11/05/2012
A coleção visa mostrar como os professores do ensino fundamental inicial podem abordar o tema sustentabilidade. As aulas de 1 a 3 contribuem para o estudo do tema sustentabilidade, com atividades lúdicas como estratégias de ensino. As aulas 4 e 5 proporcionam atividades de linguagem e reflexão com a problematização do tema sustentabilidade. As aulas de 6 a 8 introduzem a problematização e a pesquisa com o tema sustentabilidade. As aulas de 9 a 11 tratam da formação de atitudes individuais, coletivas e empresariais para a preservação do meio ambiente. A aula 12 propõe situações de aprendizagem para a formação de hábitos e atitudes alimentares, com situações práticas de aproveitamento do alimento em sua totalidade. Os conteúdos multimidia do portal do professor são recursos recomendados para apoiar a coleção: Puzzle dos recursos naturais: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14236 Cuide do planeta: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11556 Garrafas PET: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19676 Educação ambiental 2 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19694 Agrotóxicos [Câmara informa]: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28467 .
Raimunda Porfirio Ribeiro - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
sustentabilidade, educação, preservação, hábitos atitudes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
SUSTENTABILIDADE RIMA COM FELICIDADE
Ensino Fundamental Inicial | Ética - Valorizar as questões ambientais acima dos interesses econômicos. - Perceber que a felicidade que todos almejam pode estar vinculada a uma vida simples. - Implementar mudanças de atitude no cotidiano visando à sustentabilidade ambiental. 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10047 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
2 |
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
Ensino Fundamental Inicial | Ética - Compreender o conceito de sustentabilidade e a importância dele na vida de todos/as nós. - Identificar ações sustentáveis que podem ser realizadas no dia a dia. - Desenvolver valores e atitudes que contribuam para a preservação do Planeta Terra. 16/12/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 53817 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
3 |
SOLIDARIEDADE E SUSTENTABILIDADE CAMINHAM DE MÃOS DADAS.
Ensino Fundamental Inicial | Ética - Compreender o conceito de solidariedade. - Reconhecer a inter-relação entre solidariedade e sustentabilidade. - Identificar a solidariedade presente nos pequenos gestos.- Desenvolver valores solidários. 16/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11480 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
4 |
Desenvolvimento sustentável: o que é isso?
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Conceituar o que é o desenvolvimento sustentável. Elencar atitudes individuais e coletivas para que este aconteça. Valorizar a importância de promover ações ecologicamente corretas para o futuro do nosso planeta, responsabilizando a raça humana nesse sentido. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13436 acesso(s) |
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências Naturais |
5 |
Desenvolvimento sustentável : por onde começar?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia -Compreender o conceito de desenvolvimento sustentável e seus benefícios para nossa sociedade -Pensar em alternativas para promover o desenvolvimento sustentável em situações do cotidiano -Sensibilizar a comunidade da escola a respeito do tema 12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 42392 acesso(s) |
Mauricio Andrea Andrioli Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Meio Ambiente |
6 |
O Meio Ambiente global: como podemos enfrentar os novos desafios?
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Conceituais Identificar os problemas ambientais globais; Identificar e associar o local a outros lugares, numa visão global; Oferecer instrumentos para que os alunos possam tomar posição diante dos problemas ambientais diagnosticados; Procedimentais Diagnosticar os possíveis p... 16/04/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14015 acesso(s) |
INIA FRANCO DE NOVAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
7 |
A escola e o seu entorno: refletindo sobre as questões ambientais
Educação Infantil | Natureza e sociedade Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Conceituais Identificar a organização do lugar em que está localizada a escola; Avaliar as ações humanas e as suas consequências na paisagem do lugar; Perceber como o lugar em que está inserida a escola reflete a Educação socioambiental; Procedimentais Diagnosticar os possívei... 12/04/2012 Quatro estrelas 6 comentário(s) 32474 acesso(s) |
INIA FRANCO DE NOVAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
8 |
Como você cuida do ambiente em que vive? Projeto colaborativo entre escolas
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Com esta sequência didática os alunos deverão: - Conhecer as formas com as quais as pessoas lidam com o ambiente em que vivem. - Debater sobre a questão ambiental. - Elaborar estratégias para preservação do ambiente em que vivem. - Usar o blog para compartilhar informações e ... 09/04/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15239 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
9 |
Pequenas atitudes a favor do meio ambiente: a construção de lixeiras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Objetivos: · Construir pequenas lixeiras de garrafas “pet”, onde serão depositadas palavras que representam lixo reciclável. · Usar a leitura e a escrita em atividades lúdicas que propiciem momentos de reflexão sobre os problemas ambientais. · ... 12/07/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 49410 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
10 |
Ambiente: Salvar o planeta depende de nós
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar a situação ambiental da sua localidade ; Construir a consciência de proteção e preservação do ambiente e a relação dessas atitudes com a qualidade de vida e de saúde; Produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as caracter... 18/10/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 40555 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
11 |
Como conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente; Identificar hábitos e atitudes das famílias, referentes à coleta seletiva do lixo; Aprender a separar o lixo a partir de atitudes simples no cotidiano; Produzir e divulgar cartazes para conscientizar... 19/10/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 312599 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS
Ensino Fundamental Inicial | Ética - Rever hábitos alimentares. - Contribuir com a redução de desperdício da matéria orgânica. - Defender o aproveitamento dos alimentos antes de irem para o lixo. - Considerar as possibilidades pessoais de enfrentamento das questões sócio-ambientais. 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6606 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
Sem estrelas 0 classificações - 15570 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!