Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Textos orais com marcas entoacionais e pronúncia – desenvolvimento da produção oral pelo trabalho com músicas em Língua Inglesa

 

25/10/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção contém aulas que enfocam o desenvolvimento da oralidade pelo trabalho com músicas em Língua Inglesa. Na aula 1 o aluno irá desenvolver a competência para compreender e usar a terminação “S” na terceira pessoa do singular do presente simples, contextualizada pela música “She loves you” dos Beatles. A aula 2 enfoca a ampliação da capacidade de compreensão auditiva e da comunicação oral trabalhando o reconhecimento da forma e do uso do tempo verbal “presente simples” com a música "We walk" da banda The Ting Tings. Na aula 3 o aluno terá oportunidades para desenvolver seu vocabulário e compreensão auditiva ao realizar atividades de interpretação da música "We are the world" de Michael Jackson e Lionel Ritchie, debatendo, em seguida, sobre seu tema. Com a aula 4 o aluno poderá desenvolver a habilidade de compreensão auditiva em Língua Inglesa a partir de atividades de compreensão da música "Bad Romance" de Lady Gaga. Também é possível desenvolver a oralidade por meio do debate sobre o tema "relacionamentos nos dias de hoje" impulsionado pela análise da letra da música em questão. A aula 5 apresenta situações para que o aluno desenvolva estratégias para compreender e dar aconselhamentos usando o verbo modal "should" a partir de atividades com a música “Should I Stay or Should I Go?” da banda The Clash. Na aula 6 é feita a introdução ao uso do tempo verbal “presente perfeito” pela leitura e produção de textos orais e escritos, tendo como base a música "I still haven't found what I’m looking for" do grupo U2. Na aula 7 os alunos irão debater sobre o tema "diferenças e semelhanças entre homens e mulheres" a partir do desenvolvimento da competência para interpretar o tema central da música “If I were a boy” de Beyoncé com o objetivo de reconhecer e produzir orações condicionais, como, por exemplo, "If Jane studied she would pass" (Se Jane estudasse ela passaria). Na aula 8 os alunos terão a oportunidade de ouvir a música "Baby" de Justin Bieber, desenvolvendo principalmente a competência para reconhecimento do vocabulário-chave apresentado. Tal vocabulário favorecerá para que o aluno participe de debates sobre o tema "primeiro amor e gravidez na adolescência", proposto no decorrer da aula. Na aula 9 os alunos terão a oportunidade de falar sobre planos e intenções futuras usando a forma verbal "to be going to" a partir de atividades de compreensão da música "The scientist" da banda Coldplay. Por fim, na aula 10 os alunos ouvirão a música "Earth Song" de Michael Jackson para localizar pronomes interrogativos (what e where) bem como debater para responder questionamentos propostos na música quanto às ações do homem sobre o ecossistema.

Autoria

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP

Palavras-chave

música, inglês, língua estrangeira, oralidade, pronúncia, entonação

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Lista de aulas da coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 “She loves you” – a terminação “S” na terceira pessoa do singular do presente simples!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

 Com estas aulas o aluno poderá desenvolver apresentação e prática do uso da terminação “S” na terceira pessoa do singular do presente simples em Inglês, contextualizada pela música “She loves you” dos Beatles e por pesquisas na Internet sobre costumes da época em que a música...

30/04/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 14567 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

2 We walk!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O objetivo da aula é desenvolver a capacidade de compreensão auditiva da Língua Inglesa e reconhecimento da forma e do uso do tempo verbal “presente simples” deste idioma.

22/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5977 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

3 We are the world – você conhece essa música?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Nestas aulas o aluno poderá, a partir de atividades com a música “We Are The World”, desenvolver a compreensão auditiva e vocabulário para a produção de textos escritos.

28/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 24322 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

4 Bad Romance – Vamos discutir a relação? Aprendendo Inglês com Música!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a habilidade de compreensão auditiva em Língua Inglesa a partir de atividades de compreensão da música Bad Romance (Lady Gaga).  Também é possível desenvolver a oralidade através do debate sobre o tema "relacionamentos nos dias de hoj...

18/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 13241 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

5 Should I Stay or Should I Go – Aprendendo verbos modais com música!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver suas estratégias e competências para usar o verbo modal “should” a partir de atividades de compreensão da música “Should I Stay or Should I Go? da banda “The Clash”, utilizada em um comercial televisivo.

17/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 21131 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

6 Aprendendo o Tempo Verbal Presente Perfeito em Língua Inglesa com Música!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

 Com estas aulas será feita a introdução ao uso do tempo verbal “presente perfeito” em Língua Inglesa pela leitura e produção de textos orais e escritos, a partir de o trabalho com músicas.

18/05/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 33549 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

7 If I were a boy – Aprendendo Inglês com música!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

- Debater sobre o tema: diferenças e semelhanças entre homens e mulheres - Analisar a letra da música “If I Were a Boy” de Beyoncé (disponível em: http://letras.terra.com.br/beyonce/1443820/traducao.html)     - Reconhecer e produzir orações condicionais: If...(ex: If Jane stud...

16/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 44669 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

8 Baby, baby, baby! – debatendo sobre o primeiro amor e gravidez na adolescencia em Inglês

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

- Debater o tema primeiro amor e gravidez na adolescência    - Desenvolver e utilizar as estratégias de compreensão auditiva em Língua Inglesa: reconhecimento do vocabulário-chave

21/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 13986 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

9 What is he going to do? – Falando sobre planos e intenções futuras!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com esta aula o aluno desenvolverá a habilidade de falar sobre planos e intenções usando a forma verbal “to be going to”.

19/08/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 13846 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

10 Continuação da história da língua inglesa (3ª fase), uso das palavras interrogativas: What e Where

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacio - Entender que a língua é dinâmica e tem poder de influenciar outras nações, emprestando vocábulos, ditando moda, com veículo de mensagem. Ou seja, convive paralelo com a língua pátria; - Proporcionar aos alunos m...

02/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4554 acesso(s)

DELMA ANTONIA DE OLIVEIRA

EEEFM JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA

ALTA FLORESTA D'OESTE RO

Língua Estrangeira

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4006 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.