Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Sustentabilidade I

 

11/05/2012

Ficha Técnica
Descrição

A coleção visa mostrar como os professores do ensino fundamental inicial podem abordar o tema sustentabilidade. As aulas de 1 a 3 contribuem para o estudo do tema sustentabilidade, com atividades lúdicas como estratégias de ensino. As aulas 4 e 5 proporcionam atividades de linguagem e reflexão com a problematização do tema sustentabilidade. As aulas de 6 a 8 introduzem a problematização e a pesquisa com o tema sustentabilidade. As aulas de 9 a 11 tratam da formação de atitudes individuais, coletivas e empresariais para a preservação do meio ambiente. A aula 12 propõe situações de aprendizagem para a formação de hábitos e atitudes alimentares, com situações práticas de aproveitamento do alimento em sua totalidade. Os conteúdos multimidia do portal do professor são recursos recomendados para apoiar a coleção: Puzzle dos recursos naturais: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14236 Cuide do planeta: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11556 Garrafas PET: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19676 Educação ambiental 2 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19694 Agrotóxicos [Câmara informa]: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28467 .

Autoria

Raimunda Porfirio Ribeiro - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

sustentabilidade, educação, preservação, hábitos atitudes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Lista de aulas da coleção (12 aulas)
# Aula Autoria
1 SUSTENTABILIDADE RIMA COM FELICIDADE

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Valorizar as questões ambientais acima dos interesses econômicos. - Perceber que a felicidade que todos almejam pode estar vinculada a uma vida simples. - Implementar mudanças de atitude no cotidiano visando à sustentabilidade ambiental.

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10047 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

2 O QUE É SUSTENTABILIDADE?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Compreender o conceito de sustentabilidade e a importância dele na vida de todos/as nós. - Identificar ações sustentáveis que podem ser realizadas no dia a dia. - Desenvolver valores e atitudes que contribuam para a preservação do Planeta Terra.

16/12/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 53817 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

3 SOLIDARIEDADE E SUSTENTABILIDADE CAMINHAM DE MÃOS DADAS.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Compreender o conceito de solidariedade. - Reconhecer a inter-relação entre solidariedade e sustentabilidade. - Identificar a solidariedade presente nos pequenos gestos.- Desenvolver valores solidários.

16/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11480 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

4 Desenvolvimento sustentável: o que é isso?

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Conceituar o que é o desenvolvimento sustentável. Elencar atitudes individuais e coletivas para que este aconteça. Valorizar a importância de promover ações ecologicamente corretas para o futuro do nosso planeta, responsabilizando a raça humana nesse sentido. 

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13436 acesso(s)

Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Ciências Naturais

5 Desenvolvimento sustentável : por onde começar?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

-Compreender  o conceito de desenvolvimento sustentável e seus benefícios para nossa sociedade -Pensar em alternativas para promover o desenvolvimento sustentável em situações do cotidiano -Sensibilizar a comunidade da escola a respeito do tema

12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 42392 acesso(s)

Mauricio Andrea Andrioli

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Meio Ambiente

6 O Meio Ambiente global: como podemos enfrentar os novos desafios?

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Conceituais Identificar os problemas ambientais globais; Identificar e associar o local a outros lugares, numa visão global; Oferecer instrumentos para que os alunos possam tomar posição diante dos problemas ambientais diagnosticados; Procedimentais Diagnosticar os possíveis p...

16/04/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14015 acesso(s)

INIA FRANCO DE NOVAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

7 A escola e o seu entorno: refletindo sobre as questões ambientais

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Conceituais Identificar a organização do lugar em que está localizada a escola; Avaliar as ações humanas e as suas consequências na paisagem do lugar; Perceber como o lugar em que está inserida a escola reflete a Educação socioambiental; Procedimentais Diagnosticar os possívei...

12/04/2012 Quatro estrelas 6 comentário(s) 32474 acesso(s)

INIA FRANCO DE NOVAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

8 Como você cuida do ambiente em que vive? Projeto colaborativo entre escolas

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Com esta sequência didática os alunos deverão: - Conhecer as formas com as quais as pessoas lidam com o ambiente em que vivem. - Debater sobre a questão ambiental. - Elaborar estratégias para preservação do ambiente em que vivem.  - Usar o blog para compartilhar informações e ...

09/04/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15239 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

9 Pequenas atitudes a favor do meio ambiente: a construção de lixeiras

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

      Objetivos:  ·  Construir pequenas lixeiras de garrafas “pet”, onde serão depositadas palavras que representam lixo reciclável.                      ·   Usar a leitura e a escrita em atividades lúdicas que propiciem momentos de reflexão sobre os problemas ambientais. ·   ...

12/07/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 49410 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

10 Ambiente: Salvar o planeta depende de nós

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

  Identificar a situação ambiental da sua localidade ;  Construir a consciência de  proteção e preservação do ambiente e a relação dessas atitudes com a qualidade de vida e de  saúde;  Produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as caracter...

18/10/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 40555 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

11 Como conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente; Identificar hábitos e atitudes das famílias, referentes à coleta seletiva do lixo; Aprender a separar o lixo a partir de atitudes simples no cotidiano; Produzir e divulgar cartazes para conscientizar...

19/10/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 312599 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Rever hábitos alimentares. - Contribuir com a redução de desperdício da matéria orgânica. - Defender o aproveitamento dos alimentos antes de irem para o lixo. - Considerar as possibilidades pessoais de enfrentamento das questões sócio-ambientais.

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6606 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 15570 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.