26/09/2011
Em nossa sociedade, os idosos são alvos de preconceito e discriminação de várias ordens. Isso porque a cultura ocidental tende a valorizar a juventude, o dinamismo, o consumo e o que pode ser caracterizado como moderno. Desta forma, trabalhar com crianças e adolescentes a importância de se relacionar com os idosos, de forma ética e respeitosa, torna-se cada vez mais necessário. Com base nesse propósito, esta coleção introduz o tema apresentando as diferentes fases da vida que constituem o ciclo vital, abordando diferentes aspectos do desenvolvimento biológico e cultural do ser humano (aulas 1 e 2). As aulas seguintes (3 a 6) discutem questões mais específicas, como relações interpessoais, com ênfase nos idosos e a situação destes no Brasil e no mundo; atitudes preconceituosas e discriminatórias; Estatuto do Idoso, dentre outros pontos. Dando continuidade, a aula 7 enfatiza o direito que todos têm à educação, independente da faixa etária, possibilitando a reflexão sobre o exercício da cidadania. A aula 8 apresenta propostas em que o aluno poderá aproximar-se de seu próprio processo de amadurecimento, pois abarcam sentidos atribuídos ao envelhecer, além de aspectos pertinentes ao envelhecimento da população mundial e seus impactos na vida em sociedade. Nesta aula, há recursos textuais em português e em inglês, promovendo a ampliação do debate interdisciplinar. A aula 9 tem como objetivo central conscientizar o aluno sobre a importância da prática de atividades físicas, recreativas e de lazer para a qualidade de vida na terceira idade. As aulas 10 e 11 motivam o discente a fazer uma viagem ao passado, por meio da análise de gírias usadas em outras épocas e do contato com um meio de comunicação certamente pouco utilizado pelos adolescentes na atualidade: a carta pessoal. A partir disso, sugere-se que os alunos produzam e postem cartas para pessoas idosas de seu convívio. Por fim, a aula 12 possibilita a síntese dos conhecimentos trabalhados ao longo da coleção, culminando na elaboração de um artigo de opinião sobre o respeito e o cuidado com o idoso.
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
idoso, direitos, ética
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
FASES DA VIDA: DELICIOSAS DESCOBERTAS DA INFÂNCIA À VELHICE
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural O aluno, por meio da exibição e da discussão de um filme, poderá identificar as diferentes formas de respeito e valorização da vida, em cada uma de suas etapas. 28/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14061 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
2 |
Fases da vida
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Reconhecer que o ser humano, como todo ser vivo, tem um ciclo vital; Identificar as mudanças que ocorrem no ser humano durante seu ciclo vital (biológicas, sociais, psicológicas); Relacionar as mudanças que ocorrem com o ser humano à cultura em que se insere. Valorizar a inter... 25/08/2010 Quatro estrelas 34 comentário(s) 259527 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
3 |
A Ética e o Idoso: na escola, a terceira idade entra em ação!
Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer e analisar as relações com os idosos da família, da escola e de outros grupos sociais de convivência, tendo por referência as atitudes de respeito, desrespeito, consideração, indiferença dentre outros. Sensibilizar-se pela necessidade de respeitar e valorizar as pes... 09/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27999 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
4 |
Respeite meus cabelos brancos!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia Reconhecer o valor dos idosos na sociedade e refletir sobre o processo de envelhecimento da população brasileira. 27/08/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 54960 acesso(s) |
Suelen Fernanda Machado SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Outros |
5 |
E os mais velhos? Merecem respeito!!! - UCA
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia Trabalhar o Estatuto do Idoso, Pesquisar sobre envelhecimento e o valor da velhice na sociedade brasileira, Analisar a situação da pessoa idosa no Brasil. 08/07/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 5030 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
6 |
A Ética e o Idoso: Comemorando o Dia Internacional da Terceira Idade.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer o Estatuto do Idoso e seus principais artigos. Identificar situações em que os idosos são tratados com respeito e aquelas em que eles são tratados de forma desrespeitosa, descumprindo o Estatuto. Conscientizar-se dos programas sociais desenvolvidos na cidade destinado... 01/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 58134 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
7 |
Direito à Educação
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Os alunos poderão aprender com estas aulas a importância das pessoas conhecerem seus direitos, principalmente o direito que todos têm à educação - desde as crianças até os idosos e pessoas que possuem alguma Necessidade Educacional Especial. Espera-se que ao final destas aulas... 27/03/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 17229 acesso(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
8 |
Você tem medo de envelhecer? Ageing in Brazil and around the world!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Estrangeira Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a habilidade de compreender informações específicas de textos, bem como ampliar seu vocabulário a respeito do tema “idoso e envelhecimento”. 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9214 acesso(s) |
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Língua Estrangeira |
9 |
Esportes na Melhor Idade!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física - Conhecer alguns dados do Estatuto do Idoso. - Identificar a importância da atividade física para o idoso. - Analisar a influência benéfica da prática esportiva na Terceira Idade. 16/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17177 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
10 |
Da paquera ao ficar: as gírias de ontem e de hoje
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno poderá aprender a: - Reconhecer as mudanças que ocorreram na Língua Portuguesa referentes às gírias antigas e atuais; - Compreender que as gírias sofrem modificações constantemente, fazendo parte do vocabulário temporário da Língua Portuguesa; - Estabelecer um diálogo ... 21/11/2009 Três estrelas 4 comentário(s) 56214 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
11 |
Rompendo fronteiras com cartas: “Letras aventureiras”
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Espera-se que os alunos ao final das aulas que aqui serão propostas, sejam capazes de: 1) (Re)conhecer as características do gênero carta e seus usos nos dias atuais. 2) identificar as características formais do gênero carta: elementos que a constituem, disposição gráfica dess... 22/09/2009 Cinco estrelas 8 comentário(s) 20599 acesso(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
12 |
Artigo de opinião: Atenção, respeito e cuidado com o idoso
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa A partir das aulas que serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de: Construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s). Interpretar, analisar e relacionar os elementos que caracterizam um artigo de opinião. D... 04/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 27715 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 3208 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!