Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como evitar as doenças transmitidas pela água?

 

30/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

A coleção apresenta um conjunto de aulas relacionadas ao tema doenças transmitidas pela água. As atividades propostas ajudarão os alunos a desenvolver a compreensão dos conceitos de doenças, poluição e saúde. Nas aulas do número 1 a 3 são abordadas sugestões de atividades que possibilitam uma reflexão sobre a importância da água para a humanidade, possibilitando discussões sobre os problemas que podem surgir com a poluição da água dos rios e mares. As aulas do número 4 a 11 apresentam sugestões de atividades que possibilitarão aos alunos conhecer algumas doenças causadas por enchentes e as formas de prevenção. Também é possível trabalhar a compreensão do conceito de poluição, saneamento básico e qualidade de vida. Nestas aulas as crianças poderão compreender a importância de um bom gerenciamento dos recursos hídricos, bem como da manutenção dos hábitos de higiene para a vida saudável do ser humano.

Autoria

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

água contaminada, tratamento da água, doenças, saúde

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Lista de Aulas da Coleção (11 aulas)
# Aula Autoria
1 Qualidade da água

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar os indicadores químicos e físicos, relacionando-os com a qualidade da água. Conhecer protocolos de avaliação rápida de qualidade da água. Relacionar a presença ou ausência de alguns seres vivos com a qualidade da água. Identificar macroinvertebrados em diferentes c...

21/09/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 8546 acessos

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

2 SOS Planeta Água - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Objetivos: Estudar algumas características e curiosidades sobre a água que temos; Conhecer como o nosso município cuida da nossa água; Entender o ciclo da água e o caminho que ela percorre até podermos consumi-la; Compreender como a escassez de água pode nos afetar; Refletir s...

18/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2597 acessos

ALINE RODRIGUES CANTALOGO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 Saneamento Básico: você sabe o que é isso? E qual sua importância?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Com estas aulas os alunos poderão aprender como a água chega até as torneiras de nossas casas, compreendendo, assim, como os recursos hídricos são gerenciados com vistas ao consumo humano, e qual é a importância disso para nós. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguint...

30/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7620 acessos

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

4 A água e as doenças

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

§  Identificar as principais doenças veiculadas pela água. §  Explicar como prevenir as doenças transmitidas pela água. §  Relacionar estas doenças com a qualidade da água. §  Identificar fontes de contaminação da água. §  Desenvolver a leitura de textos científicos relacionad...

11/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 25831 acessos

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

5 ENCHENTES – Conexões Fatais 02! / As doenças

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Conhecer as principais doenças que são transmitidas através da água contaminada existente durante ou após as enchentes.

19/06/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3674 acessos

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

TELEMACO BORBA PR

Biologia

6 Dengue

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

• Reconhecer o mosquito Aedes aegypti como mosquito transmissor do vírus causador da dengue; • Identificar o mosquito, seus hábitos e habitat; • Reconhecer os sintomas e os riscos associados a essa doença; • Adotar e propor medidas sanitárias para evitar a proliferação do mosq...

17/06/2008 Três estrelas 7 comentário(s) 22521 acessos

Sebastião Ivaldo Carneiro Portela

CEM 02 DO GAMA

BRASILIA DF

Física

7 Dengue – sintomas, tratamento e prevenção.

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Identificar os sintomas, o tratamento e a prevenção da dengue; confeccionar material explicativo sobre a doença, aquisição de condutas para eliminação do mosquito transmissor, conhecimento de lugares que servem como depósitos.

06/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 4745 acessos

Vilma de J. Costa Kobayasti

EMPG ALOIZIO JACOB WEBLER

VERA MT

Ciências

8 DOENÇAS CAUSADAS PELA CHUVAS E ENCHENTES

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: Conhecer as doenças que surgem em virtude das chuvas e enchentes; Identificar as prevenções das doenças causadas pelas chuvas e enchentes.

14/06/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 22872 acessos

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

9 Contaminação do solo e impactos na água.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Química

Identificar os contaminantes/poluentes do solo Explicar as interações entre solo e água Avaliar os impactos ambientais na água em decorrência da contaminação do solo. Analisar a contaminação desses recursos naturais na atualidade, considerando aspectos socioeconômicos e culturais

08/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8021 acessos

SELMA GONZAGA SILVA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

10 Reconhecimento dos principais poluentes e das principais doenças transmitidas por água contaminada: uma aprendizagem significativa para o Ensino Fundamental

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Esta sequência didática foi realizada a fim de promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental em alunos da 5ª. série do Ensino Fundamental, seguindo os conteúdos programático...

16/07/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 2906 acessos

Tatiana D´Angelo Souza e Silva

ANTONIO JOSE PEDROSO PROF

JABOTICABAL SP

Ciências

11 ÁGUA PARA HIGIENIZAÇÃO E CONSUMO.

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Com esta aula, o aluno poderá aprender a: Compreender que a água é fundamental para a manutenção da vida; Dar o devido valor aos hábitos de higiene para se ter uma boa saúde. 

16/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1129 acessos

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 1904 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.