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ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: o que é e para que serve?

 

06/06/2013

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – seu histórico e suas metas – como um esforço universal liderado pela ONU, visando melhora na qualidade de vida e equidade das populações mundiais;

- Avaliar a participação do Brasil nesse esforço, envolvendo governos, empresariado e sociedade civil;

- Identificar a participação da cidade onde se vive (iniciativas locais) nessa iniciativa mundial.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de Divisão Internacional do Trabalho

A ONU como instituição supranacional: objetivos, definição de programas, metas e mecanismos de ação

Conceito de  utopia

O lugar e sua inserção na dinâmica global

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para o terceiro ano do ensino médio.

Esta aula permite ao professor trabalhar com seus alunos as cinco competências elencadas na matriz de referência do ENEM para Ciências humanas e suas tecnologias: Dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problema; construir argumentação; elaborar propostas.

O caráter investigativo da atividade aparece no título, redigido de forma interrogativa. O recurso metodológico utilizado para o desenvolvimento do tema será a pesquisa exploratória, compreendendo-a como aquela em que se buscam informações mantendo a estrutura original do tema sem alteração.

Atividade 1

Esta atividade sugere uma ação multidisciplinar envolvendo os/as professor/as de Geografia e Língua Portuguesa. Esses/as colegas deverão ser contatados previamente para se manifestarem quanto ao interesse na participação ou não do trabalho proposto.

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática e, como motivação inicial, poderá selecionar e apresentar imagens de situações extremas, como moradia luxuosa e sub moradia, mesa farta e desnutrição, trabalho em condições dignas e subemprego, conforto e precariedade. Alguns links par seleção de imagens, são: www.feriasbrasil.com.br, http://www.pime.org.br/mundoemissao/justicasocialinfantil.htm.

Para escolas com dificuldade de acesso à internet o professor poderá imprimir essas imagens em transparência para projeção em retroprojetor, ou até mesmo imprimir em papel para que os alunos as visualizem.

As imagens deverão servir como motivação para estimular o envolvimento da turma. Em seguida, o professor apresentará o seguinte questionamento: como se explicam tamanhas desigualdades? Nada é feito para minimizá-las?

Nesta fase a participação deverá ser oral, em forma de diálogo, para permitir que as opiniões fluam livremente.

Considerando a complexidade da questão (pobreza e riqueza no mundo), o professor deverá explicar que nesta aula será feito um recorte temático destacando o esforço da ONU, envolvendo governos, empresários e sociedade civil dos países membros, resultando no Programa ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Os alunos deverão conhecer os ODM como uma proposta global e, a partir desse conhecimento, serem capazes de analisar outras situações, identificando a sua importância e as suas limitações quanto à realização das metas estabelecidas pelo programa.

www.objetivosdomilenio.org.br

Os alunos deverão acessar o site http://www.objetivosdomilenio.org.br/para conhecer melhor essa iniciativa global.   A leitura sobre o histórico dos ODM deverá ocorrer individualmente, instrumentalizando a argumentação que alimentará um diálogo mediado pelo professor. O tempo máximo para a leitura será de 15 minutos. As interrogações motivadoras do diálogo serão: quando, onde, por que, e por quem foi elaborada a proposta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio?

Esta etapa da atividade tem a intenção de informar os alunos sobre os ODM, não sendo necessária, portanto, a formação de grupos de trabalho, nem registro escrito das informações.

Atividade 2

Para esta atividade o professor deverá dividir a turma em 12 grupos de alunos, para quem serão distribuídos os temas apresentados na sequência. O número de pessoas por grupo depende do total de alunos da sala de aula e cada grupo receberá apenas um dos temas propostos.

Tema 1: Histórico dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: ano de sua criação, contextualização responsável pela sua criação, pessoas envolvidas na elaboração dessa proposta, bem como a apresentação dos oito temas.

Tema 2-ODM 1- Acabar com a fome e a miséria

Tema 3- ODM 2- Educação básica de qualidade para todos

Tema 4- ODM 3- Igualdade entre sexos e valorização da mulher

Tema 5- ODM 4- Reduzir a mortalidade infantil

Tema 6-ODM 5- Melhorar a saúde das gestantes

Tema 7-ODM 6- Combater a Aids, a malária e outras doenças

Tema 8-ODM 7- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

Tema 9-ODM 8- Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Tema 10- Os esforços brasileiros (esfera federal) para atender o compromisso assumido com a ONU

Tema 11- Os esforços do seu Estado (esfera estadual) para atender o compromisso assumido com a temática ODM

Tema 12- Os esforços da cidade onde residem os alunos (esfera municipal) para atender o compromisso assumido com o governo estadual e ou com o governo federal frente aos ODM.

