Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Ética e o idoso na sociedade contemporânea

 

26/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

Em nossa sociedade, os idosos são alvos de preconceito e discriminação de várias ordens. Isso porque a cultura ocidental tende a valorizar a juventude, o dinamismo, o consumo e o que pode ser caracterizado como moderno. Desta forma, trabalhar com crianças e adolescentes a importância de se relacionar com os idosos, de forma ética e respeitosa, torna-se cada vez mais necessário. Com base nesse propósito, esta coleção introduz o tema apresentando as diferentes fases da vida que constituem o ciclo vital, abordando diferentes aspectos do desenvolvimento biológico e cultural do ser humano (aulas 1 e 2). As aulas seguintes (3 a 6) discutem questões mais específicas, como relações interpessoais, com ênfase nos idosos e a situação destes no Brasil e no mundo; atitudes preconceituosas e discriminatórias; Estatuto do Idoso, dentre outros pontos. Dando continuidade, a aula 7 enfatiza o direito que todos têm à educação, independente da faixa etária, possibilitando a reflexão sobre o exercício da cidadania. A aula 8 apresenta propostas em que o aluno poderá aproximar-se de seu próprio processo de amadurecimento, pois abarcam sentidos atribuídos ao envelhecer, além de aspectos pertinentes ao envelhecimento da população mundial e seus impactos na vida em sociedade. Nesta aula, há recursos textuais em português e em inglês, promovendo a ampliação do debate interdisciplinar. A aula 9 tem como objetivo central conscientizar o aluno sobre a importância da prática de atividades físicas, recreativas e de lazer para a qualidade de vida na terceira idade. As aulas 10 e 11 motivam o discente a fazer uma viagem ao passado, por meio da análise de gírias usadas em outras épocas e do contato com um meio de comunicação certamente pouco utilizado pelos adolescentes na atualidade: a carta pessoal. A partir disso, sugere-se que os alunos produzam e postem cartas para pessoas idosas de seu convívio. Por fim, a aula 12 possibilita a síntese dos conhecimentos trabalhados ao longo da coleção, culminando na elaboração de um artigo de opinião sobre o respeito e o cuidado com o idoso.

Autoria

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

idoso, direitos, ética

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Lista de aulas da coleção (12 aulas)
# Aula Autoria
1 FASES DA VIDA: DELICIOSAS DESCOBERTAS DA INFÂNCIA À VELHICE

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

O aluno, por meio da exibição e da discussão de um filme, poderá identificar as diferentes formas de respeito e valorização da vida, em cada uma de suas etapas.

28/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14061 acesso(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

2 Fases da vida

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Reconhecer que o ser humano, como todo ser vivo, tem um ciclo vital; Identificar as mudanças que ocorrem no ser humano durante seu ciclo vital (biológicas, sociais, psicológicas); Relacionar as mudanças que ocorrem com o ser humano à cultura em que se insere. Valorizar a inter...

25/08/2010 Quatro estrelas 34 comentário(s) 259527 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

3 A Ética e o Idoso: na escola, a terceira idade entra em ação!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer e analisar as relações com os idosos da família, da escola e de outros grupos sociais de convivência, tendo por referência as atitudes de respeito, desrespeito, consideração, indiferença dentre outros. Sensibilizar-se pela necessidade de respeitar e valorizar as pes...

09/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27999 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

4 Respeite meus cabelos brancos!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Sociologia

Reconhecer o valor dos idosos na sociedade e refletir sobre o processo de envelhecimento da população brasileira.

27/08/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 54960 acesso(s)

Suelen Fernanda Machado

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Outros

5 E os mais velhos? Merecem respeito!!! - UCA

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Sociologia

 Trabalhar o Estatuto do Idoso,  Pesquisar sobre envelhecimento e o valor da velhice na sociedade brasileira,  Analisar a situação da pessoa idosa no Brasil.

08/07/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 5030 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

6 A Ética e o Idoso: Comemorando o Dia Internacional da Terceira Idade.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer o Estatuto do Idoso e seus principais artigos. Identificar situações em que os idosos são tratados com respeito e aquelas em que eles são tratados de forma desrespeitosa, descumprindo o Estatuto. Conscientizar-se dos programas sociais desenvolvidos na cidade destinado...

01/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 58134 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

7 Direito à Educação

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Os alunos poderão aprender com estas aulas a importância das pessoas conhecerem seus direitos, principalmente o direito que todos têm à educação - desde as crianças até os idosos e pessoas que possuem alguma Necessidade Educacional Especial. Espera-se que ao final destas aulas...

27/03/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 17229 acesso(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

8 Você tem medo de envelhecer? Ageing in Brazil and around the world!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a habilidade de compreender informações específicas de textos, bem como ampliar seu vocabulário a respeito do tema “idoso e envelhecimento”.

25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9214 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

9 Esportes na Melhor Idade!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

- Conhecer alguns dados do Estatuto do Idoso. - Identificar a importância da atividade física para o idoso. - Analisar a influência benéfica da prática esportiva na Terceira Idade.

16/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17177 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

10 Da paquera ao ficar: as gírias de ontem e de hoje

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O aluno poderá aprender a: - Reconhecer as mudanças que ocorreram na Língua Portuguesa referentes às gírias antigas e atuais; - Compreender que as gírias sofrem modificações constantemente, fazendo parte do vocabulário temporário da Língua Portuguesa; - Estabelecer um diálogo ...

21/11/2009 Três estrelas 4 comentário(s) 56214 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

11 Rompendo fronteiras com cartas: “Letras aventureiras”

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Espera-se que os alunos ao final das aulas que aqui serão propostas, sejam capazes de: 1) (Re)conhecer as características do gênero carta e seus usos nos dias atuais. 2) identificar as características formais do gênero carta: elementos que a constituem, disposição gráfica dess...

22/09/2009 Cinco estrelas 8 comentário(s) 20599 acesso(s)

Fabiane de OLiveira Braga Felício

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

12 Artigo de opinião: Atenção, respeito e cuidado com o idoso

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

A partir das aulas que serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de: Construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s). Interpretar, analisar e relacionar os elementos que caracterizam um artigo de opinião. D...

04/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 27715 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 3208 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.