Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Estudo da água

 

11/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção composta de 12 aulas, apropriadas para o 1º e 2º ciclos do ensino fundamental, aborda assuntos como: estados físicos e ciclo da água na natureza, a água como recurso renovável, qualidade da água, enchentes, água e energia e impactos ambientais entre outros assuntos. As 5 primeiras aulas estão mais adequadas ao 1º ciclo e as demais, aprofundam os assuntos abordados, introduzindo novas informações, sendo mais apropriadas ao 2º ciclo. As aulas desenvolvidas utilizam diferentes recursos visuais, com atividades práticas e textos informativos, permitem desenvolver o tema proposto de modo criativo e adequado aos níveis de ensino a que se propõem.

Autoria

LIZIA MARIA PORTO RAMOS - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

estados físicos da água, ciclo da água, qualidade da água, enchentes, água e energia, impactos ambientais

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Lista de Aulas da Coleção (12 aulas)
# Aula Autoria
1 Estados Físicos da Água

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Reconhecer os estados físicos da água – sólido, líquido e gasoso - e algumas de suas propriedades

15/11/2009 Três estrelas 4 comentário(s) 13489 acessos

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

2 Terrário - Investigando o Ciclo da Água

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

O aluno conseguirá visualizar o ciclo da água acontecendo no modelo de terrário e será capaz de explicar essas transformações.

19/10/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 18268 acessos

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

3 Por que não podemos beber água suja?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Identificar materiais presentes em amostras de água e relacionar a aparência da água aos materiais que nela se misturam. • Reconhecer os riscos que corre ao beber água suja. • Discutir os cuidados que devemos ter com a água que bebemos. • Usar a observação como um recurso pa...

16/11/2009 Três estrelas 4 comentário(s) 9836 acessos

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

4 Como limpar a água

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Como separar materiais misturados na água; • Alguns processos de separação de misturas: catação, decantação e filtração; • A relacionar os processos investigados ao uso dos mesmos no tratamento da água; • A importância do tratamento da água para qualidade de vida das pessoas...

01/12/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 16541 acessos

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

5 Água é renovável?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Reconhecer a água como um recurso natural disponível e a necessidade de preservá-la; Analisar o consumo de água através de dados fornecidos por hidrômetros; Relacionar a utilização da água ao seu custo; Relacionar a água, recurso renovável, ao seu ciclo na natureza;   Produzir...

22/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22291 acessos

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

6 O que causa as enchentes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Entender as causas das enchentes nas cidades devido à impermeabilização do solo.

24/12/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 29735 acessos

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

7 Qualidade da água

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar os indicadores químicos e físicos, relacionando-os com a qualidade da água. Conhecer protocolos de avaliação rápida de qualidade da água. Relacionar a presença ou ausência de alguns seres vivos com a qualidade da água. Identificar macroinvertebrados em diferentes c...

21/09/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 9501 acessos

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

8 A água e as doenças

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

§  Identificar as principais doenças veiculadas pela água. §  Explicar como prevenir as doenças transmitidas pela água. §  Relacionar estas doenças com a qualidade da água. §  Identificar fontes de contaminação da água. §  Desenvolver a leitura de textos científicos relacionad...

11/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 30880 acessos

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

9 O que é a tensão superficial da água?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Identificar o que significa a tensão superficial da água.   Relacionar esta propriedade com a poluição aquática. Relacionar a tensão superficial com a sobrevivência de alguns seres vivos. Realizar atividade prática para facilitar a compreensão do assunto. Desenvolver a leitura...

17/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5915 acessos

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

10 Raios e Trovões

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Os alunos aprenderão a diferenciar o raio do trovão, saber como eles acontecem e como se proteger.

16/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 11941 acessos

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

11 Água e energia

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Identificar os recursos hídricos como fontes de energia elétrica; Reconhecer a importância da produção de energia para a vida moderna; Valorizar o conhecimento científico e a produção tecnologia.

22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11583 acessos

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

12 Água, energia e impactos ambientais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Relacionar as alterações do curso das águas aos impactos ambientais; Identificar algumas mudanças que acompanham a transferência de energia; Relacionar o desperdício de energia elétrica aos impactos ambientais.

22/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22816 acessos

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4265 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.