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Ser Humano e saúde: nutrição e conservação de alimentos

 

24/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Coleção composta de 12 aulas, que têm como assuntos temáticos, aspectos relacionados à digestão, absorção de nutrientes, alimentação saudável e conservação dos alimentos. As aulas foram selecionadas de modo a abrir possibilidades variadas e em diferentes níveis de dificuldade procurando atender interesses e necessidades de alunos dos dois primeiros ciclos de escolarização do ensino fundamental. Embora muitas aulas abordem assuntos semelhantes, a forma de abordá-los e as atividades propostas se complementam. Dentre os objetivos propostos como metas de aprendizagem para as aulas selecionadas destacamos: identificar o caminho do alimento no organismo; nomear os órgãos do sistema digestivo; relacionar os órgãos às suas funções; identificar sabores e como são percebidos; identificar os alimentos mais consumidos pela turma e relacioná-los ao seu valor nutricional; identificar os alimentos de época e comparar seus valores nutricionais com seus preços; conceituar desnutrição e obesidade; identificar causas, consequências e prevenção da desnutrição e obesidade; interpretar dados de tabelas com informações sobre os alimentos; identificar aspectos nutricionais que devem compor o lanche e merenda escolar; identificar a química e a ciência do chocolate; reconhecer que energia há em alimentos naturais e industrializados; identificar as vitaminas que cada grupo de alimentos contém; descrever costumes alimentares de sua família; conscientizar da importância de se alimentar corretamente; compreender a importância da mastigação, na digestão dos alimentos; reconhecer alguns órgãos do sistema digestório; reconhecer a função das microvilosidades intestinais no processo de absorção de nutrientes; diferenciar intestino delgado de intestino grosso; relacionar a absorção dos nutrientes com a transformação de energia no organismo humano; conhecer diferentes maneiras de conservar os alimentos; entender a importância da conservação dos alimentos, dentre outros. Dentre as atividades propostas encontram-se vídeos, construção de tabelas e gráficos, exibição de vídeos, atividades praticas e leitura e interpretação de textos informativos.

Autoria

LIZIA MARIA PORTO RAMOS - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

alimentação, digestão, nutrientes; conservação de alimentos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Lista de Aulas da Coleção (12 aulas)
# Aula Autoria
1 Qual o caminho do alimento no corpo?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

- identificar o caminho do alimento no organismo - nomear os órgãos do sistema digestivo. - relacionar os órgãos às suas funções.

16/11/2009 Quatro estrelas 21 comentário(s) 44757 acessos

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

2 Que gosto é esse?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Como sentimos os sabores dos alimentos e onde eles são percebidos.

01/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 9855 acessos

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

3 Por que não podemos comer só chocolate: valor nutricional dos alimentos

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar os alimentos mais consumidos pela turma e relacioná-los ao seu valor nutritivo; Identificar os alimentos de época e comparar seus valores nutricionais com seus preços;  Conceituar desnutrição e obesidade; Identificar causas, consequências e prevenção da desnutrição...

21/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10343 acessos

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

4 Alimentar-se bem

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

O aluno poderá: reconhecer a importância da alimentação para a nossa saúde; descrever  costumes alimentares de sua família; aumentar a conscientização quanto à importância de uma boa alimentação para se manter  a saúde e se resistir às doenças; aumentar a conscientização quant...

30/07/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 16981 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 O alimento necessário e muito mais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

O aluno poderá: reconhecer a importância da alimentação para a nossa saúde; identificar as diferenças entre comer e alimentar; nomear a qualidade e a utilidade dos diferentes tipos de alimentos; compreender a importância da alimentação em todas as fases da vida.  

01/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 10970 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 Comer equilibradamente: utilização da pirâmide alimentar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

O aluno poderá: identificar as vitaminas que cada grupo de alimentos contém; distinguir uma boa alimentação ou o uso correto e adequado de uma alimentação saudável;  reconhecer a importância de comermos equilibradamente os diferentes tipos de alimento todos os dias; elaborar r...

30/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5177 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 De olho na merenda escolar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Analisar o valor nutritivo da merenda escolar; Fazer um levantamento dos alimentos mais consumidos e seus nutrientes quando o lanche vem de casa; Sugerir um cardápio para a merenda escolar de modo a atender as necessidades básicas de alimentação.

21/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9625 acessos

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

8 A energia química do chocolate

Educação Profissional | Produção Alimentícia

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Médio | Química

Identificar a química e a ciência do chocolate. Pesquisar quais elementos químicos orgânicos e inorgânicos compõe o chocolate. Reconhecer que energia há em alimentos naturais e industrializados.

21/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5838 acessos

MARCO ANTONIO AMARAL

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

9 Alimentação

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

  - Reconhecer a importância da alimentação para a nossa saúde.   - O que são alimentos  saudáveis.  - Identificar as vitaminas que cada grupo de alimentos contém.  - Apresentar os tipos de alimentos  EX: salgados, doces, legumes, verduras, liquidos, cereais. 

19/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3442 acessos

Alessandra Coca Almeida de Oliveira

EM PROFª IRIA LUCIA WILHELM KONZEN

DOURADOS MS

Outros

10 Aprendendo sobre a alimentação saudável e sistema digestório

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Desenvolver o senso de responsabilidade; Conhecer os hábitos de uma alimentação saudável; Conscientizar da importância de se alimentar corretamente; Compreender a importância da mastigação, na digestão dos alimentos; Reconhecer alguns órgãos do sistema digestório; Elaborar tex...

30/08/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 41799 acessos

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

11 Nosso intestino: absorção de nutrientes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer a função das microvilosidades intestinais no processo de absorção de nutrientes; Diferenciar intestino delgado de intestino grosso; Relacionar a absorção dos nutrientes com a transformação de energia no organismo humano. Relacionar a alimentação com o bom funcioname...

17/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 13782 acessos

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

12 Conservação dos Alimentos

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Conhecer diferentes maneiras de conservar os alimentos; • Entender a importância da conservação dos alimentos e como se fazia essa conservação em outros tempos.

15/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 12855 acessos

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

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