Os temas de 1 a 8 podem ser acessados em http://www.objetivosdomilenio.org.br/ e http://www.pnud.org.br/ODM.aspx

O tema 10 pode ser acessado em http://www.odmbrasil.gov.br/odmbrasil/o-brasil-e-os-odm

O tema 11 pode ser acessado em  http://www.nospodemos.org.br/

O tema 12 pode ser acessado em http://www.portalodm.com.br/. Neste site existe um sistema de indicador municipal, permitindo a obtenção de informações sobre todos os municípios brasileiros.

Este tema sugere uma investigação sobre o envolvimento local nos ODM. No site www.portalodm.com.br, no espaço Sistemas de indicadores municipais on-line, é possível encontrar informações sobre essa temática nos municípios brasileiros.

Outra opção é a consulta ao site da prefeitura municipal local, onde geralmente estão disponibilizados informações e endereços de órgãos, departamentos ou entidades afins. A imagem apresentada na sequência reproduz o ícone do ambiente para acesso às informações locais.

http://www.portalodm.com.br/

As investigações deverão iniciar-se no laboratório de informática da escola, com a presença do professor. As informações coletadas e o conhecimento adquirido deverão ser socializados aos colegas da sala, valendo-se de iniciativas criativas, como por exemplo:

- Painel de imagens legendadas;

- Elaboração de um pequeno vídeo utilizando seus aparelhos telefônicos celulares;

- Apresentação de slides elaborados por eles;

- Simulação de um jornal falado.

Sugestões de formatos de apresentações diversificadas, estimulando a criatividade dos grupos.

Painel de imagens legendadas

Os alunos poderão representar o tema pesquisado destacando a comunicação imagética. Inicialmente, sintetizam as informações coletadas redigindo um texto dissertativo. As ideias centrais devem ser representadas por imagens garimpadas na internet, livro didático, revistas, jornais ou outras fontes. A legenda dessas fotos deverá expressar o conceito que representam. O trabalho poderá ser apresentado em forma de cartazes posteriormente afixados no mural da escola ou de modo virtual, valendo-se de apresentações orais. Nos dois casos o grupo deverá expor o motivo da seleção das imagens, destacando a relação das mesmas com o conteúdo estudado. Informações sobre painéis legendados podem ser acessadas em

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31096

Elaboração de um pequeno vídeo utilizando o próprio aparelho de telefone celular

Os alunos poderão entrevistar professores da escola, familiares, colegas, especialistas da cidade sobre a temática que estão estudando. Os depoimentos poderão compor um pequeno vídeo elaborado por eles. Para a realização das entrevistas terão que elaborar previamente as questões, fazer os contatos, marcar horários, entre outras ações que demandam estudo, organização, e cooperação entre os membros do grupo. Informações sobre a criação de vídeos com aparelhos celulares podem ser encontradas em http://www.tecmundo.com.br/gravacao-de-video/21027-dicas-para-fazer-um-filme-sensacional-com-a-camera-do-seu-celular-video-.htm  ou

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387

Apresentação de slides

A comunicação visual prescinde de objetividade e clareza, estimulando a capacidade de análise e de síntese. A ilustração dos slides contribui para o exercício da coesão e coerência, estética, e citação das fontes, por exemplo. As falas devem ser breves, porém consistentes, demonstrando sintonia entre a explicação, os tópicos apresentados na tela e as imagens selecionadas. Informações sobre a montagem de slides podem ser encontradas em

http://www.slideshare.net/superinteressante/a-cincia-do-slide-perfeito-1912327

 

Apresentação de um jornal falado

Os alunos poderão simular a apresentação de um jornal, definindo entre eles quem atuará como âncora, repórteres externos e entrevistados. Dessa forma, o conhecimento adquirido durante as investigações poderá ser formatado como notícia, dando uma outra conotação à comunicação. Essa forma de apresentação exercita a capacidade de síntese e a transposição da linguagem. Informações sobre a apresentação de um jornal falado podem ser encontradas em

 http://comofas.com.br/como-fazer-um-jornal-falado/ e

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38846

Atividade 3

Após as apresentações o professor deve concluir a aula esclarecendo dúvidas ou equívocos que tenham surgido ao longo das investigações ou das apresentações.

A conclusão pode ser feita por meio de uma atividade denominada escrita colaborativa. Nessa etapa a participação do/a professor/a de Língua Portuguesa é fundamental. O professor inicia um texto, elaborado ou selecionado conjuntamente com a/o colega, preferencialmente no formato narrativo argumentativo, que deve circular entre todos os alunos da sala para que deem as suas contribuições.

