nessa coleção o aluno compreenderá, nas aulas de número 1 ao número 3, que antes da chegada dos portugueses no Brasil, em 1500, já existiam diversos povos indígenas que habitavam o território brasileiro e que o contato entre portugueses e índios foi marcado por desencontros e muita violência. Nas aulas de número 4 ao número 5, o aluno perceberá que os índios não ficaram passivos à exploração portuguesa, mas resistiram. Essa resistência permitiu, como veremos nas aulas de número 6 ao número 18, que a cultura indígena fosse preservada, influenciando na construção da cultura brasileira através da nossa língua, danças, festas e costumes. Além disso, o aluno analisará na aula de número 19, a visão dos indígenas no ano 2000 sobre a “comemoração dos 500 anos” do Brasil. Já na aula de número 20, o aluno conhecerá as estratégias indígenas atuais para preservação de sua história e cultura. E por fim, o aluno refletirá na aula de número 21 sobre, a presença indígena na identidade brasileira, podendo, assim, valorizar a cultura indígena como parte importante da pluralidade cultural do Brasil.
Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG
indígenas, portugueses, resistência, cultura brasileira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A conquista da América pelos europeus: o (des)encontro de dois mundos
Ensino Fundamental Final | História Identificar de que regiões partiram os “conquistadores” europeus e quais fatores impulsionaram este desejo de “conquista”. Analisar as diferenças entre a paisagem européia e a da América, no século XV, através do filme ““1492: A conquista do Paraíso”. Identificar no filme “149... 12/01/2011 Três estrelas 7 comentário(s) 67211 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
2 |
A questão indígena na colonização portuguesa no Brasil
Educação Escolar Indígena | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Analisar aspectos do “encontro de culturas” protagonizado por portugueses e nativos brasileiros. Compreender mudanças na cultura nativa surgidas pela exploração de pau-brasil e pela convivência com os missionários jesuítas. Respeitar a forma de viver, os valores e as necessid... 12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 42560 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
3 |
A escravidão indígena no Brasil - UCA
Ensino Fundamental Final | História Refletir sobre a existência da escravidão indígena ao longo da História do Brasil. Entender a escravidão indígena como desdobramento do projeto colonizador português. Analisar as consequências históricas da escravidão indígena no Brasil. 23/08/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11428 acesso(s) |
GETULIO RIBEIRO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
4 |
A resistência indígena na história do Brasil - UCA
Ensino Fundamental Final | História Analisar formas de resistência indígena durante o Brasil colônia e império. Compreender o embate entre a dominação religiosa imposta pelos portugueses e a resistência dos índios. Refletir sobre a necessidade de preservação da cultura indígena e de respeito aos seus direitos. 29/08/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 16314 acesso(s) |
GETULIO RIBEIRO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
5 |
Arte Indígena e Resistência Cultural
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História O aluno irá aprender sobre a arte indígena, como e de que eram feitos os objetos e adornos dos índios e com que finalidade eram utilizados. Além disso, poderá compreender como as manifestações artísticas contribuem para a preservação da cultura indígena no Brasil. 04/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 53528 acesso(s) |
Virna Ligia Fernandes Braga COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG História |
6 |
Conhecendo algumas tribos indígenas e sua linguagem cultural – UCA.
Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Aprenderá sobre a história e a linguagem cultural de algumas tribos indígenas brasileiras. Produzirá um documentário sobre a vida das principais tribos indígenas brasileiras. 28/09/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11056 acesso(s) |
Luciana Xavier de Castro ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
7 |
Sociedade Indígena Do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História • Reconhecer os povos indígenas como primeiros habitantes do Brasil e seus direitos à preservação da identidade cultural e ao território. • Reconhecer, através de exemplos, a diversidade cultural e lingüística dos povos indígenas do Brasil, valorizando-a enquanto elemento cons... 16/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22681 acesso(s) |
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG História |
8 |
A voz do índio
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Identificar a importância da cultura indígena na formação do brasileiro; Aprender sobre a diversidade cultural e riqueza dos povos indígenas; Discutir sobre a hegemonia de uma raça em relação à outra; Importância da manutenção da cultura indígena para o contexto brasileiro. Ap... 03/03/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20123 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
9 |
O Tupi-Guarani na Língua Portuguesa
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa A partir das aulas que serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de: Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si. Empreender pesquisa sobre a presença de vocábulos de origem indígena na Língua Portuguesa. Reconhecer os vocábulos indíg... 29/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 11910 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
Arte indígena
Ensino Fundamental Final | Artes A arte indígena no Brasil do século XVI ao século XX. 21/11/2008 Quatro estrelas 19 comentário(s) 190985 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
11 |
Matemática na arte indígena I
Educação Escolar Indígena | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Matemática § Identificar elementos geométricos utilizados na arte indígena. § Aplicar conceitos de planificação, textura e cor a partir da arte indígena. 18/10/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 62603 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
12 |
Matemática na arte indígena II
Educação Escolar Indígena | Artes Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Matemática § Identificar elementos geométricos utilizados na arte indígena. § Construir o conceito de simetria a partir da arte indígena guarani. 25/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 41605 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
13 |
A questão indígena abordada na música brasileira - UCA
Ensino Fundamental Final | História Valorizar a cultura indígena no Brasil. Reconhecer a necessidade de afirmação das populações indígenas e seus direitos. Estudar a história do Brasil a partir de documentos musicais. 24/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16256 acesso(s) |
GETULIO RIBEIRO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
14 |
Os índios e a literatura de José de Alencar
Ensino Fundamental Final | Artes Muito antes do descobrimento do Brasil os indígenas já faziam parte da história do país, ao analisar a história percebemos que sua cultura está representada nas artes visuais, música e literatura. Sendo assim, nessa aula o aluno irá descobrir de que forma os escritores românti... 20/01/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 25008 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
15 |
As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem ameríndia, o cateretê e o caiapó.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Identificar algumas danças de origem indígena que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos indígenas; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia a dia; verif... 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21800 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
16 |
As origens étnicas do lúdico nacional: as brincadeiras brasileiras originadas dos índios nacionais, a peteca e a briga de galo.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Identificar algumas brincadeiras de origem indígena que foram incorporadas à cultura nacional; identificar quais dessas brincadeiras são muito vivenciadas em nossa região; verificar a origem da peteca e da briga de galo; realizar as brincadeiras peteca e briga de galo. 25/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 21116 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
17 |
CALENDÁRIO INDÍGENA
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Conhecer o calendário indígena e escolar, situando cronologicamente eventos e períodos significativos (dias letivos, férias, festividades etc.). Identificar, descrever e recuperar as origens das principais festividades e outras tradições culturais da região. Expressar-se or... 19/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 37286 acesso(s) |
Cristiane Martins Júlio ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
18 |
Aula 02: Viva São João - a origem
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Conhecer a origem das festas juninas, refletir sobre a influência africana, indígena e portuguesa na manifestação popular brasileira e apresentar a comunidade escolar um jornal mural contendo o resultado da pesquisa. 23/06/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 21683 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
19 |
Brasil, ano 2000: a visão dos povos indígenas sobre as “comemorações dos 500 anos”
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Compreender os elementos que fundamentaram a organização de eventos, no ano 2000, para a “comemoração dos 500 anos” do Brasil. Interpretar fontes iconográficas e escritas relacionadas a ações e reações de representantes dos povos indígenas aos eventos comemorativos dos “500 an... 21/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8591 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
20 |
Estratégias indígenas para a preservação de suas histórias e de suas culturas no Brasil atual
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Conhecer estratégias utilizadas por povos indígenas da atualidade, no Brasil, no processo de preservação de suas histórias e de suas culturas. Identificar dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas na preservação de suas histórias e culturas na sociedade brasileira atual. ... 07/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 21362 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
21 |
Sou brasileiro, sou índio, sou negro: vivendo a pluralidade no Brasil – UCA
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Despertar o interesse pelo conhecimento e importância da diversidade do povo brasileiro, Construir com o aluno material de divulgação de campanhas sobre a pluralidade da população brasileira, Realizar entrevistas com descendentes diretos de quilombolas, índios e escravos sobre... 08/07/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 6588 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 7248 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!