11/04/2011
Esta coleção composta de 12 aulas, apropriadas para o 1º e 2º ciclos do ensino fundamental, aborda assuntos como: estados físicos e ciclo da água na natureza, a água como recurso renovável, qualidade da água, enchentes, água e energia e impactos ambientais entre outros assuntos. As 5 primeiras aulas estão mais adequadas ao 1º ciclo e as demais, aprofundam os assuntos abordados, introduzindo novas informações, sendo mais apropriadas ao 2º ciclo. As aulas desenvolvidas utilizam diferentes recursos visuais, com atividades práticas e textos informativos, permitem desenvolver o tema proposto de modo criativo e adequado aos níveis de ensino a que se propõem.
LIZIA MARIA PORTO RAMOS - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
estados físicos da água, ciclo da água, qualidade da água, enchentes, água e energia, impactos ambientais
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Terrário - Investigando o Ciclo da Água
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais O aluno conseguirá visualizar o ciclo da água acontecendo no modelo de terrário e será capaz de explicar essas transformações. 19/10/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 42535 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
2 |
Por que não podemos beber água suja?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Identificar materiais presentes em amostras de água e relacionar a aparência da água aos materiais que nela se misturam. • Reconhecer os riscos que corre ao beber água suja. • Discutir os cuidados que devemos ter com a água que bebemos. • Usar a observação como um recurso pa... 16/11/2009 Três estrelas 4 comentário(s) 20433 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
3 |
Como limpar a água
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Como separar materiais misturados na água; • Alguns processos de separação de misturas: catação, decantação e filtração; • A relacionar os processos investigados ao uso dos mesmos no tratamento da água; • A importância do tratamento da água para qualidade de vida das pessoas... 01/12/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 33099 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
4 |
Água é renovável?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Reconhecer a água como um recurso natural disponível e a necessidade de preservá-la; Analisar o consumo de água através de dados fornecidos por hidrômetros; Relacionar a utilização da água ao seu custo; Relacionar a água, recurso renovável, ao seu ciclo na natureza; Produzir... 22/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 96613 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
5 |
O que causa as enchentes
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Entender as causas das enchentes nas cidades devido à impermeabilização do solo. 24/12/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 74184 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
6 |
Qualidade da água
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar os indicadores químicos e físicos, relacionando-os com a qualidade da água. Conhecer protocolos de avaliação rápida de qualidade da água. Relacionar a presença ou ausência de alguns seres vivos com a qualidade da água. Identificar macroinvertebrados em diferentes c... 21/09/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 23923 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
7 |
A água e as doenças
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Identificar as principais doenças veiculadas pela água. § Explicar como prevenir as doenças transmitidas pela água. § Relacionar estas doenças com a qualidade da água. § Identificar fontes de contaminação da água. § Desenvolver a leitura de textos científicos relacionad... 11/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 111389 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
O que é a tensão superficial da água?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Identificar o que significa a tensão superficial da água. Relacionar esta propriedade com a poluição aquática. Relacionar a tensão superficial com a sobrevivência de alguns seres vivos. Realizar atividade prática para facilitar a compreensão do assunto. Desenvolver a leitura... 17/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14562 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
9 |
Raios e Trovões
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Os alunos aprenderão a diferenciar o raio do trovão, saber como eles acontecem e como se proteger. 16/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 35824 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
10 |
Água e energia
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar os recursos hídricos como fontes de energia elétrica; Reconhecer a importância da produção de energia para a vida moderna; Valorizar o conhecimento científico e a produção tecnologia. 22/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 30996 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
11 |
Água, energia e impactos ambientais
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Relacionar as alterações do curso das águas aos impactos ambientais; Identificar algumas mudanças que acompanham a transferência de energia; Relacionar o desperdício de energia elétrica aos impactos ambientais. 22/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 55727 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Sem estrelas 0 classificações - 8235 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!