30/08/2011
A coleção apresenta um conjunto de aulas relacionadas ao tema doenças transmitidas pela água. As atividades propostas ajudarão os alunos a desenvolver a compreensão dos conceitos de doenças, poluição e saúde. Nas aulas do número 1 a 3 são abordadas sugestões de atividades que possibilitam uma reflexão sobre a importância da água para a humanidade, possibilitando discussões sobre os problemas que podem surgir com a poluição da água dos rios e mares. As aulas do número 4 a 11 apresentam sugestões de atividades que possibilitarão aos alunos conhecer algumas doenças causadas por enchentes e as formas de prevenção. Também é possível trabalhar a compreensão do conceito de poluição, saneamento básico e qualidade de vida. Nestas aulas as crianças poderão compreender a importância de um bom gerenciamento dos recursos hídricos, bem como da manutenção dos hábitos de higiene para a vida saudável do ser humano.
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
água contaminada, tratamento da água, doenças, saúde
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Qualidade da água
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar os indicadores químicos e físicos, relacionando-os com a qualidade da água. Conhecer protocolos de avaliação rápida de qualidade da água. Relacionar a presença ou ausência de alguns seres vivos com a qualidade da água. Identificar macroinvertebrados em diferentes c... 21/09/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 23662 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
2 |
SOS Planeta Água - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Objetivos: Estudar algumas características e curiosidades sobre a água que temos; Conhecer como o nosso município cuida da nossa água; Entender o ciclo da água e o caminho que ela percorre até podermos consumi-la; Compreender como a escassez de água pode nos afetar; Refletir s... 18/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5445 acesso(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
Saneamento Básico: você sabe o que é isso? E qual sua importância?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética Com estas aulas os alunos poderão aprender como a água chega até as torneiras de nossas casas, compreendendo, assim, como os recursos hídricos são gerenciados com vistas ao consumo humano, e qual é a importância disso para nós. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguint... 30/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 16856 acesso(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
4 |
A água e as doenças
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Identificar as principais doenças veiculadas pela água. § Explicar como prevenir as doenças transmitidas pela água. § Relacionar estas doenças com a qualidade da água. § Identificar fontes de contaminação da água. § Desenvolver a leitura de textos científicos relacionad... 11/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 110885 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
5 |
ENCHENTES – Conexões Fatais 02! / As doenças
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Conhecer as principais doenças que são transmitidas através da água contaminada existente durante ou após as enchentes. 19/06/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13718 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
6 |
Dengue
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais • Reconhecer o mosquito Aedes aegypti como mosquito transmissor do vírus causador da dengue; • Identificar o mosquito, seus hábitos e habitat; • Reconhecer os sintomas e os riscos associados a essa doença; • Adotar e propor medidas sanitárias para evitar a proliferação do mosq... 17/06/2008 Quatro estrelas 8 comentário(s) 53136 acesso(s) |
Sebastião Ivaldo Carneiro Portela CEM 02 DO GAMA BRASILIA DF Física |
7 |
Dengue – sintomas, tratamento e prevenção.
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Identificar os sintomas, o tratamento e a prevenção da dengue; confeccionar material explicativo sobre a doença, aquisição de condutas para eliminação do mosquito transmissor, conhecimento de lugares que servem como depósitos. 06/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 15761 acesso(s) |
Vilma de J. Costa Kobayasti EMPG ALOIZIO JACOB WEBLER VERA MT Ciências |
8 |
DOENÇAS CAUSADAS PELA CHUVAS E ENCHENTES
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: Conhecer as doenças que surgem em virtude das chuvas e enchentes; Identificar as prevenções das doenças causadas pelas chuvas e enchentes. 14/06/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 46413 acesso(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
9 |
Contaminação do solo e impactos na água.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Química Identificar os contaminantes/poluentes do solo Explicar as interações entre solo e água Avaliar os impactos ambientais na água em decorrência da contaminação do solo. Analisar a contaminação desses recursos naturais na atualidade, considerando aspectos socioeconômicos e culturais 08/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27648 acesso(s) |
SELMA GONZAGA SILVA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
10 |
Reconhecimento dos principais poluentes e das principais doenças transmitidas por água contaminada: uma aprendizagem significativa para o Ensino Fundamental
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Esta sequência didática foi realizada a fim de promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental em alunos da 5ª. série do Ensino Fundamental, seguindo os conteúdos programático... 16/07/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 5351 acesso(s) |
Tatiana D´Angelo Souza e Silva ANTONIO JOSE PEDROSO PROF JABOTICABAL SP Ciências |
11 |
ÁGUA PARA HIGIENIZAÇÃO E CONSUMO.
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Com esta aula, o aluno poderá aprender a: Compreender que a água é fundamental para a manutenção da vida; Dar o devido valor aos hábitos de higiene para se ter uma boa saúde. 16/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3197 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 5812 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!