Esse texto pode ser repassado por e.mail entre os alunos até que, finalmente, seja remetido aos dois professores envolvidos. Um/a aluno/a que se apresente como voluntário/a, a partir da sua disponibilidade de tempo, deve acompanhar o desenvolvimento da atividade. Na correspondência deverão ser copiados os e.mails de todos os alunos da sala e a escrita ocorrerá sequencialmente, iniciando-se com o aluno de nº 1, passando para o de nº 2, e assim sucessivamente.  Cada aluno, após escrever, encaminhará o texto para os demais e todos acompanharão a sua sequência. O professor deverá estipular uma data para a conclusão da atividade e o/a aluno/a voluntário/a verificará, previamente, se todos deram a sua contribuição. Caso algum colega não o tenha feito, sua função será reencaminhar o email ao colega para que o texto fique completo e assim garantir a participação de todos. Ao final, o/a aluno/a responsável remeterá o arquivo completo aos dois professores.

Essa iniciativa permitirá a observação do domínio dos alunos sobre o tema, apontando aspectos que devem ser revistos ou esclarecidos.

OBS: Caso não disponha de um profissional de Língua Portuguesa para levar a termo esta proposta, existem recursos online que permitem ao professor o uso de ferramentas específicas para o desenvolvimento da escrita colaborativa. Uma fonte de consulta pode ser acessada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32296

ESCRITA COLABORATIVA

Professor

O professor define o título e inicia o texto, apontando o tom que pretende imprimir ao conteúdo. Cada aluno dá a sua contribuição acrescentando um parágrafo ou completando o que o outro colega iniciou. Ao final, o professor tem em mãos um valioso instrumento de síntese, que lhe permite visualizar as dúvidas e equívocos apresentados pela turma, apontando aspectos que deve retomar.

(Sugestão de tema e de início de texto proposto para a temática em desenvolvimento)

ODM como utopia universal

Por que não sonhar com uma sociedade em que todas as crianças, jovens, adultos e idosos possam sentar-se à mesa e servir-se com os alimentos que gostam e que lhes fazem bem? (...) [O aluno 1 dá continuidade, sendo seguido pelo aluno 2 e assim sucessivamente.]

 

 

 

 

 

 

 

 

Aluno 1 (nome)

Aluno 2 (nome)

Aluno 3 (nome) e assim sucessivamente

Recursos Complementares

Escrita colaborativa na cultura digital: ferramentas e possibilidades de construção do conhecimento em rede:

 http://www.google.com.br/#hl=pt&sclient=psy-ab&q=escrita+colaborativa+online&oq=escritia+colaborativa&gs_l=serp.1.3.0i13i30l4.2547964.2553006.1.2559042.21.19.0.0.0.1.1540.7101.2-11j5j2j8-1.19.0...0.0...1c.1.9.psy-ab.LwYhqtrrVNo&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&fp=a8aec38b6ffa7962&biw=1366&bih=667

Escrita colaborativa com google docs na aprendizagem de inglês como língua adicional

http://www.abrapui.org/anais/ComunicacoesCoordenadasLingua/8.pdf

Matriz de referências do ENEM:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310&msg=1

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODMwww.pnud.org.br/ODM

ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal:

www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CEAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.eng2012.org.br%2Ftrabalhos-completos%3Fdownload%3D1531%3Aodm-geogr-art-revisado%26start%3D1160&ei=4qVpUavwN6nQ0wGziYGYCw&usg=AFQjCNEBvJWjTsaqtxL2UlTTOt_MmQlY_A&sig2=9lDyS3u-20-Cy7vfTCVaRA

Obs: Eventualmente, o conteúdo deste link não está disponível. Caso isso aconteça é possível acessar o site www.eng2012.org.br/ e, com o título, acessar o artigo.

O problema da fome no capitalismo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42338

Pesquisas: exploratória, descritiva e explicativa

http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/pesquisas-exploratoria-descritiva-explicativa.htm

Esta aula também faz parte de uma proposta maior, apresentada na coletânea de aulas de Geografia denominada “Erradicar a fome e a pobreza”: utopia universal ou possibilidade real? O link de acesso é http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=45856

Avaliação

O diálogo coloca-se como recurso mediador fundamental nas relações de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a participação dos alunos e o seu envolvimento na temática em estudo devem ser considerados pelo professor.

O texto produzido a partir da iniciativa denominada Escrita colaborativa também deverá ser considerado pelo professor como instrumento de avaliação.

Em relação às apresentações dos alunos, o professor deverá considerar o conteúdo apresentado e as expressões de comunicação: fala, gestos, espontaneidade, interação, entre outras.

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